
Caso #01 | Redução estrutural do orçamento.
Cliente médico, 31 anos, com especialização em dermatologia. Planejador atende este cliente há 3 anos. Maior parte do trabalho deste médico é com plantões, mas o cliente compartilha que deseja fazer uma nova residência, o que implica em reduzir os plantões. Reduzindo os plantões, a receita cai de cerca de 17 para cerca de 12k/m… o problema é que o cliente tem um padrão de vida de cerca de 30k. Cliente tem uma ajuda dos pais, mas o pai começa a “apertar” o orçamento do filho. Como auxiliar em um contexto de redução de renda, quando ainda sequer reduzimos o padrão da vida?
Caso #02 | Cliente em Transição de Carreira.
Leitura do Livro dos Sonhos com uma cliente no começo da trajetória. Cliente expõe o desejo de passar mais tempo com a família, o que demandaria empreender… Mas esta reunião foi a 1 ano atrás… E a cliente revela que agora é a hora de retomar o projeto. Um bom exemplo de que os projetos e sonhos tem o seu tempo peculiar para ocorrer. Como conduzir uma reunião como esta?
Caso #03 | Cliente chega com uma notícia: renda caiu 50%...
Reunião com um cliente que caminha a cerca de 2 anos com o planejador. Já passaram por alguns momentos e agora estão repensando a carreira. Ele, como autônomo, ela como executiva. A grande motivação foi a 2a licença maternidade que propiciou uma maior clareza de como desejam passar o tempo. Conjugado à isso, uma coleção de conversas maduras com o planejador na direção do que é suficiente, até porque a esposa pensa em retirar-se do mercado para ficar um tempo com a família, o que resultará em uma diminuição de cerca de 50% na renda da família. Como é que encaramos um planejamento para enxugar gastos, ao mesmo tempo que a família ganha em complexidade?