Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
Health & Fitness
Technology
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
Loading...
0:00 / 0:00
Podjoint Logo
US
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts115/v4/2e/3c/60/2e3c6034-8b86-fc11-5476-edc997246984/mza_2432991565631826269.jpg/600x600bb.jpg
Simples Vinho
Fabiana Knolseisen
170 episodes
1 day ago
O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.
Show more...
Education
Places & Travel,
Society & Culture,
Leisure,
Hobbies
RSS
All content for Simples Vinho is the property of Fabiana Knolseisen and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.
Show more...
Education
Places & Travel,
Society & Culture,
Leisure,
Hobbies
Episodes (20/170)
Simples Vinho
SV#169 – Encontro Mistral 2025
Dicas com Otavio Lilla para Aproveitar ao Máximo o Encontro Mistral 2025
Se você é apaixonado por vinho, com certeza já ouviu falar do Encontro Mistral — um dos eventos mais importantes do universo do vinho no Brasil. E para quem quer curtir ao máximo o Encontro Mistral 2025, o novo episódio do Podcast Simples Vinho traz uma conversa valiosa com Otavio Lilla, diretor da importadora Mistral.
O que é o Encontro Mistral?
Organizado pela Mistral Importadora, o Encontro Mistral reúne produtores consagrados de diversas regiões do mundo para uma experiência única de degustação. O evento é aguardado com grande expectativa por enófilos de todo o país, que esse ano bateram recorde na velocidade de compra, esgotando os ingressos em poucas horas.
Falando assim pode até parecer que se trata de mais um daqueles “evento roubada”: entupido de gente e vinho quente em taças de vidro. Não se engane. O Encontro, já tradicionalíssimo, acontece há mais de 20 anos impecavelmente – fato mais que atestado pela velocidade com que os ingressos disponibilizados se esgotaram. De novo. Mais rapidamente a cada nova edição.
Assim como nas edições anteriores, apenas 200 ingressos são vendidos por noite. O Encontro em São Paulo acontece no Hyatt – sempre! O serviço é feito nas famosas taças austríacas Riedel e a temperatura dos vinhos, perfeita.
Como será o Encontro Mistral 2025
Na edição deste ano serão 78 produtores de 13 paíes com mais de 450 rótulos do portfólio Mistral. Há produtores, como o português Luis Pato, que participaram em todas as edições. Há produtores “nossos velhos amigos”, como Alejandro Vigil, apresentando seus novos projetos (agora também na Espanha, além da Argentina).
San Leonardo, melhor produtor italiano do ano segundo a Gambero Rosso, também estará presente apresentando seus vinhos, juntamente com o irrevente Miguel Angel Cerdá – com seus personalíssimos vinhos da ilha de Maiorca.
A oferta enche os olhos de qualquer enófilo, com nomes imponentes e clássicos como Maison Druhain, Lopes Heredia ou Symington. E também nomes mais jovens e vanguardistas, como Joanna Foster (Stella Crinita) e Gabriel Pisano (Viña Progresso).
Todos os produtores presentes e detalhes do evento podem ser consultados diretamente na página oficial do Encontro Mistral.

Destaques do episódio com Otavio Lilla
Durante o bate-papo, Otavio compartilhou dicas preciosas, de insider, para quem quer aproveitar o evento com inteligência e prazer. Alguns destaques:


Um resumo dos produtores preferidos de um profundo conhecedor do portfólio.


Uma breve história sobre o Encontro e sua filosofia, que explica seu sucesso e longevidade.


Fofocas de bastidores – ok, foram poucas e discretas, mas amamos essas histórias mesmo assim!


Vertical de Premier Cru – sim! Teremos variedade de safras para poder conferir a evolução do vinho numa degustação vertical – uma novidade (mais uma) num encontro de vinhos.


Mais dicas para aproveitar o Encontro Mistral
Para uma visão mais resumida sobre produtores destacados que estarão presentes no Encontro como dicas de vinhos para incluir na sua “rota” confira meu vídeo de 3 minutos aqui.
Show more...
3 months ago
42 minutes 55 seconds

Simples Vinho
SV#168: Vinhos da Georgia – uma velha novidade
Os mais antigos artefatos para produção de vinho foram encontrados aqui. A própria palavra “vinho” – ghvino, em georgiano (ღვინო) – pode ter se originado aqui  Um país que tem uma palavra específica para designar a collheita de uvas e um nome específico (marani) para vinícolas que utilizam os famosos qvevris. Lar de mais de 500 variedades de uvas e onde o próprio alfabeto parece ser inspirado em videiras…
A Georgia – que vem produzindo vinhos há 8mil anos – está na moda! Bóra conhecer mais sobre essa velha novidade neste episódio,
Fontes consultadas
Site oficial Vinhos da Georgia >>
Master class WSG sobre vinhos da Georgia >>
Entrevistado Andre Baader (locoporvino) – wine hunter na Georgia >>
Editorial Wine-searcher.sobre Imereti >>
Georgian Wines (konstantin Braun) >>
Vinhos georgianos disponíveis no Brasil
Portfólio Wine7

Vinhos “caçados” pelos wine hunters @locoporvino, entrevistado no episódio e atualmente vivendo na Georgia.
Pheasant’s Tears
Produtor recomendado na masterclass do WSG. Chega ao Brasil pela Europa Importadora. A seguir a apresentação do produtor para o mercado brasileiro.

 
Primitif
Vinho produzido na Georgia pelo francês Sébastien David e provado por mim na Feira Naturebas 2024. Um estilo laranja orgânico, natural e biodinâmico de aroma limpo e corpo médio.
Vinho Primitf >>
 
 
Show more...
1 year ago
49 minutes 34 seconds

Simples Vinho
SV#167: Dopff au Moulin – 450 anos
Um produtor na Alsácia que em 2024 celebra 450 anos de tradição. Aos pés do Grand Cru Schoenenbourg na charmosa cidade de Riquewihr estão os Dopff – da Dopff au Moulin. Conheça seus vinhos e as marcas que a família deixou na história do vinho alsaciano.
Vinhos provados e comentados neste epísódio
Show more...
1 year ago
23 minutes 23 seconds

Simples Vinho
SV#166: Sicilia: entre vinhos e vulcões
Cercada pelo mar mediterrâneo, tradições e história por todos os lados – a Sicília é a também uma das mais excitantes novidades do mundo dos vinhos.
Dona da maior área de vinhedos da Itália e 4a maior região produtora do país, seus vinhos – que por muitos anos foram usados para “vitaminar” tintos das regiões mais frias da península – agora desfrutam nerecido sucesso. Resultado do trabalho cuidadoso de produtores dispostos a mostrar o melhor que esse paraíso tem a oferecer.
Além dos 300 dias de sol anuais e das brisas marítimas que auxiliam no equilíbrio acidez x açúcar das uvas e facilitam práticas orgânicas, as grandes estrelas da região são as uvas autóctones e o majestoso vulcão Etna, que se erque a 1.500m de altitude e oferece um terroir intrigante e único.
Bóra fazer um passeio pela Sicília e planejar nosso próximo roteiro!
Alguns vinhos da Sicília que comento neste episódio:
Show more...
1 year ago
32 minutes 36 seconds

Simples Vinho
SV#165: Papo com Ale Vigil – Adrianna

O vinhedo Adrianna pode ser considerado a “cerejinha do bolo” dentre os vinhedos da Bodega Catena Zapata. Em seu livro Ouro nos Vinhedos, Laura Catena o chama “o Grand Cru da América do Sul”.
Pude conhecer em mais detalhes esses vinhedos, especialmente seus Chardonnays – Wite Bones e White Stones – e ter uma idéia de todo o esforço e trabalho envolidos em seu desenvolvimento num delicioso bate-papo com Alejandro Vigil, que compartilho aqui.
É 90% transpiração, já disse Albert Eistein.
Imagens dos solos de algumas das calicatas estudadas no vinhedo Adrianna

Conforme prometido no episódio, aqui podem ser observados os solos que Ale comentou. #1 é Stones e #7 é Bones.
Confira esses resumos!

Ouça também

* SV#81: Ouro nos vinhedos – o Grand Cru da América do Sul e outras histórias
* SV#160: Sob o vêlo de flor
* SV#86: Loucos por Catena e Vigil

Show more...
1 year ago
34 minutes 9 seconds

Simples Vinho
SV#164: Prowein 2024
Prowein, em Dusseldorf na Alemanha, é “só” a maior feira de vinhos do mundo. Conhecer a feira era um sonho antigo meu e. em 2024, realizei! Bóra então dar uma espiadinha na feira e conferir: novidades, curiosidades e tendências do mercado.
Tintim!


 










Ver essa foto no Instagram






















 
Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)



Também temos edição da Prowein no Brasil!
Se a Prowein na Alemanha é um sonho muito distante para você, que tal conhecer a “versão brasileira” da feira? Conforme eu comentei no episódio, a Prowein tem algumas “subsidiárias” pelo mundo e uma delas é justamente aqui no Brasil.
A feira vem crescendo a cada ano e 2024 promete! Em 2023 foram mais de 10,5 mil visitantes qualificados que tiveram a oportunidade de provar mais de 1.300 marcas de vinhos e destilados de 26 países. Já andei fuçando nos expositores de 2024 e vi que até da Inglaterra teremos vinho! Estou ansiosa. Vai ter muito assunto pra podcast!
A Prowine 2024 acontece de 01 a 03 de Outubro das 12:00 às 19:00 no Expo Center Norte e as inscrições, exclusivas para profissionais do setor, já estão abertas. Acesse o site oficial para mais informações.
Confira também a série de episódios sobre a Alemanha

SV#137: Vinhos Da Alemanha (Parte 1)
SV#138: Vinhos Da Alemanha – Parte 2: Regiões
SV#139: Vinhos Da Alemanha Parte 3 – Mosel
SV#140: Vinhos Da Alemanha Parte 4 – Classificação

Show more...
1 year ago
31 minutes 59 seconds

Simples Vinho
SV#163: Oda al Vino – enoturismo na tríplice fronteira
Nos dias 06 e 07 de setembro de 2024 acontece a 8a edição do Oda al Vino – maior evento de vinhos da região trinacional e que eu visitei em 2023. Neste episódio eu e minhas convidadas falamos sobre o evento – como foi em 2023 e a expectativa para 2024 – para que quem se anime a ir tenha tempo para se organizar.
Além do evento Oda al Vino também falamos sobre oções de passeios na região, compras – de vinhos na Argentina e bugigangas no Paraguai – hodpedagem e uma super dica para cruzar a fronteira sem gastar horas na fila comum.
5 Razões para ir ao Oda ao Vino

Movie Cars – um lugar para soltar a nostalgia
Como eu conto no episódio, um dos lugares em Foz do Iguaçú que mais me encantou foi o Movie Cars. É uma espécie de museu com réplicas de carros famosos. Uma atração imperdível para baixinhos e grandinhos – especialmente aqueles que foram criança nos anos 80.
Passeia-se entre a famosa brasília amarela dos Mamonas Assassinas, o de Loren de De Volta Para o Futuro ou o carro do Dick Vigarista. Até a moto do Daryl, do The Walking Dead está por lá. Parece bobo, mas a gente sai de lá sorrindo.
Documentei minha visita nesse DESTAQUE no Instagram (o link só funciona em telefones).
Os restaurantes que visitamos na trip












Ver essa foto no Instagram























Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)



A super cobertura da Vivi
Como eu comentei no episódio, Vivi fez um lindo trabalho documentando os pontos turísticos e restaurantes que visitamos. Não deixe de ouvir também as dicas extra da Marihá, ex-moradora da região.
Como funciona o Dólar MEP












Ver essa foto no Instagram























Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)



Convidadas:

* Sabrina Trezze: sommelière e diretora na ABS-RJ
* Gisela Viana: proprietária da Oda Vinoteca e Show more...
1 year ago
33 minutes 7 seconds

Simples Vinho
SV#162: A Criolla tá na moda
Uvas criollas. Tá todo mundo falando delas e a gente não poderia ficar de fora. No episódio de hoje vamos conferir quem são as uvas criollas e alguns produtores que decidiram explorar esse patrimônio argentino.
E como por aqui gostamos de quebrar paradígmas, que tal uma “criolla” sulafricana? Eles certamente não chamam de criolla por lá, mas a ideia é a mesma: uma jóia local garimpada com esmero.
Participações especiais:

* Hector Durigutti, da Durigutti Family Winemakers,
* Norberto Paes – Paso a Paso Wines e
* Oriana Zamora – Catena Zapata.

Produtores e vinhos comentados neste episódio
Durigutti Winemakers
Hector Durigutti comentou sobre o início de seus trabalhos com as uvas criollas e seus rótulos:

* Criolla Parral, Criolla Gobelet: um 100% Criolla Chica (conhecida como País, no Chile) produzido com do parral encontrado no vinhedo comprado em Las Compuertas. O vinhedo precisou ser trasladado e, na mudança, optou-se por organizá-lo em gobelet. Um vinho tinto leve, refrescante e frutado. A safra 2022 recebeu 90 pontos Descorchados.
* Cara Sucia Cereza: da uva Cereza, e não da fruta cereja. Vai até mudar de nome para evitar confusão. Pessoal classifica como rosé mas eu considero um tinto leve, meio clarete (que está ultra na moda!). Confere mais abaixo no post o que escrevi desse vinho quando conheci.

Os vinhos chegam ao Brasil importados pela Domínio Cassis e em Sampa podem ser encontrados na Boutique do Vinho Artesanal. Conheça mais/
Paso a Paso Wines
Norberto Paes nos conta sobre seu trabalho em As Criollas de Don Graciano.- field blend de 4 uvas que originam 4 vinhos diferenciados apenas pela técnica de vinificação

* Blend Branco Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande – 25% Moscatel Rosado – 12% Torrontes, 13% Pedro Gimenez. As uvas são enviadas para uma prensa pneumática onde farão uma maceração com a adição de gelo seco para extrair aromas primários e precursores aromáticos.
* Blend Rosé Criollas de Don Graciano: Co-fermentação das 5 variedades, Criolla Grande sem peles, Bonarda com cachos inteiros e submersos, moscatel, torrontés e pedro gimenez com peles.
* Clarete Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande, 25% Mosctel Rosado e os 25% restantes, uma mistura de Torrontés e Pedro Gimenez. A coloração vermelha é dada porque há 15% de Criolla Grande elaborada como tinta e depois cortado com o resto do vinho.
* Orange Field Blend: esgotou no Brasil. A safra 2022 é Torrontes 30%, Pedro Gimenez 30% e
Moscatel Rosado 40%. 180 dias de maceração.

Os vinhos chegam ao Brasil através da Família Kogan Wines. Saiba mais.
Matías Morcos
O jovem Matías Morcos contou que busca fazer vinhos para conquistar seus amigos não bebedores. Aos 24 anos foi eleito Enólogo Revelação do Ano pelo Guia Descorchados 2020. Seu trabalho resgata e prestigia as uvas Moscatel, Criolla e Bonarda. Os vinhos chegam ao Brasil através da La Vinheria.
Conheça mais.
Bodegas Níven
Além dos vinhos com Criollas,
Show more...
1 year ago
40 minutes 15 seconds

Simples Vinho
SV#161: Jerez – Sherry – Xérès
Finalmente cumprindo essa pendência antiga: episódio sobre Jerez!
Jerez é um mundo dentro do mundo do vinho. É um vinho branco com cores variando do amarelo pálido quase transparente ao café profundo e untuoso. É o vinho mais seco que você vai provar na vida e, possivelmente, também os mais doce – e tudo o que pode ser compreendido entre esses dois extremos.
Um vinho cheio de altos e baixos. Já foi responsável por mais de 40% do vinho consumido na Inglaterra por meados do século 19, teve a reputação comprometida pelas falsificações, ficou anos conhecido como “vinho das vovozinhas” e está sendo “redescoberto” neste século.
E, como se já não fosse peculiar o suficiente devido ao seu método de produção, vem dessa região espanhola lindíssima que é a Andaluzia. Já vai anotando e aprendendo tudo porque é certeza que sua próxima viagem vai ser pra lá!
Ouça também: SV#160: Sob o vêlo de flor
Fontes consultadas:
A curiosa história do Fino e do vêlo de flor >>
A flor realmente era defeito >>
Masterclass ABS-SP – Semana do Jerez 2023 >>
Jancis Robinson sobre os novos Jerezes sem fortificar >>
Sherry Academy >>
A arte de venenciar. Mais uma peculiaridade de Jerez

 
Show more...
1 year ago
39 minutes 18 seconds

Simples Vinho
SV#160: Sob o vêlo de flor
Precisamos falar de Jerez por aqui. Mas antes, precisamos falar sobre o vêlo de flor!
Essa peculiar técnica de vinificação – marca registrada de Jerez e do Jura – confere qualidades características aos vinhos e vem chamando cada vez mais atenção de consumidores antenados e produtores curiosos. Virou febre na Argentina e conquistou entre outros, Alejandro Vigil.
E se você já provou os vinho do Vigil, provavelmente já provou vinhos feitos sob o famoso véu de leveduras. Bóra aprender um pouco mais sobre esse véu então.
Vinhos argentinos para se apaixonar pelo vêlo de flor
Começando light

* El Enemigo Chardonnay: um branco gordinho e de repeito por si só. Vinhedos em altitude (mantém frescor) e solos calcáreos. Estagia por barricas usadas e, em parte delas, o vêlo de flor se desenvolve. Tem aromas cítricos e de frutas amarelas mesclados a amêndoas e otras cositas más. Complexo, longo e delicioso. R$ 220 na Mistral. Nota: todos os vinhos brancos de Alê Vigil atualmente tem contato com vêlo de flor!


* Angélica Zapata Chardonnay: considerado um dos melhores brancos da Argentina. As uvas são do famoso vinhedo Adrianna, o chamado Grand Cru da América Latina (ouça a história desse vinhedo aqui). Parte do vinho envelhece sob vêlo. Não sei quanto, mas ele confirma no episódio! (ouça também aqui). Também do portfólio Mistral por R$292,40.

Para se aprofundar nos aromas e saboras do vêlo de leveduras

* Los Abandonados Semillón (Paso a Paso): está esgotado no Brasil por enquanto, mas os outros vinhos do Norberto são importados pela Família Kogan Wines.
* Altar Uco Edad Média e Altar Uco Edad Antígua: vinhos autorais do projeto pessoal do Juampi Michelini.

 
Show more...
1 year ago
39 minutes 16 seconds

Simples Vinho
SV#159: Desconstruindo a Pinot Grigio/Gris
Um episódio pra quem acha que Pinot Grigio/Gris é uma uva branca de fazer vinhos brancos!
Você provavelmente já tomou um Pinot Grigio. E muito provavelmente era um vinho branco. É natural, portanto, que a maioria dos enófilos acredite que a uva Pinot Grigio seja uma variedade branca, e muito material didático sobre vinhos afirma tratar-se de uma variedade branca. Mas está aí a foto para te fazer refletir: será branca mesmo?
E aliás: Pinot Grigio é uma variedade? Jamie Goode diz que não.

Neste episódio a gente fala sobre:

* As origens da uva Pinot Grigio/Pinot Gris
* O Pinot Gris da Alsácia x Pinot Grigio do italiano
* Santa Margherita – o produtor que inventou o vinho Pinot Grigio branco
* Ramato – o vinho cobre da Itália
* Uvas rosadas, vin gris e gris de grises

Participação especial / agradecimento
Meu agradecimento a Norberto Paes, engenheiro agrônomo, enólogo e proprietário na Paso a Paso Wines. Neste episódio Norberto nos fala sobre as uvas rosadas (grises) e como, a partir dessas uvas, produz sua linha Criollas de Don Graciano – um vinho branco, um rosé, um clarete e um laranja ,
 
Participação especial também de Vini Santiago, sommelier do Grupo Vissimo.
Produtores recomendados/mencionados:
Pinot Grigio ( branco de respeito)

* Vie di Romans – Friuli >>
* Alois Lageder – Alto Adige >>

Pinot Gris (branco encorpado)

* Dopff – Alsácia >>
* Hugel – Alsácia >>

Ramato, Gris, laranja…

* Villard Pinot Grigio Ramato JCV 2022 (Chile) >>
* Maceration MMXX >>
* Valparaíso (Brasileiro) >>

Criollas de Don Graciano
Um field blend de 4 uvas originam 4 vinhos diferenciados apenas pela técnica de vinificação

* Blend Branco Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande – 25% Moscatel Rosado – 12% Torrontes, 13% Pedro Gimenez. As uvas são enviadas para uma prensa pneumática onde farão uma maceração com a adição de gelo seco para extrair aromas primários e precursores aromáticos.
* Blend Rosé Criollas de Don Graciano: Co-fermentação das 5 variedades, Criolla Grande sem peles, Bonarda com cachos inteiros e submersos, moscatel, torrontés e pedro gimenez com peles.
* Clarete Criollas de Don Graciano: 50% Criolla Grande, 25% Mosctel Rosado e os 25% restantes, uma mistura de Torrontés e Pedro Gimenez. A coloração vermelha é dada porque há 15% de Criolla Grande elaborada como tinta e depois cortado com o resto do vinho.
* Orange Field Blend: esgotou no Brasil. A safra 2022 é Torrontes 30%, Pedro Gimenez 30% e
Moscatel Rosado 40%. 180 dias de maceração.

Para saber mais

Show more...
2 years ago
38 minutes 10 seconds

Simples Vinho
SV#158: Austrália
Austrália! Sexto maior país do mundo e sua maior ilha. Única ilha que também é um continente, e o único continente que também é um país. Terra de cangurus, colas… e vinhos, sim senhor!
Numa área sob vinhas pouco menor que Bordeaux e Borgonha combinados, o 5o maior produtor do mundo oferece grande diversidade de vinhos, com destaque para a Shirraz e a Riesling.
Neste episódio: um pouco de história, fatos curiosos e principais regiões produtoras. Tintim!
Vinhos e regiões australianas destacadas neste episódio
Impossível comentar sobre todas as regiões produtoras de vinho na Austrália num único episódio, então precisei selecionar as mais expressivas. Confira aqui o que você vai ouvir dessa vez:
Western Austrália
Margaret River – destaque para os vinhos Vasse Felix
South Australia
Das áreas ao redor de Adelaide vem a produção mais popular do país: quase 50% de todo o vinho australiano é produzido aqui.

* Barossa, Barossa Valley e Eden Valley
* Adelaide Hills
* McLaren Vale (“5% do que a gente produz mas 95% do que a gente fala”)
* Coonawarra (Terra Rossa e Cabernet Sauvignon)

New South Wales

* Hunter Valley
* Riverina (Yellow Tail)

Victoria
Estado mais ao sul e próxima à Tasmânia. Destaques para Chardonnay e Pinot Noir.

* Mornington Peninsula
* Yarra Valley
* Heathcode
* Rutherglen (Moscatel fortificado)

Tasmânia
Ilha da ilha. Fria e com mais de 1/3 de sua área protegida como área de preservação. Pense em espumantes e Riesling.
Algumas importadoras de vinhos australianos para provar:

* Mistral (Vasse Felix, de Margaret River)
* Coala Wines (Coonawarra)
* KMM Vinhos (várias regiões)
* Aurora Fine Brands (Penfold, de Barossa)

Fontes consultadas

* Priscilla Hennekam
* In a Sun Burnt Country, Bill Bryson – confira uma amostra aqui.
* Vinho para Leigos
* WSET3
* Masterclass sobre Austrália, by Aaron Ridgway – Diretor Regional para as Américas da Wine Australia.
* Wineaustralia.com
* Mapas com as GIs (Geographic Indications) australianas

Priscilla Hennekam é sommeliére e brasileira. Vinenna Austrália há 6 anos onde trabalha com enoturismo e aducadora de vinhos.
Show more...
2 years ago
52 minutes 46 seconds

Simples Vinho
SV#157: Vida de Importador

Vinho importado é caro? É. Poderia ser mais barato? Depende (sorry: ainda não é desta vez que você vai ouvir uma resposta “lacradora” aqui no Simples Vinho).
Importação não é um processo simples e o Brasil impõe desafios adicionais. Qual o valor justo a pagar por um vinho importado? Esse é o tema deste episódio.
Entrevistado:  Adão Morellatto, da International Consulting
Participação especial: Rodrigo Soares, produtor de vinhos e proprietário do projeto 1000 Curvas em Baião, Portugal.
Como adiquirir os vinhos 1000 Curvas (em breve)
Show more...
2 years ago
33 minutes 21 seconds

Simples Vinho
SV#156: Café! Tudo que você precisa saber
Uma viagem pelo universo do café: tipos, métodos de preparo e a receita pra fazer o melhor café do mundo em casa!

Café provoca tantas paixóes que em 1745 já teve lei que permitia às mulheres se divorciarem de maridos que não colocassem café em casa. Deixe de lado a taça de vinho e pegue sua taza de café quentinho antes que a tremedeira se instale e venha aprender um pouco mais sobre essa bebida queridinha dos brasileiros com a barista Verusa Domethildes, minha convidada de hoje.
Juntos percorreremos a história dessa bebida tão presente em nossas vidas e, ao mesmo tempo, tão pouco entendida. Tintim!
Show more...
2 years ago
50 minutes 5 seconds

Simples Vinho
SV#155: Brancos da Bairrada – com Luis Pato
Berço do espumante portugês (a pequena região é responsável por quase metade da produção do país) e famosa pela potente uva Baga, Luis Pato nos conta porque os vinhos brancos são o tesouro desconhecido (ainda?) da Bairrada.
Show more...
2 years ago
48 minutes 27 seconds

Simples Vinho
SV#154: Tasting 2023 – Área Premium




Quem acompanhou o SV#153 já sabe: de 23 a 25 de junho acontece o Tasting 2023 em São Paulo, e a melhor forma de aproveitar ao máximo os cerca de 600 rótulos oferecidos para degustação é se preparar! Vini Santiago me acompanha novamente no episódio de hoje para contar tudo sobre a ÁREA PREMIUM do evento.



Aqui, além dos quase 150 rótulos dos mais de 25 produtores renomados que estarão disponíveis no salão principal, os participantes terão acesso a cerca de 60 rótulos exclusivos, de valores acima de R$600 e diversas masterclasses ministradas pelos próprios produtores.



Para ajudar a escolher a melhor estratégia de degustação, propomos alguns mini roteiros comparando vinhos da mesma variedade em diferentes terroirs. Aqui uma cola para facilitar a localização no áudio:



0:04:42 – Masterclasses



0:07:40 – Zuccardi: Fóssil e Piedra Infinita



0:10:25 – Tour Chardonnay: América do Sul, Chablis, Côte de Beaune e Sicilia (e um Puglia imperdível disponível na área comum do tasting).



0:21:45 – Cabernet Franc



0:24:59 – Carmenere



0:27:14 – Pinot Noir: Aconcágua Costa, Vosne Romane, Chassagne Montrachet, Fixan, Sonoma Coast.



0:32:14 – Mabec



0:33:46 – Syrah: Aconcágua Costa x Cornas



0:36:20 – Cabernet Sauvignon e blends bordaleses: América do Sul, Supertoscanos



0:44:01 – Espanha: Cabernet Sauvignon e Tempranillo



0:48:09 – Espanha: Priorat (ouça também SV#130: Priorat)



0:50:10 – Itália – Sangiovese: Brunellos e Chiantis



0:57:35 – Itália – Nebbiolo: Barbaresco x Barolos (ouça também SV#99 – Barolo x Barbaresco)



0:58:42 – Itália: Amarones x Corvina IGT



1:01:32 – Portugal



1:04:52 – Espumantes: Champagne, Corpinat e Cru de Prosecco (ouça também SV#131: Champagne)



1:08:35 – Áustria: TBA (ouça também SV#23: Doces e Divinos)







Vinícus Santiago é certificado DipWSET, educador de vinhos na Enocultura, na ABS-RS e,entre outros predicados, sommelier do grupo Vissimo.



Para mais informações acesse: tasting2023.com
Show more...
2 years ago
1 hour 11 minutes 17 seconds

Simples Vinho
SV#153: Tasting 2023 – Grand Cru e Evino




De 23 a 25 de junho acontece o Tasting 2023 em São Paulo. E qual a melhor forma de explorar os mais de 200 rótulos e mais de 25 produtores renomados que estarão presentes? Com dicas de um insider!



Meu convidado, Vinícius Santiago, vai nos contar sobre os produtores e rótulos oferecidos a degustação, sobre as aulas flight que vão rolar a cada 30 minutos durante os 3 dias de evento, masterclasses apresentadas pelos próprios produtores, os vinhos “imperdíveis do Vini” e dicas para escolhermos a melhor estratégia para extrair o máximo da experiência – spoiler: precisa cuspir (eventualmente).



Vinícus Santiago é certificado DipWSET, educador de vinhos na Enocultura, na ABS-RS e,entre outros predicados, sommelier do grupo Vissimo.



Para mais informações acesse: tasting2023.com




Show more...
2 years ago
51 minutes 56 seconds

Simples Vinho
SV#152: Descorchados 2023 – Argentina

Guia Descorchados é o mais influente compilado de vinhos sulamericanos. Idealizado pelo chileno Patrício Tapia, o Guia em 2023 comemora seus 25 anos apresentando vinhos do Chile, Argentina, Brasil, Uruguai e, pela primeira vez, Peru e Bolívia.Neste episódio eu comento alguns destaques do Guia para a Argentina. Confira no episódio anterior o evento de lançamento do Guia em São Paulo (teve babado. De novo!) e os destaques de Brasil, Uruguai, Peru e Bolívia.
Show more...
2 years ago
56 minutes 46 seconds

Simples Vinho
SV#151: Descorchados 2023

Guia Descorchados é o mais influente compilado de vinhos sulamericanos. Idealizado pelo chileno Patrício Tapia, o Guia em 2023 comemora seus 25 anos apresentando vinhos do Chile, Argentina, Brasil, Uruguai e, pela primeira vez, Peru e Bolívia.Neste episódio eu conto sobre o evento de lançamento do Guia em São Paulo (teve babado. De novo!) e comento os destaques de Brasil, Uruguai, Peru e Bolívia.





Meus destaques do evento de lançamento do Guia Descorchados 2023



Como eu comento no podcast, o evento estava ótimo: muitos produtores queridinhos (e oportunidades de enotietagem) e também alguns novos, em busca de importador ou de dar visibilidade ao trabalho. Esse foi o caso da Vinícola Uvva – novíssimo empreendimento na Chapada Diamantina e que eu há tempos queria conhecer.



A lotação estava adequada, possibilitando transitar com tranquilidade entre os stands, inclusive os tradicionalmente mais concorridos como o do queridinho dos brasileiros Alejandro Vigil. Foi uma boa oportunidade para conhecer ou reprovar clássicos sulamericanos mas meus destaques são as novidades.





Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Fabiana Knolseisen (@simplesvinho)





Altar Uco Edad Media Blanco 2019 (Argentina)



Há tempos queria provar e que honra prová-lo diretamente com seu criador Juampi Michelini!Esse vinho é tipo a “pedra filosofal” do projeto Altar Uco. Uma cofermentação de Chardonnay, Chenin e Sauvignon Blanc em ovo de cimento e com vêlo de flor (que anda bem na moda aqui em casa). Complexo e refrescante (mas nem aparece no Guia. Patrício pelo jeito não curtiu).



Genitori Mío 2019 – Super Uco (Argentina)



Pois é, sou enotiete dessa turma que consegue essas expressões tão, tão, tão diferentes de uvas tradicionais. Desse aqui Patrício tb gostou. Deu 96 pontos. É um 90% CS/10% Malbec cofermentado + 12 meses em barricas velhas. Notas terrosas e de ervas muito diferentes e ótima acidez. De quebra conheci o Gabriel, único do clã que me faltava 🤩



Gran Enemigo Torrontés 2019 (Argentina)



Eu sei que todo mundo é fã do Cabernet Franc, mas vale super provar esse Torrontés! (e vindo de alguém que costuma fugir de Torrontés isso já diz muito haha). Não sei se é a altitude (1.600m), os solos calcáreos ou a mão do Vigil (muito provavelmente é um pouco de tudo isso junto), mas pode ir na fé: em lugar dos famigerados aromas de “perfume de vó”, notas de ervas e uma super acidez. Com um tiquinho de sorte, rola enotietagem aqui também! Vigil está circulando pela feira!



Cru d’Exception Albariño 2020 – Família Deicas (Uruguai)



Fiquei curiosa com esse Albariño na linha top da Família Deicas. Solo granítico, proximidade do mar e 15 meses de barricas com as lías. Frutado com super acidez e toque salino. Ganhou 95 pontos do Patrício. Outra curiosidade da Deicas que vale provar é o “Suelo Invertido” – eles reviraram o solo, trazendo a parte calcárea para cima e a parte fértil para baixo. A gente sente o calcáreo no vinho!



Lomas Coloradas 2021 e Los Pellines 2018 – A...
Show more...
2 years ago
1 hour 2 minutes 3 seconds

Simples Vinho
SV#150: Rota do Vinho na Alsácia

Estrasburgo: ponto de partida para nossa viagem pela Rota do Vinho da Alsácia


Já conhecemos a história da Alsácia e tivemos uma visão geral sobre seus vinhos. Bóra agora conhecer alguns vinhos e produtores especiais? Nesse episódio minha convidada Ana Carolina Carvalho, chefe de cave em Paris, nos conduz pela rota do vinho da Alsácia.



Tem dicas de turismo – pense em castelos, cidadezinhas muradas e restaurantes Michelin – e de vinhos, com os produtores preferidos da Ana. Corre aproveitar porque os preços ainda são uma barganha!



Tintim!



Sobre minha convidada







Ana Carolina Carvalho é figura recorrente por aqui, sempre com ótimas dicas sobre a França, onde mora e gerencia a cave Le Repaire de Bacchus, pertinho da Torre Eiffel, em Paris. Essa ex-advogada apaixonou-se pelo mundo dos vinhos em 2010 de forma amadora e nunca mais parou de se aprofundar no tema.



Certificada com o nível 3 do WSET e pelo Le Cordon Bleu, trocou de profissão, trocou de país e hoje compartilha seus conhecimentos no perfil @anaintowine, esporadicamente por aqui e recebe amantes do vinho de taça na mão na cave em Paris.
Show more...
2 years ago
53 minutes 16 seconds

Simples Vinho
O Simples Vinho é um espaço para aprender sobre vinhos sem complicação. Nos programas da Trilha do Sommelier eu ensino a teoria e técnica na produção de vinhos: estilos e regiões. Na Trilha do Enófilo eu comento as histórias, curiosidades e ícones do mundo dos vinhos, inclusive dicas de passeios. Na Trilha da Confraria provamos vinhos juntos e trocamos impressões.