Como o setor alimentício pode conduzir práticas mais conscientes?
O eureciclo, tu reciclas conduzido pelo João Gasparini de Novos Negócios da eureciclo recebe os convidados José Benedito de Barros Junior Gerente de Meio Ambiente da Minerva Foods e Taciano Custódio Diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods, para um bate-papo descontraído e importantíssimo sobre o mercado de alimentos, ações de sustentabilidade e transparência neste segmento.
Minerva Foods é uma empresa brasileira de alimentos fundada em 1924 na cidade de Barretos. A companhia tem atuação na comercialização de carne in natura, couros, derivados, e na exportação de gado vivo, além de atuar no processamento de carnes.
Nesse bate-papo, os convidados dividem os benefícios da parceria com a eureciclo para a cadeia de reciclagem, assim como a importância do investimento em outras práticas que promovam uma relação melhor com o planeta.
Como podemos apoiar as empresas no cumprimento da logística reversa?
Recentemente, o Estado do Mato Grosso do Sul lançou um documento com o resultado da avaliação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) em relação às empresas que comercializam produtos e não atenderam, de alguma forma, às metas de logística reversa de embalagens no estado. O não atendimento às disposições podem levar à aplicação de penalidades e multas, além de outras sanções administrativas.Episode title*ara a logística reversa.
Nesse bate-papo Thais Monteiro, Advogada Sênior na Bichara Advogados, divide sua perspectiva sobre a importância da atuação do Mato Grosso do Sul, que já é um case para a logística reversa. Dê o play e confira como as empresas podem obter segurança jurídica com soluções como a da eureciclo.
A sustentabilidade chegou ao mercado de bebidas, inclusive de bebidas alcoólicas?
O eureciclo, tu reciclas conduzido pelo Iago de Paula que é Gerente de Vendas Internas e Sucesso do Cliente na eureciclo recebe o Roberto Tadeu Degli Esposti Gerente Industrial e Responsável Técnico sobre Bebidas, para um bate-papo descontraído e importantíssimo sobre o mercado de bebidas e sua relação com a sustentabilidade.
A Pirassununga iniciou suas atividades, antes da década de 20, não é à toa que é uma das empresas mais tradicionais no mercado de bebida. Com quase um século de experiência, a Indústria de Bebidas Pirassununga leva para o Brasil e o para o mundo o sabor da autêntica bebida brasileira, além de vodkas, Cachaças envelhecidas em barris de Carvalho, Ice e Energéticos.
Nesse bate-papo, Roberto Tadeu divide quais são os impactos que essa parceria está gerando para a cadeia de reciclagem?desafios e ações que estão sendo realizadas por essa importante empresa brasileira em sua jornada da sustentabilidade.
Quais são os desafios para uma grande indústria adotar práticas mais sustentáveis?
O eureciclo, tu reciclas recebe Luciana Bazante, Coordenadora de Gestão de Qualidade na Raymundo da Fonte - uma indústria pernambucana fundada em 1946 com o sonho de levar bem-estar e qualidade de vida para os lares os brasileiros. Hoje, a Raymundo da Fonte produz mais de 350 produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas.
Nesse bate-papo, Luciana divide os desafios e ações que estão sendo realizadas por essa importante empresa brasileira em sua jornada da sustentabilidade.
Em 2021, a primeira lei brasileira que menciona a compensação ambiental irá completar 30 anos. Apesar de já ser um instrumento legal, a compensação ambiental ainda é um mecanismo desconhecido e até contraditório para muitas pessoas. Neste episódio, vamos dialogar sobre as premissas da compensação ambiental e porquê esse foi o modelo importado e adaptado pelo selo eureciclo para o mercado nacional.
Convidados:
* Lucas Barbosa - Engenheiro civil com especialização em sustentabilidade. Gestor Novos Negócios na eureciclo
*Cris Abreu - Comunicóloga. Eventos e Relações Públicas na eureciclo.
Realização: @seloeureciclo
Você sabia que no Brasil, 90% do lixo é coletado, mas apenas 3% do resíduo reciclável é reciclado? Neste encontro, dialogamos sobre a importância do design de embalagens para reinserção dos materiais na cadeia de reciclagem. Quais escolhas e boas práticas podem ser consideradas, desde a fase inicial de desenvolvimento de um produto até a ponta da cadeia de reciclagem, para contribuir com a redução da problemática ambiental das embalagens.
Convidados:
* Beck Weltzien, CEO na Biowash, uma empresa de produtos de limpeza que tem a sustentabilidade em seu DNA;
* Gustavo Alvarez, CEO na America Tampas e Coordenador na REDE de Cooperação do Plástico - uma iniciativa nacional que une os protagonistas da indústria do plástico em prol da Economia Circular;
* Carioca, Diretor Presidente na Coopercaps - cooperativa de coleta seletiva situada em São Paulo com 17 anos de existência;
* Mediação de Tania Sassioto, Projetos & Parcerias na eureciclo.
Realização: @seloeureciclo
Neste encontro, foram debatidas as percepções modernas de sucesso nos negócios. Será possível considerar o retorno ambiental e social como prioridades, bem como a lucratividade? Como divulgar sem ser encarada como greenwashing?
Convidados:
*Bruna Constantino - co-fundadora, CMO e Chief Impact Officer na Positive Ventures, um fundo de investimento em empresas de impacto;
*Pedro Telles - Gestor de Comunidades e Relacionamento no Sistema B Brasil, um movimento global que certifica empresas que possuem o objetivo de solucionar problemas socioambientais; ·
*Daniel Lerner - Projetos & Parcerias na eureciclo, um negócio de impacto socioambiental, certificado como Empresa B e investida da Positive Ventures.
Realização: @seloeureciclo
Em 2015, foi fundada a startup New Hope Ecotech, uma empresa de tecnologia que desejava incentivar a reciclagem no Brasil. Dela, nasceu o selo eureciclo, que hoje estampa 2.900 marcas nacionais que investem na cadeia de reciclagem.
Neste episódio, Marcos Matos, Diretor de Marketing e Vendas e um dos primeiros dez funcionários da eureciclo, conversa com Thiago Pinto, Fundador e CEO, sobre histórias, curiosidades e a motivação por trás do nascimento do sorriso.
Realização: @seloeureciclo