Neste episódio, recebemos João Paulo Moreira, pianista da Trofa que tem vindo a afirmar-se no panorama nacional e internacional.
Com um percurso académico e artístico notável, acaba de lançar o seu primeiro disco e prepara-se para atuar com a Orquestra Sinfónica de Sergipe, no Brasil.
A 12 de outubro, os tirsenses escolhem um novo executivo para a Câmara Municipal de Santo Tirso.
Os seis candidatos encontram-se num debate exclusivo, para darem a conhecer as suas propostas.
O debate em direto no Facebook do Jornal do Ave e do Entre Margens, e no YouTube do Jornal do Ave.
Alberto Costa nasceu a 6 de setembro de 1970, é licenciado em gestão de recursos humanos, mestre em trabalho social e intervenção socioeducativa e conta ainda com uma pós-graduação em gestão de proteção e socorro.
Com um passado ligado à Proteção Civil e aos bombeiros, foi 2.º Comandante Operacional Distrital do Porto na Autoridade Nacional de Proteção Civil, de 2007 e 2013, ano em que assumiu, pela primeira vez funções de vereador na Câmara Municipal de Santo Tirso.
O percurso político acabou levá-lo à presidência da Câmara Municipal, cargo ao qual se candidata pela segunda vez, em 2025, pelo Partido Socialista
Esta terça-feira, os seis candidatos à Câmara Municipal da Trofa estiveram frente a frente num debate em direto produzido pela TrofaTv, em parceria com O Notícias da Trofa e Jornal do Ave.
Paulo Queirós (CDU), Pedro Neves (Chega), Diamantino Costa (Iniciativa Liberal), António Azevedo (Movimento Independente A Trofa é de Todos), Amadeu Dias (coligação Trofa em Primeiro, do PS/PAN/Livre) e Sérgio Araújo (coligação Unidos pela Trofa, do PSD/CDS-PP) abordaram as propostas que têm para o futuro da Trofa em áreas como a habitação, coesão social, desenvolvimento económico, cultura, desporto, educação, mobilidade e ambiente.
Neste episódio ouvimos Mário Passos, candidato da coligação MAIS AÇÃO. MAIS FAMALICÃO à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Nascido em 1966, doutorado em Ciências, foi Delegado Regional de Braga do Instituto Português da Juventude e em 2009, eleito pela primeira vez vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com funções em cerca de dez pelouros, como o das freguesias, associativismo, do desporto, da juventude, habitação e transportes. Em 2021, foi eleito pela primeira vez presidente da autarquia, cargo ao qual se volta a candidatar com o propósito de “continuar a construir um verdadeiro território de felicidade”.
Neste episódio, ouvimos Ana Rocha, a única mulher a candidatar-se à Câmara Municipal de Santo Tirso nas eleições de 12 de outubro.
Natural de Vila das Aves, é professora de história e envolveu-se na política mais ativamente, em 2013, tendo integrado a lista da coligação Valorizar Mais, do PSD e CDS-PP, à Câmara Municipal, em 2021.
Numa altura em que se esperaria novo casamento entre os dois partidos, os centristas decidiram romper o acordo e avançar, em nome próprio, às eleições.
Neste episódio abrimos o microfone a Diamantino Costa – Candidato da Iniciativa Liberal à CM Trofa, com 54 anos, contabilista certificado e gestor de uma empresa de capital inglês que atua no ramo automóvel.
Cronista no jornal O Notícias da Trofa e Jornal do Ave há mais de 3 anos, suspendeu a sua colaboração para abraçar o desafio de encabeçar uma candidatura à Câmara Municipal da Trofa.
O projeto político assenta numa forma de governar que seja menos burocrática, mais transparente e mais eficiente na utilização dos recursos públicos.
Diz que quer quebrar o ciclo de promessas repetidas e dar à Trofa uma alternativa séria, liberal e responsável.
Neste episódio, vamos ouvir um empresário de 46 anos, residente em S. Martinho de Bougado, que se estreia nas lides políticas e a candidaturas autárquicas.
Neste episódio, ouvimos uma das duas mulheres que se candidatam à autarquia de Vila Nova de Famalicão.Anabela Mendes é licenciada em Engenharia de Sistemas Informáticos e professora de ensino básico e secundária, exerce atualmente docência no Agrupamento de EscolasCamilo Castelo Branco, no concelho famalicense. Aceitou o desafio de se candidatar por considerar que Famalicão precisa de uma nova visão e de soluções que sirvam verdadeiramente os interesses da população.
Tiago Matos nasceu no Porto em 1977, frequentou o Ensino Superior no curso de Marketing e é diretor comercial.
Além da sua carreira profissional, a trajetória política também fez uma parte importante da sua vida, tendo passado pelo PSD. Com quatro filhos, e duas enteadas considera a paternidade a maior conquista e fonte de inspiração.
Assume que se candidata com o objetivo de devolvera ordem, a justiça, a autoridade, a prosperidade e a verdade a Santo Tirso.
Em Vila Nova de Famalicão, Pedro Alves, de 42 anos decidiu entrar para o quadro de honra dos bombeiros voluntários de Riba de Ave para concorrer à Câmara Municipal.
Com formação académica nas áreas de Engenharia e Proteção Civil e Socorro, Consultor e Formador, Especialista nas áreas de Proteção Civil, Higiene e Segurança no Trabalho, é também funcionário da multinacional Continental Mabor.
Iniciou o percurso político em 2020 e cinco anos depois aceita o desafio de se candidatar à autarquia de Famalicão com os objetivos de resolver problemas relacionados com a mobilidade, segurança, habitação e contribuir para um maior crescimento da cidade.
Neste episódio, estamos a ouvir ideias, confrontar propostas e, acreditamos, a dar ferramentas aos eleitores para uma escolha mais informada nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.
Neste episódio abrimos o microfone a Sérgio Araújo, licenciado em Direito, que exerceu advocacia até 2017,altura em que foi eleito, pela primeira vez vereador na Câmara Municipal da Trofa.
Responsável pelas pastas da Proteção Civil, Desporto, Educação, Obras Municipais, Ambiente, Gestão de Projetos Financiados e Desenvolvimento Económico, acumulou experiência política que o fez candidatar-se a presidente da autarquia para o próximo mandato. Assume que a nova liderança continuará o projeto Unidos pela Trofa, com os mesmos princípios da sua criação, em 2013.
Neste ciclo especial dedicado às eleições autárquicas de 2025, o Jornal do Ave em parceria com a TrofaTv e O Notícias da Trofa, damos a palavra aos candidatos à presidência da Câmara Municipal da Trofa.
António Azevedo nasceu a 24 de janeiro de 1954, é professor de profissão, lecionou no ensino básico, e também desempenhou funções na área da gestão e administração escolar.
Foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, em 2001, e três mandatos depois tomou posse como vice-presidente da Câmara Municipal.
Assumiu a presidência da autarquia da Trofa em julho de 2024.Candidata-se como independente, sob o slogan “A Trofa é de Todos”.
Neste ciclo especial dedicado às eleições autárquicas de 2025, o Jornal do Ave em parceria com a TrofaTv e O Notícias da Trofa, damos a palavra aos candidatos à presidência da Câmara Municipal da Trofa.
O objetivo é simples: promover o debate e ajudar os eleitores a conhecer melhor quem quer liderar o concelho nos próximos quatro anos.
Com 34 anos João Ferreira é advogado, nascido e criado em Santo Tirso, já exerceu funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros e desempenhou funções na Representação Portuguesa do Conselho Europeu em Bruxelas. Regressou às suas raízes para exercer advocacia, que conjuga com a participação política, como eleito na Assembleia Municipal de Santo Tirso.
Candidata-se agora ao órgão executivo com o compromisso de defender os interesses dos trabalhadores e população e construir um concelho mais justo e solidário.
Numa produção conjunta do Jornal do Ave e do jornal Entre Margens, estamos a dar voz aos candidatos à Câmara Municipal de Santo Tirso.
Neste episódio ouvimos Paulo Ricardo Lopes que, com 37 anos, e a viver há oito em Vila Nova de Famalicão, apresenta-se a sufrágio com a intenção de acabar com o medo que diz existir do poder autárquico e com os gastos excessivos em áreas não essenciais da gestão municipal.
Profissional liberal nas áreas de consultoria de gestão, estratégia e mercados financeiros é licenciado em economia e um entusiasta da estatística eleitoral.
Foi candidato à Assembleia Municipal e diretor de campanha nas autárquicas 2021 e quatro anos depois assume-se como cabeça de lista à Câmara Municipal.
Neste podcast, estamos a ouvir ideias, confrontar propostas e, acreditamos, a dar ferramentas aos eleitores para uma escolha mais informada nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.
Licenciada em Direito, Sandra Pimenta está atualmente a frequentar o Mestrado em Direito Administrativo. Já trabalhou nas áreas administrativa e comercial e foi assessora parlamentar. Assume-se uma ativista, com um percurso ativo nas causas de proteção animal desde 2005.
Candidata-se pela segunda vez com o objetivo de garantir a presença de um partido progressista nos órgãos municipais.
Ricardo Pereira - Candidato da coligação JUNTOS POR SANTO TIRSO (PSD - IL) à Câmara Municipal de Santo Tirso
Ricardo Pereira é economista e empresário na área de projetos de investimento, auditorias e fiscalidade, e nos ultimos anos executou vários projetos no âmbito do PRR.
Politicamente, foi presidente do núcleo do PSD do Vale do Leça e atualmente é líder da comissão política concelhia do partido, em Santo Tirso.
Avança para estas eleições com o “foco nas pessoas”, porque acredita que o município consegue mais.Este é um episódio do podcast dedicado às eleiçõesautárquicas de 2025, numa produção conjunta do Jornal do Ave e do jornal Entre Margens. Neste conjunto de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Santo Tirso, iremos ouvir e dar voz aos protagonistas a caminho das autárquicas com o objetivo de promover um debate público informado e esclarecedor.
Neste episódio, queremos conhecer as propostas de Paulo queirós, candidato da CDU, nascido em S. Martinho de Bougado, em 1965, que como experiência profissional tem funções de operador de computadores, de diretor de produção e operador de encomendas em empresas têxteis e de escriturário.
Com um passado ligado ao associativismo, como sócio-fundador da ACR Vigorosa, passou também pela Associação de Futebol Popular da Trofa, Associação de Atletismo do Porto e pela Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura Recreio e Desporto.
Apresenta-se a eleições com um projeto que diz assentar em trabalho, honestidade e competência.
Neste ciclo especial dedicado às eleições autárquicas de 2025, e em parceria com a TrofaTv e O Notícias da Trofa,abrimos microfone aos candidatos à presidência da CâmaraMunicipal da Trofa.
Neste episódio, ouvimos António Soares, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Santo Tirso.
Licenciado em Geografia pela Universidade do Porto, com forte envolvimento no movimento associativo e no ativismo estudantil, é atualmente membro da Assembleia Municipal de Santo Tirso.
Acredita na democracia participativa e apresenta-se com o objetivo de construir um concelho mais justo, progressista e livre.
Este episódio integra uma série especial dedicada às eleições autárquicas de 2025 em Santo Tirso, produzida em parceria entre o Jornal do Ave e o Entre Margens.
Com esta parceria, damos voz aos candidatos à Câmara Municipal de Santo Tirso, numa iniciativa que promove a informação, o debate e o esclarecimento político em tempo de escolhas importantes.
As entrevistas são conduzidas pelos jornalistas Paulo Ricardo Silva e Cátia Veloso, e estão disponíveis nas plataformas habituais, bem como nos sites e redes sociais do Jornal do Ave e do Entre Margens.
Neste episódio ouvimos Sílvio Sousa que, aos 49 anos, é trabalhador independente nas áreas de produção cultural e planeamento e gestão de redes. Entre 2001 e 2013, foi membro da Assembleia Municipal de Famalicão e integrou também a Comunidade Intermunicipal do AVE. Integrou os quadros de funcionários do PCP entre 2005 a 2021 e integrou diversas associações, entre as quais a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Associação Defesa da Floresta do Minho, a associação cultural Elogio Vadio - associação cultural e a MUMI - Músicas do Minho.É membro da Comissão Concelhia do PCP e dos seus organismos executivos, é membro do secretariado da direção regional do PCP, integra a comissão nacional da Festa do Avante.Candidata-se à Câmara Municipal de Famalicão para fazeruma oposição que seja uma pedrada no charco daquilo que tem acontecido nos últimos anos.
Com as eleições autárquicas de 2025 ao virar da esquina, iniciamos uma série especial de entrevistas com os candidatos às câmaras municipais de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.
Queremos ajudar-te a conhecer melhor quem se propõe a liderar o teu concelho — ouvir ideias, confrontar propostas e dar-te ferramentas para uma escolha informada no dia das eleições.