Senti vontade de compartilhar os meus pensamentos com você sobre a mudança.
Espero que faça sentido aí e que chegue em quem tiver que ouvir ❤️
O que aconteceu na infância só fica na infância se dermos espaço para o sentir, se acolhermos a dor, e se ouvirmos o que não foi dito. Se você pudesse acolher a criança que você foi um dia (e você pode) o que diria pra ela?
Como o trauma afeta nossas relações humanas. Como as nossas relações podem ser traumáticas.
Você descobriu algo novo sobre você no episódio de hoje?
Te espero no próximo domingo.
Contato e-mai: psi.nataliaagostini@gmail.com
Eu quero viver de verdade. Quero tempo. Quero presença.
Uma pausa pra recomeçar.
Ou uma despedida pra dar espaço ao novo.
Porque às vezes tudo o que você precisa é parar.
Entre em contato comigo pelo e-mail: psi.nataliaagostini@gmail.com
A gente se encontra todo domingo às 7h da manhã.
Até ❤️
Temos uma necessidade de respostas, de falso controle e quando encontramos um psicodiagnóstico parece que encontramos a resposta de todas as perguntas. Mas, e se o seu diagnóstico não fosse definitivo? Diversos autores, incluindo Gabor Maté falam sobre sintomas que se encaixam em diagnóstico, mas são sintomas pós trauma. Quer entender mais? Acompanha o epsódio de hoje
Então é Natal e um monte de gente vai postar fotos por aí com a família perfeita, todo mundo tem uma família perfeita, menos você. Já parou pra pensar nisso?
Mas será que todo mundo tem mesmo a família perfeita, ou você apenas não conhece a do outro?Então se você não tem a família que você gostaria com pessoas que fazem você se sentir respeitada, amada e cuidada… você tem o direito de escolher quem são as pessoas que farão parte da sua família.
Escolha com sabedoria e escolha a melhor opção pra você.
E se hoje é um feliz Natal pra você aproveita o seu Natal e se não é, talvez esse episódio te ajude a lidar melhor com isso.
Trauma não é gravidade aquilo o que te aconteceu, é a sua capacidade emocional de lidar ou não com o que aconteceu, e isso depende do suporte que você recebeu dos seus cuidadores na infância, já que é neste momento que desenvolvemos os recursos necessários pra sentir segurança e desenvolver a nossa autenticidade. Compreender o que te aconteceu, e as marcas que isso te deixou te possibilita cuidar de você se se sentir melhor em relação a si e aos outros.
Gabor Maté deixa claro as implicações do trauma da infância na vida adulta, lembrando sempre que existe a possibilidade de cuidado, cura e seguir em frente. Para mais conteúdos sobre trauma, história de vida e serrignificação, aquilo o que eu chamo de aceitar a sua jornada, me acompanhe no instagram @psicologanataliaagostini.
Se você já se perguntou como os padrões familiares influenciam suas escolhas, emoções e até mesmo a forma como lida com os seus filhos, esse vídeo é para você! Philippa Perry oferece insights valiosos sobre a importância de reconhecer nossas emoções, curar feridas do passado e criar um ambiente emocionalmente saudável para nós e para as próximas gerações.
Alguns tópicos que discuto no vídeo:
Como os pais podem evitar projetar suas próprias questões nos filhos.
A importância de reconhecer e acolher as emoções na educação.
Como padrões de comportamento inconscientes são transmitidos de geração em geração.
O impacto dos traumas e experiências não resolvidas na criação dos filhos.
Philippa Perry nos convida a sermos mais conscientes e presentes nas nossas relações, aprendendo a reescrever nossa história familiar com mais empatia, responsabilidade emocional e afeto. Um livro que nos desafia a refletir sobre nosso papel enquanto pais e, também, enquanto filhos.
Raiva: tão temida, mas, se bem direcionada, pode ser transformadora. No episódio de hoje, mergulho no livro A Virtude da Raiva e exploro como esse sentimento, muitas vezes rejeitado, pode ser o gatilho que faltava para uma vida autêntica. Vamos juntas entender como acolher a raiva, dar a ela um novo significado e usá-la como combustível para a mudança! #VirtudeDaRaiva #ReescrevendoHistórias #Podcast
Uma conversa com a psicóloga Renata Goes que guia mulheres na jornada pós divórcio. Nossa história não é linear, sempre há mudanças e perdas ao longo do caminho. A boa notícia é que todo fim é a possibilidade de um recomeço.
Um bate papo sobre o essencialismo trocando pontos de vista com minha querida amiga Darcy Toledo. E deixou aqui a minha reflexão: o que é essencial pra você ser feliz?
O documentário Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam está disponível na Netflix. E se eu fosse você assistiria hoje mesmo. Um beijo lindeza.
Se você assistiu de volta para o futuro, esse episódio é pra você. Michael J Fox fez parte da minha infância e do meu imaginário, e hoje quero dividir com você um documentário emocionante que me fez repensar naquilo o que realmente importa na minha jornada. Em maio de 2023 a Apple TV lançou o documentário "Still: Ainda sou Michael J. Fox". O ator que foi diagnosticado com Parkinson aos 29 anos. Como Michael enfrentou com coragem e otimismo uma doença incurável que mudaria a sua vida pessoal e carreira para sempre.
Uma conversa em forma de entrevista com uma mulher que é uma inspiração pra mim. Confesso que esse episódio deveria ser ouvido por toda psicóloga que quer valorizar o seu trabalho.
Minha paixão pelas narrativas e ensinamentos do Boris teve início em 2020, conheci seu livro "corra a vida te chama"e depois disso eu li todos os livros do autor disponíveis. Mas o dizer é morrer a vergonha tem lições valiosas que me ajudaram como pessoa e terapeuta. Espero que esse episódio faça sentido pra você. Entenda que contar a sua história num lugar seguro, de validação pode ressignificar a sua jornada.
Que mulher, que história. O mais incrível, ela não só buscou elaborar a própria história, como usou das emoções que viveu em seus personagens.
Super indico o livro Em busca de mim - Viola Davis
Depois me conta o que achou do episódio tá?
Toda criança nasce com um papel esperado na sua família, a criança que vai reconectar os pais, aquela que vai seguir o caminho que os pais escolheram, aquela que será o orgulho da família.
Ou ainda aquela que veio apenas pra dar trabalho, a que veio na hora errada, a ovelha negra...
Não importa, apenas você pode descobrir o que veio viver na SUA jornada.
"Cada pessoa deve descobrir o seu próprio caminho. - Sartre
Eu espero que esse episódio chegue na pessoa que precisa ouvi-lo. E fica aqui a minha indicação de livro: o poder do discurso materno - Laura Gutman.
O aceite a sua jornada está de volta, nessa temporada de 2024 a cada episódio ou vou trazer um livro novo que pode te ajudar a reescrever a sua historia e viver a vida que você merece apesar das dores que viveu.
Livro de hoje: O cavaleiro preso na armadura - Robert Fisher.