Componente da personalidade humana completa, a alma tem suas características próprias.
Um dos ensinos mais profundos do novo testamento é o de que o salvo em Cristo torna-se templo ou morada do Espírito Santo, com a regeneração.
A começar pela vergonha e o medo, sentido inicialmente por Adão e Eva, temos um inumerável lista de problemas físicos como doenças e debilidades resultantes do pecado.
Feito a partir do pó da terra, o corpo humano é o veículo que a alma usa para se comunicar com o mundo externo.
Fomos criados espírito, formados corpos físicos e designados para glorificarmos ao criador!
Com a conversão de inúmeros gentios, a igreja de Jerusalém, se viu em meio à divergências doutrinárias que se não fossem resolvidas, trariam problemas espirituais sérios para os novos crentes.
Em Jerusalém havia um comodismo prejudicial que fazia com a igreja ficasse acomodada entro dos muros da cidade, até que Deus permitiu um feroz perseguição contra os salvos. Então saíram pelo mundo pregando o evangelho, cumprindo o IDE de Jesus!
A Igreja em Jerusalém, demorou muito para entender que o evangelho não era monopólio deles! Precisou ação direta de Deus para que saíssem efetivamente para o mundo!
A igreja de Jerusalém demorou demais para sair para Judeia, Samaria e os confins da terra, então Deus permitiu uma perseguição que fez com muitos crentes saíssem!
O primeiro mártir da Igreja em Jerusalém, Estêvão foi destemido e com sua atitude corajosa e resoluta, contribuiu para o progresso do Evangelho para outras nações.
Os apóstolos da igreja em Jerusalém estavam dispostos a ouvir as reclamações e atender às reivindicações. No caso visto em At 6. 1-7.
A igreja em Jerusalém demonstrou, na pessoa de seus apóstolos, enfrentar sem medo as diversas perseguições a que foi submetida.
Pela inspiração e poder do Espírito Santo, Ananias e Safira, um casal de crentes da igreja de Jerusalém, foram desmascarados e condenados para exemplo de todos!
A igreja de Jerusalém do primeiro século, nos serve de modelo também no aspecto do amor fraternal.
Com vive e se comporta uma igreja cheia do Espírito Santo?
Olhando para a experiência vivencial da Igreja de Cristo em Jerusalém, observamos claramente o que significa viver no Espírito!
Com Pedro, cheio do Espírito Santo, aprendermos que se deve pregar fielmente o Evangelho, segundo as Escrituras o revelam e não ficar inventando modas!
Uma reflexão sobre o tema da lição 2 do 2º Trimestre de 2025 na EBD.
Tomamos a Igreja de Jerusalém como modelo em vários aspectos para a igreja de hoje.
Embora, haja discussões sobre quando a Igreja do Senhor Jesus nasceu, vemos nesta lição que, ao menos ela inaugurada no dia da festa de Pentecostes lá no ano 33 de nossa era!
Por conta da morte de seu Mestre, os apóstolos e discípulos em geral de Jesus estavam com medo, em dúvidas e trastes, mas Jesus lhes aparece e os consola, fortalece e os capacita para a continuação da Obra!