Apresentamos a leitura do Conto “Uma vela para Dario” de Dalton Trevisan.
O Conto narra a história de Dario, que segue caminhando apressado pelas ruas de uma grande cidade e passa mal.
No decorrer da narrativa muitas pessoas passam por ele, com atitudes diversas. Alguns indiferentes, alguns curiosos, outros tentam ajudar, mas logo desistem e seguem a sua rotina, a até alguns que se aproveitando de sua situação, subtraem-lhe pertences...
Um texto breve que apresenta uma crítica sagaz à sociedade e à forma como nos relacionamos uns com os outros.
Apresentamos a leitura do Conto "Capitu" escrito por Matheus Arcaro e publicado no livro "A origem do mundo" (Editora Patuá, 2023).
Trata-se de um Conto que dá voz a uma das personalidades mais emblemáticas da nossa literatura, Capitu.
É por meio de uma carta que vamos conhecer sua perspectivados fatos. Sua leitura e interpretação sobre o casamento e as acusações de Bento Santiago.
A carta é encontrada por Ezequiel, que após conhecer seu conteúdo, considera inútil interpelar Bentinho e resolve tornar público o seu conteúdo.
Apesar de termos acesso ao pensamento de Capitu, o autor mantém o caráter dúbio e intrigante que é a marca do clássico livro "Dom Casmurro".
Apresentamos a leitura do conto "A passos largos" de Vanessa Meriqui, publicado no livro "Marias" (Editora oitoemeio, 2023)
Nele vamos conhecer Maria Eleutéria, ou apenas "Marielê", que está buscando se reinventar após ser abandonada pelo companheiro de forma inesperada.
Mesmo com a rotina exaustiva trabalhando como manicure, nos finais de semana percorre um longo trajeto até uma comunidade, onde leva sorrisos, sonho e beleza para as pessoas... Tudo isso através dos livros.
O mais surpreendente é quem narra o conto... Uma companhia fiel, que conhece Maria Eleutéria muito bem e que a segue literalmente, a cada passo.
Apresentamos a leitura do Conto "Castanheira" escrito por Nara Vidal e publicado no livro "Mapas para desaparecer" (Ed. Faria e Silva, 2020).
Conto protagonizado por uma mulher devastada. De forma abrupta e incompreensível uma de suas filhas desaparece. A ausência se faz presença e toma conta de cada movimento, pensamento, sentimento, em meio a um fiapo de teimosa esperança.
Uma vida devastada que tem que continuar apesar de tudo... Tem que continuar para a filha que ficou e para a filha que se foi.
A grande pergunta que nos fica é "continuar, como?"
Apresentamos a leitura do Conto "O Eclipse" de Augusto Monterroso. Conto presente no livro "Obras completas (e outros contos)", publicado pela editora Mundaréu em 2022, com tradução de Lucas Lazzareti.
Ele aborda a relação estabelecida entre os Europeus colonizadores com os povos originários da América, com destaque para o olhar de superioridade (e vaidade) com que os povos que aqui viviam foram vistos e interpretados.
Um texto breve, direto e de um humor sagaz.
Apresentamos a leitura do Conto "Olhos D'água" de Conceição Evaristo. Conto que dá título à coletânea publicada em 2014, pela editora Pallas.
Um texto sensível e emocionante, que nos conduz pelo curso das memórias da protagonista, enquanto ela tenta se lembrar a cor dos olhos de sua mãe...
Nos apresenta as vivências de três gerações de mulheres negras que sobrevivem e resistem, construindo suas identidades.
Apresentamos a leitura do Conto "Tanimbuca" de Pedro Augusto Baía.
Conto presente no livro "Corpo benzidos em metal pesado" (Record, 2022).
Um texto forte e denso, que retrata as condições degradantes em que se encontra um trabalhador escravizado no interior da Floresta, a qual também se degrada em meio à devastação.
Iaci é sua companhia, a única que conhece sua história e seus segredos, suas dores, é com ela que conversa e para ela que lê.
É quem estará a seu lado na luta pela sobrevivência em um contexto tão hostil e violento.
Apresentamos a leitura do Conto "O Pirotécnico Zacarias" de Murilo Rubião, publicado no livro "Obra Completa" (Companhia das letras, 2010).
Toda a narrativa do conto se concentra em torno da pergunta: "Teria morrido o pirotécnico Zacarias?".
"Em verdade morri, o que vem ao encontro da versão dos que crêem na minha morte. Por outro lado, também não estou morto, pois faço tudo o que antes fazia e, devo dizer, com mais agrado do que anteriormente."
Um texto permeado pela dubiedade... A morte em vidas vazias, ou mesmo a permanência diante da finitude.
Um texto cômico, irônico, fantástico.
Apresentamos a leitura do Conto "Famigerado", de João Guimarães Rosa, publicado em 1962, no livro "Primeiras Estórias".
O conto apresenta um evento insolitíssimo... Um médico do interior recebe a visita inusitada de um conhecido valentão da região, e mais três cavaleiros. 
O líder, Damásio, não deseja se consultar, quer apenas fazer uma pergunta! 
Quer saber o significado da palavra "famigerado" .
A resposta pode desencadear uma desgraça ou apaziguar um conflito.
Apresentamos a leitura do Conto "Rosa" de Hada Maller. Conto publicado no livro "A ilha dos sentimentos perdidos" (Publicação independente, de 2021).
O texto retrata a vida (e a morte) de Rosa, uma pessoa com deficiência auditiva, cuja deficiência não a define, mas é parte importante de quem ela é. Se torna ativista, escritora, professora,forma sua família e vive toda sua potencialidade. Mas seu maior desafio se torna a maternidade. É nesta relação (complicada) com a filha que o texto se foca, e nos questionamentos de Rosa, se o que fez pela e para a filha foi o suficiente... Não seria esta a pergunta que permeia o imaginário de tantas mães?
Apresentamos a leitura do Conto "O homem que ensinava fazer sofrer", escrito por Frei Betto. Conto publicado na Coletânea "Nos idos de Março - A ditadura militar na voz de 18 autores brasileiros", Geração editorial, 2014.
O Conto retrata a morte de um policial norte americano, de vida comum e pacata, cuja família passa a receber condolências de pessoas do alto escalão do governo, inclusive do presidente americano.
No decorrer do conto, vamos compreender os motivos pelos quais este policial era tão referenciado.
Um texto forte que se relaciona aos horrores da tortura, no período da ditadura civil-militar brasileira.
Uma narrativa que por si só é impactante, mas que nos choca ainda mais, quando sabemos que trata-se de uma obra baseada em fatos reais.
Apresentamos a leitura do Conto "Baleia" de Gracilianos Ramos, conto presente no livro “Vidas Secas“, romance publicado em 1938. O conto foi publicado de forma independente antes do lançamento do Romance e também no livro "Os cem melhores contos Brasileiros do Século"(Ed. Objetiva, 2009). Trata-se de uma das passagens mais líricas e tocantes de nossa literatura.
Apresentamos a leitura do Conto "Teoria do Medalhão", de Machado de Assis. Conto publicado em 1881 na Gazeta de Notícias, e no ano seguinte, passando a compor o livro "Papéis Avulsos".
O conto aborda o diálogo de um pai com seu filho, no dia em que este alcança a maioridade. Ele apresenta conselhos para que o filho seja reconhecido na sociedade, conquistando notoriedade e tornando-se assim, um "medalhão".
Machado de Assis apresenta uma critica sagaz aos valores cultuados e destacados em nossa sociedade.
Apresentamos a leitura do Conto "Antônia" de Danielle Sousa. Conto presente no livro 'No Horizonte, a terra', lançado em 2020 pela Editora Escaleras. Um texto sensível que retrata por meio de cartas e narrativas a história de Augustina e de Antônia, seus encontros, desencontros e sobretudo a busca de ambas, pra serem novamente e apesar de tudo, mãe e filha.
Apresentamos a leitura do Conto "De cabeça pensada" de Marina Colasanti.
Conto publicado no livro "Contos de amor rasgados", publicado pela editora Record (Rio de Janeiro).
Um texto breve que aborda um longo período da vida de uma mulher, no desenvolvimento de sua maturidade.
Um texto poético e sensível sobre a ação do tempo, o amadurecimento e a memória.
Apresentamos o conto "En.Transe.Tu" do escritor Thiago Oliveira, presente no livro "Brutos e Insensíveis", lançado em 2021 pela Editora Escaleras. Um conto que retrata o viver caótico das grandes cidades, com suas desigualdades e desafios sociais mais amplos e seus impactos nas subjetividades de quem nela vive.
Apresentamos o conto "Habilitação" de Carla Guerson, presente no livro "O som do tapa", lançado em 2021 pela Editora Patuá. Um breve conto que narra de forma sensível e profunda, a espera de Márcia para, enfim, tornar-se mãe.
Apresentamos o conto "O amor de Midas" de Marco Severo. Conto publicado no livro "Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria", publicado em 2019 pela editora Moinhos. Um texto sensível que retrata o amor de Romeu e Vládia... um amor que se realizou a seu modo e resistiu ao desafio do tempo.
Apresentamos a leitura do conto "Aos sessenta e quatro" de Cíntia Moscovich, presente na coletânea "Elas por elas", publicada em 2016 pela Editora Nova Fronteira. O Conto narra a história de Neide, esposa, mãe de gêmeos já adultos, dona de casa e doceira profissional. Um conto leve e ao mesmo tempo sensível, que discute a velhice, a maternidade, e os grandes desafios da vida.
Apresentamos a leitura do Conto "Ego" de Aline Bei, o qual narra os pensamentos e reflexões de uma jovem - e melancólica - atriz na busca por seu espaço profissional, mas, sobretudo, na busca por si mesma.