All content for Podcast do Ineep is the property of Ineep and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Seja muito bem vindo ao podcast do Ineep. Aqui você terá análises sobre o mercado de óleo e gás e renováveis.
No dia 30 de junho de 2021 a Petrobras deixou de ser sócia da BR Distribuidora, após a aprovação da venda das suas ações ordinárias pelo Conselho de Administração da estatal.
Os impactos dessa medida nos preços dos combustíveis e no negócio da Petrobras foram pauta no Webnário do Ineep do dia 13/07/21 que contou com a análise do pesquisador Eduardo Costa Pinto.
De janeiro a setembro de 2021, o preço da gasolina aumentou 32%, o do óleo diesel 28% e o do gás de cozinha 27%, pressionando o custo de vida das famílias brasileiras e impactando a inflação.
Alternativas pontuais, como a isenção temporária de impostos, já foram adotadas na tentativa de resolver esses prejuízos. Não surtiram efeito significativo.
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a fórmula de cálculo do ICMS incidente sobre os combustíveis e o GLP. A medida poderá ser insuficiente, pois a questão central está na política adotada pela direção da Petrobras para reajustar os preços desses produtos.
No Webnário de 26/10/21, Carla Ferreira, pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), mostrou por que somente alterar o ICMS não contribuirá para reduzir os reflexos dos preços dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha no longo prazo.
O mercado do gás natural no Brasil, uma rede integrada por diversos atores, corre o risco de se tornar um oligopólio privado.
Essa ameaça se contrapõe à justificativa apontada, de 2016 para cá, para a adoção da Nova Lei do Gás e para a estratégia de desinvestimentos da Petrobras: a defesa da concorrência.
Os movimentos de compra e venda de ativos da distribuição do gás pelo país caminham para o desfecho da concentração regional privada, com isso haverá prejuízos para o mercado consumidor e os resultados das empresas envolvidas no negócio.
Em Webinário que se realizou dia 28/09, às 19 horas, o coordenador técnico do Ineep William Nozaki falou sobre o mercado do gás natural, o estágio atual das vendas de participações da Petrobras e os seus potenciais compradores e apontará os riscos representados pelas mudanças.
Para mais conteúdos do setor energia, acesse o site do Ineep: https://www.ineep.org.br
Assista o Webinário Mercado de gás natural pode virar oligopólio privado no YouTube: https://youtu.be/ujOFCAhuYgo.
A inflação dos combustíveis tem sido percebida dia a dia e, diretamente, a cada ida ao posto para abastecer.
Segundo o IPCA de julho de 2021, o aumento do etanol nos 12 meses anteriores chegou a 57,27%. Já a gasolina e o diesel acumularam, respectivamente, no mesmo período, altas de 39,65% e 36,35%.
Com a inflação dos combustíveis e a concentração do modal rodoviário na estrutura logística brasileira, o impacto nos preços ao consumidor é imediato.
A desvalorização do Real e o aumento das exportações pesam ainda mais para que as pessoas sintam no bolso os reflexos das altas dos alimentos e dos bens de consumo.
Essa relação preços dos combustíveis e impacto nos consumidores é o tema do Webinário do Ineep que conta a participação dos nossos pesquisadores Carla Ferreira e Mahatma Ramos.
A destruição da Petrobras está sendo feita em fatias, desintegrando uma empresa estratégica para a segurança energética do Brasil e tornando-a uma empresa apenas de exploração e produção do Pré sal.
Há alguns anos a Petrobras adotou o preço de paridade de importação (PPI). Essa metodologia de precificação, que viabiliza a venda de ativos, tem relação direta com a alta dos combustíveis e, por consequência, ajuda a pressionar a inflação dos preços no mercado interno. Nesse cenário, ainda há o risco de faltar combustíveis regionalmente, já que os compradores dos ativos de refino não tem qualquer obrigação de atender o mercado do seu entorno.
Todos esses elementos denunciam na prática que a destruição da Petrobras é prejudicial Brasil. Conforme o próprio Henrique Jäger aponta: “O projeto é de desconstrução da integração do país. A Petrobras foi fundamental no crescimento do Brasil. O que se está fazendo agora é desconstruir. É quase uma volta ao debate da década de 1950 entre desenvolvimentistas e entreguistas que achavam que o país não tinha de ter projeto de desenvolvimento e que tinha de ser um agroexportador”.
Como que escolhas do gigante asiático podem afetar o mundo da energia e as relações geopolíticas, como a relação com o novo governo dos Estados Unidos, por exemplo.
Nesse programa contamos com a análise dos pesquisadores José Luís Fiori e Rodrigo Leão.
Nesse webnário, nossos pesquisadores Isadora Coutinho e Rafael Rodrigues da Costa comentam sobre as últimas notícias do setor de petróleo e energia no Brasil e no mundo.
Nesse webnário, Raphael Padula, professor do programa de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e João Montenegro, pesquisador do Ineep e mestre em economia política pela UFRJ, debateram sobre a exploração e produção do óleo e gás na margem equatorial, área geológica localizada ao norte da América do Sul.
Nesse webnário o pesquisador do Ineep José Sérgio Gabrielli analisou a alta dos preços das commodities no mercado internacionais e como isso tem inflacionado os preços no mercado interno brasileiro.
A transição energética está em curso no mundo. Muito se discute sobre a sua velocidade, mas o fato é que, mais cedo ou mais tarde, a descarbonização deve ser uma realidade.
Nesse cenário é preciso pensar nos trabalhadores do setor energia para que esse movimento, além de ser benéfico ao meio ambiente, também seja justo.
Nesse programa do Webinários do Ineep trataremos da transição justa com os nossos pesquisadores Rodrigo Leão e Rafael Rodrigues da Costa.
Leia o estudo do Ineep, encomendado pela Industriall Global Union, na íntegra: http://www.industriall-union.org/energy-companies-failing-to-invest-in-just-transition
A análise dos principais assuntos do setor energético do Brasil e do mundo do mês de maio de 21 foi realizado pelos pesquisadores Isadora Coutinho e Rafael Rodrigues da Costa.
O Ineep realizou no dia 25/05, às 19 horas, o webnário “Mudança na Geopolítica da Energia e do Petróleo”. O convidado para esta conversa foi o nosso pesquisador José Luiz Fiori.
Além de pesquisador do Ineep, Fiori é professor permanente do Programa de Pós-Graduação de Economia Política Internacional (PEPI) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética e Ética em Pesquisa (PBGBIOS) da UFRJ. Também coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ/UFRJ “Poder Global e Geopolítica do Capitalismo” e o “Laboratório em Ética e Poder Global’ (LABEPOG) da UFRJ.
Criado em 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede o desenvolvimento a partir de indicadores de renda, educação e saúde, passou a considerar também os impactos das Pressões Planetárias (P). Os efeitos das emissões de CO2 e do volume de carbono consumido por cada nação ganharam peso no índice que incorporou a letra P.
O agora IDHP ou IDH Verde foi tema do webnário de 18/05/21 com o pesquisador do Ineep José Sérgio Gabrielli.
O programa desta semana, gravado no canal do Ineep no YouTube na terça, dia 20/04/21, contou com a participação de Ana Carolina Chaves e Rafael Rodrigues da Costa.