Esse é o programa presente de grego, que traz para você as grandes histórias mitológicas que há séculos fazem nós humanos refletir nossa existência no mundo. Vamos juntos conhecer um pouco mais da mitologia grega?
Nesse mito os gregos trazem a lição de que sempre há caminho de volta e podemos nos redimir das coisas ruins que fizemos, pois às vezes somos induzidos a agir de uma forma que não é normal para nós, e os deuses sabem disso, e podem nos dar uma segunda chance. No caso de Hércules a segunda chance veio em forma de 12 trabalhos que lhe renderam o título de imortal.
Maratona é a corrida mais longa do atletismo. São 42,195 km de muito esforço, desgaste, dificuldade e resistência. Históricamente é a última e mais emocionante prova dos Jogos Olimpicos. E você sabia que ela teve início na Grécia Antiga? Acompanhe neste episódio a origem da Maratona como conhecemos hoje.
Quem de nós não tem um calcanhar de Aquiles? Aquele ponto fraco que tentamos esconder para não saibam da nossa fraqueza? Pois é, a expressão ter um calcanhar de Aquiles para dedsignar o ponto fraco de alguém surgiu na Grécia antiga e eu te conto agora a história desse guerreiro grego e seu maior defeito.
Hoje vamos falar da guerra entre gregos e troianos que durou 10 longos anos. O mito da Guerra de Tróia nos faz refletir como um pequeno ato imprudente, motivado pelo sentimento de vingança, pode resultar em danos muito maiores. Assim também, podemos causar um grande dano quando criamos uma tempestade em um copo d'agua. Reflita sobre isso neste episódio.
Narciso é a personificação da vaidade. Sendo um dos personagens mitológicos mais citados nas áreas da psicologia, filosofia, letras,artes plásticas e literatura. Vamos conhecer sua história?
Nos dias de hoje o Complexo de Édipo virou um termo muito usado na psicologia para designar um desejo incestuoso da criança pela mãe. Então vamos ao mito que deu origem a essa teoria usada até hoje para tentar entender a mente humana!
Ahh a ganância! Neste mito, os gregos tentam nos explicar, através da história do Rei Midas, como a ganância do homem pode destruir tudo ao seu redor.
Será que vale a pena esperarmos por alguém voltar ou para que uma situação mude como era antes? Que tal pensarmos em tecer nossa tela daqui pra frente, sem desfazer os pontos, como Penélope? Conheça mais da história mitólogica da interminável Tela de Penélope.
O mito da Caixa de Pandora explica como o Homem é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas, apesar de todos os males que andam soltos no mundo. Era uma forma dos gregos explicarem o porquê de tantas tragédias no mundo, como doenças e guerras. E também traduz a obediência aos deuses como uma forma de evitar ainda mais dificuldades na vida.