Bernardo Coelho até pouquíssimo tempo atrás estava atuando como goleiro, tanto no futebol do Rio de Janeiro quanto no de Minas Gerais, até que um convite inesperado mudou seu rumo.
Já atuando como treinador de goleiros nas horas livres, além de ter também se formado em Educação Física, Bernardo mostrou que seu bom relacionamento com as pessoas podia abrir novos caminhos e de fato isso aconteceu... na Estônia.
Atuando como treinador de goleiros do JK Tabasalu, Bernardo relata como tem sido a vida nesse país tão frio e tecnológico.
#estonia #bernardocoelho #treinadordegoleiro
Mavi Lopes é Mavison Pierri Lacerda do Nascimento Lopes, um meia criador que no Brasil não viu a carreira alcançar grandes clubes como profissional e acabou optando por ir à Tailândia aos 27 anos de idade.
Quinze anos depois, ele pode dizer que fez uma longa e bem sucedida carreira no futebol do sudeste asiático, enquanto se preparava para o próximo sonho profissional: tornar-se treinador de futebol.
Conciliando trabalhos de análise de vídeos e depois de auxiliar técnico, Mavi Lopes conseguiu enfim há quase 4 anos começar sua carreira e ela já tem passagens pelo Brasil, Tailândia e Quirguistão.
Com um jogo ousado e propositivo, Mavi Lopes sonha grande aos 42 anos de idade, sem deixar de correr muito atrás desse objetivo.
#mavilopes #treinadordefutebol #brasileirospelomundo
Rômulo Cicolin Bosqueiro já esteve no Canal quando jogava no futebol universitário americano, em 2022. Um ano mais tarde, ele começava a carreira como atleta profissional nas Ilhas Faroe e de lá também contou como vinha sendo a experiência de conhecer um lugar tão diferente.Dois anos depois, o zagueiro paulista se transferiu para um mercado maior: o sueco. Diferentemente da maioria dos casos de atletas que vão para a metade sul do país, onde se estão cidades como Estocolmo, Gotemburgo e Malmo, ele foi para o Norte, na cidade de Pitea.Depois de passar muito frio ao chegar em pleno inverno, Rômulo relata como tem sido a sua nova vivência num clube que tem expectativa de retornar à 3ª divisão nacional e é bem estruturado muito em função do sucesso do time feminino da cidade. #pitea #romulobosqueiro #futebolpelomundo
Beto Bianchi está de volta ao meu canal depois de pouco mais de 4 anos!
Depois da passagem dele pelo futebol do Kuwait, Beto ainda treinou equipes de Uganda, Angola e Omã, quando ao fim do ano de 2024 foi procurado para tentar salvar o Kabuscorp do rebaixamento no Girabola.
Após pouco mais de meio ano no comando da equipe, Beto Bianchi não somente salvou o time, como fez em um turno o dobro que o time tinha na primeira metade e ainda conquistou a Taça de Angola.
A conquista do troféu nacional recoloca o Kabuscorp no cenário continental depois de 10 anos e vai ser de novo sob o comando do entrevistado.
#betobianchi #kabuscorp #angola #girabola
Guilherme Cioletti Ferreira Da Silva já esteve no meu canal há 4 anos, falando da carreira até então.
Na época, ele ainda estava em seus primeiros anos em Portugal, atuando pelo humilde Limianos.
Com paciência, perseverança e muita consistência, o goleiro mineiro retorna ao meu canal para contar como esses últimos anos têm sido vitoriosos, avançado um passo de cada vez a partir do futebol Distrital até conquistar o título da Liga 3.
De férias, após a conquista pelo Lusitânia de Lourosa, Guilherme fala sobre sua maneira de pensar e agir que o levaram a ter mais e mais sucesso a cada ano.
#liga3 #futebolportugues #guilhermecioletti
Magson Dourado falou pela primeira vez no canal em 2021, quando jogava no Camboja. No mesmo ano, Gabriel Silva fazia sua primeira temporada nas Filipinas e também bateu um papo comigo.Amigos desde que publiquei as entrevistas naquela época, a dupla Magson e Gabriel conseguiu enfim jogar junto na temporada passada, quando integraram o Stallion na liga filipina.Juntos uma vez mais e por um jovem time chamado Cebu FC, Magson e Gabriel agora podem comemorar a conquista do primeiro título nacional do time e também deles.A alegria de compartilhar um momento desses é indescritível, sabendo como o canal já deixa um impacto positivo na vida das pessoas.#magsondourado #gabrielsilva #cebu #cebufc #filipinas #futebolpelomundo #futebolalternativo #brasileirospelomundo
Leonardo de Andrade Silva nasceu e cresceu em Curitiba, fazendo do time que leva o nome da cidade sua casa por muitos anos até virar profissional.
Pouco após completar 20 anos de idade, o zagueiro Léo Andrade viu em Portugal um caminho novo na carreira e decidiu fazer do Marítimo seu novo rumo. Passando por diversas equipes do time da Ilha da Madeira, em quase 4 anos viu a carreira deslanchar a ponto de conseguir uma ótima oportunidade num mercado mais rico em 2022: o russo.
Jogando pelo Khimki, Léo viu a realidade tanto da primeira quanto da segunda divisão e abriu novos mercados. No começo da temporada atual, teve uma breve passagem pelo futebol grego e agora tem um desafio grande novo na Coréia do Sul: levar o Suwon Bluewings de volta à elite.
Falando justamente desse novo desafio que Léo aceitou bater um papo e falar da carreira, além de explicar que por lá a torcida conhece o time mesmo como Suwon Samsung.
#leoandrade #suwonsamsung #suwonbluewings
O gaúcho Tales Cainã Wastowski vive um grande momento como goleiro do General Caballero, na elite do futebol do Paraguai. Pouco conhecido no futebol brasileiro, Tales contou sua história até o estrelato no país vizinho e o relato mostra que sua trajetória não foi nada fácil. Provavelmente até por ter sido tantas vezes obrigado a ser forte na vida que ele hoje tem a tranquilidade de saber o que pode fazer e tem conseguido coisas incríveis em 2025.O que podia ser apenas um bate papo de futebol se transformou em uma lição de vida incrível relatada direto do interior do Paraguai.#taleswastowski #generalcaballero #paraguai
Jean Claudio Rios Ferreira já tinha quase 10 anos de futebol profissional no Rio de Janeiro, quando teve uma breve passagem pelo futebol de Rondônia. Se a ida para o futebol do Norte parecia algo fisicamente longe, a sua mais recente experiência mostra que Rolim de Moura (RO) era até perto.Com um convite para se juntar a um time com treinador brasileiro na Jamaica, o meia Jean Claudio foi jogar no futebol caribenho e descobriu uma realidade bem distinta de seu Rio de Janeiro, ainda que também tivesse praias lindas e muito calor.Nos últimos dosi anos e meio, atuando tanto um pouco pelo Mount Pleasant e também pelo Montego Bay, Jean Claudio conheceu uma realidade da Jamaica diferente da capital e maior cidade Kingston.Nessa incrível jornada dos últimos tempos, ele jogou torneio da Concacaf e ganhou uma experiência de vida e profissional praticamente únicas, já que o país não tem histórico grande de jogadores brasileiros por lá.#jeanclaudio #montegobay #mountpleasant
O paulista Diego Máximo já esteve no canal há quase 4 anos e na época trouxe muito sobre sua longa carreira no mundo da bola e um pouco sobre a realidade mais recente, como treinador em Vanuatu.Em 2025, ele retorna para atualizar o público sobre como andam as coisas no futebol e na vida das pessoas por lá. Infelizmente, praticamente na virada do ano um terremoto de proporções enorme atingiu a capital do país e muito foi destruído, além de vidas perdidas.Ainda assim, a esperança não foi perdida para um povo que está acostumado a ter que ser forte, inclusive pelo isolamento geográfico. Especificamente para Diego, a temporada recente foi desafiadora ao assumir de novo o comando do ABM Galaxy FC só que sem contar com estrangeiros no elenco. E motivando os jogadores locais ele conseguiu o grande feito de ser campeão nacional e se classificar para a próxima Champions League da Oceania.#diegomaximo #vanuatu #brasileirospelomundo
O treinador sul-mato-grossense Carlos Magno Fernandes Filho fez história em sua primeira temporada no futebol da Arábia Saudita.Comandando o sub15 do Al-Fateh, clube da cidade de Al-Ahsa, ele conseguiu chegar à conquista nacional de forma invicta mesmo diante de adversários como Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Nassr. Contando como têm sido seus primeiros nove meses em solo saudita, ele fala também da carreira e muito da marca que deixou na base do Grêmio Novorizontino.#carlosmagno #alfateh #arabiasaudita
Rafael Batista da Silva Junior, o Juninho, é um paulista de Peruíbe que fez uma bela carreira na base do Corinthians, sendo Campeão da Copinha 2024 e vice em 2025. Com passagem por seleção de base, aos 19 anos o jovem atacante já tinha contrato profissional com o Timão, mas optou por um caminho distinto.Querendo ganhar experiência e ter já jogos no profissional, uma proposta de empréstimo para o Maxline Vitebsk da Bielorrússia vem mostrando ser uma aposta certeira para o atleta. Time jovem e promissor que já é líder disparado na liga do país, a equipe vem conseguindo dar os números desejados e também alimentar uma expectativa de uma eventual Champions League, caso o título venha.Vivendo na capital Minsk, Juninho relata como tem sido a adaptação dentro e fora dos gramados, em seu primeiro ano de fato como jogador profissional e tendo a responsabilidade de ser um dos titulares do time sensação na Bielorrússia.#juninho #maxlinevitebsk #bielorrussia
O meia paraense André Tanque (André Luiz da Silva Soares) está de volta ao futebol do Suriname!Volante com passagens pelo futebol paraense, paranaense e carioca, André decidiu atravessar a fronteira e atuar pelo Notch em 2022. A primeira passagem pelo Suriname acabou abreviada, quando um projeto com o Real Mongoetapoe não foi para frente na temporada seguinte.Vendo a escassez de boas oportunidades em solo brasileiro, ele acabou em seguida abraçando outro desafio ainda menos comum: o futebol de Antígua e Barbuda. Um raro brasileiro por lá, ele foi atuar pela equipe do Old Road até que as portas do Suriname se reabriram para ele.Jogando pelo time da Polícia, o PVV, André faz parte de uma das equipes mais brasileiras por lá, tendo companheiro de time e treinador também da mesma nacionalidade. Mesmo não sendo uma das equipes mais tradicionais, em 2025 o PVV vem chamando a atenção por bater de frente com as potências locais.#brasileirospelomundo #suriname #futebolpelomundo
Bruno Lapa fez High School nos EUA, depois jogou futebol universitário pela Wake Forest e se tornou jogador profissional na USL Championship, jogando tanto pelo Birmingham Legion quanto pelo Memphis 901.Com uma vida praticamente feita em solo americano, um fim súbito da equipe do Tennessee fez com que os atletas buscassem novos rumos. Muitos foram para outros clubes nos EUA, dois brasileiros (já entrevistados aqui, por sinal) foram para o futebol do Iraque... e Bruno Lapa agora está no futebol da Coreia do Sul.Atuando pelo Ansan Greeners FC, da K League 2, Bruno é presença constante no time titular e vem se adaptando muito bem a um futebol e uma cultura muito diferente do que tinha visto até então.Em sua terceira entrevista, sendo a segunda em português, Bruno gentilmente concedeu um pouco de seu tempo para bater um agradável papo comigo.#brunolapa #ansangreeners #kleague2
Jonatan Lucca, meio-campista brasileiro nascido em 2 de junho de 1994, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, atualmente joga pelo Pakhtakor FC, no Uzbequistão. Com 1,84 m de altura, Lucca é conhecido por sua versatilidade no meio-campo, com habilidade tanto na defesa quanto no ataque. Ele ingressou no Pakhtakor em 12 de janeiro de 2025, após uma passagem vitoriosa pelo AVS FC (Portugal).A trajetória de Lucca no futebol começou nas categorias de base do Internacional, no Brasil. Em julho de 2012, transferiu-se para a A.S. Roma, na Itália, onde fez parte do elenco durante a temporada 2012-2013, embora não tenha disputado nenhum campeonato. Posteriormente, retornou ao Brasil, onde jogou pelo Athletico Paranaense e pelo Guaratinguetá. Sua carreira também inclui passagens pela Índia, pelo FC Goa e pelo FC Pune City, pela Malásia, pelo Kelantan, por Portugal, pelo B-SAD e pelo Farense, e pela Noruega, pelo Stabæk.Desde que chegou ao Pakhtakor, Lucca tornou-se um jogador-chave no meio-campo. Na temporada de 2025, ele participou da Superliga do Uzbequistão, da Copa do Uzbequistão e da Liga dos Campeões da AFC.
Depois de quase 4 anos, Weslen Júnior Faustino de Melo está de volta ao Canal Outra Liga!Se na primeira vez ele era apenas um jovem talento que acabava de chegar no futebol húngaro, agora ele é um atacante de 25 anos com mais de 100 jogos na carreira... e todos no exterior.Weslen Júnior jogou na Armênia, Hungria, Finlândia e Bahrein, até chegar um ano atrás no Cherno More, da cidade búlgara de Varna.Clube que vive bons momentos nas últimas temporadas da Bulgária, o Cherno More é a grande aposta de Weslen para dar um salto maior no mercado europeu.Falando da mudança na vida depois de anos desde a primeira entrevista, Weslen gentilmente bateu mais um papo com Jorge Kadowaki.#weslenjunior #canaloutraliga #brasileirospelomundo
O zagueiro Luan Leite da Silva nasceu em Campo Grande (MS) e buscou desde cedo uma chance na base de grandes clubes. A persistência ao longo de anos abriu portas como as do Corinthians, São Paulo FC e, por fim, Red Bull Brasil.
Pelo Toro Loko, Luan pode dizer que realmente se formou como atleta e pessoa no CT de Jarinu (SP). De tão bem formado que estava, acabou chamando a atenção dos austríacos num torneio disputado na Europa e em 2015 foi fazer parte do Liefering, o time de formação do Red Bull no país.
Jogando quase 3 anos na segunda divisão austríaca, Luan era peça já conhecida e bem estabelecida, mas optou por buscar uma chance na divisão acima aos 21 anos. Essa oportunidade chegou via Sturm Graz, mas a constância na elite do país veio mesmo com o St Polten e por quase 4 temporadas.
Com a queda do St Polten em 2021, Luan viu no Ionikos da Grécia uma chance de trabalhar na elite de outro bom mercado europeu. Essa chance no fim das contas não se transformou em muitos jogos disputados e um retorno para a Áustria aconteceu na mesma temporada.
A segunda passagem austríaca também durou pouco, em função da queda do Admira Wacker, e Luan foi para um mercado bastante falado no canal: a Bulgária. Passando a temporada 22/23 por dois clubes da elite, o Lokomotiv Plovdiv e o Spartak Varna, o zagueiro não chegou a ter uma grande sequência de jogos e foi tratar uma lesão no Brasil.
Aos 27 anos, Luan via então a chance de enfim estrear no futebol brasileiro profissional pelo Democrata de Governador Valadares, pelo Campeonato Mineiro 2024. Conhecendo a realidade de torneios curtos e instáveis, Luan ainda participou da reta final do acesso do Grêmio Prudente à Série A2 paulista, mas preferiu seguir rumo aonde conhece bem: a Áustria.
Querendo voltar a ter uma sequência de jogos para mostrar o que sabe fazer bem, Luan foi jogar no FC Pinzgau Saalfelden, time da terceira divisão austríaca. Reconhecendo ser um desafio menor em seu histórico, mas também entendendo ser um projeto sólido, o zagueiro já mostrou em meio ano que a aposta fez sentido.
Com mais jogos que qualquer uma das últimas 4 temporadas, Luan Leite já fez também seus gols e mostra humildemente que quer reconstruir seus passos no país. É contando essa trajetória que Luan gentilmente abriu um espaço em sua agenda de fim de ano para compartilhar um pouco de sua vida ao Canal Outra Liga.
#luanleite #futebolpelomundo #brasileirospelomundo #canaloutraliga
O zagueiro Aloísio Soares Neto nasceu em Niterói (RJ) e por lá se desenvolveu no futebol. Querendo fazer parte do São Cristóvão, aos 17 anos ele foi fazer um teste no clube e acabou sendo escolhido... só que para ir a Portugal.
Nove anos mais tarde e com vasta experiência no futebol português, tendo atuado por equipes como Marítimo, Vitória de Setúbal e Acadêmica de Coimbra, Aloísio recebeu um convite para atuar na elite do futebol da Indonésia.
A mudança de ares no meio de 2024 parece ter sido muito certeira para o atleta. Juntando-se ao tradicional e centenário PSM Makassar, Aloísio vem fazendo parte da sólida defesa da equipe que vem figurando entre os líderes do campeonato local. Além disso, o jogador tem aproveitado as oportunidades que surgem e já anotou 4 gols apenas no primeiro turno da Liga.
Falando da excelente fase num mundo totalmente novo para ele, Aloísio gentilmente compartilhou um pouco de seu tempo e experiência com o Canal Outra Liga.
#psmmakassar #canaloutraliga #futebolpelomundo #brasileirospelomundo
O atacante Rafaelson Bezerra Fernandes é cria da base do Vitória (BA) e aos 20 anos, quando seu histórico como profissional era bem recente, acabou sendo emprestado ao Vegalta Sendai, do Japão.
O ano era 2018 e Rafaelson estava cheio de vontade de mostrar seu futebol, mas as poucas oportunidades e uma lesão acabaram fazendo com que sua passagem japonesa fosse muito breve.
Ainda querendo muito fazer seus gols e mostrar seu futebol, ele se tranfseriu ao Naestved, da Dinamarca. Em pouco mais de uma temporada pelo time, enfim Rafaelson teve sua chance nos gramados e conseguiu mostrar um pouco de seu valor.
Com 22 anos e acreditando em seu potencial, Rafaelson recebia uma oferta para jogar na elite do Vietnã e decidiu ir com tudo. Pouco mais de 5 anos se passaram e o atacante mostrou que a escolha foi certeira. Ídolo no país, ele se tornou cidadão vietnamita e já realizou sua estreia pela Seleção do país, marcando dois gols.
Falando da carreira e ótima fase, Rafaelson gentilmente atendeu o Canal Outra Liga e bateu um papo bem descontraído.
#rafaelson #canaloutraliga #futebolpelomundo #brasileirospelomundo