Nesta edição ‘Do Meu País Vê-se o Mundo', Pedro Matos analisa acordo de cessar-fogo entre a República Democrática do Congo e o M23, apos o encontro entre o presidente da República Democrática do Congo e o seu homólogo ruandês, mediado pelo Catar.
Nesta edição 'Do Meu País Vê-se o Mundo', Pedro Matos analisa a decisão polémica da administração Trump que implementou tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio.
Nesta edição de 'Do Meu País Vê-se o Mundo', Pedro Matos analisa a escalada do conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC), que se intensificou desde a tomada da cidade de Goma, capital da província de Kivu do Norte, pelo grupo rebelde M23.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos faz uma analise dos primeiros dias do segundo mandato de Donald Trump. O Papel da do novo modelo de IA - Deepseek- é outro tema em destaque.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos faz uma antevisão dos grandes temas que deverão o segundo mandato de trump na Casa Branca marcar.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos faz uma antevisão dos grandes temas que deverão marcar 2025. A tomada de posse de Donald Trump como presidente dos EUA é outro tema em destaque.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos faz uma retrospectiva dos principais temas que marcaram 2024.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa a crise pós-eleitoral em Moçambique. As manifestações severamente reprimidas pela polícia em todos o país, já resultaram em mais de 100 mortos e cerca de 300 feridos.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa a queda do regime de Bashar al-Assad, na Síria.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa o acordo alcançado no final da COP29 para o financiamento climático. O cessar-fogo de 60 dias entre o Líbano e Israel, anunciado esta semana, é outro tema em destaque.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa os principais temas em discussão na cimeira do clima que decorrem em Baku, Azerbaijão.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa o resultado das eleições presidenciais nos EUA. Numa corrida muito disputada, Donald Trump garantiu pelo menos 277 dos 538 votos eleitorais disponíveis na eleição de terça-feira, dando-lhe a maioria necessária para voltar a Casa Branca. Pedro Matos diz que esta foi uma "vitória esmagadora” que resulta de um conjunto de decisões tomadas ainda na presidência Biden.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa o assassinato de Elvino Dias, advogado de Venâncio Mondlane, e Paulo Guambe, mandatário do partido PODEMOS que intensificou a instabilidade política em Moçambique. O crime tem sido amplamente interpretado como uma tentativa de intimidação política, devido a actuação de Dias na contestação dos resultados eleitorais das eleições de 9 de Outubro. A crescente preocupação sobre o potencial envolvimento directo do Irão na escalada do conflito no Médio Oriente, em especial na sequência de um ataque com mísseis a Israel, é outro tema em analise.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa a escalada das tensões no Médio Oriente. O ataque massivo do Irão a Israel ampliou ainda mais o conflito.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa debate geral da 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento acontece num momento em que se intensificam os apelos para uma maior cooperação internacional para resolver os principais problemas com que o mundo se depara, nomeadamente a fome, as desigualdades económicas, a crise climática. A crescente tensão no Médio Oriente é considerada um tema incontornável.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, Pedro Matos analisa a decisão do presidente do Senegal que dissolveu o parlamento e convocou eleições legislativas para Novembro. Os eventos atmosféricos extremos que nos últimos dias têm marcado a actualidade internacional é outro tema em análise.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, com Pedro Matos analisa o debate presidencial nos EUA realizado na terça-feira entre Kamala Harris e Donald Trump, o primeiro e talvez único debate entre ambos.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, com Pedro Matos analisa o fórum de cooperação China-Africa que decorre em Pequim. A apresentação formal da candidatura da Turquia para adesão ao grupo dos BRICS é outro tema em análise.
O risco mundial do novo surto de mpox é o tema em analise nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, com Pedro Matos. A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma doença viral que pode se espalhar facilmente entre pessoas e animais infectados.
Nesta edição "Do Meu País Vê-se o Mundo”, a Convenção Democrata que marca a entronização de Kamala Harris como candidata à Casa Branca, depois da desistência do Presidente cessante Joe Biden, e o Risco da escalada do conflito em Gaza estender-se espalhar pelo Oriente Médio são os temas analisados por Pedro Matos.