Texto do dia: Romanos 15.4. O cultivo da esperança. A esperança é um elemento central na caminhada do povo de Deus. Isso porque seres humanos precisam de esperança e por isso depositam esperança em circunstâncias, coisas ou pessoas idealizadas. Para encontrar a verdadeira e infalível esperança, é preciso voltarmos os nossos olhos para a Bíblia, a fonte divina de perseverança e bom ânimo. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Gálatas 5.1. O cultivo da liberdade. Não adoramos verdadeiramente a Deus enquanto e se permitirmos que ídolos governem as nossas vidas. Toda forma de escravidão é contrária ao Evangelho, portanto, cultivar a liberdade deve ser um exercício devocional e diário. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Gálatas 5.13-15. O cultivo do serviço. Servir uns aos outros mediante o amor é a grande marca dos verdadeiros adoradores. Jesus ensinou que a vida segundo a vontade do Pai é uma doação para que outros sejam abençoados por nosso Deus. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Romanos 13.11-14. O cultivo da santidade. A vida santa é o desejo de Deus para nós, pois foi para a santidade que nós fomos salvos em Cristo (Ef 1.4). Santidade não é elitismo moral, mas o plano de Deus e o desejo do seu povo de viver segundo a sua vontade. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Hebreus 12.28. O cultivo da gratidão. A gratidão deve ser entendida e praticada como uma disciplina, especialmente quando estamos aprendendo pelas mídias eletrônicas a viver por padrões de pensamento e hábitos de reclamação e ingratidão. Quais são os motivos pelos quais devemos agradecer? A verdadeira adoração é baseada na gratidão a Deus. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Mateus 6.9-15. O cultivo da dependência. Nos preparamos para o culto ao diariamente cultivarmos a consciência de que a vida é completamente dependente de Deus, o nosso Pai. Hoje leremos o “Pai Nosso” sob a perspectiva do cultivo da dependência de Deus. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Mateus 6.5-9. O cultivo da oração. A oração ocupa um lugar central da vida devocional do povo de Deus, tanto individual quanto coletivamente. Para que a oração seja um instrumento de verdadeira comunhão com o Senhor e culto, ela precisa ser cultivada pelos motivos corretos, da maneira correta. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: João 3. Jesus, o “lugar” do culto: a vida. No capítulo 3, João retoma afirmações já feitas no primeiro capítulo e anuncia um dos grandes assuntos do seu evangelho: Jesus é a vida de Deus concedida graciosamente a todo aquele que nele crer. Nesta reflexão, veremos como Jesus é o ambiente vivencial da nova criação. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: João 1.35,36; 2.12-23. Jesus, o “lugar” do culto: cordeiro e templo. Depois de João iniciar a narrativa mostrando que Jesus é o Tabernáculo, mostra agora que Jesus é o Cordeiro de Deus e o Templo. As afirmações, em princípio enigmáticas de Jesus, vão mostrando que, de fato, nele Deus estava mudando a forma de seu povo o adorar. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: João 1.1-14. Jesus, o “lugar” do culto: tabernáculo. A verdadeira adoração acontece em Cristo Jesus. O primeiro capítulo de João faz uma conexão com a criação, em Gênesis e com o Tabernáculo, no Êxodo. Nos dois casos, Jesus é o centro da ação de Deus para criar e estar com o seu povo. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Salmo 150. Por que louvar ao Senhor? As razões pelas quais louvamos ao Senhor são importantes segundo os textos bíblicos, especialmente os Salmos. O louvor do povo de Deus deve ser inspirado por quem Deus é, e não pelas nossas circunstâncias. Ao pensar em Deus hoje, quais razões você encontra para o louvar? Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Isaías 6.1-8. A terra cheia da glória de Deus. A visão de Isaías nos inspira a pensar na adoração e no culto ao Senhor. Ela nos mostra a providência de Deus para que adoradores possam se aproximar dele mediante o perdão dos pecados e da participação em sua missão no mundo. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: 1 Coríntios 10.31. A adoração no cotidiano. Nós fomos criados para o louvor da glória de Deus (Ef 1.12). Essa verdade bíblica nos leva a uma vivência de adoração em tudo aquilo que fazemos. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: João 4.19-24. O fator invisível da adoração. A conversa de Jesus com a samaritana revela que a verdadeira adoração consiste em uma disposição do coração, numa relação real com Deus, seu Filho e o Espírito. Embora tenhamos muitos lugares e formas de adorar, o decisivo é a quem pertence o nosso coração. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Deuteronômio 6.20-25. Adoração, temor e obediência. A verdadeira adoração acontece no temor do Senhor. Isso significa que Deus é o centro da vida, em torno de quem todas as facetas da existência se organizam. Esse temor deve ser transmitido de geração em geração, como a herança da dádiva do Senhor. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Deuteronômio 6.1-9. O Deus digno de adoração. Adoração é um assunto amplo, pois envolve a totalidade da vida. Nesta série vamos aprender sobre a adoração em sentido bíblico, desde o seu conceito até a sua prática, começando pelo entendimento correto do Deus que é digno de nossa adoração. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Salmo 116.12-14. O que significa adorar? A adoração é uma resposta humana diante do agir amoroso de Deus. Em outras palavras, adorar significa reconhecer que somos alvos do favor de Deus, que em amor nos salva e nos concede um lugar em sua história. Texto e apresentação de Israel Mazzacorati.
Texto do dia: Jeremias 29.7. A igreja e a cidade. Deus chama seu povo para ser uma bênção para a cidade onde vive, mesmo que não seja o seu lar definitivo. Texto e apresentação de Renan Yoshima.
Texto do dia: Lucas 10.36,37. Seja você um próximo. A lição da parábola do bom samaritano é clara: seja um próximo para alguém. Vá e use de misericórdia. Ser missionário é ter essa atitude: ver uma necessidade, cruzar uma fronteira, seja ela social, racial ou religiosa, e agir com o amor de Jesus. Texto e apresentação de Renan Yoshima.
Texto do dia: Mateus 25.40. Jesus nos conta um segredo. Ser testemunha de Cristo em nossa cidade significa, entre outras coisas, demonstrar o amor de Deus de forma prática, cuidando daqueles que a sociedade muitas vezes esquece, sabendo que, ao fazê-lo, estamos tocando no próprio Cristo. Texto e apresentação de Renan Yoshima.