Produto educacional do tipo mídia sonora, apresentado ao
PPGGEDV do Instituto Benjamin Constant
Por Letícia Marinho dos Santos
Orientador: Prof. João Ricardo Mello Figueiredo
Produto educacional do tipo mídia sonora, apresentado ao
PPGGEDV do Instituto Benjamin Constant
Por Letícia Marinho dos Santos
Orientador: Prof. João Ricardo Mello Figueiredo
O diretor do departamento ténico-especializado do Instituto Benjamin Constant, Jefferson Gomes de Moura, fala sobre a produção e a distribuição de material especializado do IBC no Brasil e também no exterior.
Gilson Josefino (Presidente da Associação de ex-alunos do IBC) e Margareth Olegário (ex-aluna e professora do IBC), usuários do Sistema Braille, deixam mensagem sobre a importância desse sistema para as pessoas cegas.
Luana Araujo, MD MPH, é médica especialista em doenças infecciosas no Brasil. Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez residência na mesma instituição. Ela também possui um mestrado em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, onde foi a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer. Durante a pandemia COVID-19, Araujo trabalhou com governos em todo o mundo para construir e melhorar as respostas nacionais à pandemia, incluindo Cabo Verde, Guiné Bissau, Coreia do Sul e Brasil. Ela se tornou uma voz de destaque na divulgação científica do país, sendo frequentemente apresentada em todas as principais redes de televisão no país, e já detém mais de 300 mil seguidores nas redes sociais. Atualmente trabalha como consultora analítica no departamento de big data do Hospital Albert Einstein, onde também desenvolve estudos e projetos de políticas públicas de saúde.
Este episódio tem origem na live "Memórias para todos", disponível na conta do Instagram @revistas_rbc_pontinhos. Bate-papo descontraído com a idealizadora do @contandonopapel, Simone Raquel. Simone conta como nasceu a inspiração para criar Scrap Inclusivo, voltado para pessoas com deficiência visual e suas memórias.
Isadora é mulher negra, pós-graduanda em Cidadania e Direitos Humanos no Contexto das Políticas Públicas pela PUC Minas e em Advocacia Feminista e Direitos da Mulher pela Faculdade Legale. É bacharela em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. Nas redes sociais atua através da página @olharcotidiano_, Instagram, produz conteúdo da sua perspectiva de pessoa com deficiência visual (baixa visão) sempre abordando temas da deficiência em intersecção com o racismo e o sexismo. Integra o Movimento Vidas negras com Deficiência Importam.
Edição da live "Rumo a Tóquio 2021" com Wilians Araújo, atleta do judô paralímpico.
Este episódio é uam edição da live realizada (10/6/21) no perfil das revistas Pontinhos e RBC no Instagram. Nossos convidados são:
ALINE CANTIA
Aline Cântia é narradora de histórias e presidente do Instituto Cultural Abrapalavra. Coordena projetos como a Candeia – Mostra Internacional de Narração Artística, Caldos, Causos e Violas, Contos com Vinho, Podcast Histórias com Café e outros encontros entre livros, afetos, memórias e pessoas. Para dialogar com sua prática de narradora fez Mestrado em Estudos Literários e Doutorado em Educação.
FERNANDO CHAGAS
Músico, ator e produtor cultural, é diretor da Arte produção BH. Desenvolve trabalhos com direção musical de espetáculos de dança, teatro e narração de histórias. Atualmente coordena a Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte - Sons da Cidade e se dedica a sua pesquisa de doutorado sobre o teatro brasileiro e português na Universidade do Minho/Portugal.
No Programa Almanaque de hoje, 26/5, da Rádio Roquette Pinto, Monica Bittencourt entrevista Jefferson Moura, diretor do Departament Técnico-Especializado.
Entrevista com a cantora, compositora e apresentadora de TV, Giovanna Maira.
Na voz de Geni de Abreu
Profª de Braille do Instituto Benjamin Constant
Professor de Línga Portuguesa e Poeta - Eraldo Maia - Nascido no Rio, no dia 15 de maio de 1946, Eraldo Maia mora, há 42 anos, na sua aldeia, Arraial do Cabo. Casado, pai de três filhos e de uma filha, avô de um neto e duas netas. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura por 50 anos ininterruptos, de 1968 a 2018, ano em que se aposentou. Por 31 anos foi professsor na Faculdade da Região dos Lagos, em Cabo Frio. Exerceu também o magistério no ensino fundamental e médio da rede pública. Além de professor, é poeta, com o quase pseudônimo de Eraldo Amay. Publicou os seguintes títulos como poeta: "Poemas da Fé", "Com versos, com Deus", "Spiritus", "23 Poemas Místicos de Eraldo Amay". "Revelações - Poesia Espiritual", "O Livro das Bem-Aventuranças - Poesia para Deus", "Divina Graça - Poesia em Deus".
Convidada - Profª Bianca Della Líbera. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes, especialização em Gestão da Educação a Distância pela UFSCar, Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant, onde é Coordenadora de Educação a Distância. Tem interesse de pesquisa em comunicação e saúde e divulgação científica na deficiência visual mediadas por tecnologias digitais da informação e comunicação e na formação de professores para uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de pessoas com deficiência visual.
No episódio de hoje, vocês terão o prazer de ouvir a live "Entre a leitura e a escrita", realizada no Instagram @maiscoesaoporfavor. Os participantes, e agora nossos convidados, são:
Thom Árágutti, escritor cabo-friense, engenheiro e roteirista. É um apaixonado por literatura e cinema, inspirações para escrever o livro "O Anjo Caído". Se especializou em Roteiro Audiovisual e aprimorou sua narrativa para relançar o livro, com o título "A Caverna e a Pedra Fundamental", atualmente distribuído em todo o país. Entusiasta por temas de autoconhecimento, tem em sua obra uma ficção de mistério e aventura, mas que aborda temas universais humanos, como amor, esperanças e sabedoria.
Patricia Estacky,professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura formada pela UFRJ, estudante de Neurociência e de Psicanálise, leitora compulsiva, escritora por necessidade e idealizadora do @maiscoesaoporfavor.