Você ainda lembra das cenas pós creditos do Toy Story?
Erros de gravação, conversas aleatórias e tudo de bom (mas que não pode ir ao ar) que acontece durante as gravações do Netos de Darwin.
Aproveite essa pequena demonstração do que realmente é uma gravação de podcast e veja que há muito trabalho até vocês ouvirem os episódios prontinhos e bunitinhos.
Tenha um ótimo Natal e um Feliz Ano Novo!
Vocês sabiam que várias invenções fantásticas ocorreram ao acaso?
Desde a época antes de Cristo a humanidade já fazia grandes invenções ao acaso. Grandes materiais produzidos em larga escala hoje em dia, que tiveram grande importância na nossa história, nasceram de uma pitada a mais ou a menos de um ingrediente errado.
Para conhecer diversas dessas invenções, embarque com a gente nesse nesse episódio!
O que é um vírus? De onde eles vieram? Será que eles surgiram antes do surgimento das primeiras células ou após? Ou então será que são derivados de pedaços de material genético que simplesmente abandonaram as células e começaram a infectar outras células e se replicar?
São muitas possibilidades e foi exatamente sobre isso que falamos neste episódio de evolução dos vírus. Neste programa elaboramos uma discussão sobre o processo evolutivo do surgimento dos vírus, falando desde a questão dos vírus serem considerados vivos ou não, até debater sobre as possíveis origens de seu surgimento. E como (Ainda) estamos em uma pandemia de Covid19, abordamos também um pouco sobre a origem evolutiva do Sars-cov2, entendendo um pouco do que se sabe sobre seu surgimento.
E para isso, contamos com a presença mais que especial do nosso querido professor e virologista (E orientador de um dos integrantes rs) Rodrigo Tamura.
Armas biológicas ou pandemias?
Você com certeza já deve ter escutado o rumor de que o Sars-Cov2, o vírus causador da Covid19, foi criado em laboratório em Wuhan na China. Mas calma, isso é apenas uma teoria da conspiração com intuito de classificar o Sars-Cov2 como uma arma biológica, o que é conceitualmente incorreto. Pois armas biológicas na verdade são formadas por microrganismos e tem como objetivo causar dano nos seres humanos, o que não é o caso da Covid19, pois realmente existem indícios do vírus ter surgido evolutivamente a partir dos outros Coronavírus já existentes. Além disto, neste programa falamos sobre armas biológicas utilizadas em guerras e durante a história da humanidade.
Se quer saber mais sobre armas biológicas, vem ouvir esse episódio incrível!
Já ouviu falar sobre energizar cristais, ou até mesmo usá-los para curar doenças?
Pois então, a indústria dos cristais místicos conhecida como "A indústria do Bem-Estar" tem se popularizado cada vez mais e movimenta milhões de dólares anualmente, ao propor que essas pedras são capazes de promoveram a cura emocional, espiritual ou até mesmo física através de energias. Porém, esta energia nem se quer é mensurável e seus "poderes de cura" já foram testados cientificamente, porém sem sucesso. Além disso, por trás desta pseudociência existe uma história muito triste. Onde os cristais são coletados em garimpos com condições de trabalho escravo e infantil, sem quaisquer regulamentações.
Neste episódio, contamos com a participação especial do Geólogo Mateus Hcristos Leptokarydis, que nos ajudou a entender mais sobre o processo de formação dos cristais, sua aplicações e as atuais circunstâncias da indústria aqui no Brasil.
Caso queira saber mais sobre o tema, ouça nosso episódio na sua plataforma de áudio favorita!
A Biologia da Radioatividade | Netos de Darwin - EP 33
O que é Radioatividade? Por que pode ser letal?
Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 em Goiânia, devido ao desmonte de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas. Além disso, muito outros acidentes radioativos já aconteceram na história da humanidade, como a explosão da Usina Nuclear de Chernobil em 1986, ou então a catástrofe provocada em Fukushima em 2011, devido a uma tsunami que atingiu uma usina nuclear, provocando a explosão da usina. Todos esses eventos provocaram a morte de muitas pessoas devido à radiação emitida.
Se ficou interessado para saber mais sobre esses acidentes e entender mais sobre Radioatividade e como esse fenômeno afeta nosso corpo e nossa biologia celular, vem ouvir nosso episódio em que contamos com a presença dos Físicos Lucas Navalon e Raissa Bertaco, para nos ajudar nos conceitos de Física a respeito de Radiação.
Arte: @bartsch.l
Instagram:
@umoutrolucas
@raissabertaco
Acesse nosso site (netosdedarwin.com) e faça parte da nossa campanha no apoia.se/netosdedarwin.
Referências:
https://www.scielo.br/j/qn/a/c4djyQQXBCLfrZNfFNWB7nC/?lang=pt
https://uab.ufsc.br/biologia/files/2020/08/Efeitos-Biol%c3%b3gicos-das-Radia%c3%a7%c3%b5es.pdf
http://depto.icb.ufmg.br/dpat/old/Apoptose.htm
http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2014/v19n1/a3970.pdf
https://jornal.usp.br/artigos/o-impacto-da-fisica-na-medicina-morderna/
https://www.youtube.com/watch?v=UrtenQ77lUA
I WANT YOU!
Vou te convencer a fazer Divulgação Científica até o final do episódio, quer apostar?
Se você é ou já foi um aluno de graduação em algum curso científico e adora falar sobre ciência mas acredita que a Divulgação Científica não tem nada a ver contigo, esse episódio foi feito exatamente pra você!
Vou te mostrar porque e ajudar um pouco em como entrar nesse mundo de aventuras e muitas loucuras Este também é meu trabalho final da disciplina de Divulgação Científica do programa de pós-graduação de Ecologia e Evolução da UNIFESP, ministrada de forma excelente (nem to puxando saco) pelo Prof. Dr. Alexandre Varaschin Palaoro.
Instagram:
@netosdedarwin
Vídeo do Átila na Palestra de abertura do Simpósio de DC da Unicamp 2021: https://www.youtube.com/watch?v=4IJ_hnVO4Kg
Canal "Olá, Ciência": https://www.youtube.com/watch?v=VfP6KcryLpI&list=PLsk1vHVmaAT4-R-LlOwru2wnC1C08UXJc&index=4
Já ficou se perguntando quando que você vai usar a formula de Bhaskara na sua vida?!
Pois é, eu também. Mas no episódio de hoje falamos da importância da matemática focando principalmente na área de ciências biológicas. Então você biólogo que achou que ia chegar na faculdade e só ia estudar bichinhos e plantinhas, tenho uma surpresa pra você, infelizmente na vida nem tudo são flores. A matemática tem muita influência na ciência, desde os séculos passados com os primeiros estudos na área de biologia envolvendo modelos matemáticos até a bioestatística e a bioinformática que são fundamentais para a produção científica.
Acesse nosso site e apoie a gente pela nossa campanha no apoia.se/netosdedarwin.
Sabemos muito bem como uma doença pode influenciar na política, na economia e na história da humanidade.
A Peste Negra foi a primeira PANDEMIA que matou mais de 200 MILHÕES de pessoas! Você consegue imaginar como a humanidade do século XIII lidou com essa pandemia?
Para esse episódio biohistórico, tivemos a maravilhosa participação do Leonardo Monteiro Bazanelli, históriador pela UNIFESP Guarulhos!
Twitter:
@LeonardoHerudo
Instagram:
@netosdedarwin
@leonardoherudo
Acesse nosso site (netosdedarwin.com) e apoia a nossa campanha no apoia.se/netosdedarwin.
Mas de que te serve saber botânica?
Botânica não é o estudo de botas, mas sim das prantinhas que tanto amamos e nem percebemos sua existência. Se você está sentado, muito provavelmente sua cadeira é de madeira ou sua mesa é de madeira e de onde vem a madeira?
O ar que você respira, a comida que você come, tudo tem a ver com planta. Mas esse protagonismo não começou há pouco tempo, mas há milhões de anos atras.
Venha conhecer essa história e saber como as plantas mudaram o mundo! Dra. Carla Bruniera, professora e pesquisadora da UNIFESP, é a nossa convidada da vez. Tivemos o prazer de ter aulas de botânica com ela durante a graduação e gravar esse maravilhoso episódio. Faça bom proveito.
Instagram:
@carlabruniera
Acesse nosso site (netosdedarwin.com) e faça parte da nossa campanha no apoia.se/netosdedarwin.
Referências:
“Mas de que te serve saber botânica?” (ANTONIO SALATINO I e MARCOS BUCKERIDGE)
Capítulos 3, 4, 5 e 6 do livro Plants Systematics (Michael G. Simpson)
Em 1998, Andrew Wakefield publicou um artigo falando sobre a correlação da Vacina com casos de autismo. Aliás, o artigo não foi publicado em qualquer revista não. O trabalho foi publicado em um dos maiores periódicos do mundo, a Lancet.
Tempos depois o artigo foi retratado, porque houve manipulação de dados e diversas outras incoerências no trabalho mas a desgraça já estava feita. O episódio de hoje conta toda a história por trás desse caso e suas implicações para os dias de hoje.
Acesse nosso site, netosdedarwin.com, e seja um apoiador no apoia.se/netosdedarwin.
Referências
https://doi.org/10.1136/bmj.c5347
"Senta que lá história". E se tem história, tem CIÊNCIA!
Quando pensamos em Ciência não podemos deixar de lado o contexto histórico a qual ela está inserida. Política, movimentos sociais e econômicos interferem em nossas vidas e a com a Ciência não é muito diferente.
Nesse Drops (que quase bate nosso limite de tempo) temos como convidado o futuro historiador e professor, Gustavo Moro, mais conhecido como Romarinho, nesse papo histocientífico que tem nada a ver com histologia.
Aproveite o episódio!
Documentário: O menino 23, está disponível no Youtube.
Acesse nosso site (netosdedarwin.com) e seja um apoiador pelo apoia.se/netosdedarwin.
Especial de 1 ano!
Completamos 1 ano de Netos de Darwin no dia 07 de junho e então gravamos um episódio para falar sobre as principais mudanças e acontecimentos marcantes durante essa nossa trajetória!
Arte: @flowaguta
Acesse nosso site, netosdedarwin.com, e seja um apoiador no apoia.se/netosdedarwin!
Você já parou pra pensar que existem mais de 1 MILHÃO de espécies de insetos e que talvez isso não seja nem um décimo do que realmente existe?
Além dessa enorme quantidade, este grupo abriga uma diversidade gigantesca de formas de corpo, nichos ocupados, comportamento e por ai vai. Não há nenhum outro grupo que chegue perto da dimensão que tem os Insetos. Mas o que levaram eles a terem esse sucesso?
Ponha seu fone de ouvido e venha ouvir como os Insetos dominaram o mundo! Este episódio contou com a colaboração da Paula Ricardi, do projeto "Inseto Pra que?".
Arte: @flowaguta
Instagram: @insetopraque @paularriccardi
Referências:
Engel, M. S. (2015). Insect evolution. Current Biology, 25(19), R868–R872. https://doi.org/10.1016/j.cub.2015.07.059
Fagan, W. F., Siemann, E., Mitter, C., Denno, R. F., Huberty, A. F., Woods, H. A., & Elser, J. J. (2002). Nitrogen in insects: Implications for trophic complexity and species diversification. American Naturalist, 160(6), 784–802. https://doi.org/10.1086/343879
Frank, J. H. (2007). Evolution of the Insects. In Florida Entomologist (Vol. 90, Issue 3). https://doi.org/10.1653/0015-4040(2007)90[588:eoti]2.0.co;2 Shih, C., Gao, T., Yao, Y., & Ren, D. (2019). Insect Feeding.
Rhythms of Insect Evolution, 631–649. https://doi.org/10.1002/9781119427957.ch28
Mais um episódio de: qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.
Fosfoetanolamina, ou Fosfoetacloroquina, a famosa pílula milagrosa curadora do câncer. Há alguns anos atrás, esse remedinho do capeta ganhou destaque pela promessa de curar uma das doenças mais assombrosas da humanidade. Como será que isso aconteceu?
Venha ouvir o desenrolar dessa história de como ela surgiu e como ela prosseguiu ao longo dos anos.
Episódio: Porque câncer não tem cura?
https://open.spotify.com/episode/2bszpa4xE2YR0xQgbJbiGe?si=21c0cb402ab143fd
Campanha do Apoia.se:
apoia.se/netosdedarwin
Acesse nosso site:
netosdedarwin.com
Um manual para identificar pseudociências. Caso ache que alguma coisa é pseudagem, consulte este manual para o esclarecimento.
Somos bobardeados diáriamente com pseudociências, mais do que você imagina. Mas eae, você sabe identificar o que é ciência? O que não é ciência? E o mais importante, o que é uma pseudociência?
Nesse episódio contamos o que e não é ciência e quais são as caracteristicas das pseudociências. Para este manual contamos com a participação do Luiz Almeida do Instituto Questão de Ciência e diretor nacional do Pint of Science Brasil.
Arte: @flowaguta
Referências:
whatstheharm.net
Gordin, M. D. (2017). The problem with pseudoscience. EMBO Reports, 18(9), 1482–1485. https://doi.org/10.15252/embr.201744870
Hotez, P. J. (2020). Combating antiscience: Are we preparing for the 2020s? PLoS Biology, 18(3), 1–6. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000683
Lee, C. M., & Hunsley, J. (2015). In Review Evidence-Based Practice: Separating Science From Pseudoscience Pratique fond{é}e sur des donn{é}es probantes : s{é}parer la science de la pseudoscience. CanJPsychiatry, 6060(1212), 534–540.