Chegamos ao fim da 1ª temporada de Iscaenses e neste episódio especial falamos sobre a temporada que passou e os seus principais momentos, respondemos a perguntas do público e desvendamos o tema da próxima temporada.
É diretor do Lisboa Caffé em Brisbane, Austrália, estabelecimento que fundou em 2015 depois de ter trabalhado numa mina de manganês nesse país. Em 1992/93, ingressou no bacharelato em Contabilidade e Administração e fez parte da Rial Tuna de Aveiro e da TUA que lhe deu seguimento. A praxe, os saraus académicos e os festivais de tunas são apenas alguns dos momentos que recorda com saudade dos tempos passados no nosso instituto. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, conversamos com João Rocha e conhecemos o seu percurso desde Aveiro até Brisbane, Austrália.
É diretor do Lisboa Caffé em Brisbane, Austrália, estabelecimento que fundou em 2015 depois de ter trabalhado numa mina de manganês nesse país. Em 1992/93, ingressou no bacharelato em Contabilidade e Administração e fez parte da Rial Tuna de Aveiro e da TUA que lhe deu seguimento. A praxe, os saraus académicos e os festivais de tunas são apenas alguns dos momentos que recorda com saudade dos tempos passados no nosso instituto. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, conversamos com João Rocha e conhecemos o seu percurso desde Aveiro até Brisbane, Austrália.
Mudou-se para a Bélgica em 2021 e hoje é marketing manager numa empresa de IT, tendo já passado pela Microsoft. Em 2018/19, entrou na licenciatura em Marketing e, apesar de ter feito parte do curso durante a pandemia de covid-19, participou em Inter-ISCAs, festa de Natal, NAE-ISCA e atUAliza-te. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, falamos com Raquel Morgado e ficamos a saber como foi de Esmoriz até Mol, Bélgica.
Vive em Angola há 8 anos onde trabalha como assessora da direção financeira. Ingressou na licenciatura em Finanças em 2006/07 e foi presidente da AEISCAA, tendo estado na organização de Inter-ISCAs, semanas académicas e os tradicionais Porcos no Espeto. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, entrevistamos Cristina Pereira e o seu caminho desde Paredes de Coura até Luanda, Angola.
Trabalha como Head of Revenue Operations na Califórnia, EUA. Em 1999/2000, entrou em Contabilidade e chegou a participar de um torneio de futebol em Barcelona a representar o nosso instituto. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, conversamos com Tony Silva e descobrimos o seu percurso desde os EUA (onde nasceu) para a Figueira da Foz, passando por Aveiro e terminando na Califórnia.
Vive com a família no Luxemburgo onde é finance manager numa das maiores empresas de ativos alternativos do mundo. Em 2009/2010, ingressou em Finanças e fez parte da equipa de Recreativo e Cultural da AEISCAA, jogou futsal por Finanças e participou da praxe onde fez grandes amigos. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, falamos com Tenicson Gomes e conhecemos o seu percurso de Bissau até Lisboa, com destino final no Luxemburgo.
Está há pouco mais de 1 ano na Costa do Marfim onde é agente comercial de uma empresa portuguesa. Entrou no bacharelato em Contabilidade e Administração em 1997, fez parte da Comissão de Praxe de 2004/2005 e já esteve 9 anos noutro país africano. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, conversamos com Rui Oliveira e sabemos sobre o percurso de Paramos até à Costa do Marfim.
Partiu para a Suíça logo depois de casar e hoje é team leader numa empresa de trabalho temporário. Entrou na licenciatura em Finanças em 2007 e foi presidente da MarnoTuna, além de participar ativamente na Praxe Iscaense. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, entrevistamos Isabel Pereira e conhecemos o seu caminho desde S. Pedro do Sul até Lausanne, Suíça.
Vive em Hong Kong onde trabalha como Client Tax Specialist. Em 2006 ingressou na licenciatura em Finanças e já trabalhou em 3 continentes diferentes. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, falamos com Ana Rita Matias e descobrimos a sua história desde a Benedita até Hong Kong.
Desde 2015 na Polónia, trabalha actualmente como Controlling SME numa multinacional. Ingressou na licenciatura em Contabilidade em 2009, fez Erasmus na Polónia e desafiou-se a conhecer todos os restaurantes de Aveiro. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, entrevistamos Rafael Lourinho e exploramos o seu percurso desde Reguengos de Monsaraz até Varsóvia, Polónia.
Vive em França onde é Diretor de Marketing Internacional e Diretor Académico de mestrado. Em 1998 ingressou na 2.ª fase em Contabilidade e em 2006 regressou para cumprir o sonho de se licenciar em Marketing, sendo apresentador do 1.º atUAliza-te. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, falamos com Vítor Martins e conhecemos a sua história desde S. Pedro do Sul até Paris, França.
Está há 3 anos em Espanha onde é Community Life Specialist. Entrou na licenciatura em Marketing em 2010, fez Erasmus na Alemanha e esteve envolvida em vários projetos académicos. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, entrevistamos Sara Rodrigues e sabemos sobre o seu percurso de Póvoa de Varzim até Madrid, Espanha.
Reside em Macau e trabalha como Financial Planning and Analysis Manager na área de Food & Beverage. Fez parte da 1.ª licenciatura em Marketing em 2006 e jogou nas 4 cidades do Inter-ISCAs. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, entrevistamos José Cravo e descobrimos como foi da Costa de Lavos até Macau.
Vive em Moçambique onde é administrador executivo. Em 2006 entrou na licenciatura em Finanças e foi trilhando o seu caminho pelo associativismo. Neste episódio de “Iscaenses pelo Mundo”, entrevistamos Pedro Leitão e descobrimos o seu percurso desde Aveiro até Maputo.
Na temporada "Iscaenses pelo Mundo", entrevistamos antigos alunos que emigraram e falamos sobre o seu percurso no ISCA de Aveiro, relembrando “velhos tempos” e, claro, percebendo como chegaram até ao país de destino. Falamos sobre o presente, os desafios que encontraram e também sobre os momentos que os definiram.