Um homem pode se considerar feminista?
Embora o feminismo seja uma luta das mulheres não exclui a aliança com os homens. Só assim essa luta faz sentido.
Precisamos deles para enfrentarmos o machismo em várias situações do cotidiano que vão desde os afazeres domésticos, passando pelo cuidados com os filhos, até chegar ao assédio.
Um homem pode se dizer aliado ao feminismo, mas jamais assumir o protagonismo no movimento feminista que pertence às mulheres.
Para entendermos um pouco mais sobre isso, Brenda Lara conversa com o artista plástico Michel Salazar, que se considera pró-feminista. Ele fala do preconceito de uma parte dos homens contra ele por defender as causas feministas.
Assista a essa entrevista no YouTube
A sexualidade ainda é um assunto tabu.
O fato de vivermos em um mundo onde as informações circulam livremente, na maioria das vezes a educação sexual é banida dos diálogos do cotidiano por causa da realidade castradora e do pudor extremo que foram repassadas por gerações passadas.
Não fomos ensinadas a falar de sexualidade, pelo contrário, fomos ensinadas a não tocar no assunto, a sentir vergonha, a nos silenciar.
Neste episódio, Brenda Lara conversa com Catarina Maruaia, artista visual e uma das idealizadoras do Festival de Arte e Sexualidade. O evento tem como objetivo investigar, por meio da arte, questões de gênero e sexualidade.
Assista a essa entrevista no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCeMiwVBQFyElesfGCMI01MA
Quantas vezes você acha que consegue recomeçar na vida?
É uma tarefa difícil e implica aprendizados, novas formas de enxergar a vida.
Seja um relacionamento, uma carreira ou um curso, começar do zero nos assusta porque temos medo de sair da zona de conforto, medo do desconhecido.
Neste episódio, Brenda Lara conversa com a estilista de moda, Bia Pereira, proprietária da empresa Refeito, que usou o dom da costura para encarar os altos e baixos da vida empreendedora apostando na moda sustentável.
Com o lema “recicle, refaça e reuse”, ela se reencontrou ao transformar jeans usado em peças exclusivas (e lindas!)
O que é ser plena para você?
Em diferentes situações e momentos da vida, ser plena é sentir-se completa com a sua forma de ser!
É se reconhecer e se autoaceitar sem comparações com outras pessoas, estilos de vida, corpos, cabelos...
Neste episódio, Brenda Lara conversa com a influencer de autoestima e amor-próprio Elizângela Pires. Com um corpo “fora do padrão” da mídia, que ainda considera magreza como exemplo de beleza a ser seguido, ela nos conta como inspira pessoas diariamente a viver amando o próprio corpo do jeito que ele é sem culpa.
Liberdade: nível de total e legítima autonomia que representa o ideal maior de um cidadão, de um povo ou de um país.
Essa é uma das definições do dicionário Michaelis, mas na prática, a liberdade é um direito que a pessoa tem de agir segundo a própria vontade, é poder ser você mesma sem que isso prejudique alguém.
Para 5% das mulheres do Brasil, ou cerca de 37 mil, a liberdade é um artigo de luxo. Presas em uma cela de 7 metros quadrados, essas mulheres invisibilizadas sonham com o dia em que poderão novamente abraçar os filhos, vestir uma roupa que não seja o uniforme da penitenciária ou mesmo fazer uma faxina na própria casa.
Mas um projeto/marca em Belo Horizonte, o Libertees, promete mudar a perspectiva dessas mulheres e devolver a autoestima e esperança através da moda.
Neste episódio, Brenda Lara conversa com a empreendedora social, Daniela Queiroga, uma das sócias da marca.
Autoestima.
Palavrinha muito propagada, almejada...
Se é positiva, exerce um grande poder sobre nossas vidas. Mas se a autoestima vai mal, tudo fica mais difícil.
Manter a autoestima lá no alto é um desafio diário, que o diga as mulheres. Parece que carregamos uma voz interior que insiste em dizer que tal tarefa poderia ter sido executada melhor, que os filhos não estão recebendo a atenção merecida e que o seu corpo não está tão bonito porque você deixou de ir na academia há algumas semanas.
Com o objetivo de fazer com que as pessoas se aceitassem mais, a escritora e consultora de imagem Carol Meyer criou em Belo Horizonte o projeto #maisautoestimaporfavor
Neste episódio, Brenda Lara conversa com a psicóloga Lilian Lima, voluntária escolhida pela Carol para nos explicar como essa campanha incrível devolve a autoestima para as mulheres.
Quantas mulheres habitam em uma mulher?
Conhecidas, imaginárias, de choros sonoros ou gritos abafados, santas, safadas, mães, esposas, filhas...
Na mulher da escritora Carol Meyer, habitam, pelo menos, 12 mulheres, ou melhor, 12 Marias. São elas que dão o tom ao livro "Ave Marias" que está sendo lançado pela autora.
Neste episódio, Brenda Lara conversa com Carol sobre essa obra que nos faz refletir o quanto as mulheres ainda estão longe de serem tratadas como iguais e sobre as lutas que enfrentamos para estar neste lugar que ainda não nos oferece conforto ou garante segurança.
Não há igualdade para as mulheres em nenhum país do mundo!
A afirmação foi feita pela diretora regional da ONU Mulheres para a América Latina e o Caribe, Luíza Carvalho, em 2015.
Muita gente pode se assustar com essa frase, mas é a mais pura realidade.
Em 1995, líderes internacionais se reuniram na Conferência da ONU, Organização das Nações Unidas, em Pequim, para traçarem acordos globais sobre desafios comuns e soluções coletivas.
Os direitos das mulheres e a igualdade de gênero estavam nesta lista.
Passados mais de 25 anos, estamos vivendo o mesmo cenário onde as promessas de Pequim estão longe de serem alcançadas, principalmente no que se refere à presença das mulheres no poder e no processo de decisão.
Neste episódio, Brenda Lara conversa com Laura Michelon, uma das fundadoras do clube "Girl Up" Rio Paranaíba, que nos explica melhor sobre esse movimento da ONU que tem como objetivo orientar e patrocinar meninas rumo à jornada de se tornarem líderes e agentes de mudança.
Cada vez mais temos fácil acesso a alimentos processados, que são aqueles modificados do estado original por meio de uma variedade de tipos de processamento para atender diversas finalidades como evitar a deterioração, manter o sabor, a textura, o frescor, entre outras.
Você sabe o que esses alimentos processados podem causar à nossa saúde?
Neste episódio Brenda Lara conversa a cientista de Harvard, Natália Machado, que é quem responde a essa e a outras questões sobre o assunto.
Visite o nosso site: Ciência Delas
Você sabe qual é a importância do metabolismo para a nossa saúde?
Esse conjunto de processos e reações químicas que ocorrem nas nossas células é fundamental para que um organismo possa responder de maneira eficiente e rápida a uma variedade das condições do ambiente, da alimentação ou condições adversas como patologias ou traumas.
Para que tudo funcione como deve ser, uma das nossas aliadas é a alimentação saudável. Neste episódio, Brenda Lara conversa com a cientista de Harvard, Natália Machado, que nos mostra como a neurociência está dentro do nosso prato e como o nosso cérebro é parte central para a nossa educação alimentar.
Visite o nosso site: Ciência Delas
Quando queremos ter um corpo definido, passamos a praticar exercícios e melhoramos nossos hábitos alimentares. Mas quando o cuidado é com o cérebro, o que você faz para ter uma mente saudável?
Foi pensando nisso que surgiu no Brasil o método Supera*, um curso com metodologia própria que ajuda a promover o desenvolvimento de capacidades como memória, concentração, raciocínio lógico e habilidades socioemocionais incluindo autoestima, autoconfiança e autonomia.
Neste episódio Brenda Lara conversa com a gestora pedagógica do Supera Érica Oliveira que nos explica como é importante tirar o nosso cérebro da zona de conforto.
*Este episódio é uma parceria com o Supera unidades Gutierrez e Savassi. Se você deseja ter mais qualidade de vida e alta performance procure o Supera nas unidades Gutierrez e Savassi e ganhe 25% de desconto em todo o curso.
Quem assiste hoje às mulheres lutando no octógono, não imagina que é recente essa presença feminina se levarmos em conta a história do UFC (Ultimate Fighting Championship), a maior organização do mundo de MMA, Artes Marciais Mistas.
O primeiro combate feminino ocorreu em fevereiro de 2013. Nove anos depois, mais atletas foram contratadas pelo UFC, novas divisões criadas e elas têm conquistado cada vez mais espaço e derrubando não só as adversárias, mas também o preconceito em um esporte que era considerado exclusivamente masculino.
Neste episódio Brenda Lara conversa com a lutadora de MMA Natália Silva, grande promessa do UFC.
Quem são e o que fazem as mulheres nascidas e criadas nas favelas?
O lugar de líder comunitária pertence a essas mulheres, que são construídas diariamente a partir das próprias experiências e do enfrentamento das múltiplas violências e desigualdades a que estão submetidas dentro e fora da favela.
Neste episódio Brenda Lara conversa com a presidente do projeto “Mulheres da CUFA - Central Única das Favelas” e coordenadora da CUFA em Minas Gerais, Patrícia Alencar, sobre a feminização do poder nestes territórios.
A necessidade de amar e ser amada, a relação com a morte, o que fazer da vida...
Questões comuns que permeiam o nosso cotidiano e nos faz refletir como sobrevivemos em condições tão desafiadoras.
Como você faz para lidar com os questionamentos, medos e verdades sem perder o humor e o amor?
Neste episódio Brenda Lara conversa com a atriz Débora Duboc que interpreta uma mulher que sofre de paralisia e movimenta apenas a cabeça no espetáculo “A Valsa de Lili”, em cartaz em Belo Horizonte.
Inspirada no livro autobiográfico "Pulmão de Aço", de Eliana Zagui (a Lili da vida real), a peça nos leva a conhecer a nossa força interior.
Como você se relaciona com o dinheiro?
Quando não falamos sobre as nossas finanças acabamos fazendo o papel de ignorantes. Daí, o que era para ser solução vira um problema na vida de muitas pessoas, gera stress.
Falar de dinheiro pode parecer um assunto tenso, mas é fundamental para que você aprenda a lidar melhor com ele.
Neste episódio Brenda Lara conversa com a doutora em finanças Sabrina Amélia que nos faz tomar consciência de que o dinheiro não precisa ser fonte de conflitos e ansiedades em nossas vidas.
A história nos mostra que, graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que matavam milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado, como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola.
A vacina é, comprovadamente, a forma mais eficiente de prevenir uma série de doenças e é responsável por evitar de 2 a 3 milhões de mortes por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Neste episódio Brenda Lara e a cientista de Harvard, Natália Machado, conversam com a doutora em Ciências Farmacêuticas Ana Lia Mazzeti sobre o risco dessas doenças começarem a voltar e se tornar um problema de saúde global caso as pessoas parem de se vacinar.
Visite o nosso site: Ciência Delas - www.cienciadelas.com
Você sabia que várias doenças graves, que podem até levar a pessoa à morte, podem ser evitadas com a vacinação?
Quando você toma a decisão de não manter a vacinação em dia você coloca não só a própria saúde em risco como também a de familiares, de colegas de trabalho e outras pessoas com quem você convive. Sem falar que você contribui para aumentar a circulação de doenças.
Neste episódio Brenda Lara (https://www.instagram.com/uaiafichacaiu/) e a cientista de Harvard, Natália Machado (https://www.instagram.com/nataliamachado_phd/), conversam com a doutora em Ciências Farmacêuticas Ana Lia Mazzeti (https://www.instagram.com/anamazzeti/) sobre a importância da vacina para a nossa saúde e como os movimentos antivacinas ameaçam a saúde no mundo.
Visite o nosso site: Ciência Delas (https://www.cienciadelas.com/)
Transformar um trauma, uma experiência ruim em algo positivo é um desafio para qualquer pessoa. Mas é possível encontrar força por mais difícil que uma situação se apresente a partir dos aprendizados que cada experiência nos deixa.
Neste episódio, Brenda Lara conversa com a artista plástica Érica Lorentz, que está em cartaz em Belo Horizonte com a exposição “Nasci de nOvo”.
A mostra traduz as dores, os fracassos, medos e inseguranças da artista, que renasce nas obras e convida o público à reflexão sobre o universo feminino.
Cuidados, atividades a serem cumpridas, preocupações e acolhimento. Esse conjunto faz parte da realidade vivida por muitas famílias com portadores de autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Neste cenário, Brenda Lara destaca o papel das mães, que muitas vezes precisam assumir sozinhas o cuidado com o filho autista. Aliás, é uma situação mais comum do que se imagina. Felizmente, essa não é a realidade da nossa convidada, a psicóloga Cristiane Nunes, que conta com o apoio do marido na criação do filho Mariano, que tem autismo severo.
Neste episódio, ela nos fala como encara os desafios de se criar um filho autista diante de uma sociedade ainda muito preconceituosa e como transformou a própria experiência em informação através do perfil no Instagram Diálogos para Esperança.
Quais são os conflitos, segredos e as histórias que a sua família carrega ao longo dos anos?
Uma série de temas contemporâneos como saúde mental, suicídio, masculinidade tóxica e relacionamentos profissionais, além de relações familiares, está presente no espetáculo “Pá de Cal” em cartaz em Belo Horizonte.
Neste episódio Brenda Lara conversa com uma das atrizes do elenco, Kênia Bárbara, que nos fala sobre o quanto nós, hoje, terceirizamos as nossas relações pessoais.