Está na altura de parar para pensar na quantidade de lixo produzida todos os dias.
Quando entregamos o nosso lixo para recolha há um longo caminho para percorrer para ser tratado com elevados custos económicos.
- Não abandone o lixo. Deposite no respetivo contentor e faça a separação para reciclagem;
- Produza menos lixo;
- Evite os produtos com embalagens;
- Utilize sacos de pano;
- Guarde as sobras para a refeição seguinte;
Siga as orientações do investigador Hélder Spínola para combater o desperdício e desta forma também reduzir a poluição.
Para ser absorvida a lactose precisa de ser hidrolisada por uma enzima específica produzida no intestino.
A intolerância à lactose pode originar sintomas como a diarreia, flatulência e a dor intestinal.
Acompanhe as explicações da nutricionista Cristina Cunha
"Domingos passou perto de um riacho que cantava e com ele também a primavera e os sapos. Sem se aperceber o coaxar ficou mais próximo incomodando o alinhamento dos seus pensamentos. O sapo saltou e enfiou-se dentro de si."
Assim começa mais um "De pés para o mundo das palavras" da autoria da escritora madeirense Lúcia Marta Mendes.
"A vida nem sempre se deseja com as linhas mais bonitas. Alguns traços vincam-nos a história de uma forma tão carregada que fica difícil viver o presente sem lamentar o passado, sobretudo quando o passado tinha tudo o que sonhamos."
É desta forma que começa mais um "Recordar é Viver" dedicado a Zélia Marques que aos 16 anos aventurou-se a ir para Inglaterra juntamente com a madrinha. Com pouco tempo ainda no País acabou por conhecer aquele que viria a ser o futuro marido.
Aos 18 anos decidiram viver juntos. Após algumas dificuldades iniciais conseguiu engravidar mas a saúde do marido deu sinais que algo não estava bem. Foi diagnosticado atrofia muscular espinhal e nada voltou a ser como dantes e António nunca mais voltou a ser independente.
Neste episódio Rubina Barradas homenageia a avó Cecília.
"Quando dizem que foste uma "santa de uma mulher" referem-se à tua amabilidade, à tua doçura, ao teu sorriso sincero, à tua hospitalidade. A tua casa era um verdadeiro cantinho do céu lá no alto da Boa Nova com vistas deslumbrantes sobre a baixa da cidade. Ali era capaz de ser feliz uma vida inteira".
Cássia Eller é cantora e multi-instrumentista. É uma das maiores representantes do rock brasileiro dos anos 90. Teve uma trajetória musical composta apenas por 12 anos de carreira.
Cássia nasceu no Rio de Janeiro em 1962. Aos 14 anos passou a interessar-se por música. 4 anos mais tarde mudou-se para Brasília participando em vários espetáculos como corista.
O primeiro disco foi gravado nos anos 90 do século passado.
"Esse Jesus revolucionário apregoado pela comunicação social nunca existiu. Não é o Cristo das escrituras, não é o Jesus histórico nem o Senhor revelado aos apóstolos e presente na sua igreja. É preciso deixar bem claro, pois o discurso amoroso disfarçado de Evangelho é tão prejudicial à fé como o fundamentalismo radical.
Jesus é o rosto misericordioso do Pai que perdoa o ladrão, a adúltera, os pecadores de todos os tipos mas também é o Cristo que diz convertei-vos. Vai e não tornes a pecar."
O mote para o "Sementes de Fé" com assinatura de Marco Barradas.
No Século XV a Madeira foi ponto de interesse para experimentar novos processos, adaptações e técnicas de cultivo que seriam depois aplicadas nas outras ilhas atlânticas, no Brasil e mais tarde em terras Africanas.
Selecionaram as culturas que mais lhes pareciam mais adaptáveis às condições que a ilha oferecia.
Assim, para além das essenciais foram cultivadas as canas-de-açúcar.
A cana-de-açúcar pela primeira vez introduzida na Ilha da Madeira era proveniente da bacia do Mediterrâneo e da Ilha de Sicília. A produção foi uma mais valia na economia da ilha até meados do Século XVI. Em 1500 a Ilha era já a maior exportadora de açúcar do mundo.
O problema posterior foi a lenha. A manufatura consumia grandes quantidades para a cozedura do suco que era extraído da cana.
A história de vida de José Armindo Gonçalves é retratada através de 70 quadras escritas pelo próprio.
José Armindo é um dos mais antigos e assíduos ouvintes da Rádio Cantinho da Madeira.
"Pede-me. Não o que é segundo a tua inclinação e a tua comodidade mas o que é segundo a minha vontade. Se julgas acertadamente das coisas reconhecerás que deves preferir sempre a minha ordem ao teu gosto e fazer antes o que eu quero do que o que tu queres."
É desta forma que Marco Barradas inicia a reflexão desta semana em "Sementes de Fé", subordinado ao tema "Acolher com amor a vontade de Deus".
O pai de Carlos Alberto Costa nasceu em Sintra em 1909 mas foi apenas registado em 1912, o que era bem comum na altura.
Nasceu no seio de uma família pobre mas trabalhadora foi criado por uma avó e por uma tia pois os pais trabalhavam fora e vinham a casa apenas quando podiam.
Para não ir para a guerra alistou-se na legião francesa e foi para Marrocos durante algum tempo.
No fim dos anos 30 do século passado e já de regresso a Portugal começou a trabalhar na área da arte. No fim da década de 50 rumou à Madeira e acabou ficando pela Região Autónoma.
O restauro da igreja de São Martinho e o do Teatro Baltazar Dias foram 2 dos muitos trabalhos realizados.
Uma história de vida de homenagem do filho Carlos Alberto Costa ao Pai Afonso Costa.
Sérgio Borges nasceu a 18 de outubro de 1943 na cidade do Funchal.
A vida artística de Sérgio Borges deu os primeiros passos no Liceu Jaime Moniz cantando em festas académicas.
Em 1964 foi um dos fundadores e vocalista do Conjunto Académico João Paulo: um dos grupos que mais se destacaram em Portugal na década de 60 do século passado.
Na edição de 1966 Sérgio Borges ficou em segundo lugar no Festival RTP da Canção com "Eu nunca direi adeus".
Sérgio Borges faleceu no dia 17 de dezembro de 2011.
A 8 jornadas do fim da Liga Portuguesa de Futebol, o Sporting voltou a empatar e vê o Porto cada vez mais próximo. As duas equipas estão separadas por apenas 6 pontos.
O Nacional voltou a ser goleado, desta vez, frente ao Santa Clara por 5-1. Em jogo de aflitos o Marítimo venceu o Farense por 1-0.
Temas em destaque na edição desta semana da rubrica "Jogamos em Casa".
Se é proprietário de um prédio rústico e pretende transmiti-lo é necessário que tenha em atenção que essa transmissão poderá estar condicionada ao direito de preferência dos confinantes.
Haverá direito de preferência se algum dos terrenos (terreno objeto de venda ou o terreno confinante) for de área inferior à unidade de cultura.
A unidade de cultura é a superfície mínima de um terreno rústico e que este possa ser gerido de uma forma sustentável utilizando os meios e os recursos normais adequados à obtenção de um resultado satisfatório.
O Tio mais famoso da Madeira e arredores comenta a atualidade regional, nacional e internacional. A campanha de testagem massiva contra a Covid-19 é analisada ao pormenor, claro com bom humor. A campanha de vacinação com a Astrazeneca é outro dos aspetos focados.
O dia 13 de abril de 1975 ficou na história de vida de Rita e José. Foi o dia que assumiram o matrimónio na igreja de São Gonçalo.
Conheceram-se pela primeira vez em maio. Tinham 10 anos e estavam a acabar a quarta classe.
Ficou curioso sobre esta história de 46 anos de amor?
Acompanhe o relato na voz de Rubina Barradas na rubrica "Recordar é Viver".
"Quando lhe diziam à despedida até amanhã respondia sem hesitação: "amanhã não estou cá". Com a sua figura pequena, curvada, as suas vestes pretas e o lenço à cabeça tornava-se fácil distinguir a sua silhueta das outras. Subia devagar os degraus que a levavam à vida agitada.
Já de noite à luz da vela bordava e os olhos trabalhavam mais do que as suas mãos."
Acompanhe aqui mais um episódio "De pés para o mundo das palavras" com a escritora Lúcia Marta Mendes.
Neste episódio a psicóloga Marta Almeida aborda o impacto da comunicação social e das redes sociais na saúde mental dos jovens.
A comunicação social pode ser uma ferramenta importante para ajudar no desenvolvimento e crescimento. No entanto, pode afetar a saúde mental e emocional dos mais novos.
A geração atual está mais direcionada para o trabalho em rede com recurso às plataformas tecnológicas.
Nos últimos anos os sociólogos começaram a observar o efeito das plataformas sociais no bem estar mental e uma conclusão é que o uso exagerado está associado a um declínio na saúde mental.
"Prata da Casa" é um programa apresentado desde Londres por Rubina Barradas na Rádio Cantinho da Madeira.
"Cantinho do Fado" é um programa apresentado por Felisberto Serrão na Rádio Cantinho da Madeira