Maria Gomes Ferreira Alves da Silva, estudante de Ciências da Nutrição com passagens pela TAFNUP, GAS’África, Brotéria, Istambul, Dublin e OMS Europa e Rui Pimenta, nutricionista com passagens pela Muzak Vinil, 7 Magníficos e Rádio YéYé, falam de música e dos seus percursos singulares no mundo da nutrição. Uma conversa sobre a paixão pela música, a liberdade e as vidas fora da caixa na construção de um pensamento crítico nas ciências da nutrição com duas gerações de nutricionistas da FCNAUP.
José Carlos Paiva, Professor Emérito da Universidade do Porto analisa a importância da expressão criativa na produção do conhecimento. "Como convive a criação artística com as ciências da nutrição?” e "Qual a importância do tempo lento no pensamento científico?” são também questões que se levantam nesta conversa com o antigo diretor da Faculdade de Belas Artes da U.Porto.
Fátima Vieira, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) dedicada a investigar o pensamento utópico é a convidada deste episódio. As utopias alimentares e o sonho de uma sociedade vegetariana que nasce(u) no Porto há cem anos, e a relação da literatura e a cultura com a nutrição são os tópicos centrais desta conversa.
André Tavares, professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e coordenador do projeto 'Fishing Architecture’, explica-nos que ainda que seja óbvio que um peixe não constrói edifícios, as suas características biológicas geram arquitetura. As paisagens construídas pela comida, pelas pescas e pelo seu mais icónico alimento – o bacalhau — foram os principais temas de uma conversa que começou e que não nos apetecia deixar acabar.
João Arriscado Nunes, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, um dos mais importantes sociólogos portugueses, discute que caminho faz a ciência desde da sua idealização à sua operacionalização — tendo a investigação na alimentação como eixo central da conversa.
José Varejão, Economista, Professor Associado e, à data da gravação deste episódio, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. A influência da economia nos comportamentos alimentares, as promoções e preço dos alimentos são temas que se destacam nesta conversa. Uma discussão importante num momento em que a subida do preço dos alimentos altera profundamente as nossas vidas. A nutrição a olhar para a economia como ciência que nos ajuda a compreender melhor o mundo alimentar.
Paulo Farinha Marques é Professor Associado de Arquitetura Paisagista na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Diretor do Jardim Botânico da mesma instituição. Depois de, em 2009, desenvolver o projeto de criação do Parque Botânico do Campo Alegre, idealizou um dos mais recentes espaços verdes da cidade invicta: o novo Parque Central da Asprela. Nesta conversa, pensa-se a Nutrição à luz da Arquitetura Paisagística, cujo papel passa por criar condições que suportem a sustentabilidade do nosso ecossistema.