Olá ouvintes!
Neste episódio continuamos com a incrível saga dos robôs criada por Isaac Asimov. Em Os Robôs da Alvorada, nossa dupla investiga um roboticídio (isso mesmo, o "assassinato" de um robô), ao mesmo tempo que começam a perceber uma conspiração dos auroreanos em relação à Terra.
Robôs em Império, situado 200 anos mais tarde, aprofunda essa tensão entre os povos para criar um livro mais político, onde o futuro da humanidade está em jogo.
Vem com a gente e veja como termina essa eletrizante saga!
Olá ouvintes!
Neste episódio conversamos sobre o livro da catalã Irene Solà, Canto eu e a montanha dança! Um livro muito interessante, que traz vozes não antropocêntricas para a narrativa e é encantador. Publicado pela Mundaréu, com tradução de Luis Reyes Gil.
Além disso, corram lá no site da editora que até dia 31 de julho tem 30% de desconto utilizando o cupom trocoporlivros. Damien e Lia fizeram uma seleção no instagram para vocês curtirem e aproveitarem as compras.
Até a próxima, onde finalizaremos uma saga que vocês já devem ter ouvido por aqui 😉
Olá ouvintes!
Esse episódio marca o retorno da nossa querida Lia Hallais para junto de Damien para discutir os dois primeiros volumes de uma das melhores séries de ficção científica da literatura: os robôs de Asimov. Vem conhecer esses mistérios, as três leis da robótica e o que esperar desses livros incríveis.
Na primeira parte: As Cavernas de Aço e O Sol Desvelado, romances policiais centrados na improvável parceria entre um ser humano e um robô.
Agradecimento especial à editora Aleph por ceder o box com os quatro volumes para nossa leitura. Você o encontra disponível em: https://editoraaleph.com.br/products/box-serie-dos-robos?srsltid=AfmBOor3-bIVJGD4bmwl8w_c-9QfGmLcsbWta_4N_CQVJ5nKsucGQswX&variant=44838467010843
Olá pessoal!
Aqui vai uma dica de livro para aqueles que querem fugir do óbvio nesse dia das bruxas ou dia do Saci: Pra Te Comer Melhor, de Giovanna Rivero. O livro foi publicado pela Peabiru, com tradução de René Duarte. Por meio da estranheza de uma atmosfera insólita, temos aqui vários horrores latinoamericanos sendo explorados, como a violência, o colapso ambiental, até releituras de mitos famosos, como os zumbis, vampiros e fantasmas. Um banquete para os fãs do gênero e para quem curte uma boa literatura fantástica ou especulativa.
Até a próxima!
Olá pessoal!
Hoje conversamos sobre um livro que impactou muitos leitores, pela grande quantidade de sofrimento que um personagem é capaz de suportar: Uma Vida Pequena, de Hanya Yanagihara. Conversamos sobre violência, sobre trauma, sadismo e já avisamos: tem spoiler, tem gatilho, então pegue seu lencinho e vem com a gente!
Um livro desafiador, com um enredo simples, uma estrutura complexa e vários temas sociais, políticos e históricos a serem discutidos. Vem com a gente nessa dança com um livro que chacoalhou o clube de leitura Capivara. Episódio com Damien Jürgensen e Murilo Arruda.
Prontos para uma nova temporada?
Dessa vez trazemos para vocês um papo sobre A Fúria, livro de contos de Silvina Ocampo, lançado originalmente em 1959 e, por aqui, em 2019 pela Companhia das Letras. Silvina, que tem tido a obra redescoberta, nos encantou. Contém fofocas literárias também, sobre essa personalidade tão excêntrica e algumas elucubrações sobre a (falta de) apreciação das narrativas curtas por parte dos leitores brasileiros! Ah, e um participante especial nessa conversa ;)
Vem com a gente!
Olá ouvintes!
Como passaram de Carnaval e festividades de início de ano? Estão preparados para aquele período difícil entre a folia e o reveillon (ainda bem que tem festa junina no meio)?
Como o ano só começa depois do Carnaval, segue o primeiro episódio de 2024, com o romance Asas, de Mikhail Kuzmin, lançado pela editora Carambaia, com tradução de Francisco de Araujo.
Um romance leve, gostoso, belo e ótimo para esse pós-festa e para não perder as esperanças. Vem com a gente?
Hey ouvintes!
Por aqui, se dependesse de um de nossos apresentadores (adivinhem qual?) seria Halloween o ano inteiro. Maaaas... seria um halloween diferenciado, onde imperaria o horror latino-americano. E é justamente de uma obra dentro desse contexto que viemos falar hoje: Nossa Parte de Noite, esse romanção que funciona em ambas as esferas, seja como um um simples livro de terror ou como uma elaboração dos horrores da ditadura argentina.
Vem com a gente nessa e se prepara: estávamos super empolgados com um dos livros que, ao lado de outros desse ano, já viraram favoritos!
Se você já leu, deixa seu comentário pra gente saber - além de nos avaliar e recomendar o episódio para seu círculo de amigos e amigas!
Até a próxima!
Em tempo, uma observação: para os ouvintes no Spotify, esse é um episódio de vídeo (vem ver nossas carinhas!), mas se você estiver ouvindo em outras plataformas, sem problemas: terá o áudio sem prejuízo :D
Olá ouvintes!
Como vocês têm passado?
Ainda no espírito de comemorar os dois anos de podcast, voltamos ao início desse programa em um momento de ciclo completo: conversamos com Afonso Cruz, o badalado autor português, conhecido por aqui pelos seus livros publicados pela Dublinense, como "Vamos Comprar um Poeta" (nosso primeiro episódio!).
Nesse bate-papo, falamos de muitas coisas: Inteligência artificial, jazz, produção artística, cobranças, foi uma de-lí-cia!
E finalmente está aqui, após muitos percalços. Um episódio que estava "encantado" e que, esperamos, agora encante vocês.
Até a próxima!
Olá ouvintes!
Como tivemos nossa própria dose de drama familiar por esses dias, infelizmente atrasamos a segunda parte desse romance que nos encantou tanto. Porém... cá estamos!
Continuamos o especial de dois anos, na Chácara dos Meneses, e dessa vez fizemos algo diferente: colocamos nossas carinhas aqui papeando para vocês verem também, se quiserem.
Vem com a gente, vamos continuar chafurdando na sujeira dessa família, afundando até não sobrar mais nada para contar dessa história conturbada, mas narrada com excelência pelo Lúcio Cardoso.
Até a próxima!
Olá ouvintes!
E não é que nós ainda estamos por aqui? Como vocês estão?
Vem com a gente porque esse episódio tá cheio de fofoca sobre a vida alheia! @LiaHallais e @Damien foram dar um rolezinho pela chácara dos Meneses e nossa… os relatos são perturbadores! Primeira parte comentando esse romance sensacional e escandaloso de Lúcio Cardoso, lançado em 1959.
Em breve terminamos de contar essa saga para vocês, não percam!
Sabia que os detalhes, mesmo nos mais insignificantes, são o que nos fazem nos aproximar da veracidade de uma obra de arte ou fato?
Neste romance da palestina Adania Shibli, as duas partes da narrativa são unidas por um detalhe aparentemente insignificante para a maioria das pessoas. Mas para a protagonista da segunda parte, é algo que pode mudar o rumo de sua vida.
Lia (@liahallais) e Damien (@damienjurgensen) discutem o livro, enviado pela editora Todavia (@todavialivros) e que é o queridinho do editor Mário Frugiuele (@mariosfru). Ah, perdeu algo no caminho? Volta lá e ouve o episódio com ele!
Vem com a gente que o caminho é denso, árido e nada fácil - porém, como sempre, acrescenta (e muito) na nossa compreensão do mundo!
Não esquece de ouvir, compartilhar, avaliar com as estrelinhas aqui e em qualquer plataforma! Contamos com vocês aqui e no @trocoporlivros. Até a próxima!
Olá pessoal!
Maio é o mês do dia das mães e, nesse episódio, trago para vocês duas obras que tratam de forma bastante particular da maternidade. Em ambas as obras, que permitem um diálogo, temos mulheres lidando com o desejo de ser ou não mãe, a ponto de raptarem crianças. Acompanhamos ambas as narradoras nas obras: a que perde a criança e a que a abduz - uma viagem ao mais íntimo das personagens, em duas obras que são excelentes leituras para se pensar um punhado de assuntos. Vem comigo que falo um pouco mais sobre eles e espero que vocês gostem!
Agradecimento à @dublinense pelo envio do livro Casas Vazias.
Conta pra mim se você já leu e o que achou e não esquece de nos avaliar por aqui e nos seguir em nossas redes sociais: @trocoporlivros e @damienjurgensen (ambos no instagram).
Abraços e até a próxima!
Olá ouvintes!
Estreando o novo quadro, Troquinho, trago para vocês a indicação desse livro maravilhoso lançado em 2021 pela editora Mundaréu: O verão em que mamãe teve olhos verdes, da romena Tatiana Țîbuleac. Agradecimentos especiais à editora pelo envio do exemplar!
Mas afinal, o que é o Troquinho?
Troquinho foi criado pensando em trazer para vocês mais dicas de livros que lemos, para além das leituras coletivas, em poucos minutos e com periodicidade semanal. Afinal, além do que lemos juntos, muita coisa passa pelas nossas mãos e conseguimos ampliar o escopo de dicas para vocês.
Aproveitem e digam pra gente o que acharam!
Beijos!
Olá ouvintes!
Continuando nosso papo com o pessoal das editoras que fazem nossa alegria enquanto leitores, conversamos neste episódio com o Mário que é editor assistente da Todavia (@todavialivros) e doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).
A gente poderia dar muitos spoilers dessa conversa para vocês, mas não vamos estragar seu feriado. Então aproveita o descanso, pega o fone, puxa uma cobertinha (se o outono tiver chegado com tudo por aí), pega um chocolatinho e vem ouvir esse papo super aconchegante com a gente!
Ah e claro: agradecemos ao Mário e à Todavia por ter enviado o "filho favorito" do editor! Quer saber qual é? Já sabe: play no episódio!
Beijos!
Olá ouvintes! Como vocês estão fora dos stories?
Nosso convidado de hoje é o Nathan Matos, fundador da Substância e da Editora Moinhos. Mantém o portal LiteraturaBr sobre literatura há 18 anos e é Doutor em Literaturas Modernas e Contemporâneas pela UFMG.
Nesse papo incrível que tivemos com ele (de uma série em que conversaremos com editores), conhecemos um pouco mais sobre a Moinhos, sua paixão por livros, poesia e quadrinhos! Ele também nos contou sobre os desafios de uma pequena editora, como vê o novo cenário político e as perspectivas para o mercado editorial.
Ele também nos contou se tem algum "filho preferido" lançado por aí! Tudo isso e muito mais nessa conversa! Vem saber mais sobre esse cavaleiro que pegou os moinhos de vento e fez literatura! Vem com a gente!
Ah, aproveitem e sigam: @literaturabr e @editoramoinhos