Estou de regresso numa terceira temporada deste vosso podcast empenhado em partilhar histórias e projectos inspiradores. Esta semana trago-vos uma conversa com a Rita Marques, uma das fundadoras por detrás da ImpactHouse. Esta é uma casa, um alojamento, um restaurante, um café, um espaço para estar, receber, fazer eventos, 100% focado em ter um impacto positivo com tudo aquilo que leva a cabo, tal como a Rita nos explica nesta conversa.
A Rita conta-nos como iniciou esta empresa com apenas 23 anos, inspirada numa viagem de voluntariado ao Sudeste Asiático, e como desde então já trouxe mais de 2000 voluntários internacionais para participar em projectos de voluntariado com impacto a nível social aqui em Portugal, através da ImpactTrip.
Deixem-se inspirar pelas mil e uma formas em que pequenos gestos somam e fazem a diferença. Se ficaram curiosos sigam a página da ImpactHouse no instagram e se estiverem por Belém façam uma visita, vai valer a pena.
Este episódio é sobre sexo, saúde sexual, educação sexual e consulta de sexologia clínica. Curiosos? A Enf. Catarina Ribeiro veio contar-nos como é que sendo enfermeira de oncologia acabou a dedicar-se a este aspecto tão singular como fisiológico da nossa natureza humana.
Nesta semana trago um registo de episódio um pouco diferente, uma conversa descontraída sobre a forma de ver a maternidade da minha amiga Filipa Coito, mãe de dois rapazes e uma menina de quase 5 meses (em pleno pós-parto, portanto). A Filipa partilhou connosco as diferenças que sentiu nas 3 gravidezes e nos respectivos partos, sendo que o último foi especialmente rápido e insólito! Com uma forma de ver a vida bem-humorada e cheia de empatia, a Filipa ajuda-nos a enfrentar os dilemas de ser mãe com mais leveza. Como a própria está sempre a dizer "mais fácil era ter um cão, mas vocês não me ouviram!". Juntem-se a nós nesta conversa de mães :)
Esta semana conversei com a Diana, mãe de duas meninas de 27 e 7 meses, empreendedora e grande nadadora, tendo representado Portugal por duas vezes nos jogos olímpicos.
Falámos sobre essa experiência única, sobre o desporto, a competição, os treinos e a pressão. No fim conversámos ainda sobre a história do segundo parto da Diana, um parto vaginal apenas 19 meses após uma cesariana.
Atualmente a Diana tem uma padaria e pastelaria, onde podem deliciar-se com um maravilhoso brunch ao domingo, sigam a Padaria da Praceta.
Esta semana regresso com um episódio dedicado à alimentação dos mais pequeninos. Pedi à nutricionista Ana Rita Sousa, da página Gente de Palmo e Meio, que me respondesse a algumas questões sobre a introdução dos alimentos sólidos, a diversificação alimentar, o BLW e as alergias. Também tocámos em assuntos como a anorexia fisiológica, que se dá após os 12 meses, e a seletividade alimentar, dando algumas dicas para identificar problemas e ajudar a lidar.
Se têm dúvidas ou estão a sentir dificuldades na alimentação dos mais pequenos, não deixem de procurar apoio especializado junto do vosso médico ou nutricionista.
Para mais informações sobre este tema, têm à disposição na minha página do Instagram (marymedicaldiaries) o e-book solidário "o que vem depois do leite?", com valor a reverter para a instituição "Ajuda de Mãe".
Esta semana estive à conversa com a enfermeira Vera Lopes, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, sobre o privilégio que é acompanhar esta fase da vida da mulher e das famílias, ao mesmo tempo que se conjuga as exigências da profissão com a própria vida familiar.
Num episódio diferente do habitual, trago-vos a história do surfista Lourenço Katzenstein. Este jovem dedica-se a enfrentar as ondas gigantes e a ensinar este desporto pelo qual é apaixonado, na sua própria escola de surf na Ericeira (Semente Surf School). Contou-nos o seu maior susto dentro de água, em que consiste a preparação e material necessários para descer as ondas da Nazaré e como a mente pode ser nossa aliada nas situações limite. Podem saber mais na sua página de Instagram @lourencokatz.
Esta semana estive à conversa com Gabriela Salgueiro, autora da página Kuvala, psicóloga de formação e mãe do pequeno Vicente. Contou-nos como surgiu a sua paixão por Angola, como é viver entre dois continentes, as vantagens e desafios de África com um bebé pequeno, e explicou-nos em que consiste o seu projecto de apoio à maternidade e ao desenvolvimento da mulher. Com este episódio espero começar uma pequena série de relatos sobre a maternidade à volta do mundo. Se conhecerem mães portuguesas dispersas pelo globo que gostariam de partilhar a sua experiência podem encaminhá-las para a minha página do instagram @marymedicaldiaries.