Paula e Alex mudaram de Niterói para Braga (Portugal), um destino que nem estava no radar dos dois até poucos meses antes. Levando ainda os dois pets, tudo correu mais do que bem... mas muito além da mudança física, o que mais impactou os dois foi mesmo o que estava por dentro.
Nessa conversa a três, eles compartilharam mais sobre como toda a mudança de rotina abriu espaço para alterações mais profundas.
Você pode acompanhar os dois pelo instagram: Paula Bauab (@bauabpaula) e Alex Coelho (@alexcoelh0)
A paixão da Eleonora pela França vem de pequena e as duas temporadas que ela passou morando por lá, primeiro em Lyon e depois em Marselha, só reforçaram esse sentimento pelo povo e pela cultura.
Foram duas experiências bastante diferentes, uma enquanto estudante e outra já depois de casada. Cada uma com seus diversos aprendizados, que primeiro ela dividiu no seu livro "Um passeio pela França: De Paris à Corsega, passando pela Provença" e agora também neste episódio do nosso podcast.
A Eleonora é professora de francês e compartilha muito conteúdo lá no instagram: @eleonora_ribeiro
Hora do nosso episódio mensal com o menino Gustavo. Já estamos em maio e a caminho do desconfinamento aqui em Portugal, mas enquanto isso continuamos experimentando na cozinha e de olho nas notícias de viagem.
Esse tempo de reclusão social também serviu para desenvolver novas habilidades, como fazer um bom pão caseiro com fermento natural... o famoso sourdough. O Gustavo contou um pouco sobre como foi essa incursão culinária nas terras das leveduras selvagens.
(O nome deste episódio foi inspirado no vídeo-receita de uma famosa blogueira aqui das terras lusitanas, a Felipa Gomes, que conquistou o país com um dos pães caseiros mais fáceis... ao qual ela chamou de Pão-de-mia).
E viva o pãozinho caseiro!
Karina Barretto já teve muitas vidas e segue se reinventando. Antes de se tornar sócia de um dos lugares mais gostosos de SP (o Futuro Refeitório), a Ká fez uma viagem para a África com direito a romance e muitos aprendizados que ela compartilhou com a gente neste episódio.
O que a vida reserva para uma mulher recém-saída de um divórcio que resolve começar o seu roteiro pela Zâmbia? A história é tão boa que acabou até virando TEDx lá em Blumenau. Assista aqui por esse link: https://www.youtube.com/watch?v=Ojw08YVYkNI
Você por encontrar a Karina lá no instagram @karinabarretoo__.
Do Maranhão para o mundo, a Bel já passou por 5 universidades em 3 países diferentes... em 3 cursos diferentes!
Além de mostrar as viagens e o seu dia-a-dia na Europa, ela produz conteúdos que tratam de representatividade e discute questões raciais que ela vivencia como mulher negra fora do Brasil.
Logo antes da pandemia estourar pelo mundo, ela compartilhou um pouco dessa história com a gente aqui no Guarda-Roupa Móvel.
Você pode encontrar a Bel no instagram @belferroliv e nos vídeos maravilhosos que ela posta no Youtube, em youtube.com/BelQueSeQuis
Aqui está o vídeo que ela citou neste episódio sobre a igrejinha em Vila Nova de Gaia: https://youtu.be/0NMaL-7rwTY
E depois dá uma pulo lá no episódio do AbroadCast em que eu falei com a Bel sobre Consumo Consciente 😉
Ela partiu para a sua segunda co-expatriação em Paris achando que a mudança seria suave.
Já conhecia o lugar, já dominava o idioma, já tinha passado pelo período de adaptação à cultura parisiense uma vez... Receita pro sucesso, certo?
Mas não foi bem assim que a Erika Tolesano, essa queridona que tá sempre sorrindo, mas não leva desaforo pra casa, sentiu a segunda mudança para a cidade-luz.
Neste episódio, gravado diretamente de um café parisiense, ela contou sobre as diferenças entre as expatriações, a adaptação do filho pequeno, a gravidez e parto da segunda filha, excessos da mudança e muito mais.
Lugares citados:
Você pode encontrar a Erika no @erika.tolesano e no @viagem.feminina
A ideia era passar só 1 ano em Nova York, mas 13 anos, um casamento, uma filhinha se passaram e ele continua por lá.
Em mais um episódio em família (e ainda seguindo a linha "aquilo que o insta não mostra"), trouxe o meu irmão Rodrigo pra contar da experiência dele ao longo desses anos fora do Brasil.
Falamos sobre "se tornar adulto" fora do seu país, os pequenos detalhes que contam muito em uma mudança, a mente criativa dos gringos, criar filhos em inglês e outras curiosidades.
Tempos estranhos e de pessoas confinadas. Não é o momento de viajar e toda uma indústria dependente de passageiros e hóspedes fica congelada esperando o desenrolar da situação por todo o mundo. Uma coisa é certa, o mundo não será mais o mesmo... mas qual será o futuro das viagens após o Coronavírus?
Seguindo o fio de uma matéria da CNN Travel, levantamos alguns pontos que os especialistas acreditam que vão mudar no curto e médio prazo.
Você pode ler a matéria aqui: https://edition.cnn.com/travel/article/coronavirus-travel-industry-changes/index.html
O podcast aqui continua todas as quintas-feiras, mesmo durante a quarentena. Mas não se esqueça: lave as mãos e #fiqueemcasa
Pensa numa pessoa que já viveu umas 87 vidas?
Essa é a Stela, que aos 26 anos largou um emprego estável na área de marketing, o relacionamento de anos, os quilos de maquiagem e aquela vida toda "dentro dos padrões" e partiu para um Sabático.
Ao longo desse ano, ela circulou pela América Central e Europa (com direito a uma volta pela Transiberiana), até chegar no Nepal. A transformação foi tanta, que depois ela ainda percorreu o Brasil atrás de movimentos sociais e seguiu circulando e se reinventando pelo mundo.
Você pode encontrar a Stela no Instagram: @cosmicstela.
São muitos os caminhos que nos levam pra fora do Brasil, mas ter uma rede de apoio é sempre importante. Foi pensando nisso que a Angela, que achava que ia morar em São Paulo pro resto da vida até parar nos EUA, passou a reunir diversas as brasileiras que hoje vivem na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
O grupo das Brasileiras do Vale começou pequeno, mas hoje já conta com mais de 5.000 mulheres e mudou de nome. Nesse papo, ela conta tudo que rolou nessa mudança tripla: de país, estado civil e também de profissão, que agora já somam 10 anos morando fora.
Para conhecer mais sobre o Brave, acesse o site: https://www.bravewn.com/
Ou pelo instagram: https://www.instagram.com/bravewn_/
Entre uma viagem meio esquisita com um grupo de amigos, um sabático e a construção de uma nova carreira baseada nessa paixão, a Quésia Nascimento deu uma boa circulada...
Neste episódio, ela conta sobre viajar sozinha, correr o mundo enquanto o marido tá de boas atrás do computador e como trabalhar com conteúdo de viagens, sem se desgastar no processo.
Você pode acompanhar a Quesia no @viajandocomigomesmo e no @quesianascimentooficial, no Instagram!
Já estamos em março e isso significa que está na hora do episódio do mês, com o Gustavo.
A saga do teste de DNA continua, mas o assunto principal dessa vez ficou com a pergunta da Érica sobre como funcionam os serviços de transferência de dinheiro que nós utilizamos para trazer os nossos ricos Reais Brasileiros para Euros aqui em Portugal.
O Gustavo deu um pesquisada e contou a história dos gnomos mágicos da Transferwise, que é o que utilizamos aqui.
Na hora de criar a sua conta na Transferwise, utilize o nosso código aqui pelo link:
https://guardaroupamovel.com/transferwise
Até a próxima!
Uma pessoa que faz o roteiro da viagem de acordo com o que vai comer, perambulando por Paris em busca do croissant perfeito ou cruzando a Toscana atrás do melhor Tiramisu. Enquanto muita gente segue se obrigando a contar em quantos países colocou o pé, ela cruza a Bélgica procurando a melhor cerveja.
Nós já falamos da Valéria aqui antes, porque ela é simplesmente a nossa melhor referência para viagens diferentes e cheias de sabor.
Neste episódio, ela conta tudo sobre essa visão que ela tem sobre as viagens e como as experiências que ela quer ter moldam a vida dela para esses objetivos.
Para ouvir ao episódio 13, clique no play abaixo ou escolha a sua plataforma de preferência neste link aqui (disponível em Apple, Google, Spotify e outros apps de podcast!).
Você pode acompanhar a Valéria pelo instagram @valeria.chociai
Ela comprou uma passagem pra Turquia quando estava praticamente dormindo, foi morar no Japão sem falar nada além de "sushi", pegou na mão do Papa e até dormiu embaixo de mesa do Hostel enquanto fazia um dos Caminhos de Santiago. E esse resumo ainda não chega a 10% do que ela contou no Guarda-Roupa Móvel. No episódio mais inusitado até agora, Carol Valis compartilhou um pouquinho das suas experiências por esse mundo e, entre uma gargalhada sagitariana e outra, umas tantas dicas para os momentos difíceis da vida.
Com carreira estabelecida na área de marketing e um filho de 10 anos pra criar, a Bia Quadros (@biattrix) resolveu mudar pra Lisboa aos 45 do primeiro tempo e começar uma faculdade em uma área completamente diferente.
Neste episódio, ela conta o que motivou a mudança, como foi fazer a transição, como é estudar com pessoas de uma diferente cultura e geração, a adaptação do filho e até sobre usar o Tinder em Portugal!
E lá vamos nós pra mais um episódio com o Gustavo, em que recapitulamos tudo que passou no último mês e falamos também do que vem pela frente.
Dessa vez, o Gustavo ainda contou sobre teste de DNA que ele resolveu fazer e como isso se liga com a toda a busca genealógica que ele começou quando resolveu reconhecer a cidadania italiana.
Matérias citadas:
https://www.nytimes.com/2017/08/28/science/dna-tests-ancestry.html
Ela nunca tinha pensado em viver em Nova Iorque - até tinha guardado uma má impressão da cidade.Eis que a vida veio e deu um tapa na bunda dos seus planos e fez com que ela acabasse mudando pra lá - no meio da crise de 2008.Mais de uma década se passou, com algumas mudanças pessoais e profissionais, uma filhinha e um punhado de experiências pra contar nesse episódio especialíssimo do Guarda-Roupa Móvel.Especialíssimo porque a Rita é uma das minhas pessoas favoritas da vida, que eu tenho a sorte de ter como cunhada, e porque este é um episódio literal sobre aquilo que o insta não mostra - temos aqui uma expatriada que é quase completamente ausente das redes sociais.
Uma brasileira, um húngaro, um navio em algum momento da década passada. De lá pra cá, muitos países visitados, um mudança para a República Dominicana, intervalos de relacionamento à distância, um casamento, uma mudança pro Reino Unido, a volta e a criação de um negócio no Brasil, um filho...
Esse casal viveu e não foi pouco, viu?No nosso episódio mais recheado até o momento, a gente fala sobre relacionamentos (e construção de família!) intercultural, as impressões de um gringo no Brasil, as mudanças entre tantos países diferentes, esse lance de que tudo que é de fora é melhor e muito mais.
Para acompanhar o trabalho maravilhoso da Vivi e do Dávid, acesse São Paulo Fotografia ou @saopaulofotografia
Cansada da vida no escritório, em uma profissão que não se conectava mais com as suas aspirações, a artista Paula Buschinelli replanejou a vida e resolveu ver o que o mundo andava reservando pra ela.
Começou com um mochilão nos EUA, de onde partiu para o Porto e viveu por alguns anos até que o bichinho do comodismo voltou a cutucar... foi então que ela e o marido resolveram se mudar novamente - desta vez, para Barcelona.
Nós conversamos sobre encontrar a sua casa neste mundo enorme, diferenças culturais, se adaptar à Portugal e à Espanha, passando por algumas gafes engraçadas, pela cilada do nomadismo digital e os perrengues que o Instagram não mostra (como uma mudança de país feita em um Flixbus!).
Você pode ouvir tudo clicando no player abaixo ou pela sua plataforma de preferência (Apple, Spotify, Google, entre outros).
Conheça o trabalho da Paula no instagram: @pabu.art
Ela foi a primeira da família a não só viajar pro exterior, como fazer um intercâmbio - bancando tudo do próprio bolso, já que seus pais não poderiam oferecer essas condições. Se planejou diligentemente, juntou dinheiro, pagou o que tinha que ser pago e foi para os Estados Unidos, onde trabalhou em uma estação de esqui.
O intercambio rompeu suas barreiras, mudou a sua forma de se relacionar consigo mesma, com os outros e com os seus objetivos.
Poucos anos depois, ainda no Brasil, foi realizar outro sonho (o original!) de intercâmbio: estudar em Londres. Dessa vez, muito menos planejada, acabou voltando com uma dívida que consumiu anos da sua vida.
Mas é com muito bom humor que a Evelin Bonfim, minha musa das finanças - que hoje ensina outras mulheres a realizarem seus sonhos sem cometer os mesmos erros -, compartilhou a sua história. Contou em detalhes como tudo aconteceu, deu dicas de como não cometer os mesmos erros, sobre como a forma de viajar mudou, sobre se relacionar com gringos, as suas dicas infalíveis pra fazer amigos em outro país e muito mais.
Para ouvir ao episódio 5, clique no play abaixo ou escolha a sua plataforma de preferência neste link aqui (disponível em Apple, Google, Spotify e outros apps de podcast!).
Você pode acompanhar a Evelin no Instagram e saber mais do seu trabalho como consultora de finanças pelo site.