Encerrando o podcast, o último episódio traz a participação especial de Yussef
Daibert Salomão De Campos, um dos coautores do livro “Patrimônio Imaterial e Políticas Públicas no Brasil, e do apresentador do podcast, Ailton Krenak, ambientalista, escritor, pensador, jornalista e líder indígena. Na conversa, os convidados analisam o conceito de patrimônio sob uma perspectiva decolonial. Levantam a importância da Constituição Cidadã de 1988, pesando as conquistas do texto e desafios ainda existentes ao colocá-lo em prática, no que se refere às possibilidades de criar políticas que sejam efetivas e que gerem impactos positivos no que se refere ao modo de vida e a cultura indígena.
Com a mediação de Vivian Barbour e Guilherme Varella, e narração Ailton Krenak
O podcast convidou as autoras Lucieni de Menezes Simão e Claudia Feierabend Baeta Leal para analisarem as ausências notáveis na proteção do patrimônio e proteção dos direitos dos detentores do patrimônio imaterial, trazendo informações sobre os primeiros processos de registro, a atuação e as limitações de órgãos públicos como o IPHAN na preservação do patrimônio cultural imaterial.
Com a mediação de Vivan Barbour e Guilherme Varella, e narração Ailton Krenak.
Com a participação da doutora em Antropologia Elaine Müller e do advogado criminalista Renan Daniel Trindade Dos Santos, o episódio traz as análises dos especialistas sobre os conhecimentos tradicionais como cura, liberdade, reparação e memória. A conversa traz reflexões sobre temas como colonialismo jurídico e a colonialidade do saber e como a criminalização das manifestações culturais tradicionais dos grupos influem sobre a construção de políticas de patrimônio que envolvem saberes culturais de povos originários.
Com a mediação de Vivan Barbour e Guilherme Varella, e narração Ailton Krenak
Neste episódio, o podcast recebe o jurista e antropólogo Henrique Entratice e o doutor em Direito e professor Rodrigo Vieira Costa. Os especialistas convidados falam sobre o processo de registro e patrimonialização nos chamados livros de registro, esclarecendo sobre este mecanismo de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, que garante a participação comunitária da identificação, reconhecimento e valorização de expressões, saberes, celebrações e lugares de referência cultural.
Com a mediação de Vivan Barbour e Guilherme Varella, e narração Ailton Krenak
O podcast recebe o advogado Allan Carlos Moreira Magalhães e o consultor legislativo José Ricardo Oriá Fernandes para falar sobre o decreto 3.551 e suas repercussões na política nacional de cultura. Os especialistas falam ainda sobre a atuação de diversos entes da federação na adoção de medidas administrativas e como elas impactam na proteção do patrimônio cultural, além de debater sobre a situação atual do IPHAN.
As especialistas convidadas deste episódio são a Doutora em Museologia, Manuelina Maria Duarte Cândido e a professora Maria Leticia Mazzucchi Ferreira, que debatem sobre a dimensão simbólica do patrimônio imaterial. Trazendo noções sobre a relação entre as doceiras de pelotas e as bonecas ritxoko, as convidadas refletem sobre a dicotomia entre o material e o imaterial, sobre a questão de gênero na proteção de patrimônios e sobre a circulação de bens culturais por arenas patrimoniais, entre outros temas.
Com a mediação de Vivan Barbour e Guilherme Varella, e narração de Ailton Krenak
Com a participação da pesquisadora e gestora de patrimônio Bianca Pataro Dutra e do historiador Lúcio Menezes Ferreira, o episódio traz a análise dos especialistas sobre Rupturas: Festas Populares, Resistência Cultural E Usos Sociais Do Patrimônio. No debate, conceitos como o chamado “patrimônio negativo” convidam à reflexão sobre ressignificação de memórias coletivas.
Com a mediação de Vivan Barbour e Guilherme Varella, e narração de Ailton Krenak
Neste episódio, o advogado e professor Mário Ferreira de Pragmácio Telles e o historiador Moysés Marcionilo de Siqueira Neto irão trazer suas análises sobre os novos sentidos construídos sobre um bem cultural após o tombamento.
Com a mediação de Vivan Barbour e Guilherme Varella, e narração de Ailton Krenak
O podcast recebe o advogado e professor Hermano Fabrício Oliveira Guanaes e Queiroz e a escritora e antropóloga Letícia Costa Rodrigues Vianna para falar sobre o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, que celebra 20 anos na salvaguarda dos saberes das culturas populares.
Com a mediação de Vivan Barbour e Guilherme Varella, e narração de Ailton Krenak
Este episódio traz como convidados a desembargadora Inês Virginia P. Soares e do juiz federal Herley da Luz Brasil para falarem sobre invisibilidade e empoderamento dentro do campo de defesa dos bens imateriais. Os especialistas refletem também sobre a potencialidade do processo de patrimonialização para o fortalecimento dos detentores das práticas.
Com a mediação de Vivan Barbour e Guilherme Varella, e narração Ailton Krenak
Neste episódio os convidados são o advogado Humberto Cunha Filho, a socióloga Maria Cecília Londres e o historiador Raul Amaro de Oliveira Lanari que trazem suas reflexões sobre a trajetória do patrimônio imaterial no Brasil, analisando o que mudou nesses 20 anos do Decreto 3.551 que instituiu o Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial e criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial.
Os coautores do livro “Patrimônio Imaterial e Políticas Públicas no Brasil” Inês Virgínia Soares, Yussef Daibert Salomão de Campos e Raul Amaro de Oliveira Lanari discutem sobre o processo de criação do livro, a metodologia empregada, a pesquisa dos demais autores que contribuíram com a obra, e ausências ocasionadas por essa opção de abordagem. A conversa reflete sobre a relevância dos mecanismos de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, trajetórias e desafios da politica pública no contexto atual.