
A precarização do trabalho no Brasil está no centro deste novo episódio do podcast “A saúde é coletiva”, da Abrasco. Vamos falar da relação deste fenômeno com a saúde, seja do ponto de vista do trabalhador, como também da saúde coletiva.
Para isto, conversamos com a socióloga e pesquisadora Ludmila Costhek Abílio, um dos nomes mais significativos nos estudos voltados às relações de trabalho, mais especificamente à chamada uberização. Nesta conversa, ela traz uma visão social mais abrangente da precarização do trabalho e sobre os impactos da jornada 6x1, em que se trabalha seis dias direto e se folga somente um, numa semana. Para ela, o cenário é “adoecedor”.
“Tem formas de adoecimento que estão ligadas a essa ameaça permanente do desemprego, mas também estão ligadas às formas de gestão, como o trabalhador está vivenciando o dia a dia do trabalho dele. E a gente sabe que as formas de gestão intensificaram e estenderam nosso trabalho”, comenta.
Vale lembrar que no Congresso, a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/2019 segue a passos lentos. Ela propõe reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, sem reduzir salário. Enquanto isso, ocorrem mobilizações populares nas ruas e nas redes sociais pedindo o fim da escala 6X1.
Ludmila Costhek Abílio é pesquisadora autônoma vinculada como professora colaboradora ao Programa de Pós Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É autora do livro "Sem maquiagem: O trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos" (Ed. Boitempo, 2014). Ela também publicou - com a professora Silvia Maria Santiago, da Medicina da Unicamp - o “Dossiê das violações dos Direitos Humanos no Trabalho Uberizado”, que faz análise sobre as condições de saúde desses trabalhadores em Campinas (SP). Saiba mais aqui.
>>> Esta é a terceira temporada do podcast “A saúde é coletiva”, uma iniciativa da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), com produção da Rádio Tertúlia.
Novos episódios às terças-feiras alternadas.
>>> Siga nosso canal no seu tocador de podcast preferido para ser notificado quando publicarmos novos conteúdos. O próximo episódio vai ao ar em 17 de junho de 2025.
Gostou do episódio? É o apoio de cada pessoa associada que nos permite seguir produzindo conteúdos como estes! Associe-se à Abrasco e fortaleça a Saúde Coletiva! Acesse: https://abrasco.org.br/associe-se/
>>> Saiba mais: https://abrasco.org.br/iniciativas/a-saude-e-coletiva-o-podcast-da-abrasco/
>>> Dica cultural da entrevistada:
Filme “Dias perfeitos” (2023), dirigido por Win Wenders.
Apple TV: https://tv.apple.com/br/movie/dias-perfeitos/umc.cmc.4144icbf4p6lsxokikch0zfzq?action=play
Amazon Prime: https://www.primevideo.com/dp/amzn1.dv.gti.806624db-b375-43c6-996e-1ef4d35012de?autoplay=0&ref_=atv_cf_strg_wb
>>> Ficha técnica
Roteiro, narração, edição e sonorização (Rádio Tertúlia): Beatriz Pasqualino.
Coordenação: Ártemis Caldeira Brant e Thiago Barreto (Abrasco), e Beatriz Pasqualino.
Comunicação e pesquisa (Abrasco): Daniel Lyra-Queiroz e Letícia Maçulo.
Relacionamento e Marketing (Abrasco): Clara Alonso e Rafaela Pinheiro.
Projeto Gráfico: Estúdio Massa.
Apoio de locução (Rádio Tertúlia): Joana Côrtes.