Entrevista com Monika Bergamaschi - Abag
Entrevista com o Tenente Coronel Araújo - Defesa Civil
Episódio 04 - Planos de Auxílio Mútuo e redes Integradas de Emergência
Episódio 03 - Operação Corta Fogo
Episódio 02 - Entrevista com Celso Oliveira do Clima Tempo
Episódio 01 - Você sabia o que é incêndio Florestal?
Novembro é mês da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Nesta etapa devem ser vacinados somente os bovinos e bubalinos, com idades entre zero e 24 meses.
Adquira as vacinas em estabelecimentos cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Estes estabelecimentos têm seus estoques disponíveis no Sistema Gedave. Assim, ao fazer a compra o volume adquirido é transferido para o estoque da propriedade, o que facilita a declaração. Lembre-se que a legislação proíbe o uso de vacinas adquiridas em etapas de vacinações anteriores.
A série de episódios de Podcast chega à sua 4ª edição com dois entrevistados do corpo técnico da pasta. Os entrevistados são Cristina Murgel, Diretora Técnica de Biodiversidade e Luís Gustavo, Diretor Técnico de Desenvolvimento Sustentável.
No bate-papo os técnicos abordaram, a crise hídrica e seus efeitos, os desdobramentos disto para o futuro da agricultura, as ações que vêm sendo preparadas para mitigar os efeitos, os estudos realizados para novas opções de manejo, além de contar em detalhes sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA) que, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR) vai registrar, com detalhes, 800 mil hectares no estado de São Paulo, até 2040.
A mediação é do Jornalista Octávio Muniz.
Assista, curta, compartilhe e principalmente se inscreva em nosso canal do YouTube (youtube.com.br/agriculturasp), acionando o “sininho” para ser alertado sempre que houver novas atrações.
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sustentável e inovadora!
#AgriculturaSP #AgroSP #PodcastDoAgro #AgroSustentável #AgroInovador
🎥 Na série de entrevistas sobre CRISE HÍDRICA, que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem veiculado em forma de podcast, como também em nosso no canal do YouTube, recebemos os pesquisadores do Instituto de Zootecnia, Simone Oliveira (da unidade Tanquinho, do IZ, em Piracicaba) e João Demarchi (IZ, unidade Nova Odessa). Entre os temas tratados, sempre utilizando de fundo o principal (a crise hídrica) foram tratados muitos assuntos como as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pelo Estado de São Paulo para tentar mitigar os efeitos da falta de água, a criação de suínos e a produção de leite que demandam abundância da matéria-prima principal (a água), o que fazer no futuro próximo em relação à agricultura, de que forma a Secretaria e o IZ podem colaborar para melhoria do manuseio dos recursos hídricos e como agir em plena crise para a produção não ser afetada.
Em uma hora de conversa, vários outros detalhes foram abordados.
A mediação é do Jornalista Octávio Muniz.
Assiste, compartilhe, curta! 👍📲
#AgroForte #AgroSustentável #AgroSustentáveleInovador #CriseHídrica #AgriculturaSP
O convidado desta semana para a série, “A Crise Hídrica”, divulgada através do canal do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e também em formato podcast, foi o Professor Fábio Rosa Sussel, zootecnista com mestrado na UNESP e doutorado na USP na área de produção de organismos aquáticos, colaborador no Mestrado Profissional da FZEA/USP, e pesquisador científico do Instituto de Pesca há 16 anos, onde se especializou na produção de camarão marinho e lambaricultura (produção comercial de lambari).
Foram tratados assuntos sobre a crise hídrica, como a visão do pesquisador sobre as mudanças climáticas. O bate papo também tratou do reuso da água na criação de peixes, como somar a criação destes junto às lavouras frutíferas, aumentando ganhos e produtividade para o produtor, além do regime de emergência no qual operam as represas paulista e brasileiras neste instante. Foram abordados também temas relativos à poluição dos rios paulistas, criação de camarões de água salgada em água doce, e outros assuntos relevantes.
O episódio número 2, da Série de Podcasts da Secretaria de Agricultura está no ar! E também figuram como atração no nosso canal do YouTube que é agriculturas.
É a Secretaria da Agricultura e o Estado de São Paulo preservando o maior dos nossos bens – a água.
Ouça e aproveite!
CRISE HÍDRICA: Tecnologia do IAC de aplicação de herbicida na canavicultura poupa 600 milhões de litros de água
Graças ao trabalho do IAC, os volumes foram reduzidos para 1.500 a três mil litros de água por hectare, frente aos oito mil a dez mil litros até então usados.
Os resultados do Programa de Valorização do Uso de Água em Pulverizações Agrícolas (Provar) do IAC voltado para economia de água na aplicação de defensivos são padrão de utilização pelas usinas no Estado de São Paulo. Concluída em 2010, a pesquisa mudou o sistema de uso da água em pulverização de canaviais.
Em experimento do Programa de Valorização da Água em Pulverizações Agrícola (PROVAR), desenvolvido pelo IAC, cada usina possuía 30 mil hectares de cana, em média, usava 200 litros de calda por hectare, com tanque com capacidade de 1.400 litros, a um custo operacional de R$30,00 por hectare. Os dados mostraram uma economia de 3 milhões de litros de água, ou 2.143 tanques, ou ainda de R$143 mil nos custos operacionais por safra, em cada usina.
Participação: Dr. Hamilton Humberto Ramos
Mediação: Octávio Muniz
Siga a @agriculturasp nas redes:
- Flickr
- Youtube
Fornecer produtos de qualidade para o consumidor é a missão de todo lojista. Atuando como um elo entre os produtores e os consumidores, os lojistas têm a responsabilidade de ofertar produtos seguros para o consumo.
Você sabia que os rótulos dos produtos de origem animal nos trazem importantes informações sobre características, perfis nutricionais e aspectos relacionados à sua fabricação? Enfim, o que querem dizer as siglas SIM, SISP ou SIF?
Com a publicação da Portaria CDA 19, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária excepcionalmente prorrogou para o dia 30 de junho de 2021 os prazos finais para que o produtor vacine todos os bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e também as fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre três e oito meses, contra a brucelose.
Você sabia que dependendo das fontes florais que as abelhas visitaram para coletar néctar, o mel resultante terá características diferentes?
Atenção produtor!
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico, passou, em maio, a disponibilizar para o setor produtivo do agro fracos de imunobiológicos usados para diagnóstico de brucelose com menos doses. Agora há duas opções de frascos, uma com menos e outra com a quantidade tradicional.
Você sabia que as abelhas surgiram no planeta Terra há cerca de 135 milhões de anos, na mesma época do aparecimento das primeiras plantas com flores?
Atenção produtor!
Agora você poderá baixar o aplicativo do “Rotas Rurais” na Apple Store ou Google Play e nos ajudar a mapear a sua propriedade.
Até o dia 31 de maio é preciso que as fêmeas bovinas e bubalinas com idades de 3 a 8 meses estejam vacinadas contra brucelose. Para essa doença basta apenas uma dose da vacina para as bezerras ficarem protegidas por toda a sua vida útil.
A Pesquisa paulista identifica três variedades de acerolas ideais para serem cultivadas na Alta Paulista, região que congrega boas condições de clima para a produção da fruta, além de agroindústrias de polpas, voltadas a comercialização.