A leitura tem um papel fundamental na vida, seja na infância ou na fase adulta, ela traz benefícios em todas as áreas. Afinal, a leitura estimula a criatividade, a memória, concentração, oralidade e senso crítico.
Mas quantos autores negros você já leu na vida? Quantos livros voltados para as crianças negras você já viu? A nossa convidada de hoje é uma escritora negra e que lançou um livro que tem tudo haver com o nosso podcast.
Estamos recebendo no episódio de hoje a Monique Pacheco, Professora de História e escritora.
Como você aprendeu a cuidar do seu cabelo natural? Em que momento você conseguiu identificar qual era o seu tipo de cabelo? Já parou para pensar como foi esse seu processo?
Hoje temos as facilidades vindas do acesso a internet e de todo conteúdo postado por mulheres, que como nós passaram pela transição capilar e se colocaram disponíveis a compartilhar e facilitar o caminho no conhecimento do nosso cabelo.
Neste episódio, estamos recebendo a jornalista, consultora de cores e personal stylist Joicy Eléiny.
Para algumas mulheres tirar uma foto é um momento de alegria, mas para outras esse registro pode ser algo complicado. Seja por vergonha, autoestima ou insegurança, a relação com a fotografia pode mudar bastante de uma pessoa para outra. Para falar mais sobre esse assunto, estamos recebendo neste episódio a fotógrafa, Caroline Lima
Sons, ritmos e batidas que nos conectam à nossa ancestralidade. A dança conta a história de um povo e é uma das manifestações culturais mais vivas e importantes. Ela faz parte da nossa identidade.
E neste clima de dança e muito axé, estamos recebendo hoje no Minha Transição a coreógrafa, Antropóloga, Arte educadora, bailarina e também jornalista Júnia Bertolino.
Você se conhece? Sabe os seus limites, suas qualidades, consegue enxergar os seus defeitos e lidar com eles?
Se todas as suas respostas foram não, posso te dizer que o que te falta é o autoconhecimento, aquela minuciosa investigação sobre si. Desenvolver o autoconhecimento é entender os seus conflitos e medos e conseguir usar tudo isso a seu favor. E podemos concluir que esse processo tem tudo a ver também com o nosso cabelo.
Para falar mais sobre esse assunto e como o autoconhecimento tem ligação direta com a transição capital, estamos recebendo neste episódio do Minha Transição a jornalista e empreendedora, Deisy Anunciação.
Qual foi a última vez que você dançou, rebolou ou sentiu prazer? E quantas vezes você sentiu medo, culpa ou vergonha por sentir prazer? Para falar mais sobre esse assunto e a relação do nosso cabelo com o prazer, estamos recebendo neste episódio do Minha Transição Maria Chantal, educadora Menstrual.
Para nós, negras e negros, a relação com os cabelos vai muito além da estética, é uma forma de reconectar com a nossa ancestralidade, um reencontro com as nossas raízes que por muitas décadas nos foi negado. E passar pela transição capilar, é um caminho para essa reconexão, onde cada pessoa escolhe uma forma diferente, que a deixe mais confortável para vivenciar esse processo, umas preferem logo de início fazer o corte químico BC, outras preferem a utilização das tranças. Para conversar mais sobre esse assunto, recebemos neste episódio do Minha Transição, a empreendedora Aline Profeta.
Tecidos, alegorias, música e dança são alguns dos elementos presentes no carnaval. A festa, que é marcada pela ancestralidade da cultura negra, conta com uma forte presença feminina. Mas será que o carnaval é um espaço que contribui com a construção da identidade da mulher negra? Para falar mais sobre esse assunto, estamos recebendo neste episódio do Minha Transição a jornalista, Rejane Romano.
Neste mês de fevereiro, o Carnaval volta a tomar conta das ruas e o clima da festa já está conquistando as pessoas. Mas, será que carnaval combina com transição capilar? Será que a festa mais esperada do ano também tem espaço pra representatividade? Para falar mais sobre esse assunto, estamos recebendo neste episódio do Minha Transição a rainha do carnaval 2023 de Belo Horizonte (MG), Efigênia Maria
Muitas mulheres negras aprenderam e cresceram acreditando que sua imagem não era bela, que elas não eram capazes ou não seriam aceitas. Essa realidade, levou muitas delas a crescerem inseguras e com medo de assumirem o seu cabelo e as suas origens. Mas, será que em um processo de autoconhecimento é possível ressignificar e mudar a nossa postura? É possível nos aceitar? Olhar com mais amor para o nosso cabelo, a nossa imagem? Para conversar mais sobre esse assunto, nós estamos recebendo neste episódio do Minha Transição com Sávia Assis.
Ao longo da nossa vida, as pessoas e a sociedade vão nos ensinando e nos impondo inúmeras situações e costumes. Para nós, mulheres negras, várias são as imposições relacionadas ao nosso corpo e cabelo. Mas redescobrir a história do nosso povo e a nossa identidade podem ser processos libertadores que nos ajudam a viver de forma mais leve e com menos padrões e costumes impostos. Para falar mais sobre esse assunto, recebemos neste episódio do Minha Transição a jornalista e pedagoga, kenia Marcília.
Falar de transição capilar é falar de diversidade, de representatividade. É pensar em pessoas negras ocupando espaços de trabalho com seus cabelos naturais. É ver toda a ancestralidade do povo negro ocupando os ambientes corporativos. Para falar um pouco mais sobre o seu cabelo e a relação da representatividade no mercado de trabalho, nós estamos recebendo neste episódio do Minha Transição a analista de diversidade, equidade e inclusão Chris Figueiredo
Começamos hoje uma nova etapa do Minha Transição! A partir dessa temporada, a Fernanda de Souza também vai apresentar podcast. Juntas vamos estar juntas por aqui trazendo as várias transições que o mundo nos proporciona, partindo é claro da transição capilar.
Para muitas pessoas a solidão da mulher negra é um assunto recente, mas esse é um tema que acompanha as pessoas negras há muitos anos. Para falar mais desse assunto, conversei neste episódio com a Especialista em Comunicação e Diversidade, Anna Cristiana Almeida.
Nós últimos dias a alopecia ganhou destaque na mídia e foi sobre esse tema que eu conversei com a terapeuta capilar, Priscila Almada, neste episódio do Minha Transição.
Você já pensou nas mudanças que a transição capilar provocou na sua vida? Foi sobre esse assunto que eu conversei no episódio de hoje.
Por muito tempo a falta de produtos especializados para o cabelo crespo foi um desafio encontrado pelas mulheres negras. Esse cenário passou por mudanças nos últimos ano, mas para mulheres que moram fora do Brasil, a falta de produtos e profissionais especializados em cachos e crespos ainda é uma realidade. Foi sobre esse assunto que eu conversei no episódio de hoje do Minha Transição.
Uma identificação por completo. É assim que muitas mulheres que passam pela transição capilar se sentem ao assumirem o seu cabelo natural. Foi sobre esse assunto que eu conversei com a Luana Reis.
Quando foi a última vez que você se sentiu livre? Libre pra usar o seu cabelo como queria, sem se preocupar com o que os outros vão pensar ou dizer? É após a transição capilar que muitas mulheres começam a experimentar essa liberdade, a liberdade de ser você mesma, sem se preocupar em agradar outras pessoas.
De campanhas publicitárias, a debates e reflexões, em novembro as pautas raciais ganham destaque. Mas será que a luta pela equidade racial deve ser assunto apenas em um mês do ano?