Os desafios da gestão na pandemia Alê Prates entrevista Roberto Valério, presidente da Kroton Educacional, uma das maiores instituições de ensino do mundo. Roberto falou sem reservas sobre liderança, gestão de pessoas, resultados e o papel do gestor para os novos tempos.
Um conteúdo raiz, profundo e real para que você possa refletir sobre o futuro da sua carreira e da sua empresa.
Líderes conscientes têm o poder de impactar positivamente a saúde emocional e a confiança de seus colaboradores.
Um time que trabalha unido em prol de um objetivo comum é capaz de conquistar resultados que vão muito além do esperado.
A primeira pergunta que você líder deve fazer é: quanto da minha energia eu estou dedicando para desenvolver as pessoas?
Confira o novo podcast da série Reinvenção do Profissional e descubra como potencializar o ciclo de evolução do seu time!
Você Gestor é a Pessoa que Mais Trabalha na tua Área?
Se você gestor é a pessoa que mais trabalha na sua área, possivelmente, você tem cometido o erro de implantar a cultura de delegação para cima.
Essa cultura é quando você líder tem dificuldade de delegar, é quando você líder tem dificuldade de comunicar para as pessoas, as responsabilidades que elas possuem. E o mais perigoso, é quando você líder, resolve todos os problemas. Descubra se esse é o seu caso!
"Não é Fazer o que for Possível, é Fazer o que PRECISA SER FEITO"
Fazer o que precisa ser feito, é ter método. Mesmo a pessoa mais engajada, se ela não tem método, ela não entrega resultado.
Quem não atua com método, conta com a sorte. Pode ser que dê certo, pode ser que não, poder ser que funcione, pode ser que não. Quando eu tenho um método é diferente, porque você sabe exatamente o que é preciso fazer
O Emprego Morreu, e Você Nem Percebeu
Essa tem sido uma provocação, que eu tenho feito em muitas palestras, quando eu falo da reinvenção, carreira, protagonismo, alavancagem profissional.
Eu realmente acredito que o emprego da maneira que nós conhecemos, está sim, com os dias contados.
Quer saber como? Eu vou te provar!
Qual é o Seu Atual Momento de Carreira?
Cada fase tem seu momento evolutivo da carreira e se por acaso você está no momento da carreira diferente do que gostaria, está sob sua responsabilidade mudar essa realidade.
E mais: essa história de que existe a empresa e a organização perfeita, é balela. Tem muita gente jogando suas carreiras fora por conta disso. É necessário passar pela fase do esforço, sim, muita gente sofre na fase do esforço e demora para conquistar a evolução, isso acontece porque a evolução precisa de prática e esforço.
A ansiedade de achar que já está no próximo nível, sem passar pelo processo evolutivo suficiente, faz muita gente ficar no processo de insatisfação. A conquista da maturidade, ou insatisfação, nada mais é do que aquilo que você colheu na fase de esforço ou na fase da evolução.
Não perca o jogo antes do jogo: uma das grandes lições da vida!
Além de uma grande lição, é uma frase extremamente atual. Estamos vivendo, desde o ano passado, momentos que nos testam o tempo todo, principalmente a nossa inteligência emocional.
A primeira técnica emocional para ganhar mais confiança, é: troque a perda do jogo e a ansiedade pela preparação. E mais: converse com seu(s) medo(s), sem ignorá-lo(s)!
Perdi Meu Emprego, Mas Mantive o Engajamento
Aparentemente duas direções opostas, mas, ainda elas, podem se complementar. E como eu tenho embasamento para afirmar isso? Porque aconteceu comigo há 12 anos!
E hoje, mesmo passando todo esse tempo, ainda colho os frutos dessas escolhas que fiz lá atrás, quando trabalhava em uma empresa e estava prestes a me desligar.
Encontre a resposta aqui, e lembre-se: estar engajado com o propósito, automaticamente é se comprometer com o seu trabalho!
Qual é a relação entre Medo, Coragem e Responsabilidade?
Essas são 3 palavras que precisam andar juntas, tirando a coragem, com certeza você vai derrapar na responsabilidade.
Elas combinam e se completam, porque coragem não é ausência do medo, é certamente o contrário, a coragem precisa do medo para se arriscar com responsabilidade.
A expressão "vai com medo mesmo", precisa ser avaliada com cuidado e interpretada com positividade, se arrisque com medo mesmo, mas não deixe que o medo tire a sua vontade de seguir. Deixe o medo instigar sua responsabilidade para ir em frente.
"O capim está comendo a vaca". Uma grande lição de liderança.
Uma frase típica do interior de Goiás que traz consigo uma lição fantástica de gestão, liderança e engajamento.
Não existe engajamento sem o real envolvimento das pessoas.
Existe um grande perigo na liderança que, para mim, surge quando o líder é tão bom naquilo que ele faz – isso acontece com muitas pessoas – que ele comete um grande erro: achar que ele possui todas as respostas para as perguntas das pessoas.
Dessa maneira, o líder incentiva a criação de um time dependente, que jamais irá se tornar protagonista. Na minha visão, um grande líder é aquele que consegue encontrar a solução através da participação das pessoas.
A cultura da empresa ajuda ainda mais a engajar e motivar o seu time, construa meios no dia a dia, que desafie as pessoas de forma positiva.