O Movimento Nacional ODS é um movimento social constituído por voluntários, apartidário e plural, com a finalidade de contribuir na implementação das ODS no Brasil. Estamos falando da Agenda 2030, do Acordo de Paris e até mesmo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Parece confuso, mas é por isso que eu trouxe a Julia Espeschit, coordenadora regional do Movimento em MG, para contar melhor essa história e como todos esses pontos se complementam e se encaixam.
Referência:
A COP é o assunto do momento, o maior evento sobre as mudanças climáticas do mundo, que reúne mais de 190 países que, juntos, abordam questões importantes e urgentes, reunindo especialistas, políticos e empresários. Mas e quem sofre diretamente com os efeitos das mudanças climáticas no dia a dia? Inconformado, o diretor da Coordenadoria de Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Júlio Fessô, propôs a criação da COP das Quebradas e foi prontamente atendido pela prefeitura de BH, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Se a favela não vai até a COP, a COP vai até as favelas e nesse episódio o Júlio e a Ana Paula Assunção, diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mostram como.
Referência:
O Selo Social é considerado uma das 10 soluções mais inovadoras para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. É um processo que conecta diferentes setores, valoriza boas práticas e mostra que mudar o mundo começa no local, no dia a dia de cada comunidade. Nesse bate papo com o Fernando Assanti, diretor presidente do Instituto, você vai conhecer mais sobre essa iniciativa que já certificou mais de 2.000 organizações no Brasil.
Referência:
Mais uma Pesquisa Doação Brasil foi divulgada, o maior estudo sobre o doador individual no país. Coordenada pelo IDIS, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e realizada pela Ipsos, este é o mais abrangente estudo sobre os hábitos de doação dos indivíduos e neste episódio você encontra um resumo e as principais conclusões deste trabalho.
Mais informações:
@idis.social
A Clínica do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG completa 10 anos de atuação. Uma década de enfrentamento, de pesquisa, de acolhimento e, principalmente, de luta pelos direitos humanos.
Mais do que celebrar esse marco, este episódio é um convite para refletirmos: por que ainda precisamos falar sobre isso? Como essa realidade atravessa nossas escolhas e até a forma como organizamos a sociedade? A convidada Lívia Miraglia, professora de Direito e coordenadora da Clínica conta um pouco dos bastidores desse trabalho tão necessário.
Referência:
@clinicatrabalhoescravo
clinicatrabalhoescravo.com
A ExpoFavela é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores da favela. O objetivo é dar visibilidade a estas iniciativas e promover um palco para este encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios.
Confira neste episódio os bastidores da 3º edição da Expo Favela Minas Gerais.
Referências: expofavelaminas.com.br
@expofavelaminasoficial
A Caravana do Futuro é uma iniciativa que está cruzando o Brasil para ouvir a população, especialistas e ativistas para discutir os desafios da transição energética e entender como o mundo do trabalho se conecta com a crise climática. A idealizadora do projeto Gabriela Vuolo conta tudo sobre esse trabalho que virou, literalmente, um caminhão de boas ideias e iniciativas.
Referências:
aurora-lab.org/caravanadofuturo
Produção: Wepod
A NUU Alimentos é uma empresa que vem se destacando por unir propósito, inovação e responsabilidade socioambiental em sua forma de comunicar e se posicionar no mercado. Mas como a comunicação pode ser uma aliada da sustentabilidade e das práticas ESG? Nessa conversa com a Mariana Weber, head de marketing da empresa, falamos sobre os desafios e as oportunidades de integrar os valores sustentáveis à comunicação de marca.
Referências:
@ nuu_alimentos
Produção: Wepod
Aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 03 e 05 de junho, o Seminário Internacional Águas Para o Futuro, um evento preparatório para a COP 30, abordando o tema Cidades Resilientes no Enfrentamento das Mudanças Climáticas.
Um resumo dos principais debates que aconteceram e, principalmente, das ações que merecem destaque e que estão causando impacto socioambiental.
Mais informações:
@ aguasparaofuturo
Completando 25 anos de existência, o Instituto Reação se consagra como um dos grandes projetos de puro impacto social no país e o fundador, Flávio Canto, mostra como os ensinamentos do judô o ajudam a liderar e transformar mais de 90 mil vidas.
Referências:
@ institutoreacao
@ flaviocanto
Será mesmo que o comportamento das empresas diante de temas humanitários e ambientais pode impactar o modo como consumidores se conectam com as marcas? Investir em ESG realmente alavanca as vendas? De que forma ele pode fortalecer a imagem e a reputação de uma marca? E o que o consumidor espera hoje de um varejo que se diz consciente?
O papo desse episódio é com o Victor Mota, especialista em varejo e mercado de consumo e coordenador estadual do programa Varejo Mais do Sebrae Minas que, garanto, vai trazer insights valiosos e caminhos possíveis para quem quer fazer diferente e melhor.
Referências:
sebrae.com.br
@ victormotaoficial
Produção: Wepod
A atriz, escritora, roteirista e empreendedora Suzana Pires conta um pouco de como usa seus trabalhos para causar impacto social e a criação do Instituto Dona de Si, um alavancador de talentos femininos que já acelerou mais de mil mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Referências:
institutodonadesi.com.br
@suzipires
Produção: Wepod
Se é para falarmos de inclusão e diversidade, tem um público que definitivamente não pode ficar de fora: as pessoas com mais de 50 anos. Antes tidos como idosos, aposentados e, muitas vezes, invisibilizados, hoje precisamos ter um olhar mais atento e até mesmo estratégico para quem está cada vez mais ativo, exigente, consumista e, principalmente, no pique total para fazer a diferença.
Entenda melhor esse novo perfil dos 50+ nesse bate papo com Jorge Rocha, co-fundador da Futuro 50 +, jornalista e especialista em marketing e comunicação digital.
Referências:
@eusoujorgerocha
Produção: Wepod
Quando pensamos em doação, geralmente as palavras generosidade, solidariedade e empatia vêm a nossa mente ou fazem parte das justificativas para realizarmos essa ação. Pois a MOL Impacto vai além e conecta doação com cidadania, impacto, estratégia de negócio e fortalecimento de marca. Quem vai contar melhor essa história é a Vanessa Henriques, gerente de projetos institucionais
Referências:
@molimpacto
molimpacto.com.br
Produção: Wepod
Com 53 anos de existência e presente em mais de 70 países, o MSF se consagra como uma das organizações sociais mais bem sucedidas e respeitadas em todo o mundo. Qual o segredo para mobilizar mais que recursos, mas o coração e confiança de tantos doadores? Como atuar em tantas frentes e nos mais variados contextos? Conheça mais sobre os bastidores da organização neste bate papo com a Renata de Castro, analista de prospecção e captação de recursos há 11 anos no MSF.
Para mais informações:
Muito se fala sobre crise climática, mas pouco é mostrado sobre as pessoas mais afetadas com todo esse desequilíbrio. Meninas e mulheres fazem parte do público diretamente atingido e expõe ainda mais as vulnerabilidades e desafios enfrentados no dia a dia. Nesse bate papo com a Renata Koch, fundadora da Empodera Clima, fica claro o quanto as demandas sociais e ambientais estão interligadas.
Referências:
@renatakochalvarenga
@empoderaclima
Aberta a temporada 2025 do NA BOA e garanto que vai ser mais um ano de muitos conteúdos inspiradores, entrevistados interessantíssimos e pautas, informações e dicas que irão nos direcionar para um caminho mais sustentável, próspero, justo e bom para todos nós. O que esperar de 2025? Confere aí!
Já que o NA BOA fala de pessoas, histórias e ideias inspiradoras, pegamos uma carona com os Caçadores de Bons Exemplos para fechar 2024 com o coração cheio de esperança e iniciar 2025 com mais ação. Neste bate papo o casal relembra alguns fatos marcantes nessa trajetória de 13 anos na estrada e o que está ao alcance de cada um de nós quando o assunto é causar impacto.
Produção: Wepod
Este episódio é um convite para você repensar as festas de fim de ano de uma maneira mais consciente e transformadora. Com dicas e sugestões simples de serem aplicadas, é possível impactar não só o meio ambiente, mas na vida de outras pessoas também, afinal, esse é o melhor espírito do Natal.
Produção: Wepod
Se a pesquisa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal revelou que o brasileiro é
mais solidário em momentos específicos, o Dia de Doar vem aí para fomentar a
cultura de doação e enaltecer a generosidade. Nesse papo com o João Paulo
Vergueiro, o JP, falamos não só deste movimento mundial, mas o que de fato
precisa ser feito para fortalecer a solidariedade no país.
Produção: Wepod