
Caminhos para a Equidade: Ações Afirmativas e Saúde Mental no Ensino Superior l Com Beatriz Lourenço, da Uneafro e Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.
A apresentação é de Lucinha Silva, psicóloga e psicanalista e co-fundadora do AMMA.
Por muito tempo, as universidades brasileiras mantiveram um padrão excludente, barrando a entrada de estudantes negros, indígenas, quilombolas e de baixa renda. A luta de movimentos sociais, especialmente do movimento negro e indígena, foi essencial para forçar o Estado a reconhecer essa desigualdade e adotar ações afirmativas. A lei de cotas de 2012 se tornou um marco, abrindo as portas do ensino superior para grupos historicamente marginalizados.
Neste episódio, exploramos como as ações afirmativas são parte de um projeto de nação maior, focado na permanência, no cuidado e na equidade para toda a população brasileira, e o impacto desse projeto nos caminhos que estamos construindo para a saúde mental das populações negras, periféricas, indígenas, quilombolas e marginalizadas.
Inscreva-se no canal para acompanhar novas conversas sobre saúde mental, psicologia, direitos humanos, formação, antirracismo e bem viver.
Como não andamos só, comente aqui embaixo e deixe sua pergunta: Como, na sua opinião, as ações afirmativas, ao promover a permanência e a equidade, impactam a construção de caminhos mais justos para a saúde mental?
Redes:
Siga o AMMA no Instagram @ammapsique
AMMA:
O AMMA Psique e Negritude é uma organização pioneira no cuidado da saúde mental da população negra no Brasil. Promovemos relações raciais e de gênero libertárias, dignas e saudáveis.
Neste ano, celebramos "AMMA 30 Anos de Legado: Construindo Pontes para o Futuro" , uma jornada que percorre o passado, presente e futuro para reconhecer e honrar os feitos até aqui e projetar as políticas de saúde mental que queremos para o Brasil nos próximos 30 anos.
Ficha técnica:
Apresentação: Lucinha Silva
Bloco Institucional: Liamar A. Oliveira
Pesquisa e Roteiro: Frame&Fato Digital e Marcos Amaral
Produção Executiva: Liamar A. Oliveira e Gabriela Rosa
Direção de arte: Liliane Lumbiá
Produção Gráfica: Frame&Fato Digital
Gestão de Projeto: Liamar A. Oliveira e Marcos Amaral
Produtora: Terra Preta
Direção e fotografia: Rodrigo Portela
Videomakers: Thiago Silva e Winnie Martins
Técnico de captação: Ulisses Sulivan
Fotografia still: Mônica Silva
Edição: Matheus Bento
Produção: Heloísa Ferreira
LIBRAS: Amanda Pierri
Maquiagem: Ariene de Paula
Estúdio e captação de áudio: Jacarandá
Realização: AMMA Psique e Negritude - Pesquisa Formação e Referência em Relações Raciais
Colegiado Deliberativo: Clélia Prestes, Emiliano de Camargo David, Jussara Dias, Liamar Oliveira, Márcio Farias, Marcos Amaral e Maria Lúcia da Silva
Apoio: Fundação Tide Setúbal e Instituto Ibirapitanga