“Oceano” é sem dúvida um dos maiores sucessos de Djavan, artista singular, de qualidade musical admirável que sabe tão bem unir a sofisticação com o apelo popular exigido pelo mercado. Essa delicada canção é um exemplar primoroso por exibir os elementos que delineiam sua obra: a riqueza harmônica e melódica e a intensa poesia de suas letras. E aí? Bora “djavanear”? A voz da letra da canção é da atriz Mariana Xavier.
Neste episódio a gente pega o bumbo e vai cantar na praça ao lado de um dos mais talentosos letristas da geração do rock nacional dos anos 80. Seu nome é Cazuza, o cara que soube embaralhar a rebeldia do rock com o melhor da tradição da música brasileira. A canção que o podcast destaca é a perfurante “Blues da Piedade”, feita em parceria com Roberto Frejat. A voz da letra é do ator Ronaldo Serruya.
Este episódio é dela que já arranhou a “garganta toda atrás de alguma paz”. Amálgama clichê das cantoras Maysa e Janis Joplin, ela tem fossa, ela tem rock e muito mais. Angela Ro Ro é uma compositora passional e intérprete impecável. Especialista em chorar pitangas bem choradas por causa do amor, ela compôs a sentimental “Tola foi você”, a dose de lirismo servida nessa edição. A voz da letra é da atriz Nelli Sampaio.
A sofrência da melhor qualidade toma conta dessa edição. Estamos falando do embaixador dos amores mal resolvidos, do especialista em descrever com maestria os dramas da paixão, o rei da “dor de cotovelo”... Sim, falamos do mestre Lupicínio Rodrigues. E das muitas pérolas sentimentais do compositor gaúcho, o episódio destaca o samba-canção “Nervos de aço” com versos melancólicos inspirados, claro, em experiência própria. A voz da letra é do ator Claudio Mendes.
Essa edição ressalta o talento arrebatador do multipoeta Waly Salomão como letrista de canções inspiradoras. Entre tantas maravilhas, pinçamos “Mal secreto” obra pertencente a fase inicial de sua carreira como compositor, feita em parceria com o não menos inventivo instrumentista e cantor Jards Macalé. O ator Eric de Oliveira é a voz da letra.
O episódio apresenta a divertida “E o mundo não se acabou”, canção que conta a história da pessoa arrependida por ter “enfiado o pé na jaca” após acreditar que o fim do mundo estava próximo. O autor desse samba-choro é o baiano Assis Valente, um dos pioneiros da canção popular brasileira e compositor de músicas cheias de graça e criticidade. A voz da letra é da atriz Claudia Ventura.
Gilberte-se! Esse episódio apresenta a canção que em 1967 deu grande visibilidade ao cantor e compositor Gilberto Gil. Trata-se da envolvente “Domingo no Parque” e sua poética narrativa cinematográfica. A voz da letra é do ator Diogo Lopes Filho.
O episódio destaca a canção “Evidências”, um clássico da música romântica desse brasilzão, fruto da feliz parceria de José Augusto com Paulo Sérgio Vale. A voz da letra é da atriz Evelin Buchegger.
Teaser do podcast A LETRA DA CANÇÃO