Abordar esse tema, das relações, dos filhos e das suas transformações, nos levam a lugares de duvidas, medos e caos. O desespero bate, nos perguntamos o que fazer e como vamos lidar com os embates e angustias de nossos filhos., mas aí paramos, respiramos e lembramos que o vínculo construído no dia a dia é o salvador. Nos sentimos confiantes e a intimidade gerada na convivência, abre o caminho das possibilidades.
Vem com a gente nessa viagem linda mas cheia de altos e baixos que é a criação dos filhos.
NOSSO CONTATO
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
DICAS COM ASAS
Livro
O que aconteceu com as mães? - de James Kimmel
O filho de mil homens - de Valter Hugo Mãe
Música
O meu amor - Caetano Veloso
Fomos convidas pela rádio Ternura de Ibitinga, a terra da Paty Juliani, para uma entrevista sobre o nosso livro e todas as aventuras que nos levaram até ele. Hoje não entrevistamos. Somos as entrevistadas.
Vem com a gente!
Nossos Contatos:
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com.br
catarse.me/criarcomasas
Quando a arte resgata uma mulher mãe, e seus dois meninos. O Causo de hoje é um perrengue que chega na profundidade de compreensão que temos de nós mesmas e de como juntas, conseguimos seguir.
NOSSOS CONTATOS
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
Se você se sente oprimida/o pela idade que tem, seja ela qual for, vem com a gente para essa reflexão sobre como olhamos para as idades das pontas, a velhice e a infância, e como a idade do meio é esmagada nesse sanduíche e finge seguir firme e forte, como manda o figurino. Eita que essa expressão entrega nossa idade. Mas tem que esconder? Não perca mais tempo, escolha sua plataforma preferida e vem com a gente antes que seja tarde demais. Demais pra que mesmo? Nosso Contato
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
DICAS COM ASAS
LIVROS:
Humanos Exemplares, de Juliana Leite-Criar com Asas - Três amigas, Cinco filhos e Sete anos de história - texto “Me devolva meus 40 anos” (páginas 123. 124)
A ciranda das mulheres sábias: Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem de Clarissa Pinkola Estés PODCASTS:
Rádio Escafandro - episódio 93: Quem quer ser Indiana Jones?
Perder alguma coisa é muito chato, a gente fica triste e com a esperança eterna de poder achar um dia. Mas perder uma pessoa num lugar estranho pode ser desesperador. Nesse nosso terceiro episódio a Dede Lovitch vai contar mais um perrengue de mãe. Vem com a gente!
Nosso Contato
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
Não tem jeito, no exercício da maternidade a gente vai se pegando no que foi levando assim, do jeito que dava. Seja porque estava dando certo, por imaturidade, ou por não ter ninguém dependendo do que você sabia ou não. Nem ninguém que você não quer mesmo desapontar te perguntando. Criar filhos nos joga no mundo do querer saber mais e do refletir no que passar a diante. Abrimos nossos corações aqui sobre nossas dificuldades diante de tempos políticos tão complexos e polarizados e como enfrentamos essa batalha para orientar nossos filhos.
Vem voar com a gente.
Se você gosta do nosso conteúdo, produzido intependentemente, ajude-nos a divulgar nos seus grupos e redes sociais. Se quiser e puder, apoie-nos a partir de R$ 5,00 mensais ou qualquer quantia de uma única vez através do catarse.me/criarcomasas.
Você também pode comprar nosso livro “Criar com Asas - 3 amigas, 5 filhos e 7 anos de histórias” em https://bit.ly/compreolivrocriarcomasas ou falando com uma de nós três, autoras. Obrigada!Dede Lovitch, Paty Juliani, Rita Durigan.
DICAS COM ASAS Podcasts
Sociologia para crianças: https://open.spotify.com/show/5ke4WiiI0J6HquHHottlzb?si=IiPe9UZdR5OXd8N1yItlmQ
Angu de Grilo: https://open.spotify.com/show/15cLy4mn3GjaiuHF3WB5np?si=9_3xvFBnQ12qqDoD6aCu6Q
O Assunto: https://open.spotify.com/show/4gkKyFdZzkv1eDnlTVrguk?si=tiFgZvNhSBWSPikGjmu8-Q
Medo e delírio em Brasília
Lado B do Rio
Petit Journal
Livros
Coleção Boitatá por Equipo Plantel
A Democracia Pode ser Assim
A Ditadura é Assim
O que São Classes Sociais?
As Mulheres e os Homens
Organizar e conciliar agenda, planejar e organizar eventos, manter relacionamentos, transportar os envolvidos, garantir que todo o material esteja disponível... tudo isso e muito mais enquanto a vida segue, poderia ser a descrição de uma - ou várias funções no mundo corporativo. Mas estamos falando do cotidiano de uma mulher e mãe.
E nessa loucura tudo pode acontecer, algumas petecas podem cair.
Rita Durigan compartilha aqui um perrengue recente e quer saber se você já passou por algo parecido.
Conta pra gente seu causo ou perrengue? Pode enviar áudio ou texto e escolher se quer se identificar ou ficar anônima.
NOSSOS CONTATOS
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
Há privilégio em não precisar se defender do racismo. Um privilégio tão grande que diz respeito a correr infinitamente menos risco de morte. E isso diz respeito a desumanizar parte da humanidade. O movimento antirracismo precisa de todas e todos nós. Como mães e mulheres, precisamos falar sobre o racismo, reconhecer que ele existe, e tomar atitudes agora se quisermos um mundo de fato mais humano e justo. Não é fácil. Temos muito que aprender ainda, mas não dá para ficar esperando que nos ensinem, é nossa responsabilidade fazer isso, enquanto exercemos nosso papel de mãe em um mundo onde atitudes racistas são normalizadas. Não dá mais para ser assim.
Vem com a gente para esse voo de reconhecimento, reflexões e questionamentos através de fatos, crônicas e histórias onde o racismo tem papel crucial e fatal. Tem textos nossos, mas também tem “Maria”, da escritora Conceição Evaristo, que entre tantas outras, como Carolina Maria de Jesus, Grade Quilomba, Chimamanda Agozi Adichie, recomendamos fortemente como leitura.
O episódio tem um trecho tirado do instagram de @brunogagliasso e @unicefbrasil, em evento de lançamento da Pia, estratégia do UNICEF para enfrentar o racismo desde a primeira infância.
NOSSO CONTATO
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
Chegamos com a nova temporada, Causos e perrengues na maternidade.
Aqui você vai ouvir nossas histórias, mas que também podem ser as suas.
Conta pra gente o seu causo e perrengue.
Pode nos enviar áudio ou texto.
NOSSOS CONTATOS
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
Você pode comprar nosso livro por um dos nossos contatos ou pelo link https://bit.ly/compreolivrocriarcomasas
Exaustas depois de mais um dia puxado como tantos outros, Dede Lovitch, Paty Juliani e Rita Durigan conversam sobre os simbolismos que tem e os que podemos dar ao Dia das Mães. Entre o que falta e o que sobra, qual a medida para estarmos inteiras?! O que compete com o que precisamos e o que gostariamos de viver na relação com nossos filhos e filhas e a importância de uma rede de apoio também são temas debatidos nessa conversa franca. Vem voar com a gente! É só escolher sua plataforma preferida.
NOSSOS CONTATOS
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
DICAS COM ASAS
Episódio Dilma Rouseff do podcast Mano a Mano: https://open.spotify.com/episode/017AjB2i13dhMsEIvacSnG?si=I5eY8MTlTn-uqSHewOqgOA&context=spotify%3Ashow%3A0GnKiYeK11476CfoQEYlEd
Livros:
-"Rita Lee uma autobiografia" https://criarcomasas.com/2023/03/13/o-que-gostamos-mulheres/
-"Rita Lee outra autobiografia" https://criarcomasas.com/2023/05/09/meu-sonho-e-ser-imortal/
-"Criar com Asas: 3 amigas, 5 filhos e 7 anos de histórias" https://www.loja.editoratimo.com.br/parentalidade/criar-com-asas
O episódio de encerramento dessa temporada vem especial. A Paty Juliani e a Paola contam um pouco pra gente sobre a linda experiência que tiveram no Parque Estadual Petar, um lugar mágico com cavernas e cachoeiras, lavam nosso corpo e alma.
Vem voar com a gente em mais uma aventura!
Nosso Contato:
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
Numa semana cheia de compromissos e turbulências, chegamos com um episódio cheio de perrengues. Aproveitamos assim para anunciar nossa nova temporada, que entra no lugar de Histórias pelo Mundo. Vamos trazer agora histórias que só as mães sabem contar, vem aí: Causos e Perrengues na Maternidade. Você também pode fazer parte, nos envie sua história, nós podemos contá-la.
Nossos contatos
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
Este episódio é um histórias pelo mundo especial. Não lemos um livro, mas a Rita Durigan e a Valentina Durigan Seidl conversam sobre a viagem recente que fizeram à Coréia do Sul. Um pouco dos bastidores também contado em texto e fotos no criarcomasas.com. A visão da mãe e da filha, as experiências marcantes, os perrengues, tem de tudo.
Escolha sua plataforma preferida e vem saber mais e rir com essa narrativa improvisada numa conversa gostosa, com direito a dancinhas e muito mais.
Há um pânico instaurado na sociedade. Há uma indústria que produz fake news, e uma rede de pessoas, incluindo os tais “cidadãos do bem”, que as espalham indiscriminadamente. Nessa roda vida, o terror parece estar chegando muito mais perto do que acreditávamos que poderia. E ele mata. No desespero, só ó o que podemos pensar é em fechar portas, colocar pessoas armadas nos espaços públicos e fingir que está tudo bem. Mas como trilhar uma jornada para que isso não seja necessário logo ali na frente? Com uma reflexão cheia de dúvidas e possibilidades, incluindo a experiência de uma de nós, que vive nos Estados Unidos onde, até então, parecia ser o único provável palco para atentatos em escolas, vamos tentando lidar com angústias atuais e antigas. E como acreditamos que esse é um debate coletivo, convidamos você para ele.
NOSSO CONTATO
criarcomasas@gmail.com
catarse.me/criarcomasas
DICAS COM ASAS
Nosso Livro - Criar com Asas 3 Mulheres, 5 Filhos e 7 anos de História
Histórias para adiar o fim do mundo - Ailton Krenak
Sonho Manifesto- Sidarta Ribeiro
Vira-Lata traz à tona os sentimentos de solidariedade, compaixão e de amor que as pessoas deveriam ter com os indivíduos e também com os animais. Com a temática do amor, da amizade e da elevação da auto-estima e aguçada sensibilidade, o autor desperta no público infantil o sentimento de amor ao próximo, mesmo que seja por um animal. A situação das pessoas desabrigadas é retratada indiretamente, conforme se desenrola a história do cãozinho abandonado.
NOSSO CONTATO
criarcomasas@gmail.com
criarcomasas.com
catarse.me/criarcomasas
O projeto Justiceiras foi criado na pandemia para acolher e encaminhar mulheres vítimas de violência.
"Caminhando nessa esteira, o projeto reuniu essas mulheres que acreditam que sim, existe vida após a violência e formaram um grande exército de voluntárias ' 'Justiceiras': a primeira rede interdisciplinar on-line no Brasil."
Hoje a conversa é com Andreza Veiga, irmã da Dede Lovitch, aqui do Criar com Asas. Ela é voluntária no projeto justiceiras e vai contar um pouquinho pra gente como ela conheceu o projeto e porque acabou como voluntária.
Vem com a gente.
DICAS COM ASAS
Site Justiceiras - https://justiceiras.org.br/
Link para os relatos - https://docs.google.com/forms/d/1XyGKMcPppmJBcn3ONhp1nQIQOSI5j15HHg72Xlbh4pE/viewform?ts=5e7a51d9&edit_requested=true&fbclid=PAAaZ2n9_UeMh6YANAV9lxmippxFxZkxFNij5xPeB8s3kSDZak9STrqDQfVnk
Em Princesas Guerreiras a autora reconta histórias de várias partes do mundo e mostra que, em diferentes culturas, a mulher toma as rédeas de sua vida sem submissões, mostrando força, coragem, autonomia, e escolhendo seus próprios caminhos. Oyá, Jingu, Mãe do Ouro, Brunhilde, Artemis, Yennenga... Mulheres que nos mostram que a força que realmente nos define é a que move nossas decisões.
A história de Joice que você ouve nesse episódio não é fácil. São relatos de violência física e psicológica, e de uma luta que não é só dela. Precisou de uma rede, precisou de confiança para provar para a própria rede que ela estava certa. Precisou de mensagens de descredito na justiça, característica de uma sociedade patriarcal, e de um corpo de mulheres que compreenderam a importância de mudar a história dessa Joice e de tanta, espalhadas por esse país. E uma sentença no dia 8 de março que é mais uma conquista do coletivo feminino que só quer viver em paz.