A trajetória de Joaquim e seus amigos como uma jornada do guerreiro, a busca pelo conhecimento e a afirmação de suas identidades.
Como o personagem Joaquim, do livro De onde eles vêm, de Jeferson Tenório, pode representar um guerreiro com seu código de honra e sua tribo.
Uma leitura da jornada de um jovem da periferia de Porto Alegre, uma história de resiliência, pertencimento, ancestralidade, inclusão, acesso ao ensino superior. Tensa, emocionante, leia o livro e reflita sobre esse instigante enredo.
Uma autora que iniciou sua carreira literária aos 80 anos, escrevendo para crianças com sensibilidade e imaginação. Seus primeiros livros são uma jornada sobre ancestralidade e pertencimento, fábula urbana e diálogo entre opostos que se complementam: O mundo do indiozinho Tupinacâ; Lim, o prefeito perfeito; e Lunática e Solzinho.
Leitura da narrativa envolvente do romance Tudo é Rio, que fala sobre amor, dor, desejo e redenção.
Uma entrevista com a professora Alessandra Santos sobre sua produção literária e a prática de ensinar na Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro.
O segundo episódio sobre o livro "A bolsa amarela" trata de uma abordagem sobre o contexto histórico da época de publicação do livro e da análise literária da história que embalou as crianças e jovens da década de 70, um período emblemático de criatividade dos novos escritores de livros para crianças e jovens.
Livro: A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes.
Autora de 23 livros, nasceu em 1932, na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul; em 1982 ganhou a medalha "Hans Christian Andersen" como escritora de melhor livro para crianças e adolescentes; em 2004, recebeu o prêmio ALMA - Astrid Lindgren Memorial Award, na Suécia.
Em 2006, a autora inaugurou a Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, localizada no bairro Santa Teresa, Rio de Janeiro, onde recebe visitação e também publica e vende seus livros.
Visite o site da autora: www.casalygiabojunga.com.br
Projeto de podcast/videocast voltado para professores, estudantes, profissionais liberais e comunidade em geral interessados pelo debate da literatura relacionada ao fatos da sociedade atual, cultural e educação.
Roteiro, gravação e edição: Sônia Chaves Costa
Breve currículo: Mestre em Psicologia Social, licenciada em Português-Literaturas, tendo lecionado nas escolas públicas das redes Municipal e Estadual. Atualmente apoio técnico da UERJ, Programa de Pós-graduação da UERJ.