Esse é o primeiro vídeo do que deve virar uma pequena série aqui no DD. Se tudo der certo. Ele trata desse assunto tão complicado e delicado: a identidade. Quem somos nós? Como nos reconhecemos? A partir de que referenciais? Vamos em frente... E bom dia pra todo mundo...
Essa é a segunda parte dessa "série" sobre identidade. Aqui, a relação com os filhos. Assistindo depois, achei que o assunto rendia ainda muito mais. Mas as perguntas são: o que despejamos neles em forma de expectativa? Como não enquadrar nossos filhos dentro das nossas próprias caixas e perspectivas? Como dar espaço para que eles inaugurem, o máximo possível, as próprias existências deles?
Dia seguinte do dia seguinte do dilúvio. E encontros começam a acontecer já que a ordem estabelecida foi quebrada. A descoberta de outras maneiras de viver e se relacionar com as pessoas em volta de nós.
Passei por uma coisa esses dias aqui que me lembrou de me lembrar de novo que a gente está vivo mas que isso não é um estado permanente. A gente sabe que isso é assim, mas a gente se esquece. E lembrar é sempre bom e cumpre uma função. Eu acho.
Esse é o Dose Diária 42. É um dose diária de viagem... Eu tentando lidar com o medo de avião...
Sabe aquelas coisas que te incomodam no mundo e você não tem como resolver? Pois é, você não tem como resolver... E aí, faz o que?
Por que será que é tão difícil mudar os padrões de como a gente lida com o mundo? Tem muitas explicações possíveis pra isso. Estou aqui tentando encontrar as minhas.
Como descobrir quem você é de verdade? Essa pergunta faz sentido? A pergunta está em primeira pessoa no título, mas a ideia é que você se pergunte sobre você mesmo.
A gente tenta controlar tudo. Mesmo quando diz que está aberto pro que pode acontecer, a gente tenta controlar as coisas. Pelo menos eu sou assim. Mas muitas vezes, ou quase o tempo todo, os planos não servem pra nada... A vida é uma outra coisa. Ela é sempre uma outra coisa.
O que você precisa mudar e o que você precisa aprender a aceitar? Esse é o DD 41. Ele é sobre isso. É um DD de domingo! Então ele é maior que os outros. O que me deixa muito feliz porque eu gosto muito de falar! Mas, sério, o que você acha que precisa mudar na sua vida e o que você acha que precisa entender que é assim mesmo? Bom dia pra todo mundo!
Um dilema é uma escolha que é mais que uma escolha qualquer. É uma escolha que parece definir o resto da sua vida. É uma escolha que apresenta risco para quem você é. É "a" escolha. E isso pode ser muito difícil de encarar. Porque parece que existe um caminho correto que você tem que percorrer. Mas talvez não seja exatamente assim.
Essa parece ser uma questão enorme dos nossos tempos: a expectativa! E eu acho que eu encontrei a resposta, a solução para lidar com ela! rs Mas é sério. Assiste o vídeo que eu prometo que faz sentido!
Tem como ter esperança? Como faz? Qual é a tal da sua parte? Você não dá conta de mudar tudo, obviamente... Mas e aí... O que dá pra fazer?
Quem mandou me deixar sozinho?! Peço de antemão desculpas a todos os que assistirem o vídeo. É confuso mesmo. Eu sei. Mas tem coisas dentro dele que talvez valham a pena. Mas é tipo uma floresta que você tem que entrar com um facão. Depois, quem conseguir passar e sobreviver me conta como foi a experiência!
Muitas vezes eu perco a esperança no mundo. Imagino que vocês também. A gente vive o tempo todo com uma sensação de guerra. Uns mais, outros menos. Em muitos sentidos da palavra guerra. E como é possível, no meio de tudo isso, não se esquecer da humanidade alheia?
Em um outro vídeo eu falei que o futuro não existia. E me pediram pra fazer um vídeo sobre isso, o futuro. Aí vai. Ele é uma vídeo um pouco mais de filosofia do que a média dos DDs. Me digam o que acham!
Dias intensos por aqui... Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo Muitas expectativas sendo construídas e muitas expectativas sendo quebradas... Eu tive duas reuniões muito importantes no mesmo dia. Em uma eu me esforcei o máximo que pude para ser a melhor versão possível de mim mesmo. Na outra, eu simplesmente fui sincero.
As perguntas que eu mais tenho recebido ultimamente são as seguintes: O que é autoescrita? Como funciona o curso? Onde acontece o curso? Existe uma versão online? Aí eu resolvi fazer esse vídeo para explicar. O Dose Diária teoricamente não é o espaço para isso. Mas como sou eu mesmo que falo, filmo, edito e publico, e o canal é meu também, eu achei que eu poderia me dar essa liberdade! Bom dia, gente!
Se a gente fala que a gente tem alguma coisa, instantaneamente, a gente está separado dessa coisa. Essa coisa vira um objeto que a gente "possui"... Então por que a gente fala "ter" pra um sonho? Ou pra uma vida? "Eu quero ter uma vida tranquila..." Eu sou a minha vida! Dá pra entender?
Vocês conhecem a narrativa do Édipo? A discussão sobre quem tem preferência na passagem em uma encruzilhada. Quantas vezes a gente atravessa situações desse tipo? "Eu tenho razão! Eu tenho razão!", a gente pensa. Enquanto o outro pensa exatamente a mesma coisa. Lembrei dessa história ontem em uma situação cotidiana por aqui. O vídeo é sobre o orgulho e sobre a ideia de aprendizado. Faz sentido achar que você pode ensinar alguma coisa a alguém?