"PARA UMA COMUNIDADE MAIS EMPÁTICA".
Na conversa, temos:
👉 Gonçalo Fontes - Dinamizador Ubuntu no Agrupamento de Escolas do Alto dos Moinhos, Terrugem.
👉 José Pacheco - coordenador da Rede de Comunidades de Aprendizagem. Autor de livros e artigos sobre educação.
👉 Isabel Silva - Co-Fundadora e Diretora de Comunidade da MEERU | Abrir Caminho e Coordenadora do projeto MEERU APROXIMA.
👉 Luísa Corte-Real - Coordenadora do Centro Educativo do Teatro Nacional de São João.
👉 Mário Nuno Neves - Vereador da Cultura e do Planeamento Territorial da Camara Municipal da Maia.
O Movimento 'Desafios da Educação em tempos de (pós)pandemia: o contributo Ubuntu' desta semana, na #UbuntuTalks lança a pergunta:
📣 "Ética do Cuidado – Diálogo na diversidade: Como pode ser a escola um lugar feliz para todos?"
Para a conversa, contamos com:
👉 Paula Barros , Coordenadora de Programas de Educação e Parcerias no Escritório da Organização de Estados Ibero-Americanos em Portugal (OEI);
👉 Margarida Zoccoli, Docente na Casa Pia de Lisboa e membro CF da Fundação Cuidar o Futuro; licenciada em Biologia pela FCUL e frequenta o Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no ICS da UL.
👉 Pedro Santos, Presidente da Associação de Pais do JI e EB Quinta de Santa Teresa, Charneca da Caparica e voluntário na Help Images; formado em Gestão e Desenvolvimento Estratégico de RH pelo ISLA, é comunicador, escritor e artista.
👉 Sofia Carvalho, Aluna da Escola Secundária Luís Freitas Branco, do 11º ano. Aluna embaixadora representante de Portugal do Projeto Orienta-te. Está envolvida em Projetos de Sustentabilidade Ambiental e de Intercâmbio de alunos com outros países.
#UbuntuTalks traz-nos "Contributos da Educação para uma comunidade mais resiliente"
na página da Academia de Líderes Ubuntu temos à conversa:
- Andreia Alves
- Paulo Aguiar (Boz)
- Aurora Anastácio
- Marcos Antunes
- Eduardo Teixeira
- Joana Brito
- Sara Teixeira
- Sara Costa e Silva
- Maria José Casa-nova
- Ricardo Vidal
👉 O #UbuntuTalks é uma iniciativa do Movimento "Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: o contributo Ubuntu".
O #UbuntuTalks desta semana convidou-nos a pensar na relação "Educadores e Empatia" 🎈
Com os contributos do Movimento "Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: o contributo Ubuntu" tem à conversa:
👉 Júlio Pascoal (moderador), especialista em Comunicação Emocional (Programação neurolinguística), Professor de pós-graduação, consultor empresarial, colunista de destaque internacional.
👉 João Rilton, coordenador das Pós-graduações de Neurociência aplicada à Educação e Psicopedagogia Clínica e Educacional. Professor em diversas áreas, entre as quais Metodologias Ativas e Docência do Ensino Superior.
👉 Clara Oliveira, professora aposentada, com experiência de 25 anos em gestão escolar e em projetos de inovação educacional.
👉 Maria Leonor Pereira, Assistente Operacional no Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra.
👉 Cristina Brito Alves, Advogada na cidade de Tomar. Mãe de uma jovem Ubuntu.
#UbuntuTalks convida a pensar a "Aprendizagem em contexto de (pós)pandemia, a partir dos desafios do online/presencial".
A partir da iniciativa do grupo de trabalho CONSTRUÇÃO DE PONTES E EDUCAÇÃO, teremos como convidados:
👉 Leonardo Camargo Ferreira, Estudante do Mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e colaborador editorial da plataforma estudantil Uniarea.
👉 Maria do Carmo Sousa Pinto, Coordenadora do departamento do 1.º Ciclo e coordenadora de estabelecimento da EB1 JI Santa Maria dos Olivais.
👉 Rita Pereira, Licenciada em Animação Sociocultural e Mestre em Educação Especial. Facilitadora de workshops de competências pessoais e sociais
👉 Ana Moreira, Licenciada em Ciências do Desporto, Pós-Graduada em Gestão Desportiva e estudante de Educação – Formação, Trabalho e Recursos Humanos. Facilitadora de workshops de competências pessoais e sociais com jovens de todo o país.
👉 Sofia Gonçalves, Participante do Programa Clubes Mentes Empreendedoras dinamizado pelas Mentes Empreendedoras.
A moderação da sessão foi feita do Tânia Neves, Coordenadora de Projetos do Instituto Padre António Vieira.
A partir do tema "Construção de Pontes: Educar para a interdependência", estarão à conversa:
👉 Patrícia Anzini (moderadora), coordenadora Executiva do programa de doutoramento em Estudos de Cultura do Lisbon Consortium, Porgram Assistant da Católica Doctoral School da Universidade Católica Portuguesa (campus Lisboa) e membro do Conselho Científico da Academia de Líderes Ubuntu
👉 Ana Quitério, Faculdade de Motricidade Humana, Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades & Sociedade Portuguesa de Educação Física.
👉 Rafael Betencourt, Comunidade de Aprendizagem EKOA.
👉 Mariana Serrenho e o Pedro Martins, "Cantigas à Janela" - Movimento Viver o Concelho (MVC).
O #UbuntuTalks de hoje convida-nos a pensar no tema "Uma escola mais resiliente".
👉 Raquel Curto, professora de Economia na Escola Profissional Gustave Eiffel e Escola Secundária Rainha Dona Amélia, frequentou a 4º Edição da Academia de Líderes Ubuntu
👉Maria José Chambel, professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e membro do Centro de Investigação em Ciências Psicológicas da mesma Universidade.
👉 Maria de Lurdes Cruz, professora em Portugal, Gabão e Guiné-Bissau onde coordenou o Projeto África do Instituto Camões. Atualmente colabora, como voluntária, na Escola Fernão Mendes Pinto em Almada
👉Luís Novais, Diretor do Agrupamento de Escolas da Batalha
👉 Ana Pina, Diretora da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em Almada
👉 Maria Celeste Sousa, Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em Tomar
👉 Agripina Carriço Vieira, Diretora do Centro de Formação "Os Templários" com intervenção nos concelhos de Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar.
O #UbuntuTalks de hoje conta com os contributos do grupo de trabalho "Empatia e Educação". 🎓
A partir do tema "Estudantes e Empatia", uma conversa entre:
👉 Mariana Barbosa, doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, leciona na UCP. Tem dedicado as suas atividades de docência, investigação e intervenção à área da Psicologia da Paz e Direitos Humanos.
👉 Luísa Ribeiro, Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Coordena atualmente o Projeto CApS - Católica Aprendizagem Serviço: Inovação e responsabilidade Social.
👉Helena Pina Vaz, diretora pedagógica do CLIB. Envolve-se em ações de voluntariado e em projetos humanitários nacionais e internacionais.
👉 Ana Beatriz Pinto, Estudante do 11.º ano, no AE À Beira Douro. Participante da Semana Ubuntu.
Por iniciativa do grupo de trabalho "RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO", a conversa será provocada a partir do tema: "Docentes, não docentes
e resiliência" .
Os convidados serão:
- Jorge Pereira, Professor de Geografia do ensino básico e secundário, em Odivelas, e educador Ubuntu;
- Cláudia Zelenovic, Assistente Social no Gabinete de Apoio Social ao Aluno e à Família da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto;
- Daniel Santos, Assistente Operacional no Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro.
- Maria Leonor Esteves Moreira, Professora do 3º ciclo e secundário, a exercer funções no Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, em Odivelas
A conversa dinamizada pelo grupo de trabalho "RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO", conta com as reflexões de:
- Susana Caires, Professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho, psicóloga da Educação, Investigadora na área da humanização pediátrica e membro do Conselho Científico da ALU.
- Luísa Tavares Moreira, doutorada em Ciências da Educação, monitoriza o Projeto Fénix e é Presidente da Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim.
- Margarida Gaspar de Matos, psicóloga clinica e da saúde, professora catedrática da Universidade de Lisboa e coordenadora do G2- “Supportive Environments” do ISAMB.
- Inês Freire de Andrade, co-fundadora e Presidente da No Bully Portugal, que capacita pais, professores, assistentes e alunos a prevenir e parar o bullying.
"Desconfinar a Empatia: uma revolução na Educação"
Com os contributos do Movimento "Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: o contributo Ubuntu
"Ubuntu Talks — o dia seguinte" com Felipe Munoz
Ubuntu Talks - O dia seguinte" com Ruy Santos
Luísa Schmidt, socióloga no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do European Environment Advisory Council.
Ubuntu Talks — o dia seguinte" com Marcus Barão
A partir do Brasil, Valéria Freixêdas, com uma reflexão sobre a facilitação de processos colaborativos para pensarmos a atualidade, com múltiplas perspetivas, criatividadade e ludicidade, reinventando o nosso olhar para encontrar não a saída da crise, mas as suas várias portas de chegada.
Valéria Freixêdas é Engenheira Florestal, mestre em Ecologia Aplicada, especialização em Psicodrama, formação como facilitadora de processos colaborativos.
Carlos Liz, 66 anos, já avô com quatro netos. É consultor de empresas e coordena o Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas. Nesta conversa, Carlos Liz, parte do debruça-se sobre o tema "A Evidência Científica da Ética do Cuidado". Esta reflexão é feita a partir do livro "Compassionomics", de Stefhen Trzeciak e Anthony Mazzarelli, uma revisão de estudos objetivos sobre o impacto da compaixão na terapêutica.
Com os contributos do Movimento "Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: o contributo Ubuntu", o tema da conversa é "Aprender com o erro, com a fragilidade e com adversidade".
José Luís Gonçalves (mod.)
Madalena Silva
Ricardo Vidal
Joana Alexandre
John Gilmour is the founder of the LEAP Science and Maths Schools and co-founder of Bridge and the South African Extraordinary Schools Coalition.
John Gilmour is addressing inequalities in the education system in South Africa by providing better education opportunities to learners from less advantaged communities while bridging the social divide with their counterparts in more privileged schools. While doing so, he is reforming the education system itself by equating high performance in science and maths with the development of the learners’ social-emotional intelligence.
A partir do Brasil, Valéria Freixêdas, com uma reflexão sobre a facilitação de processos colaborativos para pensarmos a atualidade, com múltiplas perspetivas, criatividadade e ludicidade, reinventando o nosso olhar para encontrar não a saída da crise, mas as suas várias portas de chegada. Valéria Freixêdas é Engenheira Florestal, mestre em Ecologia Aplicada, especialização em Psicodrama, formação como facilitadora de processos colaborativos.
👇ESP👇
Desde Brasil, a Valéria Freixêdas, con una reflexión sobre la facilitación de procesos colaborativos para pensar hoy, con múltiples perspectivas, creatividad y el lúdico, reinventando nuestra mirada para encontrar no la salida de la crisis, sino sus diversos puertos de llegada. Valéria Freixêdas es Ingeniera Forestal, maestra en Ecología Aplicada, especialización en Psicodrama, capacitación como facilitadora de procesos colaborativos.