Nesse episódio eu converso com a Carine Senna, a representante do Grumma, gupo de mães de autistas, que hoje contempla mais de 500 famílias que estão envolvidas com pessoas com deficiência. Falamos da dificuldade das mães atípicas (mães cujos filhos nasceram com algum tipo de deficiência e sobretudo sobre esse grupo de acolhimento que é um projeto muito legal e abrange as cidades das regiões.
Veja o vídeo e comenta aqui o que achou.
Siga @
grumaamaesacolhedorasdoautismo
#autismo #maternidade #maesatipicas #pcd
Olá minha gente, antes de começar esse podcast quero avisar vocês que este episódio está inscrito na campanha #opodcastedelas2024, essa campanha é anual e já este desde 2018, que incentiva e premia participação de mulheres na podosfera!
A convidada de hoje é a pré-candidata Maria Giovana, se hoje eu estou metida na política dos pés à cabeça foi por ter me identificado com ela enquanto ela foi vereadora da cidade, essa identificação me encorajou a tentar ocupar esse espaço que é tão masculino e nada representativo para mais da metade da população brasileira, que é composta por mulheres.
Por esse motivo que também decidi inscrever esse episódio na campanha O podcast é delas:
https://opodcastedelas.com.br/
Maria Giovana é sanitarista, a primeira mulher a concorrer a Prefeitura de Americana e teve uma votação significativa de 32.000 votos.
Me ajudem a divulgar esse episódio, para melhorar a participação das mulheres na política é preciso que a gente apareça mais nas mídias de comunicação que são ambientes dominados por homens, a ausência de mulheres na política é um projeto de poder de manutenção dos espaços de uma velha política, que não gostam das pautas progressistas por que sabem que nós queremos tirá-los do privilegio de tomar as decisões baseadas no interesses deles.
Em novembro do ano passado a Deputada Paula Nunes sofreu um ataque de misoginia e racismo na Assembleia Estadual de São Paulo, a ALESP, gravida, foi ameaçada de ser agredida e estuprada.
Infelizmente episódios como esse não são tão raros no nosso país. Em março de 2018 a vereadora Marielle Franco foi assassinada no Rio de Janeiro, fato que ficou marcado como uma das maiores violências políticas ocorrida no Brasil.
Nesse episódio eu converso com a Dra Maíra Recchia que é presidente da Comissão do Observatório Eleitoral da OAB-SP, especialista em gênero, eleitoralista, a quem eu tenho orgulho de chamar de amiga.
Falamos de violência política de gênero, destinação de 30% para campanhas femininas, abuso de poder político e outros temas que já começaram a fervilhar nas redes sociais por conta das eleições municipais desse ano.
Livros indicados: "Sempre foi sobre nós". Manuela D´Ávila.
Como as democracias morrem. Steven Levitsky , Daniel Ziblatt.
Para mais informações sobre mulheres na campanha política você pode acessar: https://www.impulsa.voto/
#eleiçoesmunicipais #eleiçoes2024 #mulheresnapolítica #violenciapoliticadegenero
Nesse episódio tive a honra de conversar com a Presidente da OAB-SP Patrícia Vanzolini, a quem eu conheci como professora nos idos de 2010, e como diretora de um dos maiores órgãos representativos do Brasil.
Falamos da importância e o do papel do advogado nos dias de hoje, e a politização de questões criminais como o caso do PL 1904/2024. No final deixamos aqui nosso podcast de cada dia.
Espero que gostem, e se gostar deixe sua avaliação e comece a seguir o Mobilize no Spotify e no Insta @mobilizepod
#patriciavanzolini #presidentedaoabsp #democracia #semadvogadonaosefazjustiça #pldoestuprador #abortolegal #polarização
Programa transmitido na Rede Vida Nova FM (104.9), participando com a Bianca Rezende no programa Rezende com a gente.
Falamos sobre trabalho da mulher- economia do trabalho- trabalho do cuidar- diferenças salariais e competitividade no mercado de trabalho e da importância de mulheres na política.
#mulheresnomercadodetrabalho #desiguladade salarial #trabalhodocuidar #saudementaldamulher #mulhernapolitica
Não chore, seja homem, não seja uma mulher Essa masculinidade atinge tanto mulheres quanto homens. Não vou passar pano pra violência doméstica e sexual, mas precisamos falar sobre a masculinidade que está adoecendo os homens nos de hoje. Para além do número de violência contra as mulheres, altos índices de suicídio, problemas com drogas e álcool. Nesse vídeo eu falo um pouco sobre essa pressão sobre os homens com ajuda de algumas referências: @valeskazanello7636 • Live 4- Masculinidades e dispositivo ... Mamilos: Masculinidade no divã https://open.spotify.com/episode/3dot... Memoh: https://open.spotify.com/show/0IT6Qhu...#masculinidade #homemnaochora #vulnerabilidade
Nesse episódio tive uma conversa muito legal com uma pessoa com um projeto que parece pequeno, mas é imenso na proposta e eficaz nos resultados.
A entrevistada é facilitadora de um projeto que conversa com homens que foram condenados pela lei Maria da Penha, e refletem sobre masculinidades, sobre violência, sobre machismos e sobre sua própria identidade. O nome dela é Isabela Venturoza, e essa é só sua mini bio: Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/UNICAMP), mestra em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (PPGAS/USP) e graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP). Integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (UNICAMP). Colabora, desde 2014, como parte da equipe técnica da ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, sendo diretora-presidente da gestão atual e coordenando seu Núcleo de Masculinidades (NUM), a partir do qual são realizados grupos reflexivos com homens denunciados por crimes de violência contra as mulheres. Atua principalmente com pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: relações de gênero, masculinidades, violência, interseccionalidade e feminismos. Contato: isabela.venturoza@yahoo.com.br (Fonte: Currículo Lattes)
Voltamos Nessa temporada a gente vai falar sobre maternidade, violência, diversidade, temas do universo feminino. E estreamos em grande estilo com a ativista Raquel Marques, sobre violência obstétrica, trabalho do cuidar e política para mulheres. Esperamos que vocês gostem e compartilhem com o pessoal. Siga a gente no instagram *@mobilizepod* Você pode acompanhar a gente também no Youtube, por meio do link:
Favorita o podcast na sua plataforma agregadora de podcast lá e ouça todos os episódios!
Nesse episódio entrevistei com Juliana Costa, ela é doula, especializada em sexologia e coordenadora do Cejusc de Nova Odessa. Falamos sobre aquela conversa que precisamos ter com nossos filhos sobre sexo, mas que demanda um conhecimento sobre nós mesmos, então falamos sobre muitas coisas, e o papo foi muito intenso e empoderador.
❤️ Quem gostar do papo segue a Ju no Instagram @assuntosqueimportamdeverdade
A arte é minha mesmo, assim como a produção e a edição, mas o desenho é da nossa querida @hevelyndovalle.
Siga a gente pelo @mobilizepodcast. Compartilhe com quem possa se interessar e assim você ajuda quem se mobiliza.
#feminino #educaçãosexual #relaçõesintimas #crianças #prevenção #educaçãosexualinfantil #sexologia #sexo #machismo #prazer #maternidade #paternidade #consciente
No dia 07 de agosto a famigerada Lei Maria da Penha faz 15 anos.
Nós mulheres temos muito o que comemorar pelo advento e pelas mudanças que a Lei trouxe para a proteção contra a violência doméstica. Vale dizer que ela é considerada a terceira melhor do mundo com esse objetivo, e que foi resultado da pressão exercida pelo movimento feminista no Congresso Nacional, bem como pelo fato do Brasil ter sido condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo fato de ser sido ineficaz e omisso em relação a violência sofrida pela Maria da Penha, ela que merecidamente recebeu o nome da lei e se tornou ativista dos direitos das mulheres.
Infelizmente não temos só motivos de comemoração, e uma coisa que dificulta muito a eficácia dessa lei é a falta de informação sobre seus procedimentos e a falta de uniformidade na tomada de diretrizes a respeito do combate à violência contra a mulher. Falta ainda a conscientização de se trata de uma política de segurança pública, que demanda investimento e atuação política para que suas diretrizes sejam implantadas.
Então, no episódio de hoje, conversei com a advogada Natalia Zanella, advogada e militante feminista. Possui graduação em História pela Unicamp e em Direito pela PUC-Campinas, especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Mackenzie e mestrado em Direitos Humanos pela Central European University, em Viena. Atualmente desenvolve pesquisas sobre prevenção ao abuso sexual infantil e à violência contra a mulher através da educação sexual, que nos falou sobre como funciona a a fase policial, a fase processual e as medidas protetivas e políticas para o combate contra esse crime que ainda é muito constante num Brasil enraizado de machismo.
Ouça e nos dê seu feedback pelo email mobilizepodcast@gmail.com, ou pelo instagram @mobilizepod.
A edição, produção e arte é de @awdreykokol
O desenho é de @hevelyndovalle
Compartilhe o episódio distribuídos em várias plataformas agregadoras de podcast como anchor, googlepodcas e spotify, quem se mobiliza agradece.
Até a próxima semana
@awdreykokol
A participação da mulher na política e sua ocupação nos espaços de poder tem sido bem explorada nas redes sociais e meios de comunicação. Mas há um debate que é pouquíssimo feito, que é a representatividade da mulher nos partidos políticos, e é pouco feito justamente porque raramente a mulher está neste posto. Assim, tivemos a oportunidade de conversar com Mariana Lacerda que é Porta Voz no âmbito estadual do partido Rede Sustentabilidade.
Se você gosta de política, pega um café e senta aí, se quiser e puder, manda pra gente depois sua opinião ou sugestão para mobilizepodcast@gmail.com, ou segue a gente: @mobilizepod no instagram.
#porta-voz #política #mulheresnapolítica #políticapartidaria #politica #politicaemulher #redesustentabilidade #polarização #lulismo #bolsonarismo #cpipandemia #cpicovid #senadofederal #randolferodrigues
Nesse episódio você ouviu áudios de:
Podcast:
Você pode mudar o mundo: Marina Silva, luta pela vida e luta pelo Brasil <https://open.spotify.com/episode/4uANQCwWhNWnWkeaXv1wNv?si=jMU8gr7qRuygZqKzOjBIsg&utm_source=whatsapp&dl_branch=1&nd=1>
Youtube:
Comercial político- Campanha PT 2014: <https://www.youtube.com/watch?v=Lv-dYlDdyhY>
Canal- Medo e Delírio em Brasília- <https://www.youtube.com/watch?v=oGT4N2nR09w>
Canal da UOL- Bolsonaro na CPI <https://www.youtube.com/watch?v=Kv8Zz2Sy7RI>
Publicações:
Artigo Mariana Lacerda no Estadão: O (não) espaço da mulher na política partidária
https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/o-nao-espaco-da-mulher-na-direcao-partidaria/
Produção do Podcast:
Entrevista: Awdrey Kokol
Edição: Awdrey Kokol e Fátima Franco
Arte e design e produção: Awdrey Kokol
Não se assuste, não vamos falar sobre burocracia e nem sobre nada que um aluno do 4° não possa entender.. Nesse episódio conversei com a Karen Bertolo Angelim, ela é gestora, é professora, é bióloga, sócia na empresa Angelim Ambiental, sinceramente eu não sei que horas essa mulher dorme. Uma conversa muito esclarecedora sobre um tema que é urgente, necessário e um tanto quanto difícil: meio ambiente e licenciamento ambiental e foi inevitável falar um pouco sobre educação e o papel do professor em sala de aula nos dias de hoje. Utilizei áudios disponíveis no Youtube: Lixões são tão preocupantes quanto uma pandemia | EXAMINANDO:
Desenvolvimento Sustentável- Tempero Drag:
Greg News- Ricardo Salles-
Produção- @awdreykokol Edição- Awdrey Kokol e Fátima Franco Desenho- Google imagens- autoria desconhecida Toda semana um episódio novo nas plataformas agregadoras de podcast: Anchor, Spotify, Google podcasts, ETC. Compartilha e indique para amigos que possam se interessar! Siga a gente no instagram @mobilizepod e fique a vontade para mandar e-mail no mobilizepodcast@gmail.com #mobilize #podcasters #mulherespodcasters #meioambiente #desenvolvimentosustentável #licenciamentoambiental #burocraciaambiental #consumismo #ricardosalles #boiada #gregnews #temperodrag #examinando #lixões
A pandemia do novo CORONAVÍRUS não é apenas uma crise sanitária, ela expõe várias feridas do país. Agravou os índices de desemprego, voltamos a ter a miséria como preocupação social, crianças abandonando as escolas, o ensino EAD não chega para todos os alunos, vê-se evasão escolar, a fome, violência, criminalidade, abusos se tornar mais um problema para a educação do país, os Estados demoram a vacinar os professores, municípios abriram bares e restaurantes antes de abrirem escolas, os futuros problemas do país tem um velho conhecido: altos níveis de desigualdade social.
Nesse terceiro episódio conversamos com várias mulheres engajadas na política, entre elas a vereadora Luana Alves do PSOL, Maria Giovana Fortunato, ex-vereadora e presidente do PDT em Americana, a vereadora professora Juliana do Nascimento, vereadora do PT e a professora e psicopedagoga que trabalha em escolas particulares e públicas de Americana e Santa Bárbara d´Oeste, MATHILDE ROCHA.
Este episódio está disponível também nas plataformas agregadoras de Podcast como Spotify, Google Podcast e outros.
Confira a série aos sábados e os demais episódios às terças.
Nos siga no Spotify Mobilize Podcast, no instagram @mobilizepod e compartilhe esse episódio que está disponível nas diversas plataformas agregadoras de podcast.
Quem se mobiliza agradece
♀️🎙️👩⚕️🏥
Olá meus caros ouvintes do Mobilize Podcast. O episódio de hoje resolveu ficar um pouco mais no quentinho da barriga da mãe, nasceu com 42 semanas mas nasceu!
Nossa convidada foi a dra. Carolina Bonon que é ginecologista e obstetra, mestranda na Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Falamos sobre parto, pré natal, maternidade e menopausa, eu particularmente fiquei muito orgulhosa dessa entrevista!
Taí pra vocês conferirem no GOOGLE PODCASTS, ANCHOR, SPOTIFY e outras plataformas agregadoras de podcasts
O desenho da arte é da Hevelyn do Valle @hevelyndovalle e a produção do episódio de hoje de Awdrey Kokol @awdreykokol
Quem puder, compartilha, me deem um feed e nos siga no insta: @mobilizepod. Você também pode enviar dúvidas ou sugestões para mobilize.podcast@gmail.com.
Muito obrigada por nos ouvir, quem se mobiliza agradece.
Neste episódio tivemos a participação e cooprodução da jornalista e CEO da Rádio Web Dom, Fátima Franco, para nos dedicar a um assunto útil e necessário, mas que parece estar ser naturalizando, a crise na saúde provocada pelo coronavírus que engatilhou uma pandemia sem precedentes na história do mundo.
E para falar sobre o assunto, dividimos o tema em 04 episódios em que ouviremos profissionais das diferentes áreas sobre os reflexos dessa crise no Brasil. Começamos com as médicas Dra Andressa F. Kokol, médica e residente formada pela PUC- Campinas que nos explicou sobre os procedimentos do atendimento aos pacientes internados, situação dos hospitais e dos profissionais de saúde. Também conversamos com a Dra. Carolina Bonon que é ginecologista e obstetra, Mestranda pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, que nos explicou sobre como tem sido a realização dos pré natais e partos durante a pandemia.
Desde já agradecemos por nos ouvir, se quiser nos ajudar ainda mais, nos siga no instagram @mobilizepod e compartilhe esse episódio que está disponível nas diversas plataformas agregadoras de podcast. Para mais informações, sugestões e participações envie e-mail para mobilize.podcast@gmail.com, quem se mobiliza,agradece.
#podcast #podcasters #mulherespodcasters #mobilize #covid19 #pandemia #profissionaisdasaude #linhadefrente #utis
Nesse episódio falamos com o Psicólogo Gilberto Garcia abordando o relacionamento abusivo sob a perspectiva do acolhimento psicológico. Deixamos as indicações dos filmes Dormindo com o inimigo, a série Bom Dia Verônica e Inacreditável. Músicas: Grito de Alerta (Gonzaguinha) e Camila (Nenhum de nós) Esperamos que gostem. A arte é da Hevelyn do Valle @hevelyndovalle, como sempre! Siga no Instagram @mobilizepod