Uma ministra em lista de espera e um SNS nos cuidados intensivos. Aperta-se o cerco a Ana Paula Martins e entre as reformas prometidas e um alegado pedido da ministra para sair, fica a sensação que a cura está longe e o diagnóstico é muito reservado.
Dos 50 anos do "olhe que não" (a frase que se tornou a mais emblemática dos debates em Portugal) aos testes nucleares que parecem lembrar outros tempos, haverá ainda tempo para analisar protagonistas dos debates políticos atuais que nos fazem pensar "como é que chegámos aqui".
Quando se pensa que se bate no fundo, há sempre mais um bocado para escavar. O Ventura na versão presidencial vem com tudo: traz Salazar e diz que isto não é o Bangladesh... e ainda tem tempo de ser o parceiro preferencial do Governo para a nova lei da nacionalidade.
Com as presidenciais marcadas para janeiro do próximo ano, é preciso perceber que depois de 18 de janeiro os partidos vão entrar numa espécie de jejum eleitoral do qual só vão sair, se tudo correr como esperado, em outubro de 2029.
De jurista a político, de político a jornalista, de jornalista a primeiro-ministro e de São Bento a empresário dos media. Uma viagem e tanto de um homem que marcou a história democrática em Portugal. Nesta edição recordamos Francisco Pinto Balsemão para falar de democracia e de comunicação social. E há muito mais para ouvir no programa desta semana.
Foram 308 eleições na noite de todas as emoções. Por um voto se ganha, por um voto se perde mas como é hábito nestes serões, ninguém sai derrotado e todos encontram sempre a sua luz ao fundo do túnel.
No episódio desta semana analisamos todas as vitórias, sejam estas sucedâneos ou resquícios de triunfos. Mas não nos ficamos por aqui: ainda vamos a Belém, ao Largo do Rato e às reformas: sejam elas do Estado ou laborais.
A Spinum está viva e teima em não deixar de ser uma nuvem negra em cima da cabeça do primeiro-ministro. O Ministério Público fez questão em fazer prova de vida a poucos dias das eleições autárquicas.
Temos ainda o acordo de paz em Gaza, a guerra política em França e no final do programa vamos conhecer asfrases da semana e os artistas que marcaram a atualidade na perspectiva de António Saraiva e Vera Gouveia Barros.
Bem-vindo àArte do Possível, o podcast de política do JE com a análise de António Saraivae Vera Gouveia Barros: sejam muito bem-vindos.
A menos de três meses das autárquicas, só se falava de Presidenciais até que veio um bulldozer e a fúria da máquina destruiu tudo à sua volta: a campanha para as eleições locais chegou com estrondo e a impactar pessoas que à partida, não votam.
E a segurança? Está mal, muito mal. Incumbente que é incumbente faz questão de dizer que a sua cidade nunca foi tão insegura, mesmo quando os dados mostram o contrário.
Não há dúvida: aí está a campanha para as autárquicas, não confundir com a famosa silly season que grassa nas notícias por esta altura.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos os enviesamentos nos debates sobre as leis da nacionalidade e da imigração.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos o conflito latente entre a Entidade da Transparência e o primeiro-ministro. Mas há muito mais para ouvir nesta edição.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos os estilhaços do abrandamento da economia nas contas públicas nacionais,
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos os discursos inspiradores do 10 de Junho e os atos hediondos que se seguiram.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, fazemos uma "preview" do que se espera da versão 2.0 de Luís Montenegro.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos os resultados de uma noite eleitoral que vai deixar marcas na política portuguesa.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos o melhor e o pior da campanha eleitoral que termina esta sexta-feira.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, avaliamos se a presença de ex-líderes na campanha para as legislativas pode ou não influenciar o eleitorado.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos o legado do Papa Francisco e a polémica em torno das comemorações do 25 de Abril.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos os debates e votamos no candidato que se tem saído melhor.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos o debate em torno dos novos números da imigração e a matriosca de debates em pré-campanha.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, abordamos a forma como o PS e Pedro Nuno Santos se estão a posicionar para ganhar as próximas eleições.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, vamos olhar para a Madeira e perceber se há algo a retirar para as legislativas de 18 de maio.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, vamos analisar a atual situação de um PSD entre os bons resultados do Governo e o caso pessoal do primeiro-ministro.