Olá, turma! No episódio de hoje iniciamos o estudo do seminário 1 de J. Lacan de forma descomplicada! Espero que seja útil a vocês!
Olá, turma! Sejam bem vindo(a)s a mais um episódio do nosso podcast, "Psicanálise Descomplicada". Neste episódio quis compartilhar alguns objetivos para 2025 e conto com a participação de vocês comentando aqui a sua opinião! Siga o Instagram @nucleo.estudos.psicodinamicos para estar sempre atento(a) às novidades! Um grande abraço! Prof. Gustavo Ribeiro.
Pequeno trecho da reunião do grupo de estudos em J. Lacan que trata da posição de Freud acerca da formação do analista. Se você deseja participar do grupo de estudos em J. Lacan, siga o Instagram @nucleo.estudos.psicodinamicos e envie um direct para mais informações. Prof. Gustavo Ribeiro.
Trecho da aula inaugural sobre a obra de J. Lacan, no qual faço uma breve contextualização dos escritos técnicos de Freud, tema do seminário 1. Se você deseja participar deste grupo de estudos, siga o Instagram @nucleo.estudos.psicodinamicos e envie um direct. Prof. Me. Gustavo Ribeiro.
Trecho da aula inaugural do Grupo de Estudos em Lacan, Seminário 1 - os escritos técnicos de Freud: "Abertura do Seminário". Se você deseja participar deste grupo de estudos siga o Instagram e envie direct para @nucleo.estudos.psicodinamicos. Prof. Me. Gustavo Ribeiro.
Olá turma, neste episódio eu comento os Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud, mais especificamente a seção "A meta sexual da sexualidade infantil". Acompanhe nossas leituras pelo Youtube ou Spotify: "Psicanálise Descomplicada". Siga também o instagram @nucleo.estudos.psicodinamicos para mais novidades!
Vocês sabem da importância de J. M. Charcot sobre o pensamento de S. Freud e o surgimento da psicanálise? Na leitura de hoje, abordo o primeiro texto do primeiro volume das obras completas de S. Freud, "Relatório sobre meus estudos em Paris e Berlim", no qual podemos observar claramente esta presença e influência marcantes! Este episódio é uma pequena homenagem aos meus alunos de Teorias Psicanalíticas, que me instigaram a reler este trecho da história do surgimento da Psicanálise. Muito obrigado!
Olá, pessoal. Neste episódio eu comento o texto "A constituição histórica da doença mental", de Michel Foucault, incluído no seu livro "Doença Mental e Psicologia". Neste texto, Foucault faz um interessante percurso histórico de como se construiu historicamente a noção de "doença mental" tal qual a concebemos hoje. Uma importante crítica no campo da psicopatologia. Espero que gostem, abraços!
Olá turma, neste episódio eu comento os Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud, mais especificamente a seção "As manifestações da sexualidade infantil".
Neste episódio, eu comento o texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905), no 1º ensaio "Aberrações sexuais", na seção "O período de latência e suas interrupções" da forma mais descomplicada e esclarecedora possível, sem perder o rigor conceitual! Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Professor Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio, eu comento o texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905), no 1º ensaio "Aberrações sexuais", na seção "Indicação do infantilismo da sexualidade" da forma mais descomplicada e esclarecedora possível, sem perder o rigor conceitual! Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Professor Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio, eu comento o texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905), no 1º ensaio "Aberrações sexuais", na seção "Aparente predominância da perversão nas psiconeuroses" da forma mais descomplicada e esclarecedora possível, sem perder o rigor conceitual! Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio, eu comento o texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905), no 1º ensaio "Aberrações sexuais", na seção "Instintos parciais e zonas erógenas" da forma mais descomplicada e esclarecedora possível, sem perder o rigor conceitual! Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio, eu comento o texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905), no 1º ensaio "Aberrações sexuais", na seção "o instinto sexual dos neuróticos" da forma mais descomplicada e esclarecedora possível, sem perder o rigor conceitual! Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio, eu comento o texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905), na seção "observações gerais sobre as perversões" da forma mais descomplicada e esclarecedora possível, sem perder o rigor conceitual. Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio, eu comento o texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905), na seção "desvios relativos à meta sexual" da forma descomplicada e esclarecedora possível. Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio eu ofereço uma trilha de início para a obra de C. G. Jung. Disponível também no YouTube. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio, eu comento o texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905), na seção "desvios no tocante ao objeto sexual" da forma descomplicada e esclarecedora possível. Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Neste episódio, eu comento a introdução ao texto Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de S. Freud (1905) da forma descomplicada e esclarecedora possível. Espero que estes comentários auxiliem vocês na leitura dos textos freudianos! Também disponível na versão YouTube através do meu canal Gustavo Ribeiro. Abraços, Gustavo Ribeiro.
Olá, turma! Neste episódio, dialogamos no Grupo de Estudos em Psicopatologias Contemporâneas do Núcleo de Estudos Psicodinâmicos a respeito do texto "O mal-estar na civilização", de S. Freud (1930). Focalizamos os aspectos essenciais das seções V a VIII do texto. Vocês podem enviar os seus comentários, críticas e sugestões através do Instagram: @nucleo.estudos.psicodinamicos. Até o próximo episódio! Gustavo Ribeiro.