A IA está em todo o lado e é incontornável: não lidar com essa tecnologia já não é opção. A pergunta que se coloca é: como é que os criadores podem enfrentar a frieza da máquina e como é que as empresas se podem defender deste universo.
O convidado deste episódio é Tiago Bessa, sócio da VdA na área de Comunicações, Proteção de Dados e Tecnologia e Propriedade Intelectual Transacional.
Este profissional tem desenvolvido a sua atividade em diferentes indústrias com destaque para as comunicações eletrónicas, comunicações postais, media, entretenimento e gaming e ainda tecnologias. É também especialista em Direito de Autor e Direito da Internet.
As relações laborais estão a mudar drasticamente e a exigir que as empresas se adaptem de forma célere. Exige-se que estas organizações adotem uma abordagem preventiva e para isso, a VdA desenvolveu o HR Future, um programa inovador que visa dar às empresas as ferramentas necessárias para que possam enfrentar, de forma mais eficaz os vários desafios das relações laborais.
O convidado deste episódio é Américo Oliveira Fragoso, sócio da VdA responsável da área de Laboral.
Este advogado tem trabalhado na assessoria a clientes nas mais diversas áreas do Direito do Trabalho e da Segurança Social, ao nível das relações individuais e das relações coletivas de trabalho.
O preço da eletricidade continua a pesar nos designados custos de contexto das empresas portuguesas, no mesmo país com condições excecionais para as renováveis e que pode desenvolver alternativas válidas como o hidrogénio verde e o biometano.
Como podemos tornar a energia num aliado da nossa competitividade europeia e mundial?
A convidada deste episódio é Ana Luís de Sousa, sócia da VdA responsável da área de Energia & Recursos Naturais.
Tendo estado envolvida na estruturação de projetos infraestruturais durante mais de 20 anos, o seu foco tem sido primordialmente os projetos de energia.
Mais célere, mais eficaz e mais justa: é assim que se quer o Contencioso, uma área do direito, seja no civil, comercial, contraordenacional e penal.
No ano passado, a VdA lançou o livro “A Prática do Contencioso”, um conjunto de 18 artigos elaborados por advogados do Grupo de Contencioso & Reestruturações da Vieira de Almeida & Associados e com a coordenação de Frederico Gonçalves Pereira.
Oportunidade ainda para conhecer em antecipação possíveis tendências no surgimento de litígios empresariais.
O convidado deste episódio é Frederico Gonçalves Pereira, sócio executivo da VdA do grupo de Contencioso & Reestruturações.
Esta especialista tem mais de 30 anos de experiência na coordenação de processos de grande complexidade em Portugal e fora de território nacional.
Os impactos das atividades das empresas nos direitos humanos têm sido alvo de crescimento na União Europeia e aos poucos, Bruxelas está a passar das palavras aos atos.
Importa conhecer a relação das empresas com os direitos humanos e perceber os enormes desafios que se deverão colocar às nossas empresas e afetá-las num contexto de afirmação europeu e global.
A convidada deste episódio é Isabel Gião de Andrade, sócia da VdA responsável pela área de Economia Social & Direitos Humanos.
Esta especialista tem participado em desenvolvimento de boas práticas sociais e de governo com a envolvente ESG e na criação e desenvolvimento de políticas de promoção e defesa dos direitos humanos assim como de políticas de inclusão e de diversidade, entre outras.
Do regime geral do arrendamento ao rendimento acessível passando pelo IVA da reabilitação aos fundos de investimento: são necessários regimes fiscais mais eficientes para fazer frente a um dos maiores problemas que se vive em Portugal: a crise da habitação.
Que soluções podem ser encontradas e que caminhos podem ser trilhados para começar a construir, tijolo e tijolo, um mercado imobiliário que sirva quem escolhe viver em Portugal?
O convidado deste episódio é Francisco Cabral Matos, sócio da VdA responsável da área Fiscal.
Este especialista tem desenvolvido a sua atividade no âmbito de reestruturações societárias, planeamento fiscal internacional, contencioso tributário e acompanha de muito perto todos os temas ligados ao Direito Fiscal da União Europeia.
Estima-se que a economia azul possa contribuir para 7% do PIB nacional até 2030. O potencial é tremendo assim como os desafios de sustentabilidade para estes sectores tão fundamentais para a nossa economia.
A convidada deste episódio é Assunção Cristas, sócia da VdA responsável pela Plataforma de Serviços Integrados ESG e co-responsável pela área de Ambiente & Clima.
Existem muitos fatores que podem melhorar a relação desta Autoridade com o tecido empresarial português para que este possa continuar a subir patamares num contexto tão aguerrido a nível nacional mas sobretudo internacional. Ricardo Bordalo Junqueiro, sócio da VdA responsável pela área de Concorrência & UE, é o convidado deste episódio.
Conheça o ambiente regulatório em torno do agronegócio assim como os desafios jurídicos do sector não só a nível nacional como no contexto europeu.
A convidada deste episódio é Catarina Pinto Correia, sócia da VdA co-responsável pela área de ambiente e clima que inclui o sector do agronegócio.
Uma Governance bem sucedida pode determinar um negócio bem sucedido com base na transparência e na forma como se estimula a responsabilidade mas também o comportamento ético.
Miguel Ventura, responsável da área de Governance da Vieira de Almeida, é o convidado deste episódio.
A regulamentação da Inteligência Artificial como autêntica disrupção tecnológica apresenta enormes desafios que importa conhecer para compreender o impacto massivo que representa. Magda Cocco, sócia da VdA responsável pelas áreas de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia e Digital Frontiers, é a convidada deste episódio.
Os primeiros seis meses deste ano foram marcados por um número recorde de emissões de dívida, um volume que não se via desde o início da década anterior. Hugo Moredo Santos, sócio da VdA da área de Bancário & Financeiro e Mercado de Capitais explica o que determina esta dinâmica.