Como exercer a medicina com segurança. Esse tema estácada vez mais presente na vida dos profissionais da saúde.
Você sabia que, segundo o Conselho Nacional de Justiça,houve um crescimento de mais de 500% no número de ações contra médicos nos últimos anos? Esse dado alarmante mostra como a judicialização da saúde se tornou um fenômeno real e que impacta diretamente a rotina e a segurança dos profissionais.
Para nos ajudar a entender melhor esse cenário, suascausas, consequências e também as novas medidas de proteção para os médicos, recebemos hoje Ana Carolina Araújo, advogada e especialista em Direito Médico.
Recentemente lancei meu 10º livro TRATADO SOBRE O AMOR e e reuni neste vídeo alguns trechos de tudo o que você vai poder encontrar nesta obra.
Vale a pena ver, ler e ouvir!
Bebês com cabecinha torta.
Uma questão que preocupa muitas famílias logo nosprimeiros meses de vida do bebê: as assimetrias cranianas, as craniostenoses e os avanços no diagnóstico e tratamento dessas condições.
Você sabia que novas tecnologias permitem cirurgias menosinvasivas, com recuperação mais rápida e até menor necessidade de transfusão de sangue?
E que, em alguns casos, o uso de órteses pode remodelar ocrânio do bebê de forma eficiente e segura?
Para entender melhor como tudo isso funciona e o que a ciência tem oferecido de mais moderno, o convidado do Olho Clínico desta semana é o Dr. Gerd Schreen, médico que se especializou no tratamento das assimetrias cranianas posicionais e no uso da órtese craniana após determinadas cirurgias para a craniostenose.
Os desafios e as oportunidades da gestão pública nos municípios paulistas — que representam realidades tão diversas, mas que compartilham problemas comuns e a necessidade de união.
Para essa conversa, temos a honra de receber Fred Guidoni, Presidente da Associação Paulista de Municípios.
A APM tem um papel fundamental: articular prefeitos, aproximar cidades do Governo do Estado e da União, e defender políticas públicas que realmente façamdiferença no dia a dia da população.
Você tem ideia de onde veio a criação do piso paulistaque encontramos nas ruas da maior cidade do nosso país?
Esse é um dos exemplos mais marcantes dessa fusão entreestética, identidade e urbanismo é o Piso Paulista, que já virou cartão-postal e símbolo de São Paulo.
Para contar essa história e compartilhar os bastidores detudo isso, eu recebo o Cid Freitas, engenheiro e artista plástico.
Nesta semana a gente vai conversar com Haj NasserAl-Khazraji, estudioso do Islã, liderança religiosa e uma das vozes mais respeitadas no diálogo intercultural.
Com ele, vamos entender por que o Islã é a religião quemais cresce no mundo — e conhecer melhor o modo de vida muçulmano, suas práticas, valores e sua relação com política, economia e comportamento.
O meu convidado desta semana é o Rodrigo Spada, Auditor Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo e atual presidente da Febrafite, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais. Formado em Engenharia de Produção pela UFSCar e em Direito pela UNESP com MBA em Gestão Empresarial pela FIA.
Com uma carreira que une técnica, gestão e liderança, ele é uma das vozes mais ativas na defesa da modernização do sistema tributário brasileiro e na valorização do papel dosfiscos estaduais.
A gente vai conversar sobre como tornar o sistema de impostos mais eficiente, transparente e próximo dasociedade — e porque o futuro da economia brasileira depende de políticas fiscais mais inteligentes.
A Ana Carolina Cardoso de Oliveira Rodrigues é modelo e estudante de medicina na USP e representou São Paulo no Miss Grand Brasil deste ano, 2025, e afirma que entrouno mundo Miss para “dar visibilidade a causas importantes”.
Ela conta aqui como foi a preparação para o concursos de miss, conciliar isso com a faculdade de medicina e o que ela pretende representando o estado de São Paulo.
Hoje vamos discutir um assunto de extrema importância, que afeta a saúde demuitas pessoas, mas que, por diversas razões, ainda é pouco conhecido: a Hipertensão Intracraniana Idiopática, ou HII.
Meu objetivo neste vídeo é proporcionar informação clara e acessível sobre essa condição, suas causas, sintomas e possibilidades de tratamento, para que possamos juntos promover saúde e bem-estar em nossa comunidade.
Estamos no mês de setembro, o Mês Mundial de Conscientização da HipertensãoIntracraniana Idiopática (HII).
Vamos espalhar essa informação e ajudar muitas pessoas? Conto com você!
Gestão de serviços e sistemas de saúde.
A nossa conversa desta semana é com Anis GhattásMitri Filho, Presidente da AHOSP (Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo), médico eexecutivo em saúde, com 15 anos de experiência em gestão de serviços e sistemas de saúde nos setores público, privado e filantrópico.
A importância da imunização do bebê prematuro.
A neonatologista do HC-FMUSP, Dra. Lilian Sadeck ,faz parte do Conselho Científico da ONG Prematuridade.com -Associação nacional que luta pela prevenção do parto prematuro e pela garantia de direitos dos prematuros e suas famílias.
Ela é grande ativista da causa, profissional dereferência na Neonatologia no Brasil, com experiência, sensibilidade e expertise ímpares no cuidado aos prematuros e famílias.
Como está o seu sono?
A Dra. Monica Andersen é pesquisadora, professora e especialista em sono, biomédica, Diretora do Instituto do Sono, e Professora Associada da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. E a gente te conta tudo sobre sono neste conteúdo.
A nossa conversa desta semana é sobre um tema que impacta diretamente a vida de milhões debrasileiros: os planos de saúde.
O setor vive um momento desafiador, marcado por mudanças no perfil dos usuários, custos crescentes edebates sobre sustentabilidade, regulação e inovação. Para nos ajudar a entender melhor esse cenário e o futuro da saúde suplementar no Brasil, eu recebo aqui Marcos Novais, diretor executivo da Abramge, a AssociaçãoBrasileira de Planos de Saúde.
O Marcos tem acompanhado de perto as transformações do setor e vai compartilhar com a gente sua visão sobreos principais problemas, tendências e caminhos possíveis para garantir que os planos de saúde continuem sendo uma alternativa importante para o cuidado da população.
O nosso papo é com alguém que faz a diferença na vida de quem, muitas vezes, é deixado de lado. Shirley trabalha com a comunidade surda e atua como ponte entre dois mundos que ainda se comunicam pouco: o dos ouvintes e o dos queescutam com os olhos.
Vamos falar sobre acessibilidade e o que significa, na prática, incluir de verdade.
Uma das vozes mais influentes da saúde no Brasil: Dr. Francisco Balestrin, médico, gestor hospitalar, presidente da FESAUDE, Federação dos Hospitais, Clínicas eLaboratórios do Estado de São Paulo, e referência em políticas públicas e liderança em saúde.
O nosso papo é sobre os desafios do sistema de saúde brasileiro, a importância da inovação e o papelestratégico da boa gestão.
AVC EM JOVENS
AVC aos 30 anos: hoje a gente vai contar a história desuperação que trouxe uma nova abordagem de reabilitação ao Brasil.
Ela tinha 30 anos, uma vida ativa, cheia de planos. Mas em fevereiro de 2016, um acidente esportivo mudou tudo. Giuliana Cavinato sofreu um AVC — e a partir dali começou não só a reconstrução de sua vida, mas também a criação de um novo futuro para centenas de pacientes neurológicos no Brasil.
Hoje ela está aqui para contar como um recomeço virou missão de vida.
Nosso papo desta semana será sobre ossos, músculos e...sistema de saúde.
Porque a ortopedia é uma das especialidades mais impactadas pelo descaso estrutural com o corpo humano — especialmente quando o paciente depende do SUS.
Nosso convidado é o médico ortopedista Dr. Fabiano BoaSorte, e essa conversa vai do centro cirúrgico às salas de espera lotadas do Brasil.
O Brasil está envelhecendo rápido — e o sistema de saúde precisa andar no mesmo ritmo. Mas será que estamos preparados para cuidar melhor de quem vive mais?
Por isso, a nossa conversa é com a geriatra Dra. Louise Montesanti, que vai nos ajudar a entender o que é envelhecer com qualidade em um país desigual como o nosso.
A ciência já mostra que o toque tem poder de cura. Mas como a massoterapia, uma das técnicas mais antigas da humanidade, pode (e deve) fazer parte da saúde pública? E por que ainda não é regulamentada no Brasil?
Vamos conversar com a Ana Martha, massoterapeuta da TopCorpus, referência no uso terapêutico do toque.
O professor Liao Yu Chieh, diretor de ensino da Faculdade Sírio Libanês conta pra gente nessa entervista.