To book your conversation with Eli this very week, go to https://portuguesewitheli.com/get-your-roadmap/
To support this podcast, consider leaving a review or making a donation (only if you can, and if you feel this podcast’s helped you 😊 ): https://buymeacoffee.com/elisousa/
If you’d like to know more about the Continuing Education Program, sign up for the waitlist: https://sendfox.com/lp/1w4lxj
And here is the monologue for your benefit:
Emanuel era o tipo de malandro de quem todo mundo gosta. Era simpático, gentil, ajudava velhinhas a atravessar a rua, acariciava cachorrinhos e gatinhos onde quer que estivessem, oferecia um ombro amigo para quem quisesse chorar, e, em contrapartida, só pedia dinheiro emprestado e guarida para escapar de encrencas.
E ele se metia em encrencas.
Numa dessas, namorou a filha de um sargento linha dura. O sargento era reformado de modo que tinha tempo suficiente para ficar acompanhando as aventuras da filha com o Emanuel. E o problema era que o Emanuel não tinha aventuras só com a filha do sargento. Daí para o sargento descobrir as escapadas românticas do Emanuel foi um pulo.
O sargento contou para a filha e esta foi tirar satisfação com o Emanuel. Ele ainda tentou desconversar. Vai que ela estava armada, sendo filha de quem era? Mas não teve jeito. Ela lhe deu um pé na bunda e ainda jurou que ia se vingar.
Emanuel ficou meio por acolá. Sabia se virar, mas não gostava de ameaças. Ele era malandro, não guerreiro, e não ia enfrentar ninguém de frente se pudesse evitar. Mas se passou um mês, passaram-se dois meses, depois três, e nada da vingança chegar.
Emanuel baixou a guarda.
O que ele não esperava era que o sargento e sua filha mexessem alguns pauzinhos. O sargento era amigo do dono do bar onde Emanuel ia tomar umas geladas. Emanuel nem sempre pagava, deixava a conta pendurada para quando recebesse dinheiro. O sargento ordenou que o dono do bar cobrasse tudo com juros e correção monetária.
No sábado, Emanuel foi tomar sua cervejinha de lei. Chegando ao bar, foi pego de calças curtas. Não só o dono se negou a vender fiado como também exigiu todo o dinheiro de uma vez só. Emanuel ainda tentou barganhar, mas foi à toa. E o dono disse que Emanuel chispasse dali imediatamente se não tivesse o dinheiro, porque senão ia enxotá-lo.
E esse foi o padrão que o sargento e a filha seguiram na vingança. Pouco a pouco, foram fechando o cerco ao redor de Emanuel, para espezinhá-lo e ensinar uma lição.
E Emanuel então desapareceu.
Quando o pessoal daquele bairro já parecia ter esquecido o rapaz, ele deu as caras mais uma vez. Perguntava a um e a outro: “eu estou te devendo alguma coisa?” Ao que um sujeito retrucou:
— Tá finalmente saldando suas dívidas, ‘Manuel?
— Que nada! Estou vendo com quem é que eu ainda estou limpo.
E como se diz por aí, pau que nasce torto nunca se endireita.
Hoje tenho o prazer de entrevistar uma convidada especial, Taís Lobato!
Taís é streamer na plataforma Twitch. Mas ela não trabalha apenas com jogos. Seu foco principal é na formação de uma comunidade online segura e acolhedora para todos os públicos. Nesta entrevista, ela fala um pouco mais sobre seu trabalho, sobre sua moradia em Sete Lagoas e sobre a sua vida em geral. E ainda temos uma palhinha sobre o mineirês, que é o vocabulário e o sotaque de Minas Gerais.
Para ler a transcrição completa da conversa, visite o seguinte link: https://buymeacoffee.com/elisousa/bate-papo-brasileiro-009-tas-fala-de-minas-e-de-streaming-online
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Show more...
To book your conversation with Eli this very week, go to https://portuguesewitheli.com/get-your-roadmap/
And here is the monologue for your benefit:
Depois que me divorciei, meus amigos me aconselharam a cuidar de algo, planta ou cachorro, para ocupar a mente. Afinal, cabeça vazia é oficina do Diabo. Mas eu me sentia bem, e o divórcio não foi nem litigioso, foi por incompatibilidade de gênios mesmo... De qualquer forma, ter um cachorro é muito trabalhoso e planta, sem graça, mas, no fim das contas, acatei a sugestão e fui para a floricultura que fica ali perto do centro.
— E o senhor já tem um espaço para a planta? — o vendedor me perguntou.
O vendedor explicou que eu precisava saber bem o espaço disponível, porque podia tanto levar uma muda quanto uma planta já adulta. Se fosse uma muda, teria que cuidar bem na hora do transplante. Se fosse uma planta grande, o ideal era um vaso com boa drenagem e dar uma soltada no torrão para arejar a terra.
— Fica na varanda mesmo — respondi, dizendo que um dia ia ter uma casa de vergonha, mas por enquanto ia ficar na varandinha.
O vendedor agradeceu a informação e me conduziu até uma seção em que estavam várias samambaias bem frondosas dentro de vasos. Eram plantas perfeitas para se ter dentro de casa, “especialmente para quem é meio esquecido.”
Não sei como o vendedor descobriu essa informação sobre mim, de que sou esquecido, mas ele acertou na mosca. Eu bem que podia passar dois ou três dias sem cuidar da plantinha e ela morreria de sede.
— E como é que eu devo regar a plantinha? — perguntei.
Era simples. Primeiro, você pode usar um regador ou qualquer outra coisa que tenha em casa. Um regador é melhor, mas um copo d’água dá conta do recado. Agora é muito importante testar o solo antes de molhar.
“Mete o dedo na terra e vê se a areia fica grudada no seu dedo. Caso fique, então significa que o solo está bastante úmido, e aí não vai despejar tanta água. E, se perceber que as folhas estão ficando amarronzadas, isso pode ser falta d’água ou o tempo pode estar muito seco.”
O vendedor me deu uma cotoveladinha enquanto eu ponderava se levava ou não a planta.
— E tem um segredinho — ele confidenciou. — Coloca um pratinho com umas pedrinhas debaixo do vaso e põe água. Isso ajuda a manter a umidade.
Depois fez outra pausa e continuou.
— E me diz uma coisa. Bate sol na sua varanda?
Pior que batia.
Ao que o vendedor falou que samambaia era planta de sombra, com no máximo luz de sol indireta. Se eu colocasse a planta no sol, ela ia queimar e morrer.
Eu já estava me aporrinhando com a ideia do tanto de trabalho, mas o vendedor não se deu por satisfeito.
— E se o senhor perceber que tem muitas folhas secas, é hora de podar. Pode usar uma tesourinha boa de casa, desde que seja bem afiada, para desbastar sem machucar a planta.
Quando ouvi isso, me peguei pensando em quem faria a poda das folhas enquanto eu viajasse.
E acho que o vendedor leu os meus pensamentos. Disse que, se eu viajasse, não precisava me preocupar tanto: era uma planta de baixa manutenção. Bastava ter regado a planta pelo menos uma vez na semana, além de ter colocado, claro, o substrato correto, ter arejado a terra e deixado a planta num ambiente protegido.
— Substrato é tipo adubo? — perguntei, para não dizer estrume e parecer um matuto.
Não, não eram a mesma coisa, mas se complementavam.
E tinha mais. Ai de mim se colocasse a planta em ambiente com ar-condicionado! E também era bom ter outras coisinhas plantadas por perto. E colocar a samambaia longe do sol não significava colocá-la no escuro, porque era uma planta, não um urso, para ficar entocada dentro de uma caverna. Ficando confortável, tudo ia ficar tranquilo.
Depois de ouvir tudo aquilo vindo de um vendedor tão atencioso, decidi me escafeder dali e ir para minha casinha. Ia curtir a solteirice sem nem cachorro nem planta por perto.
Para saber demais informações e participar do clube de conversação depois do expediente, siga o link: https://portuguesewitheli.com/cah
If you’d like to help our podcast, consider leaving us a review (Apple and Spotify). Or, alternatively, you can also make a small donation that will be used to cover costs and buy more books for me to research for the podcast 😊 https://buymeacoffee.com/elisousa
Now, here is the monologue for your benefit!
Tem um ditado velho que diz que o Brasil é um país ótimo, o problema são os brasileiros. E, sinceramente, quando escuto esse tipo de dizer, não sei se concordo ou discordo, pois nunca faço ideia do lado em que estou da equação.
Outro dia estava fazendo compras. Era perto do fim de ano e já estava aporrinhado com tanta gente na rua. Chegando a uma sapataria, visto que comprar sapatos é algo que faço todos os anos, abordei uma atendente. Na mesma hora em que eu disse “bom dia”, ela bufou, aborrecida. Dali em diante a coisa já tinha azedado, e saí de lá sem comprar nada.
Aí tem gente que não quer que se generalize, mas, no geral, eu tiro os outros por mim, e mesmo nos dias em que acordo de ovo virado tendo a ser pelo menos cordial. E veja que maus exemplos não me faltam.
Já aconteceu, por exemplo, de eu estar dirigindo na BR e um filho da mãe querer fazer a ultrapassagem a qualquer custo. Eu estava dando passagem, fiz sinal para a pessoa seguir e, mesmo assim, o infeliz tentou me dar uma cortada. Depois, ainda fez sinal para eu encostar. Encostar? Eu, hein? Eu é que não ia dar mole para um otário daqueles. Soube de gente que se exaltava numa briga de trânsito e acabava no IML. Não vou mentir: eu me esquentei naquela situação, mas todo bom brasileiro sabe exatamente onde é que o sapato aperta.
E aí já temos duas grandes reclamações dos brasileiros para com os próprios brasileiros: somos malucos no trânsito e mal-educados no trato com os outros.
Mas sabe de uma coisa? Uma vez viajei para o estrangeiro. Não vou te dizer qual é o país, porque nem sei se importa. O que sei é que, no aeroporto, vi um senhor no alto de seus 70 anos se melindrar com uma aeromoça porque ela lhe pediu que ficasse na droga da fila. Ele falava, e eu entendia, que era uma pessoa importante e que não compreendia por que tinha que ficar esperando naquela fila com a gentinha. Depois, ainda tentou puxar conversa com um e outro da fila, mas, sabendo da índole do velhote, ninguém lhe deu a mínima.
E eu cheguei à conclusão: o mundo é ótimo e o inferno são os outros.
Para saber demais informações e participar do clube de conversação depois do expediente, siga o link: https://portuguesewitheli.com/cah
If you’d like to help our podcast, consider leaving us a review (Apple and Spotify). Or, alternatively, you can also make a small donation that will be used to cover costs and buy more books for me to research for the podcast 😊 https://buymeacoffee.com/elisousa
Now, here is the monologue for your benefit!
Na véspera do casamento, Roberto recebeu a última coisa que faltava para o grande dia: os bem-casados, que eram as lembrancinhas que seriam entregues aos convidados. Aquele seria um dia incrível. A noiva estaria de véu e grinalda, ele todo bem arrumado, todos felizes e ansiosos para a festa após a cerimônia.
Mas só faltava outra coisinha.
Pegar os sogros no aeroporto.
Quando foi dar a partida no carro, Roberto teve uma surpresa desagradável. Foi quando ele descobriu que o veículo tinha dado o prego. Nenhum sinal de vida. Tudo bem que aquele carro era rodado como o quê. Mas será que precisava ser justo no grande dia?
Com os sogros chegando de outro estado, ele precisava pensar rápido. Até cogitou chamar um Uber, mas os sogros não gostariam da impessoalidade. Além disso, eles provavelmente iriam querer rodar na cidade, e não dá para pegar Uber para lá e para cá. Então, Roberto pensou: “alugar um carro é a saída mais à mão”. Foi aí que começou a confusão.
Primeiro: o seguro. Eram muitas opções. Seguro contra furto e roubo, contra batida, contra desastres naturais, contra terceiros, e ainda tinha a quilometragem livre e controlada. Tudo parecia importante, mas custava uma fortuna. E com o tanto que ele gastou no casamento, estava precisando apertar os cintos um pouco. E era para andar só na cidade, o que poderia dar errado?
Como Roberto posteriormente descobriu, muita coisa pode dar errado num percurso de trinta minutos.
A retirada do carro foi um show à parte. A atendente repetia sempre a mesma ladainha: “isso não está incluso, senhor”. Tinha taxa para tudo. E o valor que Roberto teve de depositar para a caução era quase a parcela de um carro novo. E o modelo prometido no site sumiu. No lugar, veio um carro tão compacto que parecia de brinquedo. Roberto entrou, se ajeitou e pensou: “Respira. Está tudo certo.”
Só que não estava. Porque na volta, tentando estacionar numa vaga meio desajeitada, ele deu aquela raspada na lateral. Nada de outro mundo, mas suficiente para fazer o sangue gelar. “Será que o seguro cobre mossa?” Roberto pegou uma opção tão barata que não lembrava mais das coberturas. Mas uma coisa ele sabia: o seguro barato tinha uma franquia bem salgada.
Desesperado, achou que ia ter de economizar na lua-de-mel, já que o casamento estava todo pago. Ia ser uma desgraça. Roberto ficou tão para lá que recebeu os sogros com uma cara que os preocupou. “Tá tudo bem, Roberto?” perguntou sua sogra. Então Roberto decidiu abrir o jogo. Quando contou para os sogros, esperava um sermão e muito chororô, mas o sogro só disse: “Ah, isso acontece, Roberto. Relaxa.”
E foi como se uma bolha estourasse. “Isso acontece.” Roberto ia se ver com a franquia do aluguel. É... “acontece”. E o casamento? Ah, esse ainda nem tinha começado.
For the full transcript and additional information, go to: https://buymeacoffee.com/elisousa/portugus-cultural-023-influenciadores-artistas
For students and supporters, there is a complete guide for you with extra exercises, glossary, and grammar points that are interesting for you to learn at this point. If you are a student, check your student area. If you are a supporter, send me a message.
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand grammar but don't have time to spend an hour with the teacher right now? Check our free Brazilian Portuguese grammar section with articles on a wide range of topics. To visit it please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/grammar
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
For the full transcript and additional information, go to: https://buymeacoffee.com/elisousa/portugus-cultural-022-a-grvida-de-taubat-e-outras-mentirinhas
For students and supporters, there is a complete guide for you with extra exercises, glossary, and grammar points that are interesting for you to learn at this point. If you are a student, check your student area. If you are a supporter, send me a message.
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand grammar but don't have time to spend an hour with the teacher right now? Check our free Brazilian Portuguese grammar section with articles on a wide range of topics. To visit it please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/grammar
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Hoje tenho o prazer de entrevistar uma convidada mais do que especial, minha aluna Dorothy!
Dorothy reside em Orlando, Flórida, onde trabalha como bibliotecária. Apaixonada por idiomas, já estudou vários idiomas, incluindo o que fala hoje na entrevista, português. Sua história com o português começou quando trabalhava na Universal e queria se comunicar com os brasileiros em sua língua materna.
Para ler a transcrição completa da conversa, visite o seguinte link: https://buymeacoffee.com/elisousa/bate-papo-brasileiro-008-dorothy-fala-sobre-sua-experincia
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Oi, pessoal! É só para avisar que eu não vou embora tão cedo, haha! Estou voltando ainda nos próximos dias com novos episódios. Por enquanto, pode ouvir os seguintes podcasts também:
Read Brazilian Portuguese Every Day: https://open.spotify.com/show/30svIUO9itfpOTDgkyH4zx
Brazilian Portuguese Word of the Day: https://open.spotify.com/show/2B1NZPYMpavo8jISgb1clO
E, para aulas, considere isto: https://portuguesewitheli.com/cah/
Até muito em breve!
For the full transcript and additional information, go to: https://buymeacoffee.com/elisousa/portugus-cultural-021-cobras-e-ilhas-cheias-delas
For students and supporters, there is a complete guide for you with extra exercises, glossary, and grammar points that are interesting for you to learn at this point. If you are a student, check your student area. If you are a supporter, send me a message.
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand grammar but don't have time to spend an hour with the teacher right now? Check our free Brazilian Portuguese grammar section with articles on a wide range of topics. To visit it please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/grammar
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Hoje entrevisto um de meus amigos, Antônio!
Antônio Lima, de 33 anos, é um fortalezense atualmente residente em Florianópolis. Formado em Letras com especialização em inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele está cursando um mestrado em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Antônio mudou-se para Florianópolis com sua esposa Camila, que está realizando um doutorado na mesma área.
Além de seus interesses acadêmicos, Antônio é apaixonado por jogos, especialmente World of Warcraft, que joga desde os 15 anos. Ele estuda a localização de jogos para o português brasileiro, interessando-se por como elementos culturais são adaptados. Antônio também aprecia séries de heróis e está empenhado em adotar um estilo de vida mais saudável, frequentando academias. Apesar das diferenças culturais e climáticas entre Fortaleza e Florianópolis, ele aprecia a segurança da nova cidade.
Para ler a transcrição não editada do nosso bate-papo, clique aqui:
https://buymeacoffee.com/elisousa/bate-papo-brasileiro-007-floripa-e-traduo-com-antnio-lima
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Para saber demais informações e participar do clube de conversação depois do expediente, siga o link: https://portuguesewitheli.com/cah
If you’d like to help our podcast, consider leaving us a review (Apple and Spotify). Or, alternatively, you can also make a small donation that will be used to cover costs and buy more books for me to research for the podcast 😊 https://buymeacoffee.com/elisousa
Now, here is the monologue for your benefit!
Quando criança, era rechonchudinho. E meus pais sempre me faziam jogar futebol todos os dias. E quando não era futebol, era basquete, beisebol ou outro esporte com alguma bola. Assim, mantive o peso sob controle.
Mas o tempo passou e a gente se acomodou. Fiz faculdade de Direito e de lá saí direto para uma cadeira de escritório. E da cadeira de escritório saía para a cadeira dos restaurantes aonde levava a minha então namorada e atual esposa.
Trocando em miúdos, com uma vida sedentária, o peso voltou com tudo. Os louros do passado foram todos perdidos.
Minha esposa sempre foi compreensiva, mas dava uma alfinetada aqui e ali comentando o meu peso. “Vamos pelo elevador porque o Luiz não tem fôlego para as escadas.” “Tem como ir de carro? Porque o Luiz vai suar a camisa e não é trabalhando.”
Sei que ela não fazia isso por mal, mas sentia uma pontada de raiva quando ela jogava o meu peso na minha cara. Porém, decidi usar essa raiva para dar a volta por cima. Como sempre fiz algum esporte, podia retomar o hábito. E como lá no escritório um dos associados jogava golfe, pensei em jogar com ele.
Mas passei tanto tempo sedentário que pensei estar assinando a minha derrocada quando assinei a minha matrícula.
Comprei toda a parafernália de golfe, incluindo um bonezinho que disseram que ia me deixar a cara do Tiger Woods. Agora, com as devidas vestimentas, entrei em campo para minha primeira aula.
No campo, o treinador me perscrutou. Então ele me mostrou como era um swing grande e um swing pequeno e disse que íamos começar com o pequeno.
Agora deu. Eu podia estar alguns anos longe dos esportes, mas sabia que ainda era capaz. Eu dava conta do recado.
Levantei o taco e joguei meu peso com toda força para dar uma tacada daquelas num swing grande. Mas o taco passou direto, acabei perdendo o equilíbrio e, de uma pirueta, caí no chão.
No chão, foi que me apercebi de que meu corpo estava um pouco mais pesado do que estava antes.
Mas o mico foi ainda maior. Quando me levantei do chão e tirei a poeira dos ombros, vi o chefe de um escritório concorrente. Ele deu um sorrisinho maroto e comentou:
— Eita, colega. Ainda bem que do chão não passa, né? Mas é assim mesmo. Quem tá começando sempre quebra a cara.
Eu entendi a indireta... e senti uma raiva crescer em mim.
Mas aí pensei na minha esposa e nos comentários dela e no fato de sempre terem duvidado da minhas capacidades e senti uma vontade tão grande de me vingar. Engoli o choro e bolei um plano.
Pedi ao treinador para me mostrar de novo como fazer o swing pequeno e prestei atenção. Quando chegou a minha vez, dei uma tacada com o mesmo cuidado que ele teve e lá se foi a bola voando e voando e desaparecendo no horizonte.
Agora sim.
Desde aquele dia, tenho praticado com o treinador todos os dias na hora do almoço. Como pulo o almoço e fico caminhando para cima e para baixo no campo, perdi uns bons 40 Kg e já estou me preparando para competir no primeiro torneio neste fim de semana.
E sabendo que um dos favoritos é aquele concorrente que riu de mim, quando eu ganhar vou fazê-lo engolir a taça.
A vingança é um prato que se come frio.
For the full transcript and additional information, go to: https://buymeacoffee.com/elisousa/portugus-cultural-020-devemos-ler-livros-ruins
For students and supporters, there is a complete guide for you with extra exercises, glossary, and grammar points that are interesting for you to learn at this point. If you are a student, check your student area. If you are a supporter, send me a message.
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand grammar but don't have time to spend an hour with the teacher right now? Check our free Brazilian Portuguese grammar section with articles on a wide range of topics. To visit it please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/grammar
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
For the full transcript and additional information, go to: https://buymeacoffee.com/elisousa/portugus-cultural-019-o-polmico-e-querido-joo-klber
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand grammar but don't have time to spend an hour with the teacher right now? Check our free Brazilian Portuguese grammar section with articles on a wide range of topics. To visit it please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/grammar
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Sei que todo convidado é especial, mas a convidada de hoje é mais do que especial: é minha amiga pessoal.
Ela se chama Jenice e é daqui de Salvador.
Soteropolitana da gema, Jenice conhece esta cidade como a palma da mão dela. Além disso, tem muita experiência de trabalho no ramo empresarial e industrial de Salvador. Nessa entrevista, ela compartilha conosco seus conhecimentos da cidade, de vida e de trabalho
Para ler a transcrição do nosso bate-papo, clique aqui: https://buymeacoffee.com/elisousa/bate-papo-brasileiro-006-jenice-apresenta-salvador
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Para saber demais informações e participar do clube de conversação depois do expediente, siga o link: https://portuguesewitheli.com/cah
If you’d like to help our podcast, consider leaving us a review (Apple and Spotify). Or, alternatively, you can also make a small donation that will be used to cover costs and buy more books for me to research for the podcast 😊 https://buymeacoffee.com/elisousa
Now, here is the monologue for your benefit!
Não sei por que fui cair na besteira de convidar o Pedro para lanchar comigo. Agora estamos os dois aqui na lanchonete, plantados feito batata, enquanto ele tenta se decidir se pega coxinha de frango ou pastel.
Mas o Pedro sempre foi assim. Desde o ensino médio, ele pensa mil vezes antes de agir. Ainda no ensino médio, ele ficou na dúvida entre estudar Direito, Biologia ou Jornalismo. Três áreas nada a ver. Enquanto todo mundo já sabia que graduação queria cursar, o Pedro deixou para a última hora, quando finalmente escolheu Psicologia.
Ele dizia que não gostava de fazer nada às pressas. Precisava pesar os prós e contras de tudo, porque não queria bater o martelo precipitadamente e se arrepender depois. Não queria fazer como os pais dele, que sempre se afobavam numa decisão para depois mudar de ideia.
Na faculdade, não sabia que abordagem seguir. Dizia gostar da psicanálise, mas como esta demandava uma formação à parte, “seria uma escolha questionável.” Achava que a terapia cognitivo-comportamental trazia bons resultados na recuperação dos pacientes, mas dizia para si mesmo que não queria se prender a uma teoria apenas, perceber que tinha sido uma má escolha e depois ter de conviver com isso.
Nesse vai-e-vem, ficou com a psicanálise mesmo.
E se a indecisão já era um problema na vida acadêmica dele, na política então nem se fala.
Na faculdade, Pedro flertava com o comunismo. Costumava frequentar as assembleias, conversar com todo mundo a respeito das teorias e ler todo tipo de livro da área. Mas, ao conhecer uma garota muito interessante, virou a casaca e passou a se identificar mais com o conservadorismo moderado.
Quando chegaram as eleições, ele ficou em cima do muro. Disse que todos os candidatos tinham propostas muito boas, mas nenhum deles tinha a grande maioria das boas propostas. Ou seja, Pedro estava indeciso e não se decidiu até o dia da votação. E depois de votar, não contou para ninguém em quem votou, pois não queria ficar remoendo a sua escolha se ela fosse ruim. Só queria virar a página.
Aí agora já se vão 15 minutos e nada de ele escolher o que vai comer. A sorte é que o atendente é esperto e vai adiantando o lado dele com os outros clientes.
De repente, Pedro começa a apontar alternadamente para o pastel e para a coxinha, para a coxinha e para o pastel. O filho da mãe está fazendo Uni Duni Tê!
Bato na mão dele, interrompo o que ele está fazendo e peço logo duas coxinhas. Se ele não quiser, que bom! Sobra mais para mim.
O nosso quinto bate-papo brasileiro, temos um convidado especial: o professor português Pedro Campos.
Nascido e crescido em Portugal, hoje mora na Suécia. Foi professor de português na sala de aula física e hoje se dedica integralmente ao ensino por meio de plataformas digitais. Conheça um pouco mais sobre seu trabalho escutando nossa entrevista.
Para ler a transcrição do nosso bate-papo, clique aqui: https://buymeacoffee.com/elisousa/bate-papo-brasileiro-005-pedro-de-portugal
Para saber mais sobre o trabalho do Pedro e conhecer sua plataforma, além de, claro, aprender algumas das giríssimas expressões de Portugal, visite a página: https://portuguesepedia.com/
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Para saber demais informações e participar do clube de conversação depois do expediente, siga o link: https://portuguesewitheli.com/cah
If you’d like to help our podcast, consider leaving us a review (Apple and Spotify). Or, alternatively, you can also make a small donation that will be used to cover costs and buy more books for me to research for the podcast 😊 https://buymeacoffee.com/elisousa
E aqui está o monólogo para seu proveito.
Sempre esperei por esse grande dia. O dia da minha aposentadoria. Imaginava que seria uma festança, todo mundo comemorando, brindando porque finalmente eu iria me aposentar. E eu tinha a intuição de que ia passar os meus dias charlando, cuidando do jardim de manhã, lendo poesia à tarde e indo ao teatro à noite.
A realidade me desiludiu.
O que fizeram para mim foi uma festinha de despedida chocha. Compraram um cento de salgados, alguns refrigerantes de quinta categoria e bateram palmas para mim.
Confesso que na hora fiquei um pouco comovida. Até estava vacilando, não sabia mesmo se queria me aposentar de vez ou se queria uma meia aposentadoria, tipo continuar trabalhando, mas recebendo o benefício. No final o dono da empresa praticamente me subornou para que eu fosse sossegar o facho.
Tinha feito um pé de meia, mas aceitei o “suborno” porque, com um plano de saúde na faixa dos dois mil reais, todo dinheiro é bem-vindo.
Estou me aposentando por tempo de serviço. Infelizmente, o salário-mínimo que ganhava dava uma contribuição muito baixa. Se eu fosse me aposentar por idade, o benefício ia ser bem menor. Que mal tem em me aposentar alguns anos mais tarde? Sempre tem a possibilidade de eu me desaposentar.
Era hora de colher os frutos de tantos anos de empenho ao trabalho.
No dia seguinte ao da minha aposentadoria, minha filha Cibele brota na minha porta de mala e cuia. Diz que o relacionamento com aquele traste do meu genro vai de mal a pior. Queria saber se podia ficar comigo por um tempo, já que eu estava viúva e aposentada. “E ia ser até bom, porque poderíamos fazer companhia uma a outra.”
Eu não tenho palavras para descrever o que senti. Como dizia meu irmão, eu estava toda coisada, simplesmente não sabia o que dizer. Eu queria aproveitar os anos que me restavam. Sabe lá Deus quanto tempo mais eu tinha nessa terra. E ter companhia em casa até que ia ser uma mão na roda. Sempre fui muito ativa. Consigo tomar conta do meu próprio nariz sem a ajuda de ninguém. Eu não me troco por nenhum desses marmanjos que vejo por aí, completamente sedentários o dia na frente do computador. Mas se eu viver até os 95 anos e lúcida, como foi o caso da minha mãe, vou precisar da ajuda de alguém.
Só que o bicho pega é que a Cibele tem uma filha. E eu gosto muito de minha netinha, mas ela não dá folga nem um minuto. Está sempre perguntando isso, pedindo aquilo, e o pior é que não quer mais nem estudar. E isso desde miudinha, já se via que era preguiçosa e não ia dar para muita coisa. E hoje com 23 anos é que não tem mais esperança mesmo.
No final, não disse nem que sim nem que não. Disse que ia ver, mas vou ficar cozinhando a Cibele no banho-maria para ver até quando ela aguenta. Se eu não me apressar em dizer sim, ela mesma há de encontrar outra solução.
No nosso quarto bate-papo brasileiro, entrevistamos o renomado dançarino carioca Jackson Wyatt.
Ele é carioca nascido e criado no Rio de Janeiro. Dançarino experiente, Jackson é muito generoso e compartilha conosco tudo o que você precisa saber para começar a dançar.
Para ler a transcrição do nosso bate-papo, clique aqui:https://buymeacoffee.com/elisousa/bate-papo-brasileiro-3-jackson-danarino-rio
E para conhecer mais o trabalho de Jackson, sugiro fortemente que você visite o Instagram profissional dele :https://www.instagram.com/jwdancas/ Lá você pode pegar todas as informações necessárias sobre o trabalho dele e quem sabe fazer uma ou duas aulas com ele no Rio de Janeiro!
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.
Do you want to understand grammar but don't have time to spend an hour with the teacher right now? Check our free Brazilian Portuguese grammar section with articles on a wide range of topics. To visit it please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/grammar
Do you want to understand more of what Brazilians say in Portuguese? Do you consider yourself at the intermediate level? Then grab one of our learning guides for free and see for yourself how much more you can understand after just one week. The grab your guide today, please follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/understand
Para saber demais informações e participar do clube de conversação depois do expediente, siga o link: https://portuguesewitheli.com/cah
If you’d like to help our podcast, consider leaving us a review (Apple and Spotify). Or, alternatively, you can also make a small donation that will be used to cover costs and buy more books for me to research for the podcast 😊 https://buymeacoffee.com/elisousa
And here is the monologue for your benefit:
Tendo me mudado havia pouco tempo para essa nova cidade, estava louca para conhecer gente nova. Não, meus colegas de trabalho não valiam. Eles eram legais e tal, mas eu não concordo com aquela história de que, para quem está se afogando, jacaré é tronco. Queria conhecer um cara com um tchan a mais, sabe?
E por isso acabei me inscrevendo num daqueles sites de relacionamento. Dali para encontrar um cara com quem sair foi um pulo. Ele era bacana, bem-apessoado e apreciador de bons filmes. Me convidou para assistir um filme no cinema que fica no shopping perto da minha casa.
Chegando lá rolaram umas bitocas e a gente se sentou para tomar um sorvete antes de ir para a sessão. Ele foi logo me perguntando que tipo de filme eu gostava. Respondi que, para mim, qualquer filme era filme. Não ligava muito. Ele apareceu um pouco acanhado com minha resposta, mas continuou. Disse que tinha lido a resenha de um filme que estava estreando naquele dia. Pelo que ele me explicou, era um filme cult. A minha única experiência com filmes assim foi com aquelas películas antigas, ainda em preto e branco, cujo enredo era difícil de acompanhar porque não tinha. Ele me falando de filmes artísticos e eu só me lembrando daqueles filmes da Sessão da Tarde.
Fomos assistir.
Depois de três horas de filme, o que é que eu posso dizer? Tentei até deslizar minha mão por cima da mão dele, mas ele não esboçou nenhuma reação e eu preferi tirar minha mão dali porque senão ele pensava que eu era uma assanhada. Me forcei a me concentrar na telona.
Se você tiver escutado direito, eu disse que foram três horas de filme. A trama era de uma mulher que bebia demais. Só isso. Podia-se dizer que tinha um roteiro bem amarrado. Isso porque não tinha roteiro nenhum. Diferente da descrição cativante que meu ficante fez, era na verdade um filme bastante arrastado. Nada parecia acontecer por quase uma hora. Então um carro bateu. A única pessoa que teve uma atuação impecável no filme foi uma criança que estava chorando. Isso porque criança realmente sabe chorar. O final foi bem previsível, porque a mulher já tinha dito desde o começo que queria ir para uma clínica de reabilitação. E, no final, ela foi mesmo.
Saímos do cinema de mãos dadas, ele muito mais animado do que eu. Fiquei matutando comigo mesma que seria um filme arrasador, mas acabou sendo uma coisa pretensiosa. Daí meu ficante me perguntou o que eu achava e eu só pensei que provavelmente a bilheteria não seria lá muita coisa e que logo ele sairia do cinema.
Claro que eu não disse nada disso.
Apenas dei um sorriso e perguntei se ele queria agora assistir um filme pauleira que estava em cartaz. Tinha muita ação, muito sexo, mocinhas e bandidos em uma trama de arrepiar os cabelos.
Quem sabe assistindo esse filme ele tivesse alguma ideia do que eu estava esperando dele.
---
Get your trial lesson this week! Go to https://portuguesewitheli.com/gtc
Shall we meet? Follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/meetngreet
Hey, wise person! Not everybody wants to read the whole description up to this point. And since you have, I've got a small gift for you to show my appreciation. It's a special report that will help you get rid of all frustrations you might have related to the Portuguese verb tenses.
To grab it today, follow this link: https://social.portuguesewitheli.com/confidence
But do it soon. One day without that is one day you'll still get angry at yourself because you don't know how to use the verb tenses in Portuguese.