No segundo episódio sobre o Sermão do Monte, trago a interpretação teológica do que significa ser o sal da terra e a luz do mundo como caminho para alcançar a plenitude da vida. O significado da lei e como Jesus lhe dá cumprimento.
Abro este espaço com uma reflexão sobre a ilusão da estabilidade e o medo que nos acompanha ao longo da vida. O medo de perder ou de não ter o suficiente priva-nos de uma vida verdadeiramente plena; nos afasta do reino de Deus. Quando o desejo de ter supera o ser?
Com Fé e Razão
A abertura do sermão do monte propõe quais são os entraves que nos impedem de alcançar a plena felicidade na vida. Os "bem-aventurados", do grego makarioi, são os modelos que Cristo ensina como parâmetros para termos verdadeira satisfação em vida. Uma leitura teológica de Mateus 5: 3-6.
Jonathan Edwards defendia que a compreensão do Evangelho somente é possível pela combinação da convicção racional, baseada em evidências reais sobre a verdade do Evangelho combinada com a transformação espiritual que eleva os olhos humanos para enxergar a verdade espiritual. Fé e Razão são faces de uma mesma moeda para a transformação de um cristão.