Um estudo conduzido na região Centro de Portugal revelou a presença de uma prevalência de anticorpos do vírus JC superior a 90% na população observada. Este é o ponto de partida para uma conversa entre Ana Miguel Matos e João Marrazes, em mais um episódio do SPFCS Podcast.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
João Ribeiro esclarece os principais pormenores do projeto Top Farmácia Hospitalar, em conversa com Luísa Rocha, em mais um episódio do SPFCS Podcast.
O projeto TOP Farmácia Hospitalar avalia farmácias hospitalares em Portugal com base em consumo de medicamentos, atividades clínicas e segurança do doente. Resultados serão apresentados em novembro de 2025.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
O modo como o doente beneficia do trabalho desenvolvido pelo farmacêutico em áreas altamente especializadas como a farmacogenómica, a medicina e precisão em oncologia é um dos temas do episódio #162 do SPFCS Podcast. RuiMedeiros e João Fraga discutem, ainda, a relevância da obtenção da competência em oncologia por parte dos farmacêuticos.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
José Cabrita, da FFUL, aborda o contexto da farmacoepidemiologia em todas as áreas do ciclo de vida do medicamento, nomeadamente a avaliação da relação benefício/risco deste. Em conversa com Renato Silva, este especialista destaca a oportunidade, que a existência de enormes bases de dados representa, para o farmacêutico poder estudar o perfil de utilização do medicamento.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
Vamos #CumprirSPFCS
4ª TEMPORADA do SPFCS PODCAST.
A saúde exige, cada vez mais, uma visão holística e multidisciplinar.
Ricardo Teixeira Pinto responde a Ângela Aragão sobre qual a intervenção do farmacêutico hospitalar no processo de gestão do doente em hemorragia.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
Cláudia Barata, da ULS Coimbra, discutiu, com Isabel Vitória Figueiredo, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, o trabalho científico realizado no âmbito da Residência Farmacêutica, que mereceu a distinção de melhor trabalho original na EN2 – Odisseia do Conhecimento.Este estudo mediu a eficácia terapêutica de um fármaco no tratamento de doentes, permitindo uma maior celeridade da doença.As inscrições para este concurso de posters científicos estão abertas em EN2 - Odisseia do Conhecimento - SPFCS.
Agora que o VI Encontro Medicamentos Biológicos e de Terapias Avançadas, que se realiza no dia 24 de outubro, já tem as inscrições abertas, Armandina Fernandes e Cláudia Barata revelam alguns dos aspetos mais relevantes deste grande evento da SPFCS.
Informações e inscrições disponíveis em https://spfcs.pt/vi-encontro-dos-medicamentos-biologicos-e-de-terapias-avancadas/.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
Vamos #CumprirSPFCS
https://spfcs.pt/vi-encontro-dos-medicamentos-biologicos-e-de-terapias-avancadas/
Jorge Aperta apresenta, brevemente, a sétima edição doEncontro SPFCS, Vamos Falar. O VIII Encontro “Vamos Falar” realiza-se nos dias 25 e 26 de outubro de 2025, no Vimeiro, promovido pela Sociedade Portuguesa deFarmacêuticos dos Cuidados de Saúde. Este evento reúne profissionais de todo o país numa verdadeira odisseia farmacêutica, marcada por conferências inspiradoras, partilha de experiências e debates sobre os desafios dos cuidados de saúde. Uma oportunidade única para reforçar a intervenção transformadora do farmacêutico no sistema de saúde.
Mais detalhes e inscrições em https://spfcs.pt/viii-encontro-spfcs-vamos-falar/.Inscreva-se a vamos fazer #CumprirSPFCS.
Renato Silva apresenta as melhorias que foram introduzidas neste concurso de trabalhos científicos, numa conversa com Bruno Sousa.
Todas as informações e formulário de submissão disponíveis em https://spfcs.pt/spfcs/en2-odisseia-do-conhecimento/
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
José Miguel Pereira e Ana Sofia Antunes conversam sobre a importância dos testes de rastreio do HIV, principalmente porque 38% das infeções são transmitidas por pessoas que desconhecem ter a doença.
Goste e partilhe este episódio do SPFCS Podcast e não se esqueça de subscrever na sua aplicação favorita.#CumprirSPFCS
Este episódio do SPFCS Podcast aborda a intervenção dofarmacêutico comunitário no diagnóstico, monitorização e tratamento do indivíduo infetado com VIH.
Mónica Gomes explica a questão da medicamentação Prep em farmácia comunitária, uma conversa com Sandra Magro.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.#CumprirSPFCS
A proteção de dados sensíveis está na ordem do dia, principalmente quando os ciberataques já são demasiadamente comuns. Será possível garantir que os dados pessoais dos doentes não são partilhados ou acedidos por terceiros.
Paulo Rupino da Cunha explica a necessidade de aumentar-se a literacia em segurança por parte de todos os envolvidos, numa conversa com Luís Branco Barros, neste episódio do SPFCS Podcast.
Goste, partilhe e subcreva.
Vamos #CumprirSPFCS.
Nesta terceira e última parte da conversa sobre o estado doensino farmacêutico, entre Fernando Fernandez-Llimós e João Emílio Cardoso, discute-se o papel da sociedade civil e a relação com a Academia no processo formativo dos farmacêuticos.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
Atualmente, existem 19 fungos considerados mais problemáticos em todo o mundo. Raquel Sabino e Cristina Silva revelam os principais fungos e as suas potenciais implicações.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
Joana Rodrigues divide o cancro ginecológico nos três principais: endométrio, colo do útero e ovários. Quais as principais causas para estas tipologias de cancro?
Neste episódio do SPFCS Podcast, Luísa Rocha procura algumas respostas úteis para os profissionais farmacêuticos.
Subscreva e partilhe p SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
Na segunda parte da conversa entre Fernando Fernandez-Llimós e João Emílio Cardoso sobre o estado do ensino farmacêutico em Portugal, o tema é a Diretiva Comunitária de 2005, a qual visa efetuar a revisão do modelo do ensino farmacêutico no espaço europeu.
Goste, partilhe e subscreva o SPFCS Podcast.
#CumprirSPFCS
O consumo de antibióticos na pediatria é o tema do trabalho científico premiado pela EN2 Odisseia do Conhecimento, na categoria de trabalho previamente apresentado.
A vencedora, Ana Rita, conversa com Jesus Luque, da organização deste concurso de trabalhos científicos promovido pela SPFCS.
O próximo evento realiza-se em outubro, no Vimeiro. Esteja atento aos prazos na página EN2 - Odisseia do Conhecimento - SPFCS#CumprirSPFCS
A Rede Elofarma de farmácias e a SPFCS têm uma parceria ativa para formar farmacêuticos comunitários com competências na área da oncologia.
José Vieira Gavino e Aida Batista abordam este e outros assuntos no episódio #147 do SPFCS Podcast.
Goste, partilhe e subscreva.
#CumprirSPFCS
Neste episódio do SPFCS Podcast, João Emílio Cardoso e Nuno Ferreira abordam o tema do curso PRESFAR.
O regime jurídico da residência farmacêutica foi definido tendo em vista a obtenção do título de especialista na correspondente área de exercício profissional: análises clínicas, farmácia hospitalar e genética humana.
O ingresso na residência farmacêutica é feito através da realização de uma prova, de âmbito nacional, que consiste numa avaliação de conhecimentos técnico-científicos. Sendo missão da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) responder a desafios colocados pela profissão, e integrando a SPFCS farmacêuticos das três áreas de especialidade, disponibilizamos a ferramenta PRESFAR – Preparar a Residência Farmacêutica.
Este recurso formativo, em processo de melhoria contínua, visa constituir um apoio aos candidatos à prova, com um banco de perguntas construído a partir dos exames FIR (Espanha) e INTERNAT (França), para além de algumas questões formuladas por uma equipa de membros qualificados da SPFCS. A resolução das questões é acompanhada por um pequeno comentário, elaborado a partir da consulta da bibliografia recomendada para estudo e de referências complementares.
A ferramenta PRESFAR disponibiliza vários módulos temáticos, e, no final, permite aos participantes aceder a simulação de prova com 100 perguntas.
Partilhar conhecimento é saber, aprender e crescer. A SPFCS tem como objetivo contribuir para a excelência na formação dos internos de residência farmacêutica. Excelência que será sinónimo de melhores cuidados de saúde.
Informações e Inscrições em PRESFAR - Preparar a Residência Farmacêutica - SPFCS
De que forma a equipa multidisciplinar de saúde pode atuar em situações de hemorragia massiva, no doente adulto, em termos de abordagem pré-hospitalar.
No episódio #145 do SPFCS Podcast, Francisco Valente e Beatriz Teixeira procuram responder a esta questão.
Goste, partilhe e subscreva.
Vamos #CumprirSPFCS.