🎙️O podcast mais ouvido pelos profissionais de Educação de Infância em Portugal voltou!🗓️A 4ª temporada das Conversas Pedagógicas começou no dia 20 de fevereiro, às 21h30! E o primeiro episódio não poderia começar melhor do que com este painel de excelentes educadores de infância: Henrique Santos e Rui Inácio em redor de um tema que nos fará a todos refletir um pouco: E se voltassemos para dentro da caixa?Ora, a premissa é: será o "fora da caixa" uma moda a quebrar tradições necessárias na EI? Voltando "à caixa" o que perderíamos? O que não podemos, acima de tudo, perder ou prescindir numa educação de qualidade?Não perca 😉
Com o primeiro mês do ano letivo quase a terminar a preocupação dos profissionais prende-se também com a do envolvimento dos pais. Ora, se há profissionais a lamentar a falta de envolvimento das famílias, também há profissionais a lamentar o inverso afirmando que por vezes se confunde envolvimento com intrusão. Afinal onde está a linha? De que modo conseguimos envolver os pais respeitando o espaço de cada agente educativo? De que modo trazemos os pais à vida educativa dos seus filhos? Como gerir expectativas? Como gerar expectativas dos pais mais afastados? Que tipo de relação escola-família beneficia mais a criança? E o grupo? É sobre estas questões e sem pretensiosismos de certo e errado, que refletimos no 60º episódio do podcast Conversa Pedagógicas. Venha assistir a este episódio que conta com um painel de convidados absolutamente inspirador: Tainá Júlio, educadora de infância e autora da página "Educar pelos meus olhos"; Bruno Leite, educador de infância, fundador do Gera Educação, formador e professsor na Escola Superior de Educação Jean Piaget; Marta Parracho, educadora de infância, autora da página "Dar sentido ao que faz sentido", formadora. Imperdível!
Um episódio que nos ajudará a entender e refletir sobre as responsabilidades, desafios e vantagens de se ser coordenador pedagógico ou diretor técnico seja uma instituição privada, da rede solidária ou da rede pública. Quem nos ajudará a perceber o dia-a-dia de quem vive estas funções diariamente serão as inspiradoras: - Ana Luísa Ferreira, educadora de infância, atualmente é Coordenadora Pedagógica do Centro Social da Ericeira; - Mónica Resende, educadora de infância e atualmente é Coordenadora pedagógica no Colégio Infantil Cubo Mágico; - Célia Gomes, educadora de infância e atualmente é coordenadora de Departamento de Educação Pré-escolar no Agrupamento de Escolas de Celeirós. Uma conversa imperdível para todos os profissionais e gestores de instituições com valências de creche e pré-escolar.
Estamos todos, profissionais de educação, em modo ora de preparação do ano letivo a iniciar, ora prestes a iniciar esse mesmo trabalho.
Não raras vezes encontramos nas redes sociais colegas a questionar sobre formas de preparar espaços de creche, berçários e ideias para mapas de aniversários, de presenças e afins.
As pesquisas na internet por palavras-chave como "ambiente educativo" disparam nesta altura do ano, sinal também da necessidade que temos de perceber o que é e de como prepará-lo para um Setembro harmonioso entre adultos e crianças.
Surge assim a ideia e necessidade de desmistificarmos um pouco não só estes conceitos como refletirmos, sem pretenciosismos e certos ou errados, sobre qual deve ser o foco do educador de infância no iniciar de mais um ano letivo.
Para isto, contamos com um "elenco" de participantes de luxo:
- Maria de Jesus Sousa, educadora de infância em pré-escolar (rede pública), autora do Blog e página de Facebook "Bloguefólio"
- Nuno Gonçalves, educador de infância atualmente numa sala de pré-escolar (rede solidária), mestrado em educação especial, autor da página de Facebook "Certezas Nenhumas de um Pai que também é Educador"
- Joana Freitas Luís, educadora de infância, professora na Esc. Superior de Educação de Leiria, fundadora da Associação (e página de Facebook) "Vozes da Infância: Identidade, Saber e Compromisso"
- Daniela Silva, educadora de infância, atualmente Diretora Técnica e Coordenadora Pedagógica de uma IPSS, Doutorada em Estudos da Criança, autora da página de Facebook "+ Infância"
Um episódio fundamental na preparação de mais um ano letivo.
Na passada 4ª feira celebrámos todos o Dia Mundial da Criança e esta é, acima de tudo, uma data importantíssima para celebrarmos e lutarmos pelos seus direitos. Aproveitamos a ocasião para, aqui no episódio 57 do nosso podcast, refletir sobre a consciencialização e operacionalização dos Direitos da Criança. Sobre responsabilidades individuais e coletivas... Sobre responsabilidades profissionais e políticas... na concretização dos mesmos. Assim, estive à conversa com a educadora, professora, formadora, empreendedora e fundadora da Associação Vozes da Infância - a inquietante Joana Freitas Luís!
O 56º episódio do podcast Conversas Pedagógicas terá como convidada a incrível e inspiradora professora Vera Malhão que, sendo apaixonada pelas ciências, como ela própria o afirma, as suas apresentações ajudam-nos a nós, profissionais em educação a perceber como recorrer às mesmas para construção de conhecimento seja em pré-escolar, 1º ciclo ou em creche! A Vera para além de ser a coordenadora da Pós-Graduação em ENSINO OUTDOOR no ISEC, em Lisboa é fundadora do LUTRA, um serviço prestado a escolas, comunidades, associações, municípios e famílias, que visa fomentar uma educação para a sustentabilidade, construção de um mundo melhor, mais justo e equitativo, onde o relacionamento com a natureza e as ciências são as linhas orientadoras para a construção de conhecimento, nas mais diversas áreas. É com o Lutra também que desenvolve uma comunidade de aprendizagem na costa Vicentina e acreditem, escutar as suas histórias com as crianças e alunos é, por si só, inspirador! Numa era em que escutamos mais do que nunca a importância da educação na Natureza importa também refletirmos sobre como recorrer aos recursos que a mesma nos dá na construção do conhecimento desde tenra idade e como as ciências são uma área, definitivamente, a incluir nas estratégias diárias em Educação de Infância! Não percam, escutar a Vera Malhão dar-vos-á a energia e motivação de que todos precisamos neste final de ano letivo!
A Sonha Faz e Acontece é uma ONG com intervenção voluntária na Ilha do Príncipe há já mais de 10 anos e no último, através do Projeto Principezinhos, dedicou-se à Educação Pré-Escolar. No 55º episódio das Conversas Pedagógicas estive à conversa com a coordenadora do projeto: Rita Gama e com as duas voluntárias a intervir num Jardim de Infância e a dinamizar formação semanal a todos os profissionais de todos os JIs da ilha! Questões como que cenário encontraram? Quais os principais desafios: os relacionados com recursos com com a pedagogia implementada? Entre tantas outras curiosidades que eu e certamente também vocês têm!
O famoso podcast destinado aos profissionais, pais e demais interessados na educação e saúde infantil está de regresso e não poderia recomeçar com melhor tema nem convidada.
Uma conversa com a Dra Sara Bereny, Diretora Clinica da Vila Maria Alice no Porto sobre um tema que, ainda que tenhamos voltado à antiga normalidade pré-covid, não pode ficar esquecido: a saúde mental e emocional e mental nas creches e Jardins de Infância.
Neste episódio conversamos sobre a saúde mental e emocional de crianças, mas também de adultos: pais e profissionais porque é fundamental que reconheçamos fragilidades que também nós adultos sentimos ou poderemos vir a sentir.
Claro está, ou não estivéssemos perto do final de mais um ano letivo, que iremos conversar sobre "O meu filho tem 5/6 anos deve ou não ir para a escola?" e sobre transições entre ciclos: quem devemos preparar: pais e/ou filhos?
Para o 53º episódio do nosso podcast Conversas Pedagógicas trazemos um tema muito interessante: Brincar na Rua!
Brincar na Rua está na moda e ainda bem! É reconhecido o imenso potencial que os espaços exteriores têm nas aprendizagens das crianças e as experiências que lhes proporcionam. Mas, e com este frio? Quem se atreve a continuar a proporcionar oportunidades de aprendizagem lá fora?
Francisco Lontra é licenciado pela Faculdade de Motricidade Humana em Educação Especial e Reabilitação (área da psicomotricidade e saúde mental infantil) e com um percurso profissional (formação e prática) ligado ao desenvolvimento infantil, à promoção da família e à inovação social, sempre perspetivando o “jogo” e o “brincar” como mediadores centrais das suas intervenções. É também o Coordenador do programa Brincar de Rua, que desenvolveu uma metodologia de capacitação e empoderamento de Guardiões do Brincar - pessoas que criam as condições necessárias para que as crianças voltem a poder brincar na rua, em segurança, na sua comunidade; ajudando assim a combater o sedentarismo infantil e promovendo a coesão social e a ativação das relações e a participação das pessoas na vida da sua comunidade. É por isto, e pelo impacto que o seu projeto está a ter a nível nacional, que o Francisco foi o convidado ideal para nos vir "descodificar" algumas questões sobre o brincar na rua independentemente da temperatura e dos recursos que temos à disposição.
Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2
Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
Para o 52º episódio do nosso podcast Conversas Pedagógicas contámos com um painel de 4 profissionais que pela sua experiência profissional e investigativa muito nos têm a dizer, ou fazer pensar, sobre as Resoluções para este Ano Novo!
Que Educação de Infância queremos? Qual a Educação de Infância possível na conjuntura atual? O que não volta a ser como antes? E ainda bem?
Um painel de excelência que contou com com:
- Educador/Formador - Rui Inácio
- Educadora/Professora/Coordenadora Pedagógica - Patrícia Beira Grande
- Professor/Investigador e fundador do Supertabi - Marco Bento
- Enfermeiro/Formador/Fundador da Escola de Pediatria - José Coentrão
Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2
Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
Para o 51º episódio e em vésperas de uma pausa do nosso podcast por duas semanas, considerámos que nada melhor do que fechar este ano com uma conversa informal e bem disposta onde vos damos a conhecer a equipa por detrás da plataforma mais elogiada pelos educadores de infância em Portugal! Descubra, entre outras coisas, quem edita os podcasts ou as peripécias atrás do computador quando se lançam novas funcionalidades na plataforma!!! Tratou-se de um episódio curto que serviu para vos abraçar a todos virtualmente e agradecer o facto de estarem sempre do nosso lado e a motivarem-nos a fazer mais e melhor pela Educação de Infância em Portugal.
Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2
Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
Mais um episódio imperdível do nosso podcast Conversas Pedagógicas, que contou com a presença de alguns dos autores do recém publicado livro "Diálogos sobre Educação de Infância" . Trata-se de uma obra que " (...) tem a intencionalidade de proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de educação, investigadores e estudantes, contribuindo e estimulando a reflexão, o questionamento e o debate ligados à Educação de Infância – essa infância que não começa aos três, nem acaba nos seis anos de idade. Um livro que emerge dos diálogos estabelecidos no âmbito do Ciclo Internacional de Conferências, co-organizado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) e da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)." Quanto aos convidados, quase dispensam apresentação: - Miguel Oliveira: um dos organizadores do livro, educador de Infância e atualmente professor na ESE de Leiria; - Ofélia Libório: co-autora do artigo "A urgência da natureza: do princípio vital à experiência estética", educadora de infância no Agrupamento de Escolas em Coimbra - Nuno Gonçalves: autor do artigo "O segredo da raposa: desocultar o invisível", educador de infância no Centro Paroquial de Chaves - Renata Araújo: atura do artigo "Tornar visível o pensamento da criança: Revelando a aprendizagem", pedagoga e formadora em S. Paulo, Brasil Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2 Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
Pela primeira vez dinamizámos um episódio transatlântico e escutámos a magnífica e inspiradora Renata Araújo que conversou connosco a partir do Brasil sobre como tornar visível o pensamento da criança. A Renata é pedagoga, Mestre em Arte e Educação, certificada no curso Visible Thinking pela Harvard Graduate School of Education, coordenadora e assessora pedagógica, idealizadora do projeto ComPosição: Formação. Tem participado em inúmeros projetos de partilha, podcasts, livros e demais eventos em prol da reflexão e investigação em Educação de Infância e este episódio foi uma oportunidade incrível para escutarmos (e colocarmos quetsões) as suas experiências. Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2 Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
No 48º episódio das "Conversas Pedagógicas" falámos sobre um tópico incrivelmente importante em educação de infância: a comunicação! Desde as diferentes formas de comunicarmos em contexto com as crianças, a forma como estas comunicam entre si e o modo como damos resposta a isto mesmo, à comunicação entre adultos e até às estratégias de comunicação e envolvimento com as famílias.
Uma conversa interessantíssima com a educadora e autora da página "Dar Sentido ao que Faz Sentido" - Marta Parracho! A Marta licenciou-se em Educação de Infância em 2005, esteve sempre a trabalhar ( 2 ipss e um privado), fez a oficina do MEM e pertence a um grupo cooperativo do movimento.
Criou a página "Fazer sentido ao sue faz sentido" durante a pandemia porque sentiu necessidade de comunicar a sua prática, uma vez que a pandemia fechou muitas portas e dificultou muito os meios de comunicação mais tradicionais. É ela própria filha de educadora e por isso sempre se interessou pelo mundo da criança e ao longo dos anos foi descobrindo as potencialidades das crianças e o impacto dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano.
Por ter estado maioritariamente em creche , a comunicação, na sua globalidade, surgiu como uma ferramenta essencial na sua prática pedagógica. Um episódio que educadores, diretores, coordenadores e famílias não podem perder até porque refletir sobre comunicação e a sua influência nos contextos educativos é fundamental.
Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2
Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
O prometido é devido e por isso no 47º episódio do podcast mais famoso entre os educadores de infância estivemos à conversa com quem, devido à sua experiência profissional, sabe o que devemos contar e esperar aquando da visita de uma inspeção da Segurança Social - o Pedro Gorjão.
Este foi dos temas mais pedidos para o Conversas Pedagógicas e por isso o nosso convidado, Pedro Gorjão foi a pessoa ideal para nos elucidar. O Pedro não só é educador de infância como na seu vasto currículo conta com experiência profissional como titular de sala em creche, JI, CATL..., animador sócio-cultural, diretor técnico de IPSS e estabelecimentos de educação infantil, foi durante 6 anos, Técnico Superior do Instituto da Segurança Social.
Por outras palavras, aquele que visitava as IPSS e as acompanhava no cumprimento das exigências da tutela, antecipando as inspeções. O tema deste podcast é um tema que aos educadores traz muita confusão e às direções e coordenações traz verdadeiras dores de cabeça!
É por isso um episódio imperdível e que deve partilhar com todos os coordenadores, diretores técnicos, provedores e demais interessados no cumprimento das exigências da Segurança Social.
Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2
Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
Ainda que a resposta a esta questão nos pareça a todos muito fácil de responder, nem sempre estamos de acordo com o que devem ou não as crianças aprender no Jardim de Infância. A discórdia é ainda maior se elevarmos a reflexão para o "como" aprendem as crianças no Jardim de Infância (e por JI vamos incluir as crianças em idade de creche). Torna-se assim relevante que consigamos de forma pragmática, sem esquecer a legislação que nos orienta e o conhecimento que a prática e a investigação nos têm trazido, discutir abertamente o que estamos, educadores, a fazer bem e onde podemos ou devemos atuar. O educador e professor de 1º ciclo Fábio Gonçalves é o convidado ideal para de forma bastante assertiva, como já nos habituou nos seus artigos e lives nas Páginas "Apontamentos sobre Educação de Infância" e "Professor, escrevo a lápis ou a caneta?", ajudar-nos a refletir sobre este tema. Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2 Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
No 45º episódio do podcast Conversas Pedagógicas houve uma inversão de papéis e quem costuma moderar a conversa desta vez foi convidado...ou seja, escutámos a formadora, educadora e co-fundadora da ChildDiary: Vanessa Biléu! A convite da educadora e formadora Rita Rovisco, a Vanessa Biléu foi entrevistada para descobrir um pouco sobre o que levou à criação da plataforma, a sua experiência como educadora em Portugal e na Irlanda, como formadora com a APEI percorrendo todos os distritos do país, as suas inquietações e qual a sua opinião sobre o futuro da tecnologia na Educação de Infância. Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2 Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
No dia 5 de Outubro tivemos um episódio especial, numa data muito especial onde conversámos com uns convidados muito importantes para celebrar o Dia Mundial do Professor/Educador!
Tratou-se de uma conversa de apenas 30 minutos cheia de sumo para, enquanto profissionais, refletirmos, como em todos os episódios até aqui! Os convidados são surpresa... por isso veja até ao fim para ter o privilégio de os conhecer e escutar!
Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2
Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
Conversas Pedagógicas #43: "O que Precisamos de Saber Sobre Documentação Pedagógica?" com Ana Cerqueira Azevedo. Desde que comecei a dinamizar formação com a APEI pelo país e me ter cruzado com milhares de educadores que me tenho apercebido que a documentação pedagógica é um dos assuntos de maior dificuldade para nós, profissionais.
Ora porque a confundimos, ora porque não temos tempo, ora porque não sabemos o que fazer ou como a fazer… e por isso, ninguém melhor do que a minha convidada para nos esclarecer: Ana Cerqueira Azevedo.
A Ana, foi uma das mestres na área da Educação de Infância que mais nos ajudou na adaptação da ChildDiary à realidade portuguesa em 2017 através de elogios construtivos à nossa plataforma, propostas de melhoria e palavras de muita motivação que foram mesmo importantes quando pouco ou nada se falava em tecnologia para creches e jardins de infância.
Tratou-se de uma oportunidade única de partilhar um pouco da sua experiência e conhecimento com todos nós!
Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2
Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/
Conversas Pedagógicas #42: "Análise ao Referencial para as Escolas da DGS" com o enfermeiro José Coentrão. José Coentrão é Enfermeiro a exercer funções no Serviço de Urgência Pediátrico do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e na Ambulância de Suporte Imediato de Vida do Instituto Nacional de Emergência Médica, alocada ao mesmo Hospital. Licenciado pela Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição no Porto desde 2007.
De entre os vários projectos dos quais fez e faz parte, destaca-se a Criação da Escola Pediatria®, empresa de Formação em Pediatria, onde para além de responsável pela Entidade, continua a exercer o cargo de formador.
Como vê, trata-se de uma conversa e interpretação do referencial por quem entende um pouco melhor de questões de saúde, prevenção e atuação recomendada VS obrigatória.
Para mais episódios do podcast, criámos para si uma lista de reprodução: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoIQ9H6nJD7pcIVLRfjk96FZM-SN9jvw2
Se ainda não conhece a ferramenta de trabalho que desenvolvi em contexto de sala para ajudar educadores, instituições e famílias, visite o nosso site para saber como ajudamos milhares de profissionais em Educação de Infância: https://childdiary.net/pt/