Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
Health & Fitness
Technology
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
Loading...
0:00 / 0:00
Podjoint Logo
US
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts125/v4/f3/b9/01/f3b9019c-9007-00d9-3b88-d642e8ea77ed/mza_7571043530819258111.jpg/600x600bb.jpg
NUCLEAR
Tiago Fortuna
20 episodes
6 days ago
www.culturanuclear.pt Plataforma de energia cultural, com Tiago Fortuna, em que se pensa e fala sobre diversas artes, mas, sobretudo, ouve-se música. Se NUCLEAR fosse descrito apenas com um género musical seria o disco, pela melancolia que vive mascarada de celebração. Aqui, teremos muita pop, abraçamos o espectro da música negra, bem como alguma indie e electrónica. Existe tanto espaço para dançar como para chorar. Tomando abrigo na liberdade que a cultura nos dá e acreditando nela como expressão nuclear da humanidade. Subscrever Newsletter: http://bit.ly/podcastnuclear
Show more...
Music
RSS
All content for NUCLEAR is the property of Tiago Fortuna and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
www.culturanuclear.pt Plataforma de energia cultural, com Tiago Fortuna, em que se pensa e fala sobre diversas artes, mas, sobretudo, ouve-se música. Se NUCLEAR fosse descrito apenas com um género musical seria o disco, pela melancolia que vive mascarada de celebração. Aqui, teremos muita pop, abraçamos o espectro da música negra, bem como alguma indie e electrónica. Existe tanto espaço para dançar como para chorar. Tomando abrigo na liberdade que a cultura nos dá e acreditando nela como expressão nuclear da humanidade. Subscrever Newsletter: http://bit.ly/podcastnuclear
Show more...
Music
Episodes (20/20)
NUCLEAR
#25 Do nada descobre-se tudo

“Ele, o nada, no seu nadificar, remete-nos justamente para o ente.” É com a citação acima, de Heidegger, que degelo descreve o tema “Nada”, que integra esta edição e também lhe dá título: “Do nada descobre-se tudo”. degelo é o projecto musical de Pedro Ruela Berga, artista e estudante de mestrado em filosofia, que assina a carta publicada no site de NUCLEAR. Foi a partir das reflexões estimuladas por Pedro Ruela Berga, tanto na música como na escrita, que surgiram as canções a integrar o episódio. A banda-sonora divide-se entre a pop, dura e intemporal, com canções de Beyoncé, Depeche Mode e Eurythmics, o ambient post-rock de degelo, e o indie rock de Radiohead e Bon Iver. Fiquem connosco!

Foto capa: The Lovers, René Magritte’s (1928)

Show more...
3 years ago
31 minutes 58 seconds

NUCLEAR
#23 Desafío

Quantas vezes nos desafia a vida a emancipar-nos? Quão apaixonada é a nossa emancipação? Este episódio nasce do confronto e da complementaridade destes dois conceitos: o da emancipação e o da paixão. Tem na base uma carta dedicada à obra de Björk, assinada por Dora Santos Silva, professora na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Foi a partir dessa Carta, da paixão impressa nela, que escolhi a canção de Björk e de Madonna que integram esta edição. Também há músicas de emancipação: com a dor de Arca, na profunda transgressão que o seu trabalho nos transmite, mas também na singularidade de Grace Jones e David Bowie, assim como o novo rumo criativo de Ana Moura.

Foto capa: Ana Moura por Wide Boy

Show more...
3 years ago
32 minutes 44 seconds

NUCLEAR
#21 One more time with feeling

Abre-se hoje um novo ciclo de mais sete episódios de NUCLEAR. Esta edição foi construída entre dois pólos: Nick Cave e Madonna. Viaja pelo luto e pela dor até chegar à liberdade, com toda a perseverança necessária pelo meio. É central a carta assinada pela jornalista Ana Ventura, publicada em www.culturanuclear.pt e que versa sobre a sua relação com Madonna. Existem ainda canções de Rita Vian, The National, Christine and The Queens e George Michael. Fiquem connosco!

Capa: Ben Smith

Show more...
4 years ago
38 minutes 13 seconds

NUCLEAR
#20 i

A nossa percepção do que foi a escravatura é uma miragem. No século XIX, nos EUA, criou-se o Underground Railroad. Um movimento formado por abolicionistas e escravizados para libertar pessoas da escravatura. Colson Whitehead escreveu um romance com o mesmo nome, adaptado numa série por Barry Jenkins, em 2021. Em “The Underground Railroad” retrata-se o caminho para a liberdade de uma mulher escravizada e a procura da individualidade. O direito a ela. Seja há dois séculos atrás, seja hoje em dia. Faz-nos pensar no legado deixado por estas pessoas às gerações seguintes. É por isso que se inclui neste episódio Oprah Winfrey a recitar uma passagem de “Song of Solomon”, de Toni Morrison. No alinhamento de canções desta edição há um paralelo entre Marvin Gaye e Childish Gambino; Mahalia Jackson com a música interpretada em Washington no mesmo dia que Martin Luther King Jr. proferiu “I Have a Dream”; Michael Jackson, Mayra Andrade e Kendrick Lamar - este com “i” materializando a ideia e importância da individualidade. Fiquem connosco!

Show more...
4 years ago
37 minutes 14 seconds

NUCLEAR
#19 Unbreakable

Tina Turner é inquebrável. Este statement torna-se ainda mais claro na forma como a sua vida é abraçada no documentário biográfico “Tina” em que assume, logo nos primeiros minutos, que nunca foi feliz. É a figura central deste episódio, que tenta contextualizar e celebrar o seu legado enquanto mulher incontornável do rock & roll, que se reergueu após a relação com Ike Turner, reclamando o seu próprio nome e identidade num estóico acto de propriedade e inversão da história. Jamila Woods, Rufus e Chaka Khan, Stevie Wonder, Alicia Keys e Jessie Ware são os outros artistas a compor o alinhamento deste NUCLEAR em torno de figuras e ideias inquebráveis no contexto cultural das últimas décadas.

Foto: Tina Turner por Jack Robinson

Show more...
4 years ago
35 minutes 18 seconds

NUCLEAR
#18 Jealousy

A cultura suburbana do ballroom voltou ao circuito mediático com a série Pose. Mas como surgiu este movimento? A comunidade nasceu em Nova Iorque, na década de 70, entre pessoas LGBT, afro-americanas e latinas que, nas ruas, entre a pobreza extrema, a prostituição e o abandono criaram as suas próprias famílias e lares. “À procura da visibilidade” é a carta assinada por Bernardo Gonçalves em www.culturanuclear.pt. No seu texto, faz uma viagem por uma série de referências que trouxeram visibilidade, através da cultura, não só a pessoas trans como a todos os misfits ao longo dos últimos 40 anos. É nesta viagem que o episódio se inspira para ouvir e dançar com temas de Róisín Murphy, Malcolm McLaren, Aretha Franklin, Whitney Houston e Diana Ross.

Foto Capa: Octavia St. Laurent, Paris is Burning (1990)

Show more...
4 years ago
35 minutes 44 seconds

NUCLEAR
#17 Remar

Portugal continua a alimentar uma sociedade segregadora das pessoas com deficiência. “Crip Camp” é um documentário que nos mostra uma cenário idílico, para, a partir dele, embarcar na luta por uma sociedade com menos obstáculos. Também na cultura podemos fazer mais e melhor. O sector português começa a despertar para a questão mas ainda é feita uma proposta cultural segregadora. Destaca-se o trabalho da Acesso Cultura e da Terra Amarela, num convite ao vosso activismo. Maria Vlachou é directora executiva da Acesso Cultura e assina a Carta desta semana publicada em culturanuclear.pt. Remar” é o nome deste episódio, enquanto verbo e mote para a acção, emprestado por um verso de Silva. Agir, tomar partido, tentar compreender a vida, na sua dualidade, solidão e superação, são as motivações para ouvir temas de Joni Mitchell, Lana Del Rey, Stevie Nicks e Elton John. Fiquem connosco!

Foto capa: Norman Lomax “Sue in the Blue”

Show more...
4 years ago
34 minutes 33 seconds

NUCLEAR
#16 with love and care

O abuso sexual tem ganho exposição mediática nos últimos anos mas precisa de continuar a ser falado. A série “I May Destroy You”, escrita, realizada e protagonizada por Michaela Coel  é uma excelente janela para pensarmos este flagelo. Este episódio chama-se “with love and care”, um verso emprestado por Diana Ross, do icónico tema “It’s My House”. Existem várias canções sobre o carinho e o amor, além de Ross, há Aretha Franklin, Celeste e FKA Twigs. Na fronteira entre o amor e o activismo encontra-se Nina Simone, e, para lá dela, estão os britânicos Sons of Kemet com puro activismo para celebrar a diáspora negra. Fiquem connosco!

Foto capa: Harry Langdon, Getty Images

Show more...
4 years ago
36 minutes 6 seconds

NUCLEAR
#15 Diamond Life

Inspirado no movimento do jornalismo comunitário, NUCLEAR inicia uma nova rubrica chamada “Cartas” em www.culturanuclear.pt. São textos de diferentes autores dedicados à transformação pessoal que a cultura é capaz de empreender na nossa vida. A primeira é sobre Beyoncé e foi assinada pelo médico Sérgio Bronze. As canções deste “Diamond Life” são a melhor tentativa possível para colocar em 30 minutos a banda-sonora da amizade de Tiago Fortuna e Sérgio Bronze (que podia ter 24 horas!). Há por isso canções de The Carters, Sinéad O’Connor, Janelle Monáe, Sade, Robyn, Jessie Ware e Bateu Matou. Visitem o site para ler a primeira carta e fiquem connosco!

Show more...
4 years ago
35 minutes 51 seconds

NUCLEAR
#14 Foi Deus

“Foi Deus / Que me pôs no peito / Um rosário de penas / Que vou desfiando / E choro a cantar” - Amália gravou “Foi Deus” em 1952, em Abbey Road, em Londres. É um clássico intemporal, sem limites religiosos, num fluido registo da sua alma e espiritualidade. A soul é um género singular, ganha contornos de epicidade quando fundida ao gospel. É entre essas fronteiras que vive este episódio. No centro está Aretha Franklin, com o seu álbum seminal - “Amazing Grace” - gravado ao vivo numa igreja em 1972. São canções de adoração, fé e abandono que compõem o evangelho desta edição do podcast. Além de Amália e Aretha, também cantam Beyoncé, numa interpretação do clássico “Take My Hand, Precious Lord”, Nina Simone, Prince e Kanye West com o seu Sunday Service Choir. A partir desta semana está disponível o site NUCLEAR em www.culturanuclear.pt. Fiquem connosco!

Show more...
4 years ago
32 minutes 58 seconds

NUCLEAR
#12 Shattered Ground

Este episódio reflecte sobre a importância de adoptarmos no nosso pensamento o modelo social da deficiência. Esta reflexão surge a propósito do filme “Sound of Metal” que faz uma representação de alguém que perde a audição e aprende Língua Gestual. Que bom é ver estes temas no cinema mainstream! Este NUCLEAR chama-se “Shattered Ground”, numa referência ao tema de Nick Cave e Warren Ellis, por compilar canções que transmitem noções, ideias e sentimentos disruptivos. Ouve-se Deolinda, Kate Bush, Phoebe Bridgers, Billie Eilish e Anohni.

Show more...
4 years ago
32 minutes 40 seconds

NUCLEAR
#11 Louca

“Tudo ou nada” canta Gisela João em “Louca”. Esta edição parte das emoções despertadas pela canção, ancorando-se no estoico acto de resistir. Viver a vida com todas as intermitências. Ouvem-se temas de Etta James, Janelle Monáe, Beyoncé e Florence + The Machine. Num episódio sobretudo feminino, incluir a versão de Nina Simone de “Lilac Wine” arrasta consigo a inevitabilidade de ouvir a mesma música interpretada por Jeff Buckley. Fala-se ainda em Viola Davis, num louvor à sua capacidade de representar a humanidade com um atrevimento desconcertante. Fiquem connosco!

Foto: Janelle Monáe, Pynk.

Show more...
4 years ago
35 minutes 8 seconds

NUCLEAR
#10 Everybody Hurts

A epidemia da SIDA foi um dos maiores flagelos sociais das últimas décadas. Nesta edição do NUCLEAR ouvimos e pensamos expressões artísticas que reflectem o impacto do HIV na sociedade, tendo a brilhante mini-série de Russell T. Davies, “It’s A Sin”, no centro. Importa celebrar também, e, por isso, dança-se com a transgressão de Sylvester, a contemporaneidade de Christine and The Queens e a euforia de Years & Years. Há ainda canções para escutar de Bronski Beat, R.E.M. e Joy Division. Fiquem connosco!

Foto Capa: Evan Agostini / Liaison, Getty Images

Show more...
4 years ago
32 minutes 15 seconds

NUCLEAR
#9 Nóiz

Que sociedade seria a nossa sem a partilha e a vida em comunidade? “Tudo, tudo, tudo, tudo que nóiz tem é nóiz”, canta Emicida em “Principia”. Este NUCLEAR inspira-se no mote dado pelo artista brasileiro, mas além da música, mergulha também no seu documentário - “AmarElo”. Ouve-se ainda Jay-Z a desconstruir o seu ego e tentar criar um novo legado, Elza Soares, Capicua com Lena D’Água, Sampha, e Moullinex com Sara Tavares. Trata-se de um episódio dedicado à consciência da vida em comunidade, das relações e da natural interdependência que temos uns com os outros. Fiquem connosco!

Show more...
4 years ago
35 minutes 43 seconds

NUCLEAR
#7 Teardrop
A pop, e a sua massificação, podem ser um excelente veículo de reflexão para a relação perversa que a sociedade alimenta com artistas e celebridades. O documentário “Framing Britney Spears” é uma janela para compreender tudo isto, através do processo legal (surreal) em que Britney se encontra, desde 2008, com a tutela do seu pai - que tem controlado as suas finanças e decisões na vida profissional e pessoal. Ainda sobre o tema, numa nota de resiliência, ouvimos e analisamos “Human Nature”, de Madonna. Neste episódio temos ainda canções de The Weeknd, Linda Martini com Ana Moura, Massive Attack e Stormzy. Fiquem connosco! Foto capa: Felicia Culotta
Show more...
4 years ago
34 minutes 42 seconds

NUCLEAR
#5 La Veneno

“A história da La Veneno era a maneira perfeita de falarmos sobre quão importante é ser-se visível e quão irrelevante é ser-se perfeito”. Foi assim que os criadores de “Veneno” descreveram a série espanhola à revista Variety. Neste episódio, reflecte-se acerca do impacto da série sobre a vida de Cristina Ortiz Rodríguez. Ouve-se Liniker e os Caramelows, Dino D’Santiago, Billie Eilish, Alicia Keys, Sault e Prince. Há ainda espaço para a autobiografia de Jan Morris, o último filme de Spike Lee - “Da 5 Bloods” - e a forma como Marvin Gaye tem um papel central na sua banda-sonora. Fiquem connosco!

Show more...
4 years ago
32 minutes 30 seconds

NUCLEAR
#4 Rescue Me

São 30 minutos de resgate pop neste NUCLEAR, com “Rescue Me”, de Madonna, incluído na playlist. Dá-se destaque à resiliência com que Dua Lipa tem confrontado a cultura pop no último ano. Fala-se no hino feminista que Dolly Parton criou quando editou, em 1980, “9 to 5”. Filipe Sambado, Rina Sawayama, Tune-Yards e Mariah the Scientist também fazem parte deste episódio. Por fim, partimos da versão de Caetano Veloso de “Cucurrucucú Paloma” para mergulhar nas bandas-sonoras dos filmes de Wong Kar-wai. Fiquem connosco!


Foto capa: Dua Lipa por David LaChapelle (Rolling Stone, 2021)

Show more...
4 years ago
34 minutes 16 seconds

NUCLEAR
#3 Vienna waits for you

“Vienna” espera por todos nós. É a mensagem que a canção de Billy Joel continua a passar-nos, décadas após a sua edição. Ouve-se “Tiny Dancer”, de Elton John, e fala-se na sua autobiografia. Phoebe Bridgers, Maggie Rogers, Christine + The Queens, Blur e Clã emprestam canções para esta edição do NUCLEAR. Reflecte-se sobre “Almost Famous”, o filme de Cameron Crowe, de 2000, e sobre a vida com deficiência na sociedade. Sob esse mote, Maya Angelou recita poesia, com “Willie”. Fiquem connosco!

Foto: Elton John, Direitos Reservados.

Show more...
4 years ago
33 minutes

NUCLEAR
#2 Love To Love You Baby

Em 1975 era editada uma obra-prima incontornável do disco: Love To Love You Baby, de Donna Summer. Neste episódio ouve-se esta canção, na versão completa, e reflecte-se sobre ela. Escutam-se ainda temas dos últimos discos de Gorillaz e Kylie Minogue. Fala-se em Soul, o brilhante novo filme da Disney, na polémica gerada em Portugal e no exemplo de representatividade nos EUA. Por fim, ouve-se um tema do EP de James Blake - “Covers” - e deixamos um convite para que o ouçam na íntegra.
Foto capa: Kylie Minogue, Jens Langkjaer/The Guardian

Show more...
4 years ago
34 minutes 54 seconds

NUCLEAR
#1 Strike a Pose

“Vogue” é uma das melhores canções pop de sempre e o manifesto do NUCLEAR na sua estreia. Fala-se em Amália, na biografia de Miguel Carvalho, editada em 2020, e ouve-se a sua versão de “Blue Moon”, de 1965. Existem ainda temas de Chloe x Halle e The Avalanches. Há espaço para reflectir sobre a profundidade de “Landslide”, dos Fleetwood Mac, e ouvir, além do original, a versão de Antony Hegarty. No final dança-se com “Before I Let Go”, de Beyoncé.

Show more...
4 years ago
30 minutes 49 seconds

NUCLEAR
www.culturanuclear.pt Plataforma de energia cultural, com Tiago Fortuna, em que se pensa e fala sobre diversas artes, mas, sobretudo, ouve-se música. Se NUCLEAR fosse descrito apenas com um género musical seria o disco, pela melancolia que vive mascarada de celebração. Aqui, teremos muita pop, abraçamos o espectro da música negra, bem como alguma indie e electrónica. Existe tanto espaço para dançar como para chorar. Tomando abrigo na liberdade que a cultura nos dá e acreditando nela como expressão nuclear da humanidade. Subscrever Newsletter: http://bit.ly/podcastnuclear