Neste episódio do Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a bióloga, professora e pesquisadora Thalita Vitoriano, mestranda do programa de pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da USP em Piracicaba.
Recentemente Thalita apresentou suas práticas no Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM – LEVEL 5), realizado de 2 a 4 de novembro de 2023 no Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) em Brasília/DF. Os trabalhos apresentados em formato de pôster envolveram práticas desenvolvidas pela professora Thalita com os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, incluindo um jogo da memória sobre Zoonoses Tropicais e um insetário virtual criado na plataforma Padlet.
No podcast ela conta como o uso dessas novas plataformas eletrônicas tem melhorado a relação ensino-aprendizagem uma vez que elas dialogam com a maneira como as novas gerações consomem conteúdo.
Na Esalq, Thalita é orientada pela professora Rosebelly Nunes Marques, do departamento de Economia, Administração e Sociologia. Sua pesquisa é realizada ainda no âmbito do grupo de pesquisa e extensão Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (CRECIN).
Neste episódio o jornalista Caio Albuquerque conversa com o pesquisador João Paulo Bispo, do Laboratório de ecologia e restauração florestal da Esalq
O entrevistado está entre os premiados do VIII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal.
Seu trabalho, intitulado “Potencial silvicultural de espécies nativas para produção de madeira em plantios de restauração florestal: aliando produção e conservação” demonstrou que diversas espécies nativas brasileiras possuem alto potencial para produção de madeira em plantios de restauração florestal, o que pode contribuir para a emergência de uma nova bioeconomia florestal e diminuir a pressão do desmatamento sob florestas nativas devido a exploração ilegal de madeira.
#restauração #florestal #lerf #floresta #nativas
Um estudo apresentado no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) identificou distintos micro-centros e regiões de diversidade genética do milho em distintos biomas das terras baixas da América do Sul - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.
“A espécie ainda encontra-se sob diversificação, sob o manejo dos agricultores familiares, tradicionais, quilombolas, ribeirinhos e indígenas”, conta a pesquisadora Flaviane Malaquias Costa, autora da tese de doutorado, orientada pela Profa. Elizabeth A. Veasey.
Acesse o livro “Milhos das Terras Baixas da América do Sul e Conservação da Agrobiodiversidade no Brasil e no Uruguai”.
Acesse o catálogo “Raças de Milho do Brasil e Uruguai: Diversidade e Distribuição nas Terras Baixas da América do Sul”.
Nesta Estação Esalq, nossa convidada é a professora Simone da Costa Mello, do departamento de Produção Vegetal da Esalq.
A professora Simone coordenará nos próximos dias 26 e 27 de outubro de 2023, o evento AGRO-LED: I Workshop Sobre Iluminação Artificial no Brasil.
o evento tem como objetivo fornecer informações e conhecimento sobre o uso da iluminação artificial no cultivo de grandes culturas sob pivô central, em ambiente protegido e indoor de plantas hortícolas, visando aumento de produtividade e qualidade dos produtos, contribuindo para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva.
As atividades ocorrerão no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.
Saiba mais em https://fealq.org.br/eventos/agro-led-i-workshop-sobre-iluminacao-artifi...
O tema deste episódio é a integração entre ciência e sociedade, sob o ponto de vista das mudanças socioambientais.
Nossa conversa é com as pesquisadoras Gabriele Nunes e Ana Nery, ambas do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada da USP em Piracicaba.
Ambas fazem parte da comissão organizadora da III Semana de Diálogos Sustentáveis, que acontece aqui na USP de Piracicaba entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023
Saiba mais em www.even3.com.br/sdi2023/ Instagram: https://www.instagram.com/ppgieaesalq/
No dia 7 de junho celebra-se o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. Para falar sobre o tema, sobre as doenças transmitidas pelos alimentos e dar dicas aos consumidores, o jornalista Caio Albuquerque conversa neste episódio com a professora Daniele Maffei. A docente leciona disciplina na área de Segurança dos Alimentos no curso de graduação em Ciências dos Alimentos na USP em Piracicaba.
#alimentosusp #alimentosesalq #alimentos #segurançadosalimentos
No episódio 137 do Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a bióloga Juliana Antunes Galvão, pesquisadora do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq.
A pauta é a rotulagem de alimentos, com foco principal nos produtos à base de pescado. Durante o bate-papo, Juliana explicou as informações que devem constar nos rótulos dos produtos de origem animal, falou do modelo adotado na União Europeia e comentou os principais gargalos do sistema produtivo que impedem o crescimento do consumo de pescado no Brasil e barram a ampliação do mercado do produto nacional fora do País.
Na Esalq, Juliana Galvão é coordenadora do GETEP (Grupo de Estudo e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado).
Acesse: https://www.instagram.com/getepesalq/
Com a modernização e o avanço da mecanização das lavouras, o peso das máquinas agrícolas aumentou nas últimas décadas.
Isso trouxe maior eficiência nas operações de preparo da área, mas ao mesmo tempo elevou em alguns casos a compactação do solo, fato que pode reduzir a produtividade no campo.
Com o propósito de mitigar esse processo de compactação, pesquisadores aqui da Esalq, unidade da USP em Piracicaba, desenvolveram um software que descreve o processo de compactação e pode ser aplicado nas lavouras e evitar a degradação do terreno.
Por isso neste podcast conversamos com o professor Mauricio Cherubin, do departamento de Ciência do Solo e com o pesquisador Renato Paiva de Lima, ambos envolvidos no desenvolvimento dessa importante ferramenta.
Acesse o software COMPSOHMA: https://testbeta.shinyapps.io/compsohma/.
Converse com os pesquisadores:
Maurício Roberto Cherubin | cherubin@usp.br
Renato Paiva Lima | renato_agro@alumni.usp.br
Aplicações e perspectivas para a agricultura do futuro será o tema do V Simpósio de Microbiologia Agrícola, que será realizado na Esalq, aqui na USP em Piracicaba, entre os dias 11 e 14 de abril
Esse é o tema deste Estação Esalq, e por isso conversamos hoje com a professora Simone Lira, do departamento de Ciências Exatas e com o pesquisador Mauricio Machado, que integra a comissão organizadora do evento.
Acesse a programação completa do evento: https://smagro2023.com.br/
Inscreva-se: https://doity.com.br/v-simposio-microbiologia-agricola
Saiba mais: https://www.instagram.com/smagrousp/
Neste Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a professora Katia Ferraz,departamento de Ciências Florestais da Esalq, coordenadora do LEMaC (Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna Silvestre) e com o pesquisador e biólogo Silvio Marchini.
Eles são autores do guia “Coexistência com a fauna no Campus USP “Luiz de Queiroz”, publicação que conceitua na abertura o termo coexistência como condição em que as partes envolvidas – pessoas e fauna – possam existir juntas de forma sustentável. O conteúdo traz ainda uma série de interações humano-fauna e como proceder nestes casos, informações de onde procurar ajuda em casos de encontro com animais silvestres e exemplos de gestão desenvolvidos no campus USP "Luiz de Queiroz", da USP em Piracicaba.
Entre em contato com nossos entrevistados: lemac.esalq@usp.br
Acesse a publicação: http://e.usp.br/nbj
#fauna #esalq #biodiversidade
O início do ano é um período no qual muitas famílias estão de férias, escolares e do trabalho. Por isso temos nos primeiros meses do ano é registrado um aumento dos surtos alimentares, sendo as residências os principais locais dessas ocorrências
Para entender um pouco melhor esse fenômeno e dar dicas de como evitar esse desconforto que afeta pessoas de todas as idades, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a professora Daniele Maffei, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq.
Na USP em Piracicaba, a professora Daniele coordena o Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos.
Bandeiras não são apenas meros pedaços de pano que tremulam ao vento, mas poderosos símbolos visuais que representam países e identidades nacionais.
A afirmação acima é do professor Tiago José Berg, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Berg coordena a exposição “Agricultura nas Bandeiras”, que fica aberta até o próximo dia 9 de março de 2023 no Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Berg é o entrevistado deste episódio e, na conversa com o jornalista Caio Albuquerque, traz exemplos sobre conceitos e motivações presentes na constituição de bandeiras como a da Ucrânia, do Brasil, de países asiáticos e africanos.
#bandeiras #agro #flag #agricultura
O mercado de flores comestíveis tem se expandido no Brasil e foi tema de um estudo desenvolvido no programa de pós-graduação em Fitotecnia aqui na Esalq, unidade da USP localizada em Piracicaba.
Neste episódio do Estação Esalq, conversamos com a engenheira agrônoma Lais Rossetto, autora do trabalho que mapeou o interesse do consumidor brasileiro pelas flores comestíveis. A pesquisa teve orientação do prof. Ricardo Alfredo Kluge, do departamento de Ciências Biológicas
Ao mergulhar no universo das flores comestíveis, a pesquisadora descobriu uma oportunidade de negócio. Confira.
Confira a lista de Produtores no Território Brasileiro
Bahia
Casal no sítio zen
Erva Sal Microverdes
Fazenda du Vovô
Kyo Cogumelos
Microverdes FSA
Monica Osmola
Ceará
Flor de Liz
Horticultor do Norte
Distrito Federal
Flora Orgânicos
Quinta das Tuias
Espirito Santo
Linda Flores Comestíveis
Hidroponia Rosa de Saron
Sítio Asa
Goiás
Fazenda Adriana
Fazenda Sepúlveda
Hidroponia Rosa de Saron
Sorrel Orgânicos e Decorativos
Mato Grosso
Hidroponia Terra Azul
Mato Grosso do Sul
Flor do Cerrado
Flores Comestíveis CG
Recanto das Ervas
Minas Gerais
Bruma Agroecológica
Ervas de Falci
Sítio Matumbi
Sítio da Lagoa JF Orgânicos
Orgânicos MgBio
Verdes Ilma Correa
Paraíba
Flores do Poço
Paraíso das Flores
Paraná
Chácara Larranhaga
Chácara Maria Emília Orgânicos
Flores Comestíveis Londrina
JP Horta Urbana
Lavandário Vale dos Sonhos
Luiz Augusto Xavier
Pernambuco
Terra Verde Microvegetais
Rio de Janeiro
Arranjo Local da Penha
Bioverdes
Brotei na Horta
Mawi Brotos
Orgânicos da Fátima
Panclândia
Sabor de Flor
Quintal Rural
Rio Grande do Sul
Família Bellé
Feira Ecológica do Bom Fim
Horta da Eli
Orgânicos EcoFerrabraz
Paulinho Ervas e Flores
Sabor de Flor
Sitio Piquiri
Vanessa Silva
Vida Orgânicos
Zita Orgânicos
Rio Grande do Norte
Ahorta Viveiro
Caminho das Índias
Encanto do Gerânio
Natural HortiFruti Delivery
Santa Catarina
Alma Orgânica
Amanhar Flores Comestíveis
Aromas
Extrato da Natureza Orgânico
Fazenda Intié
Flores e Sabores
Flores Comestíveis do Campo
Orgânicos Essência da Terra
PlantOrgânicos
Rústica Flor da Ilha
Sítio Boas Raízes
Struck Flores Comestíveis
São Paulo
Calusne Farms
Chácara Tabebuia
Comvida – Feira Agroecológica
DRO Ervas
Ervas Finas Horticultura
Fazenda Maria
Floresmilia
Flores de Lis
Flores Suffiatti
Gastro Flowers
Jardim Encantado do Bosque
Nume Botânico
O Lavandário
Refúgio das Aromáticas
República do Jardim
Sítio Pica Pau
Super Green
Sergipe
Microverdes Aju
Vivenda
Neste episódio do Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com o engenheiro florestal Flavio Henrique Mendes. Em seu doutorado, desenvolveu um estudo onde estima a valoração monetária da arborização urbana em Piracicaba/SP.
Parte da tese foi publicada na revista científica Labverde (Dossier: "Soluções baseadas na Natureza para a resiliência urbana na América Latina"); Um dos destaques da pesquisa foi o desenvolvimento de um novo método de valoração das árvores. Somente em Piracicaba, elas são capazes de retornar aproximadamente R$ 41 milhões de reais por ano em serviços ecossistêmicos.
No doutorado, Flavio Henrique Mandes foi orientado pelo professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho
O artigo completo pode ser encontrado aqui: https://www.revistas.usp.br/revistalabverde/article/view/188889
Neste episódio, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a professora Aline Silva Melo Cesar, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição. A professora Aline atua com ensino, pesquisa e extensão na área da Biologia Molecular e Alimentos Funcionais.
A docente fala sobre os benefícios dessa categoria alimentar na saúde da população, mas reforça que a população ainda precisa ser informada sobre o uso desses alimentos
No próximo dia 3 de dezembro de 2022, a professora Aline coordenará um espaço temático nessa área dentro do evento Alimentos na Esalq. A programação é gratuita.
Alimentos na Esalq
Data: 3/12/2022
Horário: 10h às 16h
Local: Em frente à Central de Aulas
Entrada gratuita
Realização: curso de Ciências dos Alimentos da Esalq
Apoio: Diretoria da Esalq/USP
A destilaria da Esalq é um espaço reservado para atividades acadêmicas, mas no próximo dia 3 de dezembro ocorrerá um tour por este espaço, atividade inserida no evento Alimentos na Esalq.
Para falar sobre o evento e os estudos desenvolvidos na destilaria, o jornalista Caio Albuquerque conversou com o Prof. André Ricardo Alcarde, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição.
Na década de 1920, o professor Jayme Rocha de Almeida iniciou as pesquisas sobre microbiologia industrial, que culminaram na criação de uma Destilaria Piloto, sob responsabilidade do então Instituto Zimotécnico. Em 1956, nasceu a destilaria professor Juvenal Mendes de Godoy, homenagem do professor Jayme ao seu antecessor, que ministrara aulas na cadeira de Tecnologia Agrícola.
Atualmente, o professor André Alcarde realiza parte das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa Destilaria e, convidado do Estação Esalq, conta um pouco sobre o uso e a importância desse espaço para quem estuda, trabalha e pesquisa na Esalq.
Popularizar o conhecimento sobre a temática alimentar de forma divertida e interativa. Esta é a proposta do evento Alimentos na Esalq, que será realizado no próximo dia 3 de dezembro de 2022, no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba,SP.
A organização é do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq e toda a população está convidada. Neste Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a cientista de alimentos Gabriela Alcântara, que conta destaques da programação e fala da importância do alimento para saúde humana
O Portal web Luiz de Queiroz, projeto a ser lançado nesta semana, trará documentos sobre a vida do idealizador da Esalq, Luiz Vicente de Souza Queiroz, e de sua esposa, Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz. Os conteúdos serão apresentados em diversos formatos (linha do tempo, entrevistas em vídeo, imagens de documentos etc), promovendo uma divulgação ampla para diferentes públicos. O Portal, que contará com uma versão em inglês, cumprirá também a função de repositório com um banco de dados que será alimentado de forma contínua, possibilitando a constante atualização de seus conteúdos. Conheça o projeto, e engaje-se para apoiar a concretização do mesmo.
#portalweb #esalq #usp #memória #história #luizdequeiroz #piracicaba
De 5 a 8 de outubro acontecerá na Esalq, campus da USP em Piracicaba,SP, a 4ª edição do Esalqshow.
Na programação, além de painéis técnicos, atividades culturais, oficinas socioambientais e praça de alimentação, o público terá a oportunidade de participar do Encontro de Talentos.
No dia 6 de outubro, o Encontro de Talentos contará com atividades programadas para o Pavilhão de Química e o objetivo é propiciar o diálogo entre estudantes e representantes de grandes empresas. Além de conhecer os processos seletivos e oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, uma das atrações da programação será a Roda de conversa “O profissional do futuro: como se preparar para as mudanças? tendências do mercado e demandas de qualificação profissional”.
Neste episódio do podcast Estação Esalq, conversamos com o professor Carlos Eduardo de Freitas Vian, que fará a mediação da roda de conversa. O docente reforça o convite para que alunos de graduação e pós-graduação da Esalq e de outras instituições participem e se aproximem de uma formação que esteja alinhada às demandas do mercado.
Não perca!
Inscreva-se: https://doity.com.br/esalqshow-2022
Programação completa: https://fealq.org.br/esalqshow/programacao/
Programação do Encontro de Talentos
(Dia 6 de outubro | Pavilhão de Química | Área C)
14h às 16h45
Auditório
-> Palestras O Ecossistema Piracicabano de Inovação e Programa Acelera Esalq/USP; apresentações das empresas patrocinadoras Banco BOCOM BBM, Pecege, John Deere, ICL, Dedini, Coplacana e Fealq.
14h às 19h
Laboratório
->Atendimento das empresas patrocinadoras Banco BOCOM BBM, Coplacana, CTC, Dedini, Fealq, Fermentec, ICL, John Deere, Koppert, Ourofino e Pecege.
Auditório
-> Roda de conversa – O profissional do futuro: como se preparar para as mudanças? tendências do mercado e demandas de qualificação profissional.
Neste episódio nosso bate papo será sobre árvores.
Mais precisamente sobre o Arboreto Luiz de Queiroz, projeto lançado neste 21 de setembro de 2022, aqui no campus da USP em Piracicaba.
E para falar sobre este tema, convidamos o prof. Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, do departamento de Ciências Florestais, , que tem coordenado as ações de implementação do Arboreto.
Conheça e participe do projeto: https://fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz/