Todo mês de maio, há 22 anos, algo acontece na Vila de Paranapiacaba, em Santo André. Um encontro de bruxas e magos, com milhares de pessoas. Para comemorar este marco, trouxemos a criadora do evento, Tânia Gori, para este episódio do 'fala, bruxa!'.
Como boas bruxas, não acreditamos em coincidências, então não seria uma o fato de o fenômeno histórico da caça às bruxas ter acontecido no mesmo momento das grandes navegações, do colonialismo, da ascensão da burguesia como classe dominante e, obviamente, da consolidação do capitalismo.
Ao falarmos de quem nos oprime, lembramos com razão das instituições religiosas, mas ainda parecemos esquecer quem de fato destrói a natureza que tanto celebramos, quem tem os instrumentos e o poder para controlar nossos corpos.
Muitos ainda dizem que política e espiritualidade não precisam se misturar. Porém, estamos aqui para te provar que elas já se misturam há séculos.
Inclusive, é sobre essas misturas indigestas e seus efeitos que vamos falar neste novo quadro do podcast “fala, bruxa”. Com vocês: BRUXARIA LIMITADA. Neste primeiro episódio, nossas bruxas vão falar sobre o que é capitalismo, onde ele se mistura com a religião e o patriarcado e os efeitos opressores que vivemos até hoje. Ouça já, no link da bio! BRUXARIA LTDA. é uma produção de Casa La Reina com roteiro e apresentação de Carol Martins
-- Referências Livro: - O Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici. Vídeos: - Introdução a SILVIA FEDERICI | Sabrina Fernandes (Canal TV Boitempo) - Uso da Religião como Ferramenta Política (Canal João Carvalho) - O capitalismo e a caça às mulheres: uma interpretação sobre "O calibã e a bruxa" de Silvia Federici (Canal Prof. Basilio Historiando)