Nesta 2ª parte da primeira aula do 1º Curso de Literatura e Ecologia promovido pelo Depto. de Geografia da FFLCH-USP, Guilherme José Purvin de Figueiredo conversa sobre a Odisseia de Homero em uma chave ecocrítica. A aula foi ministrada em 8 de março de 2025 e conta com a participação de alunas e alunos matriculados no curso.
Versão condensada da 1ª parte da aula n.1 ministrada em 8 de março de 2025 como parte do Projeto de Pós-Doutoramento junto ao Depto. de Geografia da FFLCH-USP. Participação especial de Júlio César Suzuki e Adriana Iozzi Klein.
No episódio 39 de Narrativas do Antropoceno, Guilherme Purvin conversa com o escritor Manoel Herzog sobre literatura e ecologia. MH fala sobre Santos e Cubatão, neoconstitucionalismo andino, mineração e antropoceno. Este episódio integra o projeto de pesquisa em âmbito de pós-doutoramento junto ao Depto. de Geografia da USP.
OPodcast Narrativas do Antropoceno está de volta. Neste episódio 38, analisamos o poemaO Rei do Mar, de Cecília Meireles, parte da coletâneaVaga Música (1942). O poema retrata uma jornada marítima repleta de incertezas, onde o eu lírico navega entre constelações como as Plêiades e a Estrela Polar, refletindo sobre a efemeridade da vida ("Curta vida. Longo mar") e a pequenez humana diante do universo. A busca pelo "Rei do Mar" simboliza um sentido maior – espiritual, existencial ou cultural. O poema também dialoga com a natureza e pode ser lido sob uma perspectiva ecocrítica. Cecília transforma uma observação astronômica em uma meditação sobre tempo, identidade e arte. Acompanhe-nos nesta análise.
A quem aproveita criminalizar o usuário de drogas? Neste episódio, Guilherme Purvin e Elizabeth Harkot de La Taille recebem Rogério Rocco, Sandra Cureau, Ricardo Camargo, Rui Guimarães Vianna e Luciana Bauer para um debate sobre a PEC das Drogas.
Neste episódio de N.A., divulgamos a palestra "Racionalidade e Neoliberalismo em Tempos de Emergência Climática", ministrada por Guilherme Purvin em 13/7/2023 na cidade de Salvador/BA, dentro do painel II - "Democracia Ambiental em Tempo de Emergência Climática", integrante do 27º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública - "Reconstruindo a Democracia no Brasil".
Bibliografia utilizada: CHARBONIER, Pierre. Abundância e Liberdade. S.Paulo : Boitempo, 2021; DANOWSKY, Debora & VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? São Paulo : ISA, 2017
No episódio 35 de N.A., Guilherme entrevista os contistas Sebastião Staut, Marina Yukawa, Zeca Sampaio, Bruno Ivan, Samara Buoso, Igor Martin Pereira e Mariângela Ragassi, vencedores do 4º concurso da Revista PUB e participantes do livro "Antropocenas", editado pela Terra Redonda Editora.
No episódio 34 de N.A., o foco é meio ambiente e literatura em tempos de antropoceno. Guilherme entrevista os contistas Vanilson Rodrigues Fernandes, Nicole Ayres Luz, Ricardo antonio Lucas camargo, Maria Victoria Aurichio Saes, Gean B. de Moraes e Denis Alvares Vaz, todos eles vencedores do 4º Concurso Literário da Revista PUB Diálogos Interdisciplinares e participantes do livro "Antropocenas", editado pela Terra Redonda Editora.
Com a participação de Márcia Brandão Carneiro Leão, Marie Madeleine Hutyra de Paula Lima, José Nuzzi Neto e Ricardo Antonio Lucas Camargo, associados do IBAP, debatemos a questão Israel X Palestina e as tentativas de intimidação de quem defende os Direitos Humanos. Episódio extraordinário gravado em 2/2/2024.
Este é o primeiro de uma série de episódios sobre São Tomé e Príncipe. Hoje vou falar sobre a chegada no país e os primeiros contratempos. Ao final, uma entrevista com um santomense vendedor de artesanato.
Você poderá encontrar o texto impresso deste episódio em meu blog MEL - Música, Ecologia e Literatura: https://www.guilhermepurvin.com/post/06012024.
Na 1ª parte deste episódio, entrevistamos o prof. Marcos Alcyr Brito de Oliveira, autor de diversas obras sobre cidadania no capitalismo e a relação entre Marcuse, Althusser e Freud. Na 2ª parte, a conclusão de entrevista concedida pelo Desembargador Manoel Carlos Toledo Filho sobre resquícios da escravidão e Mercosul.
O episódio 30 de Narrativas do Antropoceno traz a primeira parte de entrevista concedida a Guilherme Purvin pelo desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, que fala sobre a função do Direito do Trabalho na sociedade capitalista e sobre a dificuldade do empresariado brasileiro em aceitar a vigência da Lei Áurea.
Entrevista concedida por Luciana Bauer em 15 de junho de 2023 a Guilherme Purvin. Neste episódio, também é feita a transcrição sonora de respostas do Chat GPT. Obras citadas: Techno-feudalisme: Critique de l'économie numérique, de Cédric Durand; Intelligence artificielle: la nouvelle barbarie, de Marie David e Cédric Sauviat; Inteligência Artificial, de Stuart Russell e Peter Norvig.
Nesta segunda parte da roda de conversa promovida pela APRODAB e conduzida pela Prof. Sheila Pitombeira (Fortaleza/CE), Ricardo Antônio Lucas Camargo (Braga/PT), Marialice Antão (Porto Velho/RO), Guilherme Purvin (São Paulo/SP), Isabella Guerra (Rio de Janeiro/RJ) e Carlos Marés (Curitiba/PR) falam ainda sobre a chamada tese do marco temporal e sobre o risco de institucionalização de um genocídio, sobre a contaminação do Rio Madeira, sobre o massacre de crianças indígenas no Canadá e outros temas correlatos. O encontro foi gravado em 5-6-2023 e este episódio foi editado em 14-6-2023.
Por que, em última análise, a tese do marco temporal nada mais é do que uma tentativa de dar ares de juridicidade ao genocídio dos povos originários? O episódio 27 de "Narrativas do Antropoceno" traz a primeira parte da roda de conversa promovida pela APRODAB e conduzida por Sheila Pitombeira no dia mundial do meio ambiente. Participam deste episódio: Carlos Marés, Ibraim Rocha e Themis Aline Calcavecchia.
Se a cibernética tirou o emprego de trabalhadores braçais, agora a inteligência artificial ameaça os trabalhadores intelectuais. Otávio Pinto e Silva, Professor de Direito do Trabalho da USP, fala sobre o impacto da inteligência artificial no Direito do Trabalho e, ainda, sobre o trabalho uberizado e a lei geral de proteção de dados na nova realidade do capitalismo de vigilância. Episódio gravado em 25 de maio de 2023.
No dia 24 de maio de 2023, o Governo Lula/Alckmin sofreu dura derrota nas áreas do meio ambiente e dos povos originários. O "centrão" votou em peso para retirar atribuições dos ministérios hoje comandados por Marina Silva e Sônia Guajajara. Na manhã do dia 25/5, "Narrativas do Antropoceno" realizou uma roda de conversa com a participação de Gabriel Mantelli, Guilherme Purvin, Isabella Guerra, José Nuzzi Neto, Norma Sueli Padilha e Sheila Pitombeira, para tratar desse perigoso revés na política ambiental e dos direitos humanos.
A professora, filósofa e escritora Fabíola Menezes de Araújo, doutora pela UFRJ e pela PUC-Rio, fala sobre a importância da filosofia da Africanidade em tempos de Antropoceno como forma de resistência à destruição do planeta pelo capital.
Na reestreia de nosso podcast, Sheila Pitombeira, associada do IBAP e atual coordenadora geral da APRODAB, fala para os ouvintes de Narrativas do Antropoceno como foi que se apaixonou pelo Direito desde a sua infância. Conta como foi o episódio do sequestro de Dom Aloísio Lorscheider, em 1994, em Fortaleza. Também discorre sobre a crise atual de efetividade do Direito Ambiental e de seu papel simbólico. Ao final, dá duas dicas de livros e filmes que versam essencialmente sobre o papel da mulher na sociedade.
Na primeira parte do episódio 22 de Narrativas do Antropoceno, comentamos a nova Lei 14.285/21 e apontamos como ela deverá contribuir para mais tragédias urbanas em razão do afrouxamento das regras de proteção das margens de rios urbanos. Na segunda parte, uma resenha ecocrítica do filme "A Civil Action" que, no Brasil, recebeu o titulo "A qualquer preço".