Em julho/24 eu levei um grupo de alunos e assinantes da Confraria Vinhos de Corte para uma viagem ao Uruguai. Visitamos vinícolas e fizemos alguns passeios e muitos me perguntaram se valia mesmo a pena fazer enoturismo no Uruguai, então aí está. E se você quiser ir na nossa próxima turma, você precisa entrar para a Confraria Vinhos de Corte. O link está aí embaixo. https://lp.confrariavinhosdecorte.com.br/inscricoes-abertas/
Já bebeu um vinho de uma safra antiga? Eu tive essa oportunidade com um vinho da Vinícola Don Giovanni, que fica em Pinto Bandeira - RS e foi um Tannat da safra 2002. Um vinho antigo tem nuances e algumas características bem especiais, que valem muito a pena conhecer.
Conversa com Agostinho Marques, da Vinícola Alma Soalheira, do Douro. Agostinho tem vinhos que eu gosto muito em diversas faixas de preços. Os vinhos são bons e os nomes melhores ainda.
Se você gosta de fazer festa, de receber amigos e ainda tem dúvidas sobre qual vinho combina com qual prato, esse podcast vai te ajudar muito. Conversei com o Chef Emerson Donandon, da Amaô Gastronomia e além de todas as dicas para vinhos em festas, ele contou alguns segredos da cozinha e dos casamentos.
Se você ainda não faz parte da Confraria Vinhos de Corte, a hora é agora. Acesse https://lp.confrariavinhosdecorte.com.br/pv e venha para o maior portal de conhecimentos sobre vinhos do Brasil
Conversa com Abner Zeus Freitas, CEO da Vinícola Thera, uma vinícola familiar da Serra Catarinense que acabou de abrir seu novo restaurante e ampliar a sua pousada. Um projeto muito bem estruturado e que tem vinhos fantásticos. Site da vinícola - https://vinicolathera.com.br/
Neste episódio falamos sobre dois termos dos vinhos que aparecem em vinhos bem especiais, do norte da Itália e que nem sempre são entendidos de forma correta. Já conhecia esses dois termos?
Na nossa segunda temporada do Podcast, temos um tema que sempre aparece aqui pra mim: os vinhos brasileiros estão mudando? Estão melhorando? Vale a pena beber vinho brasileiro?Aí está a minha opinião. E se você gostou, deixa um comentário aí pra mim e na semana que vem a gente se encontra para mais um episódio.
#37 Podcast com Lucas Simoes | Grupo Famiglia Valduga
Nesse Podcast eu selecionei algumas das perguntas que vocês me fazem lá no Instagram @vinhosdecorte.
Se ficou com alguma dúvida, ou tem outra pergunta, só deixar nos comentários!
Luis Patrão é um enólogo que podemos chamar de "revelação". Seus projetos têm sempre algo inovador e de muita qualidade.
Conheça um pouco do enólogo que faz belos vinhos na região da Bairrada.
Podcast com o enólogo Jorge Rosas.
Depois de uma série de podcasts com produtores chilenos, chegou a vez de falarmos de Portugal. E começamos essa série com Luis Duarte, enólogo renomado que trabalhou em diversos projetos como o Esporão, tem seus próprios vinhos e é responsável pelos vinhos da Herdade dos Grous.
Uma das mais aclamadas e premiadas vinícolas do Chile, e estamos falando de um projeto que nasceu há pouco mais de 17 anos. É impressionante o projeto da VIK, que quer ser (e tem muita chance de ser mesmo) o melhor vinho do Chile. Conversei com Christian Vallejo, o enólogo-chefe que está por trás de todo o projeto e do conceito.
Site da vinícola - www.vikwine.com
A Del Pedregal faz vinhos que me surpreenderam. Eu não esperava provar por exemplo um vinho que tem a uva Nebbiolo no corte. Isso é obra da enóloga Rosario Domingues, que contou um pouco da história e dos vinhos deles.
Site da vinícola - www.delpedregalwines.com
A Viña Errazuriz acredita tanto em seus vinhos, que o proprietário, o Sr. Eduardo Chadwick, propôs um desafio ao mundo em 2005 que ficou conhecido como Cata de Berlin (ou Berlin Tasting). Algo impressionante como seus vinhos. E quem contou isso foi Loretto Ulloa, Gerente de Marketing da Viña Errazuriz.
Site da vinícola - www.errazuriz.com
Vinhos que mostram de onde vêm. Essa é a proposta da INVINA, que não tem "vergonha" de mostrar o que tem e com isso, ganham a confiança dos consumidores. Em conversa (mais do que franca) com Alex Huber, CEO da Invina, pude entender melhor essa ideia e ao final, provar uma novidade que eu achei no mínimo inusitsda.
Site da vinícola - www.invinawines.com
A Viña Montes é uma das vinícolas mais conhecidas do Chile pelos brasileiros. É a vinícola que produz o famoso Purple Angel, um Carmenere que arranca suspiros de todos no mundo. E eles colecionam vinhos tops e premiações ano após ano. Conversei com a enóloga Gabriela Negretti que me contou como é fazer vinhos tão famosos e tão bem pontuados ano após ano.
Os vinhos da Montes são importados e distribuídos pela Berkmann do Brasil.
Site da vinícola - www.monteswines.com
Fazer vinhos que expressem o terroir é a meta da Viña Siegel. Conversando com a enóloga Fabiola Calderón pude perceber e entender essa filosofia e provar alguns vinhos muito interessantes, como um vinho laranja feito com a uva Viognier.Os vinhos da Siegel são importados e distribuídos pela Domno no Brasil - www.domno.com.brSite da vinícola - www.siegelvinos.com
Começamos uma série de podcasts com enólogos chilenos, gravados diretamente nas vinícolas. Neste primeiro episódio, conversei com Pablo Prieto, enólogo da Viña Carmen, uma vinícola do grupo Santa Rita. E teve vinho bem surpreendente para provar.
Site da vinícola - www.carmen.com
Curtiu? Deixa aí o seu comentário.
Almaviva é certamente o vinho mais famoso é mais pontuado do Chile. E em uma conversa com o enólogo Michel Friou, responsável pelo projeto, poderemos entender mais porque esse vinho é tão famoso e cultuado.