LEITURA BÍBLICA DO DIA: 1 TESSALONICENSES 4:13-18
PLANO DE LEITURA ANUAL: JEREMIAS 27–29; TITO 3
Vamos ler o devocional juntos? Separe um tempo especial para Deus hoje e faça sua reflexão diária:
Luísa era alegre e brincalhona e trazia sorrisos a todos que encontrava. Sua morte trágica e repentina aos 5 anos, devido a uma doença rara, foi um choque para seus pais e para todos nós que trabalhamos com eles. Juntos, todos nós nos entristecemos. No entanto, os pais encontraram forças para continuar. Ao lhes perguntar como estavam, a mãe disse que eles tiravam forças lembrando-se de que a filha estava nos braços amorosos de Jesus: “Encontramos alegria em saber que ela está nos braços do Pai eterno. Pela graça e força de Deus, podemos lidar com o sofrimento e, com esperança, prosseguir no que Ele nos confiou para fazer”. O conforto para Day Day, mãe de Luísa, vem de sua confiança no amor de Deus que se revelou por meio de Jesus. A esperança bíblica é muito mais do que simples otimismo; é a certeza baseada na promessa de Deus, a qual Ele jamais quebrará. Em nossa tristeza, podemos nos apegar a essa poderosa verdade, da mesma maneira que Paulo encorajou aqueles que lamentavam a morte de amigos: “Porque cremos que Jesus morreu e foi ressuscitado, também cremos que Deus trará de volta à vida, com Jesus, todos os que morreram” (1 TESSALONICENSES 4:14). Que a certeza nessa esperança nos dê força e consolo hoje, mesmo durante o sofrimento.
Por: LESLIE KOH
Leitura bíblica do dia: LUCAS 14:25-33
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 24–26; TITO 2
Rute veio de uma família religiosa não-cristã que discutia sobre espiritualidade academicamente e disse: “Continuei orando, mas sem ouvir a Deus”. A jovem começou a estudar a Bíblia e lenta, mas firmemente avançou em direção à fé em Jesus como o Messias. Rute descreve o momento decisivo: “Ouvi uma voz clara em meu coração dizendo: ‘Você já ouviu o suficiente, já viu o suficiente. É hora de apenas crer’”. No entanto, Rute enfrentou um problema: seu pai reagiu como se o vulcão Vesúvio tivesse entrado em erupção. Quando Jesus andou na Terra, multidões o seguiram (LUCAS 14:25). Não sabemos exatamente o que eles procuravam, mas Jesus buscava por discípulos. E isso tem um custo. “Se alguém que me segue amar pai e mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs, e até mesmo a própria vida, mais que a mim, não pode ser meu discípulo”, disse Jesus (v.26). Ele contou uma história sobre a construção de uma torre: “Quem começa a construir […] sem antes calcular o custo…?” (v.28). O ponto de Jesus não era que devemos literalmente odiar a família; ao contrário, devemos escolhê-lo acima de tudo. Ele disse: “ninguém pode se tornar meu discípulo sem abrir mão de tudo que possui” (v.33). Rute ama profundamente a sua família, mas conclui: “Seja qual for o custo, vale a pena”. O que você precisa renunciar para seguir a Jesus?
Por: TIM GUSTAFSON
Leitura Bíblica Do Dia: SALMO 61
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 22–23; TITO 1
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Existem várias famílias de gansos canadenses com filhotes no lago próximo do nosso condomínio. Os pequeninos gansos são tão fofos que é difícil não os observar quando vou passear ou correr ao redor daquele lago. Mas aprendi a evitar o contato visual e a ficar longe dos gansos; caso contrário, corro o risco de um papai ganso protetor suspeitar que sou uma ameaça e me perseguir! A imagem de um pássaro protegendo seus filhotes é uma daquelas que as Escrituras usam para descrever o amor protetor e terno de Deus por Seus filhos (SALMO 91:4). Davi parece ansiar por esse cuidado de Deus (SALMO 61). Ele havia experimentado o refúgio divino: “és meu refúgio e minha fortaleza” (61:3), mas em desespero clamava agora: “dos confins da terra”, implorando que: “[o levasse] à rocha alta e segura” (v.2). Davi ansiava novamente por Deus, por estar “seguro sob o abrigo de tuas asas” (v.4). Ao entregar a Deus sua dor e desejo de ser curado, Davi consolou-se em saber que o Senhor o ouviu (v.5). Por causa da fidelidade divina, ele sabia que “[cantaria] para sempre louvores” ao Senhor Deus (v.8). Como o salmista, quando nos sentirmos distantes do amor de Deus, podemos correr aos Seus braços, para termos a certeza de que, mesmo em nossa dor, o Senhor está conosco, protegendo, amparando e cuidando-nos tão ferozmente quanto uma mãe pássaro protege os seus filhotes.
Por: MONICA LA ROSE
Leitura Bíblica Do Dia: ÊXODO 34:1-8
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 20–21; 2 TIMÓTEO 4
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
O entregador se atrasou? Use o celular e dê-lhe apenas uma estrela. A lojista foi grosseira? Escreva uma crítica negativa. Embora os celulares nos permitam fazer compras, manter contatos, eles também nos dão o poder de avaliar os outros. Isso pode ser um problema. Classificar uns aos outros é problemático, pois os julgamentos podem ser feitos sem contexto. O entregador é mal avaliado por atraso devido às circunstâncias fora do seu controle. A lojista recebe críticas quando passou a noite em claro com uma criança doente. Como evitar avaliar os outros de maneira injusta? Imitando o caráter de Deus, que se descreve como : “Deus de compaixão e misericórdia”, dizendo que Ele não julgará nossas falhas sem contexto; Ele é “lento para [se] irar”, pois não nos criticaria após uma única experiência ruim; Ele é “cheio de amor”, ou seja, Sua disciplina é para o nosso bem, não para vingança; e “[perdoa] o mal, a rebeldia e o pecado”, significando que nossa vida não precisa ser definida por nossos piores dias (ÊXODO 34:6-7). O caráter de Deus nos serve de exemplo (MATEUS 6:33), podemos evitar a dureza com que os smartphones nos possibilitam agir, optando por reagir como Deus o faria. Todos nós podemos avaliar os outros com severidade. Mas que o Espírito Santo nos capacite a agir com um pouco mais de compaixão.
Por: SHERIDAN VOYSEY
Leitura Bíblica Do Dia: SALMO 9:7-10
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 18–19; 2 TIMÓTEO 3
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Quando meu gato Mickey teve infecção no olho, usou colírio diariamente. Assim que era colocado na bancada, ele se sentava, olhava-me com olhos assustados e se preparava para o colírio. “Bom menino”, eu murmurava. Embora ele não entendesse o que eu fazia, ele nunca pulou, rosnou ou me arranhou. Em vez disso, buscava o conforto encostando-se em mim. Ele sabia em quem podia confiar. Ao escrever o Salmo 9, Davi provavelmente já havia experimentado muito do amor e da fidelidade de Deus. Davi voltou-se para Deus buscando proteção contra os seus inimigos, e o Senhor agiu a seu favor (vv.3-6). Durante os momentos de necessidade de Davi, Deus não falhou com ele. Resultante disso, Davi soube como o Senhor era: poderoso e justo, amoroso e fiel. E portanto, Davi confiou em Deus, reconhecendo que Ele era confiável. Cuidei do Mickey em suas várias doenças desde quando o encontrei como um gatinho miúdo e faminto na rua. Ele sabe que pode confiar em mim, mesmo quando faço coisas que ele não entende. De maneira semelhante, lembrarmo-nos da fidelidade de Deus para conosco e do Seu caráter nos ajuda a confiar nele quando não conseguimos entender o que o Senhor está fazendo. Que possamos continuar confiando em Deus nos momentos difíceis.
Por: KAREN HUANG
Leitura Bíblica Do Dia: 1 PEDRO 2:4-10
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 15–17; 2 TIMÓTEO 2
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Você já viu itens baratos em brechós, sonhando encontrar algo de valor? Isso aconteceu nos Estados Unidos, quando uma antiga tigela chinesa foi comprada por 35 dólares e vendida em um leilão, em 2021, por 700 mil dólares. A peça era do século 15, rara e historicamente significativa. Isso nos serve como lembrete de que só porque algumas pessoas pensam que algo não vale nada, não significa que aquilo não seja valioso. Escrevendo aos cristãos espalhados pelo mundo de então, Pedro explicou que a fé que tinham em Jesus era a crença naquele que foi rejeitado pela cultura da época. Desprezado pela maioria dos líderes religiosos judeus e crucificado pelo governo romano, Cristo foi rejeitado por muitos porque não atendeu às suas expectativas e desejos. Embora outros tenham rejeitado o valor de Jesus, “Deus o escolheu para lhe conceder grande honra” (1 PEDRO 2:4). Seu valor para nós é infinitamente mais precioso do que ouro ou prata (1:18-19). E temos a garantia de que quem escolhe confiar em Jesus nunca se envergonhará de sua escolha (2:6). Enquanto outros rejeitam o valor de Jesus, olhemos de outro modo. O Espírito pode nos ajudar a ver o dom imensurável de Cristo, que oferece a todas as pessoas o inestimável convite para tornar-se parte da família de Deus (v.10).
Por: LISA SAMRA
Leitura Bíblica Do Dia: 2 CRÔNICAS 21:4-7, 16-20
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 12–14; 2 TIMÓTEO 1
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
No popular musical Hamilton, o rei inglês, George III, é humoristicamente apresentado como um vilão desvairado. No entanto, na nova biografia do rei, conta-se que ele não era o tirano descrito no musical ou na declaração da independência americana. Se fosse o déspota brutal que dizem que ele era, teria interrompido a busca pela independência dos EUA com medidas extremas. George foi contido por seu temperamento civilizado e bem-humorado. Será que ele morreu pesaroso? Teria o seu reinado tido mais sucesso caso tivesse sido mais duro com os súditos? Não necessariamente. Na Bíblia, lemos sobre o rei Jeorão, que solidificou seu trono quando “matou todos os seus irmãos e outros líderes de Judá” (2 CRÔNICAS 21:4). Jeorão “era mau aos olhos do Senhor” (v.6). Seu reinado cruel alienou seu povo, que não chorou pela morte horrível dele nem fez “fogueira em sua homenagem” (v.19). Os historiadores podem debater se George era muito brando; sabemos que Jeorão certamente foi muito duro. Uma maneira melhor é a do Rei Jesus, que é “cheio de graça e de verdade” (JOÃO 1:14). As expectativas de Cristo são firmes (Ele exige a verdade), no entanto, Ele aceita aqueles que falham (e estende Sua graça). Jesus chama os que creem nele a seguir a Sua liderança. Então, por meio da direção de Seu Espírito Santo, Ele nos capacita.
Por: MIKE WITTMER
Leitura Bíblica Do Dia: ISAÍAS 61:1-4
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 9–11; 1 TIMÓTEO 6
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Após um incêndio destruidor, um ministério cristão ofereceu ajuda às famílias para procurar itens valiosos nas cinzas. As pessoas listaram os objetos preciosos na esperança de que estivessem preservados. Pouco se salvou. Um homem falou com ternura sobre a aliança de casamento deixada sobre a cômoda em seu quarto. A casa não existia mais, tornara-se uma massa carbonizada e derretida numa única camada de detritos. Eles procuraram o anel naquele mesmo canto onde ficava o quarto, sem sucesso. O profeta Isaías escreveu lamentando sobre a iminente destruição de Jerusalém, que ficaria arrasada. Da mesma forma, sentimos que há momentos em que a vida que construímos foi reduzida às cinzas, que não temos mais nada, emocional ou espiritualmente. Mas Isaías anuncia esperança: “Ele me enviou para consolar os de coração quebrantado […] para dizer aos que choram que é chegado o tempo do favor do Senhor” (ISAÍAS 61:1-2). Deus converte nossa tragédia em glória: “dará uma bela coroa em vez de cinzas” (v.3), e promete: “Reconstruirão as antigas ruínas, restaurarão os lugares […] destruídos” (v.4). Naquele local do incêndio, uma mulher vasculhou as cinzas do lado oposto e, ainda no estojo, desenterrou a aliança de casamento. Em seu desespero, Deus alcança suas cinzas e salva a única coisa verdadeiramente preciosa: Você.
Por: KENNETH PETERSEN
Leitura Bíblica Do Dia: ROMANOS 10:8-13
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 6–8; 1 TIMÓTEO 5
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Os protocolos do restaurante na vizinhança em que cresci eram consistentes com a dinâmica social e racial do final dos anos 1950 e início dos anos 60, nos EUA. Os ajudantes de cozinha, a cozinheira Maria e os lavadores de pratos, como eu, eram negros. No entanto, os clientes eram brancos. Os clientes negros podiam comprar a comida, mas tinham que pegá-la na porta dos fundos. Tais políticas reforçavam o tratamento desigual naquela época. Embora tenhamos percorrido um longo caminho desde então, ainda temos espaço para crescer no relacionamento uns com os outros como pessoas feitas à imagem de Deus. As Escrituras nos ajudam a ver que todos são bem-vindos na família de Deus: não há porta dos fundos. Todos entram da mesma maneira, por crer na morte de Jesus para purificação e perdão. A palavra bíblica para essa experiência transformadora é salvo (ROMANOS 10:8-9,13). Nem a sua classe social e status racial nem a dos outros entram nessa equação. “Como dizem as Escrituras: ‘Quem confiar nele jamais será envergonhado’. Nesse sentido, não há diferença entre judeus e gentios, uma vez que ambos têm o mesmo Senhor, que abençoa generosamente todos que o invocam” (vv.11-12). Você crê na mensagem bíblica sobre Jesus? Bem-vindo à família!
Por: ARTHUR JACKSON
Leitura Bíblica Do Dia: 2 CORÍNTIOS 4:16-18
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 3–5; 1 TIMÓTEO 4
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Não lembro de minha mãe estar saudável. Diabética, por anos seu nível de açúcar no sangue era bastante irregular. Vieram as complicações e os rins precisavam de diálise permanente. A neuropatia e os ossos quebrados exigiram o uso de cadeira de rodas. A visão dela regrediu causando-lhe a cegueira. Mas à medida que o seu corpo lhe faltava, a vida de oração de mamãe tornou-se mais intensa. Ela passava horas orando para outros conhecerem e experimentarem o amor de Deus. As palavras das Escrituras tornaram-se mais doces para ela. Antes de sua visão enfraquecer, ela escreveu uma carta para sua irmã com as palavras: “…nunca desistimos. Ainda que nosso exterior esteja morrendo, nosso interior está sendo renovado a cada dia” (2 CORÍNTIOS 4:16). O apóstolo Paulo sabia como é fácil “desanimar” e ele descreve sua vida cheia de perigo, dor e privação (11:23-29). No entanto, ele considerava esses “problemas” temporários. E ele nos encorajou a pensar não apenas no que vemos, mas também no que não podemos ver: no que é eterno (4:17-18). Apesar do que esteja acontecendo, nosso amoroso Deus continua a renovar o nosso interior todos os dias. Sua presença conosco é certa. Através da dádiva da oração, Ele está apenas a um fôlego de distância. Suas promessas de nos fortalecer, dar-nos esperança e alegria permanecem.
Por: CINDY HESS KASPER
Leitura Bíblica Do Dia: SALMO 37:1-6
Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 1–2; 1 TIMÓTEO 3
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Deus não ajuda aqueles que se autoajudam: Ele ajuda aqueles que confiam nele e dele dependem. Jonathan Roumie, o ator que interpreta Jesus na série The Chosen (O escolhido), baseada nos evangelhos, percebeu isso em 2018. Roumie já morava em Los Angeles por 8 anos, estava quase falido, tinha comida apenas para aquele dia e nenhum trabalho à vista. Sem saber como sobreviveria, o ator abriu o coração e entregou a sua carreira a Deus. Ele orou dizendo: ‘Eu me rendo… me rendo!'”. Mais tarde naquele dia, encontrou quatro cheques em sua caixa de correio, e, 3 meses depois, foi chamado para interpretar Jesus em The Chosen. Roumie descobriu que Deus ajudará àqueles que confiam nele. Em vez de sentir inveja e nos preocuparmos com “os perversos” (SALMO 37:1), o salmista nos convida a entregar tudo a Deus. Quando centralizamos as nossas atividades diárias nele, confiamos no Senhor, fazemos o bem, buscamos a Sua alegria (vv.3-4), entregando-lhe os nossos desejos, problemas, ansiedades e os acontecimentos diários de nossa vida, Deus nos orientará e dará paz (vv.5-6). Como cristãos, é essencial que deixemos que Ele determine como a nossa vida deve ser. Vamos nos render ao Senhor e confiar em Deus. Ao fazermos isso, Ele agirá e fará o que for necessário e melhor.
Por: MARVIN WILLIAMS
Leitura Bíblica Do Dia: PROVÉRBIOS 27:8-12
Plano De Leitura Anual: ISAÍAS 65–66; 1 TIMÓTEO 2
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Em 1892, um residente de Hamburgo transmitiu acidentalmente a doença da cólera via rio Elbe para o abastecimento de água da Alemanha. Em semanas, dez mil cidadãos morreram. No entanto, 8 anos antes, o microbiologista Robert Koch tinha descoberto que a transmissão era pela água. As autoridades europeias investiram em filtragem para proteger a água, porém, as de Hamburgo não. Citando custos e duvidando da ciência, ignoraram os avisos enquanto seguiam em direção à catástrofe. O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre os que dentre nós veem problemas, e não agem. “O prudente antevê o perigo e toma precauções” (v.12). Quando Deus nos ajuda a ver o perigo à frente, é sensato agir com antecedência. Com sabedoria, mudamos de rumo ou nos preparamos com as precauções necessárias que Ele nos provê. Mas, fazemos algo a respeito, pois não agir é loucura. Todos nós podemos deixar de perceber sinais de alerta e nos inclinarmos para o desastre: “o ingênuo avança às cegas e sofre as consequências” (v.12). Nas Escrituras e na vida de Jesus, Deus nos mostra o caminho a seguir e nos alerta sobre os problemas que enfrentaremos. Se formos tolos, seremos ludibriados, e precipitados diante do perigo. Em vez disso, à medida que Ele por Sua graça nos conduz, que possamos dar ouvidos a Sua sabedoria e mudar de rumo.
Por: WINN COLLIER
Leitura Bíblica Do Dia: JOÃO 1:1-14
Plano De Leitura Anual: ISAÍAS 62–64; 1 TIMÓTEO 1
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
E ra uma tarde de domingo e meu marido me disse: “Siga a luz!”, enquanto tentávamos sair de um enorme hospital da cidade. Tínhamos visitado um amigo e, ao sair do elevador, não encontramos ninguém naquele final de tarde que pudesse nos indicar a saída. Vagando por corredores mal iluminados, finalmente encontramos um homem que ao perceber nossa confusão disse: “Os corredores parecem todos iguais, mas a saída é por este caminho”. Com as instruções dele, encontramos as portas de saída, levando-nos, de fato, para a luz do sol. Jesus convidou incrédulos perdidos e confusos a segui-lo para fora de sua escuridão espiritual: “Eu sou a luz do mundo. Se vocês me seguirem, não andarão no escuro, pois terão a luz da vida” (JOÃO 8:12). Em Sua luz, podemos ver pedras de tropeço, pecados e pontos cegos, permitindo que Ele remova essas trevas de nossa vida à medida que Ele ilumina Sua luz em nosso coração e em nosso caminho. Como a coluna de fogo que guiou os israelitas pelo deserto, a luz de Cristo nos traz a presença, a proteção e a orientação de Deus. Como João explicou, Jesus é “a verdadeira luz” (1:9) e “a escuridão nunca conseguiu apagá-la” (v.5). Em vez de vagar pela vida, podemos buscá-lo e receber a Sua orientação enquanto Ele ilumina o caminho
Por: PATRICIA RAYBON
LEITURA BÍBLICA DO DIA: GÊNESIS 2:8-9; 3:16-19
PLANO DE LEITURA ANUAL: ISAÍAS 59–61; 2 TESSALONICENSES 3
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Meu pai amava estar ao ar livre com a criação de Deus, acampar, pescar e colecionar pedras. Ele gostava de trabalhar em seu quintal e jardim. Dava muito trabalho! Passava horas podando, capinando, plantando sementes e flores, arrancando ervas daninhas, cortando a grama e regando o jardim. Os resultados valiam a pena, gramado ajardinado, tomates saborosos e lindas rosas da paz. Todos os anos, ele podava as roseiras rentes ao solo, e elas cresciam, preenchendo os sentidos com fragrância e beleza. Em Gênesis, lemos sobre o jardim do Éden, onde Adão e Eva viveram, prosperaram e caminharam com Deus. Ali, “Deus fez brotar do solo árvores de todas as espécies, árvores lindas que produziam frutos deliciosos” (GÊNESIS 2:9). Imagino que aquele jardim perfeito também tinha flores lindas e perfumadas, talvez até mesmo rosas sem os espinhos! Após a rebelião de Adão e Eva contra Deus, eles foram expulsos do jardim e precisaram plantar e cuidar de seus próprios jardins, o que significava capinar terreno duro, lutar com espinhos e outros desafios (3:17-19,23-24). No entanto, Deus continuou a prover para eles (v.21), e o Senhor não deixou a humanidade sem a beleza da criação para nos atrair a Ele (ROMANOS 1:20). As flores no jardim nos lembram do contínuo amor de Deus e da promessa de uma nova criação — símbolos de esperança e conforto!
Por: ALYSON KIEDA
LEITURA BÍBLICA DO DIA: MATEUS 6:25-34
PLANO DE LEITURA ANUAL: ISAÍAS 56–58; 2 TESSALONICENSES 2
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
A manhã começou como uma competição de atletismo: praticamente, pulei da cama para cumprir as tarefas do dia! Levar as crianças para a escola: Feito. Ir trabalhar: Feito. Escrever a lista de “tarefas”, onde os compromissos pessoais e profissionais misturavam-se numa ladainha feito avalanche: “…13. Editar o artigo. 14.Limpar o escritório. 15.Planejar estratégias para a equipe. 16.Escrever no blog sobre tecnologia. 17.Limpar o porão. 18.Orar”. Cheguei no número 18 e me lembrei de que precisava de ajuda divina. Cheguei tão longe na lista e nem mesmo percebi que queria fazer tudo sozinho, tentando inventar o meu próprio ritmo. Jesus sabia que em nossos dias haveria conflitos, um mar de urgências incessantes. Então Ele nos instrui: “Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas” (MATEUS 6:33). É natural ouvir as palavras de Jesus como uma ordem. E elas são. Mas há algo mais aqui: é também um convite. Em Mateus 6, Jesus nos convida a trocar a inquietação do mundo (vv.25-32) por uma vida de confiança, dia após dia. Deus, por Sua graça, auxilia- -nos em todos os nossos dias, mesmo quando chegamos ao número 18 em nossa lista de tarefas antes mesmo de nos lembrarmos de ver a vida sob a Sua perspectiva.
Por: ADAM R. HOLZ
LEITURA BÍBLICA DO DIA: ATOS 9:36-43
PLANO DE LEITURA ANUAL: ISAÍAS 53–55; 2 TESSALONICENSES 1
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
O Hall da fama de costura foi criado em 2001 e reconhece pessoas que “impactaram a costura domiciliar, contribuindo de forma única e inovadora, educando pela costura e desenvolvendo produtos”. O hall inclui pessoas como Martha Pullen, introduzida no hall em 2005, sendo comparada com a mulher citada em Provérbios 31, alguém que nunca deixou de reconhecer publicamente a fonte de sua força, inspiração e bênçãos. Esse “Hall da fama” foi inventado no século 21, mas caso existisse no primeiro século em Israel, Tabita teria sido uma vencedora. Ela seguia Jesus e era costureira, passava o tempo costurando para viúvas pobres de sua comunidade (ATOS 9:36,39). Depois que adoeceu e morreu, os discípulos chamaram Pedro para ver se Deus faria um milagre por meio dele. Quando chegou, viúvas chorosas mostraram-lhe mantos e roupas feitos por Tabita para elas (v.39). Essas roupas evidenciavam que ela “sempre fazia o bem” para os pobres da cidade (v.36). Pelo poder de Deus, Tabita voltou a viver. Deus nos chama e nos dá meios para usarmos as nossas habilidades para atender às necessidades dos que estão presentes na comunidade e no mundo. Entreguemos as nossas habilidades para servir a Jesus e assim veremos como Ele usará os nossos atos de bondade para remendar corações e vidas (EFÉSIOS 4:16).
Por: MARVIN WILLIAMS
LEITURA BÍBLICA DO DIA: HEBREUS 6:16-20
PLANO DE LEITURA ANUAL: ISAÍAS 50-52; 1 TESSALONICENSES 5
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Mostrei uma foto de pessoas dormindo em um beco. “Do que eles precisam?” Perguntei à minha classe de juniores da Escola Dominical. “Comida”, disse um. “Dinheiro”, disse outro. “Um lugar seguro”, disse um terceiro. Então uma garota falou: “Esperança”. “Esperança é esperar que coisas boas aconteçam”, explicou ela. Achei interessante ela falar sobre “esperar” coisas boas quando, pelos desafios, pode ser fácil não esperar algo bom da vida. No entanto, a Bíblia fala de esperança de maneira semelhante à daquela garota. Se “A fé mostra a realidade daquilo que esperamos” (HEBREUS 11:1), nós que temos fé em Jesus, podemos esperar que coisas boas aconteçam. O bem supremo que os cristãos podem confiantemente aguardar é “a promessa de que entraremos no descanso de Deus” (4:1). Para os cristãos, isso inclui: Sua paz, certeza da salvação, confiança em Sua força e a certeza de um lar celestial futuro. A garantia de Deus e a salvação por meio de Jesus é o motivo pelo qual a esperança pode ser nossa âncora, mantendo-nos firmes em tempos de necessidade (6:18-20). O mundo precisa de esperança, verdadeiramente, precisa da garantia e da verdadeira certeza de que, em tempos bons e ruins, Deus terá a palavra final e não nos decepcionará. Quando confiamos nele, sabemos que Ele fará tudo certo para nós em Seu tempo.
Por: KAREN HUANG
LEITURA BÍBLICA DO DIA: ÊXODO 4:1-5
PLANO DE LEITURA ANUAL: ISAÍAS 47–49; 1 TESSALONICENSES 4
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Kizombo refletia sobre si mesmo: “O que eu consegui?”. A resposta veio: “não muito”. De volta à sua terra natal, trabalhando na escola que seu pai começara na floresta, ele tentava escrever a poderosa história de seu pai sobre como ele tinha sobrevivido a duas guerras civis. “Quem sou eu para tentar fazer tudo isso?”. As dúvidas dele pareciam-se com as de Moisés. Deus tinha acabado de confiar uma missão a Moisés: “Agora vá, pois eu o envio ao faraó. Você deve tirar meu povo, Israel, do Egito” (ÊXODO 3:10). Ele respondeu: “Quem sou eu”? (v.11). Depois de desculpas esfarrapadas, Deus perguntou a Moisés: “O que você tem na mão?” (4:2). Era uma vara. Sob a direção de Deus, Moisés a jogou no chão e ela se transformou em cobra. Contra seus instintos, Moisés a pegou, e, novamente, ela tornou-se uma vara (v.4). Com Deus, Moisés podia enfrentar o Faraó. Ele tinha literalmente um dos “deuses” do Egito, a cobra, em suas mãos. Os deuses do Egito não eram uma ameaça para o Deus verdadeiro. Kizombo pensou em Moisés e sentiu Deus lhe responder: “Você tem a mim e a Minha Palavra”. Ele também pensou nos amigos encorajando-o a escrever a história de seu pai, para que outros aprendessem sobre o poder de Deus na vida dele. Ele não estava só. Por nossa conta, nossos esforços são inadequados. No entanto, servimos a Deus e Ele diz: “Estarei com você” (3:12).
Por: TIM GUSTAFSON
LEITURA BÍBLICA DO DIA: 1 CORÍNTIOS 1:21,29-31
PLANO DE LEITURA ANUAL: ISAÍAS 45–46; 1 TESSALONICENSES 3
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Durante o sermão, o pastor segurava as páginas perto do rosto para as ler. Ele era míope e lia as frases cuidadosamente com sua voz monótona e pouco imponente. Mas o Espírito de Deus moveu-se por meio da pregação de Jonathan Edwards, ardeu como fogo e gerou avivamento em massa: o Primeiro Grande Despertamento trouxe milhares à fé em Cristo. Deus, com frequência, usa o inesperado para cumprir Seus propósitos perfeitos. Sobre Seu plano de atrair a humanidade rebelde por meio da morte de Jesus na cruz por amor a nós, Paulo escreve: “Deus escolheu as coisas que o mundo considera loucura para envergonhar os sábios, assim como escolheu as coisas fracas para envergonhar os poderosos” (1 CORÍNTIOS 1:27). O mundo esperava que a sabedoria divina se parecesse com a nossa: força irresistível. Mas Jesus veio humilde e gentilmente salvar-nos do pecado e tornou-se para nós “a sabedoria de Deus em nosso favor, nos declarou justos diante de Deus, nos santificou e nos libertou do pecado” (v.30). Deus tornou-se um bebê humano que cresceria até a idade adulta, sofreria, morreria e ressuscitaria para nos mostrar o caminho de volta para Ele. O Senhor ama usar meios e pessoas humildes para realizar grandes coisas, que jamais alcançaríamos com nossa própria força. Se permitirmos, Ele pode nos usar também.
Por: JAMES BANKS
LEITURA BÍBLICA DO DIA: JOÃO 14:25-31
PLANO DE LEITURA ANUAL: ISAÍAS 43–44; 1 TESSALONICENSES 2
Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira:
Fiquei feliz ao achar o presente perfeito para minha sogra: a pulseira tinha um pingente personalizado! Encontrar um presente perfeito é sempre um prazer absoluto. Mas e se o presente que o indivíduo precisa estiver além de nosso poder aquisitivo? Muitos de nós gostaríamos de poder dar a alguém paz de espírito, descanso ou mesmo paciência. Se ao menos os pudéssemos comprar e embrulhá-los com um laço! Tais presentes são impossíveis para darmos a outros. No entanto, Jesus, Deus encarnado, concede aos que creem nele um presente “impossível”: a dádiva da paz. Antes de subir ao Céu e deixar os discípulos, Jesus os confortou com a promessa do Espírito Santo: “O Espírito Santo […] lhes ensinará todas as coisas e os fará lembrar tudo que eu lhes disse” (JOÃO 14:26). Ele lhes ofereceu a paz: a Sua paz, como uma dádiva duradoura e infalível para quando estivessem atribulados ou sentissem medo. Ele mesmo é a nossa paz com Deus, com os outros e interiormente. Podemos não conseguir dar aos nossos entes queridos aquela dose extra de paciência ou melhorar a saúde deles. Tampouco está ao nosso alcance dar a eles a paz de que todos nós desesperadamente precisamos para suportar as lutas da vida. Mas podemos ser guiados pelo Espírito para lhes falar sobre Jesus, o doador e a encarnação da paz verdadeira e duradoura.
Por: KIRSTEN HOLMBERG