
Ainda não estamos perto do fim da crise política em França e da sua consequente guerra sem quartel – mas, para já, os socialistas já estão identificados como estando na pior posição política possível, que lhe trará consequências nefastas a prazo.
Numa posição igualmente muito delicada estão os palestinianos, emparedados entre a irrelevância política e o desaparecimento físico. Com o acordo gizado por Donald Trump a favorecer os propósitos de Israel, vale a pena recordar que um dos responsáveis pelo estado a que os palestinianos chegaram – porque não fez o suficiente para conseguir a paz – chamava-se Yasser Arafat.
Delicada é também a posição do resto do mundo face ao embate entre titãs na área do comércio – que serve de esteio a uma batalha bem mais vasta: China e Estados Unidos, as duas maiores economias do globo, continuam a desentender-se. Tudo para ver no programa desta semana de A Arte da Guerra, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.