Exposição de Lucas 15.17, trecho da parábola do filho pródigo. ênfase na declaração de Jesus, de quando o filho mais novo "caiu em si", percebendo a sua própria pecaminosidade e reconhecendo a sua responsabilidade em todo o seu infortúnio.
Exposição de Hebreus 12.14-17, destacando como a amargura é oposta à graça de Deus, perturba a pessoa, contamina outras pessoas, arruina igrejas e conduz a outros pecados. É preciso mortificar esse pecado, arrancar essa raiz nefasta. Na conclusão, o pastor Alan aponta meios práticos através dos quais a amargura pode ser mortificada no coração.
Continuando a nossa exposição a respeito da pedofé, chegamos ao Novo Testamento. Esta é a primeiraexposição em Mateus 18.1-14. Haverá uma segunda exposição nessa passagem.
Palestra ministrada aos homens da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil e da Federação Norte de Homens Presbiterianos, por ocasião do 59º Aniversário da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil, no dia 06 de setembro de 2025.
OBS.: INFELIZMENTE, DEVIDO A PROBLEMAS, OS PRIMEIROS 5 MINUTOS DA PALESTRA FORAM PERDIDOS.
Exposição de Amós 8.11-12, sobre o juízo de Deus em retirar a sua Palavra do povo de Israel. Trata-se de uma séria advertência para todos nós. Como temos tratado a Palavra de Deus? Como temos lidado com pregações e oportunidades de estudo bíblico?
Exposição dos Salmos 127 e 128, salmos comumente abordados em relação às nossas famílias. Esses dois salmos trazem ensinamentos preciosos a respeito do lugar que os nossos filhos ocupam no meio da igreja de Jesus Cristo.
Exposição do Salmo 8.2, passagem na qual Davi deixa claro, mais uma vez, como o Senhor Deus tem em alta conta as crianças da aliança.
Você já deve ter visto homens fazendo escândalo diante de dificuldades. Já deve ter testemunhado pessoas paralisadas pelo medo e reagindo às vicissitudes da forma mais desesperada e desequilibrada possível. A causa disso está na ausência de uma virtude cardeal de extrema importância: a Fortaleza.
Exposição do Salmo 139.13-14, passagem em que Davi fala de como o Senhor o criou de modo especial e como o Senhor o separou ainda no ventre de sua mãe. O relacionamento entre o Senhor e os nossos filhos tem início ainda no ventre das mães. Grande impiedade é afirmar que as crianças não fazem parte nem da aliança nem da comunidade da aliança, a igreja.
Exposição do Salmo 22.9-10, passagem em que Davi fala da sua fé no Senhor ainda no ventre de sua mãe. Mesmo quando levamos em consideração a natureza messiânica do salmo, a pedofé é afirmada ao lembrarmos que nosso Senhor Jesus Cristo é plenamente homem e, como tal, cumpriu perfeitamente as palavras do salmista Davi.
Exposição de Hebreus 11.28, a respeito de como, pela fé, Moisés celebrou a primeira Páscoa.
5ª exposição sobre a oração dominical, o Pai Nosso.
4ª exposição sobre o benedictus, o cântico de Zacarias, envolvendo os versículos 76 e 77.
Estudo ministrado na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil.
4ª exposição sobre a oração dominical, o Pai Nosso.
3ª exposição sobre o Benedictus, o cântico de Zacarias, envolvendo os versículos 72 a 75.
Estudo ministrado na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil.
3ª exposição sobre a oração dominical, o Pai Nosso.
Exposição de Tiago 2.1-7, sobre o pecado terrível da acepção de pessoas, dando honra a quem é rico e desprezando os pobres.
10ª exposição a respeito da doutrina da Providência, iniciando o exame dos objetos do cuidado providencial de Deus.